Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre o Lion Recovery - Dicas importantes


egtorres

Posts Recomendados

Nesse tópico tratarei de informações importantes detalhando o funcionamento do Lion Recovery (instalação do Mac OS X Lion sob demanda) - que precisei usar ao instalar um SSD no meu Mac Mini da assinatura. Como funciona, como usar, em que máquinas usar e procedimentos relevantes.

Vamos lá. Comprei um Mac Mini 2011, desses com i5 (o de entrada) e fiz upgrade de memória para 8GB (muito fácil, nem precisa de ferramentas). Também quis fazer um outro upgrade, esse bem mais agressive : a ADIÇÃO de um SSD Sata 3! Sim, adição, pois os Minis 2011 tem espaço para utilizar 2 discos internos de 2,5"! Para isso, é necessário comprar um cabinho sata (eu indico ESSE KIT da www.ifixit.com, que tras o cabo Sata, um jogo de ferramentas, e um conjunto de parafusos e borrachas que você precisará para abrir o Mini e fixar o 2º disco), para a instalação do 2º disco pois, embora haja o espaço para fixá-lo, não há o 2º cabo sata.

Isto posto, vem a parte que interessa : A instalação do Lion no novo disco.

1. O que é o Lion Recovery?

Nas máquinas novas, produzidas em 2011 (por enquanto apenas o Mac Mini e o MacBook Air possuem esse sistema), a Apple introduziu o LION RECOVERY, que é um sistema de recuperação do sistema operacional, via internet. Essas máquinas não acompanham mais os DVDs de instalação do OS X (até porque elas nem têm mais o drive óptico), assim como também não acompanham o Pendrive de instalação do Lion. Ou seja, não há mídia física de instalação do sistema. O que nos leva a segunda pergunta :

2. Como faço para reinstalar o Lion?

Pois bem. Nas máquinas citadas acima, a Apple incorporou uma partição de restore, a qual pode ser bootada ao ligar o Mac, para fins de manutenção. A partir dela você pode usar o Disk Utility para reparar permissões e discos, e também iniciar uma instalação do OS X. O que nos leva a uma terceira pergunta :

3. E se eu trocar o disco, ou ele queimar? Como instalar o sistema em um disco zerado, que não possui a partição de restauração?

Aí é que vem a revolução. A Apple adicionou ao firmware dessas máquinas um mini-sistema que acessa os servidores da Apple, valida a sua eligibilidade e faz o download do Lion, direto pra sua máquina. Como isso funciona? Simples. Com o novo disco instalado, segure COMMAND + OPTION + R durante o boot e a máquina vai entrar no modo Internet Recovery. Aparecerá um ícone de um planeta girando e a máquina pedirá a senha da rede sem fio disponível no local, para que possa contactar os servidores da Apple. Então, o sistema verifica se a sua máquina veio com o Lion (automaticamente, pelo número de série) e libera o download do sistema.

Você então aguarda algumas horas (dependendo da velocidade da conexão e as condições de acesso aos servidores) e o Lion é instalado na máquina.

Agora, o pulo do gato : Antes disso, eu bati a cabeça várias vezes. Eu havia comprado o Lion pela Mac App Store. Fiz um DVD de instalação e também um pendrive de instalação. Havia usado ambos para instalar o Lion em meu antigo iMac (já vendido) e no meu MBP da assinatura. Nenhum problema. Mas no Mini eu não consegui instalar DE JEITO NENHUM! Nem pelo DVD (com um drive externo) e nem pelo pendrive. Aparecia um sinal de círculo cortado (proibido) ao tentar bootar com essas mídias de instalação. Na minha tentativa desesperada de instalar o Lion, tentei iniciar a instalação de dentro do OS X do HDD antigo do Mini (que continuava bootando, mas eu queria o sistema era no SSD, óbviamente), para que a máquina reiniciasse e começasse a instalação. NEGATIVO. Recebi mensagem de que esse sistema era incompatível com a máquina que eu estava usando.

Pois bem, depois de muito pesquisar, descobri : Os Minis e MacBook Airs 2011 PRECISAM DE UM LION BAIXADO EXCLUSIVAMENTE PARA ELES. Não tem como instalar versão RETAIL. De alguma forma, quando você usa o Lion Recovery, a Apple cria um ID de instalação atrelado ao serial da máquina e faz o download desse sistema custom para sua máquina. Você pode até criar um pendrive de instalação com esse sistema, para se precisar trocar novamente o disco ou formatar o HD, não necessitar baixar de novo os 4GB do Lion. Mas necessariamente, você terá que baixar pelo menos uma vez esse Lion validado para a sua máquina na primeira vez que for reinstalar o sistema. Quase ninguém sabe disso, portanto, vai aqui a informação de ouro, e que me fez perder uma noite inteira em pesquisas e tentativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torres um detalhe importante,

o lion cria o DISCO de recovery em todos os macs, nao somente o mini e o air... ~disco de recovery FISICO !!!!

no mes passado a apple atualizou o firmware dos macbook pro colocando o INTERNET RECOVERY neles tambem...

entao o correto é que atualmente os MINI, AIR e macbook tem internet recovery no firmware da maquina !!!!

[]'s

leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do mac mini que já vem com o Lion, tu sabe se é posível baixar a imagem de instalação do Lion usando o esquema da tecla option na MAS? para os Lion retail com certeza funciona, mas nunca vi alguém testando em Lion, digamos, "já embarcado".

Não funciona. Se vc segura o option pra clicar, aparece indisponível ou algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torres um detalhe importante,

o lion cria o DISCO de recovery em todos os macs, nao somente o mini e o air... ~disco de recovery FISICO !!!!

no mes passado a apple atualizou o firmware dos macbook pro colocando o INTERNET RECOVERY neles tambem...

entao o correto é que atualmente os MINI, AIR e macbook tem internet recovery no firmware da maquina !!!!

[]'s

leo

Sim, Leonardo, vc está certo, os MacBooks Pro também tem o Internet Recovery agora. Eu não mencionei porque o foco era pra máquinas que já vinham com esse sistema embarcado. E também porque, no caso do MacBook Pro, que não veio com o Lion, vc pode usar o pendrive do Lion baixado da Mac App Store, coisa que não faz com o Mini e o Air, e esse é o ponto do tópico.

Quando ao disco de recovery em todos os macs, sim, é isso mesmo, todas as máquinas com o Lion tem. Acho que você confundiu com o LION RECOVERY, que é o lance de instalar o Lion pela internet.

E esse lion baixado deixa o arquivo de instalação para fazer o pendrive depois como o da App store?

Não, mas se existe um outro método para baixar o Lion especial pra essas máquinas. Depois eu incluo aqui como faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Torres, minha máquina não foi elegível para atualizar via software update. Chegou hoje uma máquina igual a minha que já veio com o Lion embarcado nela.

É possível fazer um backup do instalador do sistema operacional? Onde está o instalar no HD? Como já foi dito ela não vem com nenhum dispositivo físico para instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...