Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MIMETypes do Quicktime


denydias

Posts Recomendados

Galera,

Acho que o lugar desse tópico é aqui mesmo. Fiquei na dúvida. Mas vamos ao que interessa.

Quando estou navegando com o FireFox ou Safari no Leopard e uma página tem áudio ou vídeo em qualquer formato compatível com o QuickTime, simplesmente não consigo assistir nada. Bom, esse é o pau. Agora como ele se materializa.

Eu estive dando uma olhada nas informações dos plugins dos dois navegadores. Só para citar um exemplo, vou pegar o MIMEType video/quicktime:

No Firefox [about:plugins]:

v  Filme QuickTime  mov,qt,mqv

No Safari [file:///Applications/Safari.app/Contents/Resources/pt.lproj/Plug-ins.html]:

vídeo/quicktime  Filme QuickTime  mov,qt,mqv

Notem que o MIMEType esperado é exatamente video/quicktime, mas o navegador tá configurado pra esperar vídeo/quicktime, sendo que a palavra "vídeo" está COM acento. O pau é isso! O navegador espera o treco configurado com determinado MIMEType pra poder entregar pro plugin que vai tocar, neste caso, o QuickTime. Mas como o MIMEType não existe, ele não sabe o que fazer. E eu fico sem ver o vídeo. :lol:

Bom, daí fui ver de onde vem essa configuração. Descobri que ela é feita através das Preferências do Sistema > QuickTime > Avançado > Ajustes MIME. Logicamente essa configuração é guardada nas preferências do usuário, em ˜/Biblioteca/Preferences. Lá eu enontrei dois arquivos que estão relacionados com esse pau:

QuickTime Preferences
com.apple.quicktime.plugin.preferences.plist

O primeiro são as preferências do QuickTime em si, também é um XML, mas formado de um jeito esquisito e não é UTF8. O segundo aparentemente é gerado a partir do primeiro e é um XML que descreve somente as preferências de MIMEType.

Bem, eu tentei editar o QuickTime Preferences. Substitui onde tinha "vdeo" e "çudio" (o encoding do arquivo ferra com os acentos e coloca símbolos esquisitos ou inivísiveis) por "video" e "audio". Além disso, apaguei o com.apple.quicktime.plugin.preferences.plist.

Nada feito. Quando eu fechei e abri os navegadores, o QuickTime Preferences foi refeito com os símbolos malucos lá, bem como o com.apple.quicktime.plugin.preferences.plist que voltou a existir com os acentos de antes.

Uma outra tentativa foi mudar a língua do sistema para inglês (eu uso em português), reabrir tudo e fazer a configuração. Também nada feito. Volta tudo igual!

Eu procurei isso na internet afora de todo o jeito. Nada. Nem uma pista. Eu também nunca vi nada parecido com isso antes.

Alguém tem notícia de algo parecido e que pode me ajudar a resolver isso? Alguém mais tem esse problema? Alguém sabe de onde o QuickTime tira as suas preferências de sistema, aquelas que são mais prioritárias que as preferências do usuário?

Abs e obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

É um problema bem antigo.... e bem discutido aqui no fórum....

só que você encontrou uns arquivos traduzidos que eu não tinha encontrado. O que é muito interessante, e que vou investigar quando chegar em casa no final de semana.

fiz um fix que funcionou durante muito tempo.... use ele e me diga se funcionou. (comigo ainda funciona)

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?...ost&p=58888

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Couto! Obrigado pela resposta! E me desculpe por não ter usado a busca antes! :lol:

Bom, eu dei uma olhada no seu fix. Eu tambem encontrei uma solução, mas por um outro caminho. Eu continuei seguindo aquele caminho de ir nas entranhas dos pacotes para ver de onde tava vindo aquelas informações de MIMEType. Fui ver dentro do pacote /Library/Internet Plug-Ins/QuickTime Plugin.plugin. Dentro dele tem o Resources que contém as localizações (traduções) para os idiomas suportados. Minha primeira tentativa foi mudar o nome da pasta pt.proj (a pasta de Português do Brasil) para pt.proj.old e daí copiar a pasta English.lproj e renomear a cópia para pt.proj. Nada feito. Também não funcionou.

Sem futuro nesse caminho, eu dei mais uma fuçada no com.apple.quicktime.plugin.preferences.plist da ˜/Biblioteca/Preferences. Notei que nele existe uma chave string chamada WebPluginLocalizationName, cujo valor é pt_BR. Achei esquisito. Como pode essa chave ser pt_BR se eu estava rodando com o sistema em inglês? Foi aí que me veio uma luz. Eu estava executando a versão em Português do Brasil do Firefox. Então, só poderia estar acontecendo o seguinte diálogo:

Firefox: - Quicktime Plugin, eu vou carregar você.

QuickTime Plugin: - Ok. Que língua você fala?

FF: - Português do Brasil (pt_BR).

QTP: - Certo, mano. Tó aqui, em Português do Brasil, a lista do povo que eu atendo.

FF: - Valeu, brow! Quando eu precisar, te chamo.

Aí que entra a o bug. Como o Couto notou muito bem, a Apple comeu bola e traduziu código também, ao invés de traduzir somente o que é string informativa ao usuário. Por isso o MIMEType vídeo/quicktime, áudio/aac e outras bizarrices.

Bom, descoberto isso, mudei a estratégia. Instalei o Firefox em inglês e apaguei novamente as preferências. Adivinha? Vídeo no QuickTime rolando solto.

Mas como eu sou chato e quero continuar com a minha interface em Português do Brasil, porque eu sou brasileiro, falo português, e todo aquele blá, blá, blá nacionalista, eu fiz o seguinte no terminal para "travar" essa configuração:

sudo chown root:admin ˜/Library/Preferences/com.apple.quicktime.plugin.preferences.plist
sudo chmod 644 ˜/Library/Preferences/com.apple.quicktime.plugin.preferences.plist

Daí foi só instalar de volta o Firefox em português e tchau. Done for now. A pena é que só funciona no Firefox. Safari não. :(

A técnica é meio sinistra, engessa o sistema, usa terminal, mas funciona. A solução definitiva eu deixo à cargo da Apple através de um feedback que eu vou preparar e enviar agora.

Abs e obrigado!

Editado por denydias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Para quem quiser reclamar na Apple, eu preparei um texto. Imagino que quanto mais gente reclamar, mais rápido a solução definitiva virá. É só enviar sua reclamação através do link abaixo:

http://www.apple.com/quicktime/feedback/

Subject: [bUG] QuickTime Plugin.plugin Brazillian Portuguese Localization

Category: Technical Comments

Comments (Include any relevant URLs):

When Mac OS X is configured to Brazillian Portuguese as its default language, QuickTime compatible movies aren't played under Safari and Firefox browsers only. Opera is working fine under any circustances.

Further investigation made by me shows that MIMEType keys in ˜/Biblioteca/Preferences/com.apple.quicktime.plugin.preferences.plist file are also translated to Brazillian Portuguese, thus which should be "video/quicktime" is translated to "vídeo/quicktime" (note the "i" character with a cute accent). This renders QuickTime files to a non recognized file format for the browser.

The same happens to QuickTime compatible audio formats.

I hope that Apple can be quick on releasing a bugfix for this. There is a lot of users in Brazil facing this issue with no practical workaround.

Some links for reference (all in Portuguese):

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?showtopic=14863

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?showtopic=8575

Best regards,

(Seu Nome).

Abs,

Editado por denydias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu baixei, mas não cheguei a usar porque já havia implementado o meu fix. Se der pau novamente, eu vou usá-lo. Te aviso aqui.

Abs,

Olhei aquele arquivo html.... só é usado como referência.... o arquivo que meu fix muda é o principal mesmo. que é exatamente o que você "travou"

Aliás... acabei de atualizar ele com umas firulas...

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?...ost&p=66946

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...