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Conteúdo Popular

Mostrando conteúdos com a mais alta reputação desde 19-12-2018 em todas as áreas

  1. 6 pontos
    ⚠️ Alerta de história das brabas abaixo. Leitura não recomendada para quem defende a marca como se fosse acionista. Antes de tudo, quero esclarecer as intenções aqui: Não sou dono da verdade. O que irei dizer abaixo é fruto de quase nove anos de experiência em reparo de produtos Apple, três deles em uma assistência autorizada. Recebi treinamento de produtos, técnicas de venda e experiência Apple da marca através da plataforma SEED Sales (e da plataforma anterior, cujo nome não me recordo), participei de treinamentos oficiais voltados para técnicos das assistências através do ATLAS e outras plataformas de ensino da maçã, concluí e renovei por anos as certificações da marca (Apple Service Fundamentals, iOS Service Certification, Mac Service Certification entre tantos outros). Fui agraciado com a amizade de profissionais incríveis de diversos setores da marca, com quem também aprendi muito sobre tudo o que a maçã faz e como faz. Enfim, dito tudo isso, preciso dizer que também sou tarado pelos produtos Apple e heavy user. OK, mas pra que esse curriculum vitae todo? Para que os mais céticos entendam que não estou aqui para denegrir intencionalmente a marca, para que não pensem que sou funcionário da XIAOMI infiltrado, haha. Eu vou dizer o que vou dizer porque na minha opinião, baseado na minha experiência, a marca não tem um pós-venda tão bom assim, e acredito que as pessoas (o que inclui você) deveriam ter mais direitos e receber mais respeito ao comprar um produto que mesmo no primeiro mundo tem um alto custo. Right To Repair O direito de reparo não é ainda tão discutido no Brasil, porém gera muita discussão em outros países, ações judiciais, muito estresse, perda de dinheiro (para uns, porque pra outros o lucro é absurdo). O que você diria se levasse seu carro relativamente novo à concessionária pois quebrou um farol dando ré e a marca dissesse que não existe reparo oficial? "Você precisa trocar o seu veículo por completo. O seu antigo nós pegaremos por um valor absurdamente simbólico, iremos remanufaturar e vender pra alguém, e além do mais nós vamos cuidar pessoalmente (e legalmente) para que nenhum mecânico possa fazer esse reparo pra você". Pois é exatamente isso que a Apple faz. Louis Rossman & Jessa Jones Impossível falar de Apple e right to repair sem mencionar esses mitos no que diz respeito a reparo de produtos Apple. O Louis é meio que o inimigo número 1 da Apple nos EUA, haha. Ele é técnico também já há bastante tempo, nunca trabalhou para a marca, e faz um trabalho incrível na sua loja em Nova Iorque. Ele é o bruxo que conserta qualquer coisa a nível de trihas de placas lógicas, aquele seu precioso MacBook que o Genius condenou na loja e disse que não há o que fazer além de comprar outro. Ele é tão desaforado que neste momento está procurando um imóvel próximo a uma Apple Store para montar sua nova assistência técnica, rs. A Jessa Jones é uma mulher incrível que precisou de um reparo em um iPhone lotado de fotos de valor inestimável, teve suas esperanças despedaçadas por um Genius da Apple Store e então decidiu consertar o aparelho sozinha, sem experiência prévia alguma no ramo. Hoje ela é referência no mundo todo, faz reparos tão complexos quanto o Louis e é dona do "iPad Rehab" (procurem o canal deles no YouTube, é conteúdo de ouro). Ambos já foram processados pela Apple por supostamente estarem utilizando peças falsificadas em seus reparos e abrindo aparelhos sem a autorização da Apple (haha, piada). Para que fique registrado, a Apple perdeu os processos. Casos como esses acabaram inflamando a discussão em vários países do mundo e a Apple está tendo que rever suas políticas de repair and warranty para atender a novas leis de proteção aos consumidores. Enfim, eu poderia falar por horas sobre eles, mas vai ficar pra você pesquisar os canais e virar fã também. Desculpe, mas não podemos fazer nada por você a não ser ajudar na escolha de um produto novo. Então você comprou um iPhone de mil dólares ou um iMac Pro de 5 mil dólares e ele não está mais na cobertura do AppleCare? Agora vem a verdade inconveniente porém necessária: os 'técnicos" dos centros autorizados não sabem NADA de reparos. Os treinamentos da Apple consistem em te ensinar a não tomar um choque no ambiente de trabalho, a não atear fogo na loja manuseando baterias e como dizer ao seu cliente que ele não poderá recuperar seus dados e nem seus aparelhos. Não estou brincando, é isso mesmo. Eu estaria em sérios problemas judiciais se mostrasse a vocês o exame de certificação dos técnicos Apple porque existem contratos de confidencialidade, mas é mais ou menos isso mesmo, sem exagero. Querem saber se o técnico é bom em dar notícias ruins. E daí que você derrubou Coca-Cola no teclado do seu MacBook? E daí que quebrou o display do seu Apple Watch? Por que a marca não pode efetuar um reparo, nem que levasse lá seus 30 dias, cobrasse um preço justo e atendesse às expectativas do cliente? Porque não dá dinheiro, e porque os "técnicos" das autorizadas muitas vezes nunca viram um ferro de solda na vida. Seguem o manual e fazem o que a marca ensina e manda. É completamente possível QUALQUER reparo. E de uma maneira mágica ainda te fazem aceitar o fato e a perda, a gastar mais dinheiro e pegar um produto idêntico por um valor alto. "Ahh, mas não fica a mesma coisa depois do reparo, não é seguro também". Bobagem! Aqui é que você precisa tomar seu choque de realidade: não confunda o "curioso" da esquina que troca um display de iPhone por 150 reais com um TÉCNICO, seja ele autorizado ou não. Eu poderia falar de mim, mas vou usar de falsa modéstia e falar sobre diversos colegas de trabalho que fazem um trabalho impecável, como se estivessem fazendo para eles mesmos, utilizando equipamento adequado e de qualidade, com peças de qualidade e sempre se atualizando. Quando seu carro dá problema você joga fora? Leva sempre na concessionária que cobra quase um carro novo? Não, você leva no mecânico, e você tá cansado de ver casos de mecânicos que passam a perna nos clientes, mas isso não quer dizer que não existam bons mecânicos, muito melhores até do que os que recebem treinamento da marca nas concessionárias. Isso é um fato, e se aplica a qualquer ramo da prestação de serviços. "Gosto da Apple porque trocam o aparelho todo em garantia." Curto e breve: trocam por um recondicionado. Você comprou seu iPhone XS Max e deu problema no segundo mês (pode acontecer, normal, sejamos justos) e ficou felizão quando recebeu um "NOVO", rs. Seu XS Max que deu problema no segundo mês será reparado e um dia também será o aparelho "novo" que alguém recebeu em garantia. O ponto positivo da marca é a velocidade com que esse processo ocorre, inegável. iOS cagueta. De uns tempos pra cá o sistema dos iPhones se tornou um baita X9. Agora ele te informa a "saúde da bateria" e os modelos novos informam quando o display foi trocado, seja ele original, recém tirado de outro aparelho idêntico ou paralelo. É só mais coisa pra você cliente aquecer o bolso da Apple. Sabe por que? Se eu quiser trocar apenas o vidro do seu iPhone novinho com a tela trincada (porém funcional), te cobrar uma fortuna e dizer que o display é original Apple, você vai engolir! Afinal o sistema não tem como detectar esse reparo, o serviço fica impecável e você vai sair feliz da vida com 1499 reais a menos no bolso sendo que eu gastei - sério - cerca de 15 reais e uns 20 minutos. E a saúde da bateria?? Fácil. Você troca a bateria por uma de boa qualidade, saúde da bateria volta a 100% porém permanece o aviso de "MANUTENÇÃO". Então o técnico faz uns 10 testes de estresse na bateria nova, a porcentagem cai para 99% e o aviso de manutenção some. Eu não estou dizendo isso para te afastar ainda mais de uma assistência não autorizada. O bom técnico vai te esclarecer como funciona o reparo em uma não autorizada, te cobrar um preço justo e fazer um bom serviço. Só estou te dizendo isso pra que não ache que a Apple tá te livrando dos golpes por aí. Ela quer mesmo é o seu dinheiro na troca da bateria ou te empurrar um aparelho novo. Aliás, esse negócio de "saúde da bateria" é uma bobagem sem tamanho também. Não é raro ver um aparelho com 78% de saúde da bateria com boa autonomia e gerenciamento de carga e um aparelho com 90% de saúde da bateria drenando carga. Esse é um tema muito complexo, mas aqui vai um conselho de amigo: para de ficar esquentando a cabeça com um número que não quer dizer muita coisa e atente-se à duração e boa vida útil e recarga da sua bateria. Você viveu uma década sem essa função e agora parece um bitolado olhando isso toda hora, deixando cair uma lágrima sempre que o número muda. A autorizada é mais confiável. Mais ou menos. Os "AASPs" (Centros de Serviço Autorizados Apple) não são de propriedade da marca. Não passa de uma assistência assim como qualquer outra, porém que decidiu se vender, digo, fazer parceria com a marca para promover a loja. Eles recebem treinamento, acesso a produtos de qualidade, equipamentos, treinamentos, manuais, suporte da marca, e ganham muito pouco por isso. Por isso não é raro ver autorizadas fazendo "cambalacho". Dizendo ao cliente, por exemplo, que quando o display dele quebrou "vazou cristal líquido" dentro do aparelho danificando a placa e impossibilitando o reparo, rs. A solução? Compra um novo! Mas note que, nem sempre uma assistência autorizada é também uma revenda autorizada (no Brasil temos o casos das iPlaces que podem reunir as duas coisas), mas na maioria das vezes é assistência ou revenda. E de onde vem esse aparelho novo que você tá comprando? Da Apple (Centro de Distribuição de Jundiaí/SP, pra ser mais exato) é que não é. Mas eu vou me abster de maiores comentários, porque eu não quero generalizar. Nem todo mundo é sujo, mas tenha ciência de que muitos são. "Tela e batelia oliginal". Mais uma coisa pra falar sem rodeios: se não saiu zero da caixa lacrada, não é peça "original". As autorizadas conseguem sim peças da marca (nem sempre elas trocam, pode ser que encaminhem para outro centro autorizado fazer a substituição), mas não quer dizer que é o que estão te vendendo. A autorizada não ganha quase nada fazendo esse reparo, a marca cobra sua fatia grande do bolo. Por que não usar da fama de autorizada para colocar peças mais baratas por conta própria e cobrar o preço informado no site da Apple? Pra que fique claro, felizmente eu trabalhei em um centro de reparo autorizado muito correto, o proprietário é um homem justo, sem ganância, e sempre prezou pelo bom serviço e atendimento. Mas isso acontece. Eu costumo dizer que existem quatro tipos de peças: - "Original": Produto fabricado pelo fornecedor oficial e atual da Apple. Simples assim. - "Linha AAA fake": É a paralela gourmetizada, o cara diz que é linha A, te cobra preço de linha A mas é peça capeta. - "Linha AAA": essa é a peça que você deve procurar. Muitas vezes é fabricada por empresas parceiras da fornecedora oficial, possuem acesso à "receitinha do bolo" e fazem peças de boa qualidade. Aqui não vai ter um centavo de preço abusivo da marca. Se for abusivo vai ser por parte do técnico, mas é como eu disse, existem "mecânicos e mecânicos". - "Capeta/Paralela": essa é a oliginal que o cara te cobra 150 reais, deixa seu aparelho sem parafuso, tudo montado torto. Péssima qualidade de material e acabamento. Display com cores sem vida, brilho ruim, as vezes impede também o bom funcionamento do sensor de proximidade do aparelho que fica localizado junto à câmera frontal, touch sem precisão e com delay alto. O mesmo serve para as baterias e quaisquer outras peças. Procure um bom técnico e não "precinho", procure indicações, histórico, teste o seu produto após o reparo. Negocie o preço. Peça garantia. Exija sempre uma ordem de serviço assinada ou carimbada descrevendo o modelo e número de IMEI do aparelho e tudo o que foi reparado e/ou substituído. Assistência autorizada só em garantia, poupe seu bolso. As intenções aqui são boas, note que eu não fiz qualquer propaganda sobre assistência, e também saiba que não faço reparos para clientes que não são locais. Eu estou com a mão ardendo. Qualquer coisa que estiver abaixo DESTA linha será atualização/edição após eu ter feito a postagem, talvez algo que eu queria ter dito e esqueci, rs.
  2. 6 pontos
    JvDaP

    Como pedir ajuda - Leia POR FAVOR!

    Antes de pedir ajuda pro seu Hackintosh, já instalado ou não, informe: 1. Seu Hardware, só rodar o AIDA64 e colocar as informações mais importantes, isso em caso de laptops. 2. Se for desktop, sempre coloque as specs a. Processador b. Placa-mãe c. Placa de Vídeo. 3. É muito fácil achar um tutorial de instalação de Hackintosh, http://letmegooglethat.com/?q=instalação+hackintosh 4. No caso de um driver especifico, você sabendo qual o chipset de audio, ou rede, fica mais fácil pesquisar, por exemplo no google como "Hackintosh alc 235" ou "Hackintosh Realtek 8111" 5. Sites com tutoriais e imagens pra download. Olarila Tonymacx86 Insanelymac Hackintoshbr Hackintoshzone AMD-OSX Você pesquisando e indo atrás, fará com que fique mais familiarizado com o seu hardware, e entenda melhor o processo de Hackintosh e com isso dependa menos de outros. Hackintosh demanda tempo e principalmente paciência. Bom Hack
  3. 6 pontos
    Finalmente!! iPhone 11 Pro Max Sent from my iPhone using Tapatalk
  4. 6 pontos
    Com um ano de "atraso": iPhone XS 64Gb Space Gray + Apple Watch Sport 44mm (GPS + Cellular). Sent from my iPhone using Tapatalk
  5. 4 pontos
    Heitor

    AppleCare+ para iPhone X no Brasil

    Certeza que tem, sim. Eles sempre guardam estoque de reposição. Já vi o pessoal aqui fazer a troca sem problemas de aparelhos de 2-3 gerações anteriores (até mesmo achando que iriam ganhar um da geração atual, na época, porque os anteriores tinham saído de linha, hahaha).
  6. 4 pontos
    fiquei algum tempo lendo aqui para entender todo o processo e como está longo percebi que mta gente ainda tem duvidas sobre a parte do setup(fazer ou não fazer), então vou tentar fazer um resumo como algum outro colega já fez antes para tentar condensar mais infos que foram sendo descobertas depois Método 1 - fácil e pratico 1- Adquirir o AC+ selecionando o modo PARCELADO na apple store americana - full nunca funciona aqui no BR 2- finalizar a compra com cartão brasileiro internacional - tem cartão que funciona outros não, mtos relatos de sucesso com nubank com data de validade inferior a 2025, validade superior aparentemente não é aceito por uma questão de segurança, alguém pegou essa info no atendimento da apple. 3- Ignorar a insistência dos emails da apple em realizar o tal setup pq as parcelas continuarão sendo debitadas do cartão utilizado na compra 4- Seja feliz! E se precisar use seu AC+ em lojas da apple ou autorizadas. Método 2 - o método 2 é mais longo e complexo, mas tb te protege em casos como o dos amigos que perderam o cartão usado na compra os passos 1 e 2 são iguais 3- Para fazer o setup vc precisa ter uma conta americana na appstore, se não tem crie uma nova 4- A conta americana precisa ter um cartão ativo para que o setup seja concluído, não adianta tentar pular essa etapa, não funciona apenas colocar saldo de gift cards na conta americana! A galera teve sucesso com um cartão pré-pago da confidence. 5- Concluído o setup o pagamento será feito pelo seu apple id(o americano, claro) como uma assinatura 6- Por fim vc pode abastecer sua conta com itunes gift cards para pagar com eles. Esse último passo é opcional, mas o mais seguro para o caso da apple parar de aceitar o cartão cadastrado por qualquer motivo no futuro. 7- Seja feliz! E se precisar use seu AC+ em lojas da apple ou autorizadas. espero ter colaborado um pouquinho com esse resumo se alguém tiver algo importante para acrescentar pf fique a vontade Abs
  7. 4 pontos
    Willyan Alves

    AppleCare+ para iPhone X no Brasil

    Pessoal pensando em nossa comunidade, consegui convencer um tio a comprar o AppleCare+ pro iphone 8 dele pra testarmos o pagamento sem o setup. Ele nao queria fazer pq é mto “mao de vaca” kkk entao se perder ele acha ate bom Acabei de comprar, entao daqui 1 mes descobrimos se da certo mesmo! So pra resumir, comprei o AppleCare+ parcelado, cartao brasileiro internacional, conta apple brasileira, e nao irei fazer o setup das parcelas. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  8. 3 pontos
  9. 3 pontos
    Saudações, amigos. Esse tutorial tem como objetivo fortalecer a criação do Hackintosh no modelo Ideapad 320 e criar uma base de conhecimento. O tutorial é "simples", pois vou disponibilizar os links que utilizei para a criação. Downloads da descrição do vídeo: Download Clover Configurator: https://mackie100projects.altervista.org/download-clover-configurator/ Download Clover EFI Bootloader: https://sourceforge.net/projects/cloverefiboot/ Download Mojave MBR Patch: https://www.insanelymac.com/forum/files/file/944-mojave-mbr-hfs-firmware-check-patch/ Link vídeo YouTube de como criar o pendrive de boot: https://www.youtube.com/watch?v=-KqdsgVwONI Descritivo de ações: 1- Inserir o USB Drive e formata-la. 2- Extrair e executar Mojave MBR Pacth para criar a USB de instalação 3- Extrair e executar Clover Configurator, montar EFI da USB drive e Abrir (Está vazia neste momento) 4- Extrair e executar Clover EFI Bootloader para criar Pasta EFI 5- Reinicia o computador e faz boot a partir da USB Drive 6- No menu do Clover escolhe a USB Drive - e segue instruções no video 7- Assim que terminar a 1º fase de instalação vai reiniciar 8- No boot escolhe novamente a USB drive, mas no menu do Clover agora vamos escolher o SSD em que iniciamos a instalação 9- Assim que terminar temos então um Hackintosh funcional 10- Vamos agora com Clover Configurator montar e Abrir a partição EFI da USB Drive e da EFI do SSD. Copia a pasta EFI da USB para o SSD 11- Reinicia e faz com que o SSD com MacOS Mojave seja o disco de arranque Link da minha EFI: https://mega.nz/#!gFg1VQCL!tiawvvpE6uFpjnvsMQfBGxVgTaDDJZvLSg3BP8jAyJU Funcionando: - Aceleração gráfica - Gerenciamento de energia - Aúdio - HDMI - Teclado Estou usando um adaptador wi-fi USB TP-Link Link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1015961656-mini-adaptador-usb-wireless-n-150mbps-tp-link-tl-wn723n-_JM?quantity=1 Driver: https://static.tp-link.com/res/down/soft/TL-WN723N_V3_150901.zip Download Mojave .dmg: https://unique-tutorials.info/please-wait-file-will-start-downloading-automatically/ Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição. Forte braço!
  10. 3 pontos
    Roberto Calixto

    [VENDO] Macbook Pro 2018 512 ssd $6500

    Macbook pro em ótimo estado. motivo da venda - trabalho com programação e estou migrando para linux (ubuntu)
  11. 3 pontos
    Você não especificou sua necessidade, então vou ser genérico. Não acho que compense mais montar um setup DDR3. Processador: algum da linha Intel Core (i3, i5, i7) que atenda sua necessidade. Não compre da série "F", que não possui chip gráfico integrado, porque você consegue colocar ele pra trabalhar junto da sua GPU pra ter mais desempenho, como nos Macs. GPU: AMD Radeon RX570 em diante. Também depende da sua necessidade. Não compre Nvidia. Placa-mãe custo benefício: Gigabyte H370M DS3H Memória: com a velocidade máxima suportada pelo processador. Não instale o macOS em HD. Abraço!
  12. 3 pontos
    Marcelo_P

    iPhone 11 roubado e iCloud desbloqueado

    Para iPhones que utilizam somente chips eSIM. Porque a Apple, no próximo iOS, não implementa um "botão liga/desliga" no "Ajustes" onde fosse obrigatória a digitação da senha de desbloqueio ao se tentar desligar o iPhone pelo botão físico externo liga/desliga? Com isso o ladrão teria três opções, ou ele quebraria o iPhone para desliga-lo, opção sem sentido, ou ele tentaria retirar a bateria em tempo recorde, antes que o "Buscar" o localizasse, ou ele esperaria a bateria acabar, outra situação sem sentido. Isso resolveria o grave problema de "furos" de segurança nos iPhones, através principalmente de "Engenharia Social".
  13. 3 pontos
    Acredito que para quem deseja iniciar na tecnologia da Apple, adquirir um macbook usado, mesmo com mais de 8 anos de idade, seja o mais razoável. Além, é claro, de uma grande economia.
  14. 3 pontos
    bruribeiro

    Apple Watch S4/S5 ou Garmin 245

    Sou corredor amador, tenho o S5 e um Garmin Fenix 5. Tudo vai depender do tipo de treino de corrida e bike na rua. Se você vai seguir planilha de treino 3 ou 4x por semana, com variações de ritmo, treino intervalado, etc, o Garmin é infinitamente superior. Agora se o objetivo for apenas registrar a atividade, ou seja, "dar o play" no relógio no início da corrida, olhar pra ele apenas pra trocar de música e no final do treino apertar o stop e deixar o treino registrado em alguma plataforma, o Apple Watch atende perfeitamente, até mesmo gerações anteriores que custam mais barato, como foi sugerido acima. O Apple Watch é um excelente "registrador de treinos", enquanto o Garmin consegue intervir no treino, dizer pra ir mais rápido ou mais devagar, pedir pra fazer um intervalo de 1 minuto caminhando, etc, coisas que o Apple Watch não permite ainda. Sem contar que a bateria do Garmin dura a semana inteira e a do Apple Watch não aguenta nem uma maratona inteira dependendo do seu ritmo. Se precisar de outras informações pode mandar um direct para @brunoribeirothe
  15. 3 pontos
    Guedes - Brasília

    AppleCare+ para iPhone X no Brasil

    iPhone XR nacional, comprado no site do Smiles via Casas Bahia e com AppleCare+ adquirido com as dicas deste tópico! Já enviado por uma autorizada aqui de Brasília para ser reparado sem custo pela Apple. Será trocado por um novo aparelho. AGRADEÇO A TODOS DESTE TÓPICO POR TORNAR ISSO POSSÍVEL Abraços Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  16. 3 pontos
    Willyan Alves

    [Sugestão] Nova área no fórum

    Gostaria de sugerir a equipe do MM a abrir uma nova área no fórum exclusiva para Automação Residencial, acho que o assunto tem crescido bastante e pode atrair bastante gente ao fórum também, eu mesmo tenho pensado em produzir conteúdo/tutoriais de automações caseiras para publicar no fórum e acho que o assunto merece uma área exclusiva!
  17. 3 pontos
    Willyan Alves

    AppleCare+ para iPhone X no Brasil

    Só pra atualizar galera, com a minha conta americana deu! O que eu achei estranho é que nem pediu aquele teste de hardware
  18. 3 pontos
    FЯΞD

    iOS/iPadOS 13 - Discussão Geral

    O Watch ta liso tmb....
  19. 3 pontos
    Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas. Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas: 1) É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410. 2) O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410. 3) Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410. Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito. O que é um surto elétrico: Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo. Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas. Surtos elétricos são comumente provenientes a: 1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico; 2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas. 3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias; 4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc. Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação. Como se proteger: DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais aonde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados aonde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas. DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região. DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento. Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”. Dúvidas estou à disposição para ajudar todos. Sds
  20. 3 pontos
    Dayane Moraes Santos

    Ligações mudas após iOS12.2

    Meu Deus! Exatamente tudo o que está acontecendo no meu agora! Não tô conseguindo realizar nem receber nenhuma ligação, mandar áudio... Uma droga !
  21. 3 pontos
    macrulez

    iOS/iPadOS 13 - Discussão Geral

    Mas até ai, tudo normal. Sistema beta é assim mesmo e quando a gente instala, já deve esperar por esses bugs. rs Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  22. 3 pontos
    Sonolento

    [iPad Pro] Tamanho ideal para estudos

    Eu fui aprovado no concurso da PF e estudei com um iPad Pro de 10.5, Apple Pencil, notability e o studies para fazer flash cards. Sempre que estava estudando eu pensava como seria melhor ter o iPad de 12.9. Se você abrir um pdf de um lado da tela e o notability do outro, o de 10.5 fica meio apertado. Eu só não compraria o de 12.9 se a diferença de preço fosse um problema ou se fosse ficar lendo com ele nas mãos. Caso você use muitos vídeos, o de 12.9 também é melhor quando se usa aquela função pip, quando o vídeo aparece flutuando nos cantos sobre o notability por exemplo. Enfim, eu acho que não teria sido aprovado se não fosse esse conjunto que descrevi. Esse lance de anotar pdfs, recortar e jogar no studies foi absolutamente imprescindível pra mim.
  23. 3 pontos
  24. 3 pontos
    GTKRB

    Imposto de renda 2019

    Opa, consegui aqui. Encontrei um tópico de 2017, do Fórum MacMagazine mesmo, e estavam com o mesmo problema: Seguem os passos: "1) Clique no Lauchpad (ícone cinza com um foguete) ou no Spotlight (lupa da barra de menus, no canto superior direito) 2) Na caixa "Buscar" digite "Terminal" 3) Com o terminal aberto, cole o seguinte comando "sudo spctl --master-disable" (sem as aspas) 4) Abra o programa já instalado IRPF2017 5) Feito isso, volte ao terminal e digite "sudo spctl --master-enable" (novamente, sem as aspas). Este procedimento é devido a um recurso de segurança do Mac.  Créditos ao Roberto Ravanini"
  25. 3 pontos
    Willyan Alves

    AppleCare+ para iPhone X no Brasil

    Amigos, só pra atualizar minha novela do Watch quebrado, hoje recebi o email da apple avisando que o produto estava pronto para retirada, de imediato avisei meu tio, que já foi lá e buscou, já esta com ele em mãos!! Em breve estará nas minhas mãos!! Pensa num cara feliz kkkk | Só tenho que agradecer a voces aqui do fórum!!
  26. 3 pontos
    Willyan Alves

    AppleCare+ para iPhone X no Brasil

    Fala pessoal, enfim chegou o dia de ir a apple store usar meu AppleCare+, vou deixar aqui a minha experiencia e opinião do que poderia ser melhor! Já aviso aqui que vai ser um textão, tentei resumir mas ta dificil kkkkk Bom, sai ontem da minha cidade rumo a SP (600km), fui de carona com um tio que estava voltando de ferias daqui de mg. Hj esperei dar o horario e cheguei ao morumbi shopping as 09:55. Esse foi o meu primeiro erro, a loja só abre as 10:00 mas o shopping abre mais cedo, então pode chegar mais cedo e ir pra fila, quando cheguei ja havia umas 15 pessoas na minha frente. Quando fui atendido, fui informado que demoraria cerca de 1:30, achei muito bom pela quantidade de gente na minha frente, fora os que ja tinham agendado. Ponto positivo. Enquanto esperava, dei uma pequena volta pelo shopping mas acabei voltando pra apple e ficando por lá msm, tava rolando um “today at apple” para crianças sobre fazer clipes de video com iphone/ipad, fiquei vendo um pouco e andando pela loja. Acabei ficando um bom tempo na parte dos watchs olhando as pulseiras, e o que mais me chamou a atenção, é que quase todos os clientes que vinham olhar um watch, o funcionário comentava sobre o AppleCare+, e que era “bem simples” de comprar, ate dizendo para entrar no site da apple USA pq só estaria disponível lá. Dai conversando um pouco com ele, comentei que era de mg e ele perguntou pq nao solicitei a troca por sedex na apple brasil pelo 0800, quando eu disse que tentei e eles nao dao suporte ao applecare por esse método ele ficou surpreso. Demorou exatamente 1:33 para eu receber o SMS, mandando ir para a loja (mas eu ja tava la), dai procurei um atendente que me pediu pra aguardar um pouco, 10 minutos depois eu estava sendo atendido, ótimo! Infelizmente meu medo se concretizou, não tinha o watch em estoque para troca, fizeram o pedido e me avisarão quando chegar (me disseram que uns 10 dias), dai meu tio pode buscar pra mim na loja e me mandar por correios, do contrario eu nao teria outra alternativa. Enfim, segue minhas opiniões: 1- Foi minha primeira vez numa loja apple, curti muito a loja, o ambiente, tudo muito bacana. 2- levando em consideração o atendimento geral da loja, fiquei impressionado com a desinformação que é o assunto “AppleCare+” na loja oficial. 3- A falta de estoque, apesar de ser um ponto negativo (nao tem o estoque nem msm pra quem quer pagar a taxa de substituição fora da garantia) é aceitável, o que não entendo é pq não podem entregar a unidade por correios, eles ja pegariam a unidade defeituosa na hora ali, e entregariam depois na sua casa, no meu caso por exemplo, se nao houvesse alguém pra retirar depois, eu teria que andar 600km novamente só pra buscar!! Enfim, estou lhes escrevendo do ônibus de volta pra casa, e com outra preocupação na cabeça: a segunda parcela do meu plano é pra ser cobrada daqui 3 dias, se essa cobrança falhar, será que corro risco de na hora do meu tio buscar o watch eles falarem “nao tem mais o applecare, ja era tio” , acho que não pois ja ta pedido né kkkk Valeu a quem leu ate aqui o/
  27. 3 pontos
    nickba

    VVM da Claro ainda funciona?

    Um dos motivos que me levaram a fazer a portabilidade para Claro na época foi o Visual Voice Mail!! Às vezes empresas de grande porte têm pessoas desqualificadas tomando decisões. A melhor propaganda que uma empresa de telefonia pode ter é mostrar que está no topo da tecnologia. Aqui gasta-se contratando artistas em propagandas(que não faz nenhuma diferença ser famoso ou não) e retiram recursos que trazem a imagem de tecnologia.
  28. 3 pontos
    H4K0N3

    Como ser um técnico certificado

    Mauricio, Bom dia! Sim, existe uma certificação Apple chamada de ACMT (Apple Certified Macintosh Technician). Qual ela lhe dar todo know how de reparos na linha Macintosh da Apple, observando que "reparos" esses que são apenas substituição de hardware completo e não reparo de microcomponentes em Logic Board e afins de um iMac ou MacBook Pro por exemplo. A Apple não faz esse tipo de reparo, e sim apenas a troca completa do hardware defeituoso seja Logic Board, Speaker, TrackPad, Display e afins. No caso para iPhone, iPad e Apple Watch, há outra certificação chamada ACiT (Apple Certified iOS Technician). Nela você será capaz de realizar a manutenção e troca de hardware, no mesmo aspecto como frisei acima. Ai em SP, tem cursos muito bons de empresas certificadas pelo AATP (Apple Authorized Training Provider). Sendo elas a A.INTERFACE e a PROGLASS onde já lhe adiantando o custo da A.INTERFACE é bem justo ao meu ver, já na PROGLASS pelo mesmo curso cobram 2x mais. Não sei se o que impacta no preço deles é a metodologia de ensino. Nesse caso só procurando saber de quem já fez curso com eles, apesar que acredito não ser uma justificativa plausível. Enfim, espero ter ajudado e quem sabe ter mais um parceiro Apple ACMT/ACiT no mercado, seja trabalhando em uma autorizada ou na sua própria! Abraço. Atenciosamente; Jair Bittencourt.
  29. 2 pontos
    Valterhi

    AppleCare+ para AirPods Pro

    Não me lembro agora o passo a passo do MM mas o procedimento que usamos até o começo deste ano não funcionava para o AirPods pois na hora de incluir o cartão de crédito dava erro. Tentamos com vários cartões que funcionaram pra contratar AppleCare pra iPhone e AppleWatch mas pra AirPods não passou. Não me lembro de ninguém (eu só me lembro de ter lido que 2 pessoas conseguiram contratar lá nos USA: um comprou junto do AirPods e o outro acho que levou o número de série e comprou na AppleStore) que contratou e usou aqui. O link para o outro tópico é este (desculpe, estou no celular): AppleCare+ para iPhone X no Brasil https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?share_fid=21712&share_tid=165697&url=https%3A%2F%2Fforum%2Emacmagazine%2Euol%2Ecom%2Ebr%2F&share_type=t&link_source=app Sent from my iPhone using Tapatalk
  30. 2 pontos
    BetoGaleazzo

    MacBook Pro esquentando muito e desligando!

    Esqueci de mencionar que a placa do aparelho também possui muitos capacitores e bobinas! Mas desviamos do assunto, rs. Trata-se de uma dúvida simples e que deve ser respondida de forma simples: se não tem experiência e conhecimento técnico, leve a uma assistência especializada de sua confiança. Não é prudente encorajar qualquer pessoa a simplesmente abrir o computador e fazer isso ou aquilo, sem antes explicar que é necessário cuidado com este ou aquele componente, que é preciso ter equipamento antiestático, não utilizar ferramentas metálicas como pinças que não tenham proteção ESD, evitar contato das mãos direto com o equipamento, entre diversos outros procedimentos de segurança como o básico de tudo: "não se esqueça de desconectar a bateria em primeiro lugar". Ao fazer isso estamos encorajando pessoas a colocarem em risco, como ele disse, o ganha pão dele. @JotaTeclas , leve seu aparelho a um técnico de confiança e fique tranquilo. Se o seu aparelho estivesse desligando aleatoriamente, até poderia ser um problema mais grave (não estou dizendo que não é), mas pelos sintomas que você descreveu, como "esquentar muito e ficar ligado no máximo 5 minutos", já dá pra chutar tranquilamente que seu aparelho está tendo dificuldade em dissipar o calor e o sistema está ativando sua proteção para evitar maiores danos. Não force o seu equipamento, isso vai diminuir a vida útil dos componentes e pode trazer danos graves. Se você usa muito o equipamento, sugiro uma manutenção preventiva dessas uma vez ao ano. Abraço!
  31. 2 pontos
    Willyan Alves

    AppleCare+ para iPhone X no Brasil

    se funcionar o full vai ser bom demais ! sem falar no dolar mais em conta.... pena que passou o prazo dos meus powerbeats, rs cade a turma que quer fazer applecare para testarmos kkk
  32. 2 pontos
    Hoje em dia é melhor sempre comprar AppleCare+ para tudo que for adquirindo. Só assim para ter tranquilidade Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  33. 2 pontos
    Diogopli

    Certificado digital

    BOA NOVA! Pessoal... quero compartilhar com todos algo que pode ser tido como SUCESSO.. já agradecendo antecipadamente os processos e dicas orientados neste forum, principalmente pelo @Christian Max Picelli e pelo @Stow .. (que vcs, assim como os demais.. continuem sempre acreditando em nós.. rs Seguinte.. eu fiz todos os procedimentos.. estou no CATALINA com o GD e por incrível que pareça, após todos os procedimentos deste forum.. consegui assinar o documento no PJe conforme documento anexo. Fórmula do sucesso? Loguei no PJe com o cadastro prévio do CPF e senha.. e só usei o TOKEN na hora da assinatura.. sensacional.. inacreditável.. mas funcionou! Que funcione também com todos vcs! Que a força esteja sempre com vcs! Forte abraço para todos. Obs: estou feliz demais.. obrigado mesmo pessoal. pedido_habilitacao_protocolado_mac.pdf
  34. 2 pontos
    Walter Viana

    iOS/iPadOS 13 - Discussão Geral

    Mais louco que esse IOS 13 só o Fred! Ashuasashuas Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
  35. 2 pontos
    Só uma correção: o teclado borboleta é a partir de 2016. Meu Pro Retina 2015 é o mesmo teclado do 2014. Dependendo da mudança de geração da CPU, os ganhos de performance são sensíveis.
  36. 2 pontos
    juliochok

    SSD em um Macbook White 2010

    Obrigado pela correção webg3brasil, acabei digitando rápido, pois estava no trabalho quando respondi a mensagem, realmente foi o que eu quis dizer “superior”.
  37. 2 pontos
    IsabellyOliveira

    Ligações mudas após iOS12.2

    Gente pelo amor de Deus! Meu celular tá do mesmo jeito. Você conseguiu solucionar moço? Se sim, qual era o problema?? Estou surtando já 😭😭😭😭
  38. 2 pontos
    Não funciona, o padrão do Air não é M2, porém você encontra alguns adaptador para M2 no Mercado Livre. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-872317862-adaptador-m2-para-ssd-macbook-air-a1465-a1466-2012-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&gclid=EAIaIQobChMIupPwnc795AIVghGRCh1Y_AA_EAQYBiABEgI6NfD_BwE
  39. 2 pontos
    Mteusb

    iPhone não restaura | Atualização limpa

    Deu certo galera. Suporte da Apple me ajudou. Dica: RESTAURAÇÃO VIA ICLOUD WEB. Só clicar em apagar iPhone, ele apaga na hora! Depois só logar com seu Apple ID e tudo certo. iPhone limpo! valeu!
  40. 2 pontos
    FЯΞD

    iPhone 11 americano vai funcionar 4g no Brasil ?

    Fala Fera....exato...se seu aparelho americano estiver conectado a banda 28 ele vai ficar 3G. A banda 28 foi implantada com o final da TV analogica, basicamente ela serve pra complementar a banda 7. Como a frequencia dela é menor o sinal ficaria melhor dentro de predios, restaurantes, metro...essas coisas sacou? É um problema não ter?! Sei la...depende de cada um. Sim e Não. Qual sua operadora? Se for Oi ou nextel nem esquenta que essas nem usam banda 28...se voce usa Tim, Claro, Vivo pode ser que ao comprar um aparelho americano voce tenha um sinal mais fraco do quem estiver ao seu lado com um aparelho europeu sacou? Sugiro que voce verifique eventualmente (de tempos em tempos...em locais variados) as bandas nas quais seu aparelho se conecta..ai tu tem uma noção do que fara falta pra voce ou não. Vai ai agora no teu aparelho e digita *3001#12345#* e aperta discar (verde)..ai vai em LTE...Servicing Cell Info....olha em freq_band_ind que ai voce vai ver em qual banda seu aparelho esta conectado...ai da pra ter uma ideia se vai te fazer falta ou não. Enfim...basicamente é isso. Abraço
  41. 2 pontos
    Cleiton Lúcio

    Possibilidade do Catalina em Mac's 2011

    Bacana! Vou estabilizar no Mojave primeiro e dps transfiro... Uma coisa que queria muito era o OneDrive on Demand... Trabalho com tudo na nuvem... Vai lotar meu HD só esse drive =( Quando eu tento ativar a função do onedrive on demand ele só reinicia o app e retoma os downloads convencionais...
  42. 2 pontos
    UnderEu

    Mostrar Dock na segunda tela

    Arraste e "empurre" o ponteiro do mouse para a borda da tela onde vc posicionou o mesmo por 1 ou 2 segundos, q ele aparece - mas o Dock só aparece em um único monitor, ele não aparece simultaneamente em todas as telas que vc tiver conectado.
  43. 2 pontos
    somm02

    Hackintosh o que acham?

    Valeu Fred... sim to aguardando ele... Primeiro hack da um c...aço...kkk... não sou totalmente leigo, mas profissional é profissional né? Temos que valorizar, minha parada é editar, design... fazem 15 anos de mac e sem ter que pensar em mexer em bios, montar pc e talz... to desatualizado...kkkk
  44. 2 pontos
    Anderson Siqueira

    Meu MacBook pro bugou!

    Tem algo que pode ser feito e que pode te ajudar... abrir a tampa traseira, limpar as possíveis sujeiras que possam existir nas placas, nas ventoinhas e nas entradas e saídas de ar... além disso, recomendo retirar do Heat-Pipe que fica sobre o conjunto Processador/chipset e fazer uma limpeza com álcool isopropílico e substituir a pasta térmica. Somente não dará resultado positivo se o chipset de vídeo tiver ido pras cucuias...
  45. 2 pontos
    BabyLoves

    Sou DJ e quero ter um MACBOOK!

    Mas neste caso ele é DJ, não faria muito sentido já que a demanda dele é justamente nos momentos em que ele se locomove, entende? A solução do nosso outro amigo acima também é bem interessante...
  46. 2 pontos
    Obrigado pelas dicas irmão. Vou fazer isso agora.
  47. 2 pontos
    RodolfoD

    Iphone XR no shopping smiles

    Oi pessoal, tudo bem? Espero que possa ajudar alguém. Toda quarta, o shopping smiles costuma fazer uma boa promoção. Eu comprei meu iphone XR 64gb por 3.899 reais e ganhei 31.192 milhas. Como a milha costuma ser 0,03 centavos em promoção, seria equivalente a pagar 2.963 pelo aparelho.
  48. 2 pontos
    entre no terminal e digite o comando: sudo languagesetup selecione 11 (pode ser outro número correspondente ao português) digite sua senha e reinicie.
  49. 2 pontos
    MR82

    Trocar HD por SSD resolve?

    Esses 15" 2010 e 2011 tem um problema "clássico" no chip de video. Os 2011 geralmente ficam borrada a imagem na tela ou quadriculada. Já esses 2010, das vezes que peguei clientes com problema no chip de video, ficava igual ao seu : Desligando/reiniciando, e voltando a tela branca. Somente após esfriar que ele reiniciava. No Apple Hardware Test não detectava a falha. Tambem não resolveu trocar HD pelo SSD (apesar do desempenho ficar muito melhor). Veja se voce instala o Macs Fan Control, e habilita as 2 ventoinhas para trabalharem a 4mil RPM, assim ele fica mais refrigerado e deve desligar menos. Se não der certo o correto será leva lo a uma assistencia que faz reparo no chip de video.
  50. 2 pontos
    Stow

    PJe Office no MacOS Mojave

    Citei o link mais pra tentar convencer vocês a tratarem do assunto num post só, pois muitas pessoas (como eu) sofrem com isso e concentrando num local só fica bem mais fácil de trocarmos experiências, como essa que vocês falou, mas que infelizmente uem acompanha a outra discussão não saberá. Por isso reitero: já tem tópico sobre isso, vamos discutir lá. Que tal?


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