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Mostrando conteúdos com a mais alta reputação desde 01/11/19 em todas as áreas

  1. Pessoal, bom dia! Resolvi vir aqui compartilhar um pouco da minha experiência real de compra nos EUA usando a Nomad e a Zip4Me, que tanto é falado aqui no MacMagazine. A Nomad eu já conhecia desde meados do ano passado, quando meu cartão da Nubank passou a ser rejeitado para pagar o AppleCare+ de forma mensal, hoje a Nomad pra mim é de longe a melhor opção, super simples de usar, menores taxas de spread (quando não fazem promoção e não cobram nada, fazendo o cambio comercial), pode ser usado nas lojas americanas, fazer transferencias para outras contas americanas sem custo e fazer investimentos. Único ponto que não gosto muito são as opções de investimento, todas focadas em carteiras/perfis fechados, o que significa um conjunto de ações que eles julgam aderentes aquele perfil, isso deixa o investimento um pouco "engessado", mas é possível transferir para outras corretoras americanas de graça, então esse problema fica menor. A Zip4Me eu conheci aqui pelo site, me cadastrei e fiquei aguardando o momento para efetuar algumas compras, o portal em si é super simples, de começo parece algo quase amador, dado a simplicidade das informações, mas como as recomendações aqui do site e do Breno foram ótimas, resolvi arriscar. Depois do cadastro você recebe o endereço do seu "Storage" nos EUA, e basta adicionar isso nas compras. Grande vantagem aqui é que esse endereço está localizado no estado do Oregon, e por alguma razão lá não tem imposto sobre a compra, isso já da uma economia media ai de 6 a 8% sobre o valor final das compras, o que na conversão é considerável. Bom, indo as compras, fiz um aporte no dia 24/06 na conta da Nomad, naquela semana que o dólar chegou a ficar abaixo de 5, porém teve taxa de spread, então o cambio VET foi de R$ 5,06. No dia 25/06 o valor já está disponível para uso. Fui a Apple Store US online e montei meu pedido: Pack 4 AirTag personalizado, Case silicone iPhone 12, Sport Band Apple Watch, 2 Key Ring da Belkin, Belkin 3-in-1 MagSafe Charger, Logitech Keyboard Combo Touch para iPad Pro 11 Valor total da compra: USD 562,80, com frete grátis e sem impostos Total em reais: R$ 2.846,20 O pack das airtags tinha prazo de entrega de 2 a 3 semanas, os demais estavam com entrega imediata. Assim os pacotes começaram a ser entregues no dia 27/06 na Zip4Me. As Tags vieram da China, via FedEx, com todo o rastreio feito pela Apple, e acabaram chegando antes do esperado, no dia 02/07. A Zip4Me assim que recebia um pacote me enviava um email com notificação, e em até 24 horas depois no portal deles era possível ver a foto das caixas, com o peso. Achei esse serviço super legal, não tem custo nenhum, e você pode confirmar se recebeu o que de fato comprou. Eles oferecem ainda outros serviços (alguns com custo) onde abrem as embalagens, testam os produtos, etc. A medida que os pacotes iam chegam você vai montando o seu envio, com opções de tirar ou não da caixa, enviar tudo de uma vez ou de forma separada, e declarar ou nao o valor, de forma completa ou simplificada. Aqui, optei por enviar tudo em um único pacote, com as caixas, e o valor declarado de forma simplificada, ou seja, dizendo o que são os itens, igual fiz aqui no texto anteriormente, e colocando o valor total da fatura, no meu caso declarei USD 560,00. Esse ponto vale um pouco de atenção, você pode declarar o valor que quiser, pode inclusive não declarar valor nenhum, o imposto no Brasil será de 60% sobre o valor declarado, SE CONDIZENTE COM A REALIDADE, se na hora que chegar no Brasil a fiscalização achar que o valor está menor do que o a realidade, o valor será de 100% sobre o valor que a Receita estipular + ICMS sobre aquela mercadoria (por ex, um notebook para SP tera 18,5% de imposto). Sendo assim, eu poderia declarar um valor menor? Poderia, exceção a base de carregamento e a case com teclado, os demais itens são básicos (mesmo as Tags que no raio X apareceriam basicamente como baterias), mas ainda assim teria um risco de ser sobre taxado. Logo vai de cada um, eu decidi declarar o valor real justamente para ter noção das diferenças de preço entre comprar no Brasil e nos EUA. Claro, existe também o ponto de não ser parado na fiscalização, aqui cada um vai achar uma informação na internet. De que é sorte, de que 100% dos pacotes são minimamente fiscalizados, de que se é de pessoa física pra pessoa física passa direto, de que se o valor tiver preenchido eles já deixam passar direto so gerando a guia de imposto, que dependendo do peso na fiscaliza, assim por diante. Honestamente, não sei a verdade, prefiro trabalhar com o pior cenário e considerar que vai ser fiscalizado sempre, logo, considerem num pior cenário, sem risco, 60% de custo sobre o valor da compra. Enfim, no dia 05/07 o envio estava pronto para ser despachado (devido o feriado de 04/07), e uma fatura no valor de BRL 498,89 (USD 95,20) foi gerada pela zip4me para a modalidade de envio Zip4cket Express (entrega de 8 a 16 dias uteis), teoricamente a mais rápida, ja incluso o custo de redirecionamento deles. O peso total do pacote foi de 4,64oz, fiz uma tabela com a distribuição proporcional do custo de frete sobre o peso dos produtos, assim como fiz com o imposto. As opções de pagamento eram PIX ou TED, fiz um PIX e enviei o comprovante via WhatsApp, na hora o valor foi confirmado e o pacote liberado para envio, sendo despachado no dia 06/07/2021. Um código de rastreio dos correios foi gerado, iniciado com a sigla IX, porém até o dia 15/07 nenhuma informação constava no sistema. Do dia 15/07 a 22/07 o objeto apareceu como postado, mas não estava claro se ainda estava nos EUA ou no Brasil. A explicação é que nesse período ele já estava sobre custodia dos correios brasileiros, que possui centros de armazenamento nos EUA, e em transito. No dia 22/07 ele apareceu como recebido na unidade de logística de Curitiba. No dia 24/07 foi encaminhado para fiscalização aduaneira, e no dia 31/07 o valor do imposto foi liberado para pagamento. Como dito anteriormente o valor do imposto foi de 60% sobre o valor declarado (USD 560) e o cambio utilizado foi BRL 5,17, totalizando assim um imposto de R$ 1.737,15. Apesar do portal dos correios dizer que essa guia pode ser paga por cartão de credito ou visa checkout a unica opção que apareceu para mim foi via boleto bancário. Efetuei o pagamento no dia 02/08, o pagamento foi processado no dia 03/08 e o pacote foi entregue na minha cidade (Bragança Paulista - SP) no dia 05/08. Ou seja, 40 dias após a compra ter sido de fato realizada. No resumo, o valor total da compra, incluindo o frete da Zip4Me e Imposto foi R$ 5.082,24 (79% de acréscimo sobre o valor real da compra), com dólar medio de R$ 5,15. Para os itens que existem na Apple Store do Brasil a diferença de preço ficou entre 57% a 17%, sendo que os itens da Apple a variação foi respectivamente 36%, 30% e 17% para AirTag, Capa de Silicone e Pulseira (considerando sobre o valor a vista e também frete grátis), mais detalhes na tabela anexa. A Base de carregamento e o teclado touch para iPad ainda não localizei a venda oficial no Brasil e não consigo fazer a comparação. Resumo da Experiencia: Vale a pena? Depende. Para itens que não existam no Brasil ou personalizados, sem duvida. Se você tem o dinheiro pra pagar a vista, provavelmente você vai economizar um pouco, principalmente se puder esperar 1 mês para receber. Tudo é uma questão de pesar os benefícios e prazos de entrega. Acho super valido considerar a questão do frete, que no meu caso foi quase 18% do valor da compra original. Essa pode ser a grande diferença entre valer a pena ou não. Itens leves com alto valor agregado (por ex as AirTags) resultam em um diferença considerável (36% de economia, porém hoje mesmo saiu uma promo no ponto frio que reduz essa economia para 18%), já a pulseira, que é incrivelmente mais pesada que a capa (provavelmente por causa da embalagem, que poderia ser retirada) a diferença foi só de 17%, devido ao baixo valor agregado (e não é difícil achar promoções no Brasil com valores bem menores que da apple, a questão é o tamanho e a cor). As vantagens para mim aqui são reduzir o máximo o numero de intermediários, ter clareza sobre todo o processo, e nesse ponto a Zip4Me é muito boa, total clareza nas etapas e suporte ativo no WhatsApp para esclarecer duvidas e também ter todo o processo homologado e documentado. Claro que existem outras experiencias validas, agentes de confiança que podem fazer o processo por você e as vezes com custo menor, mas decidi compartilhar minha experiência aqui justamente por ter tido uma experiencia negativa com esses agentes e resolvi me arriscar fazendo por conta própria. Quem tiver interesse eu posso disponibilizar todos os documentos e valores para comprovar os dados que divulguei aqui. Espero ter contribuído! Abraços!
    12 pontos
  2. BetoGaleazzo

    macOS Sonoma: mais do mesmo.

    Que lançamento broxante. Não só do macOS, mas como é o sistema que eu mais uso me decepcionou demais. Tanta coisa "básica" faltando no macOS, como um clipboard manager nativo, gerenciamento melhor de janelas nativo, controle individual de volume para cada app... Coisas que outros sistemas têm há (sem exagero) mais de uma década, mas as grandes novidades são widgets na tela (Windows Vista, 2007) e melhorar a latência do bluetooth num modo pra jogo (pra atender um total de ... 3 pessoas que ligam pra jogos no Mac). Mas que legal que lançaram aquele HoloLens óculos de piloto de F-18 cuja bateria vai durar 1h com muita sorte e que por aqui vai chegar custando mais de 30 mil reais.
    10 pontos
  3. Bom dia Pessoal. Este problema tem solução sim, já resolvi de diversas unidades deste monitor, 2 inclusive minhas. Vamos lá: Este problema é relacionado com o Hub USB do display, é preciso atualizar os dados na unidade montada, para isso estou enviando anexo aqui os arquivos corretos (bin) 1 - A unidade CRP DISABLD precisa estar montada no Mac 2 - Coloque o arquivo firmware.bin na Mesa 3 - Abra o terminal e execute os comandos um após o outro: rm -rf /Volumes/CRP\ DISABLD/firmware.bin dd if=${HOME}/Desktop/firmware.bin of=/Volumes/CRP\ DISABLD/firmware.bin conv=notrunc 4 - Assim que o segundo comando terminar de executar, remova o cabo de força do monitor aguarde alguns segundos e reconecte. firmware.bin
    10 pontos
  4. Se esse indicador de saúde não existisse, você estaria preocupado agora com a sua bateria? Poderia dizer sem sombra de dúvidas que após a atualização você percebeu impacto na autonomia? São perguntas honestas, porque eu uso e conserto iPhones desde sempre, e na minha opinião e experiência as pessoas reclamavam da bateria com mais legitimidade. Antes o cliente percebia que a bateria já não durava mais a mesma coisa, e agora me ligam pra dizer que baixou 1% da saúde do dia pra noite, ou que o iPhone do fulano parece não baixar na mesma velocidade. Me parece neurose, pra ser sincero. As pessoas passaram a trocar de iPhone por causa desse número (que é uma estimativa e pode inclusive subir) sem mesmo cogitar uma troca de bateria ou até mesmo se a autonomia realmente diminuiu e deixou de atender a necessidade. Fico imaginando se os pneus de carros e amortecedores tivessem indicadores de saúde. Acredito que a Pirelli e a Cofap iam lucrar razoavelmente mais, mesmo as pessoas fazendo o mesmo uso dos carros, rs. O iPhone 6S é de 2015 e recebe atualização até hoje, no mesmo dia em que o iPhone 13 Pro Max recebe. Tem usuário com Mac 2010 fazendo uso profissional. iPad também costuma ter vida útil mais longa que os concorrentes. São aparelhos que desvalorizam muito menos que os da concorrência e são vendidos seminovos com bastante facilidade... Então particularmente eu não vejo obsolescência programada. Sendo sincero aqui, já que você tocou no assunto: você tinha um iPhone 11 Pro, que é um monstro. Vai dizer que a Apple te forçou a troca pelo 12 Pro?
    10 pontos
  5. ⚠️ Alerta de história das brabas abaixo. Leitura não recomendada para quem defende a marca como se fosse acionista. Antes de tudo, quero esclarecer as intenções aqui: Não sou dono da verdade. O que irei dizer abaixo é fruto de quase nove anos de experiência em reparo de produtos Apple, três deles em uma assistência autorizada. Recebi treinamento de produtos, técnicas de venda e experiência Apple da marca através da plataforma SEED Sales (e da plataforma anterior, cujo nome não me recordo), participei de treinamentos oficiais voltados para técnicos das assistências através do ATLAS e outras plataformas de ensino da maçã, concluí e renovei por anos as certificações da marca (Apple Service Fundamentals, iOS Service Certification, Mac Service Certification entre tantos outros). Fui agraciado com a amizade de profissionais incríveis de diversos setores da marca, com quem também aprendi muito sobre tudo o que a maçã faz e como faz. Enfim, dito tudo isso, preciso dizer que também sou tarado pelos produtos Apple e heavy user. OK, mas pra que esse curriculum vitae todo? Para que os mais céticos entendam que não estou aqui para denegrir intencionalmente a marca, para que não pensem que sou funcionário da XIAOMI infiltrado, haha. Eu vou dizer o que vou dizer porque na minha opinião, baseado na minha experiência, a marca não tem um pós-venda tão bom assim, e acredito que as pessoas (o que inclui você) deveriam ter mais direitos e receber mais respeito ao comprar um produto que mesmo no primeiro mundo tem um alto custo. Right To Repair O direito de reparo não é ainda tão discutido no Brasil, porém gera muita discussão em outros países, ações judiciais, muito estresse, perda de dinheiro (para uns, porque pra outros o lucro é absurdo). O que você diria se levasse seu carro relativamente novo à concessionária pois quebrou um farol dando ré e a marca dissesse que não existe reparo oficial? "Você precisa trocar o seu veículo por completo. O seu antigo nós pegaremos por um valor absurdamente simbólico, iremos remanufaturar e vender pra alguém, e além do mais nós vamos cuidar pessoalmente (e legalmente) para que nenhum mecânico possa fazer esse reparo pra você". Pois é exatamente isso que a Apple faz. Louis Rossman & Jessa Jones Impossível falar de Apple e right to repair sem mencionar esses mitos no que diz respeito a reparo de produtos Apple. O Louis é meio que o inimigo número 1 da Apple nos EUA, haha. Ele é técnico também já há bastante tempo, nunca trabalhou para a marca, e faz um trabalho incrível na sua loja em Nova Iorque. Ele é o bruxo que conserta qualquer coisa a nível de trihas de placas lógicas, aquele seu precioso MacBook que o Genius condenou na loja e disse que não há o que fazer além de comprar outro. Ele é tão desaforado que neste momento está procurando um imóvel próximo a uma Apple Store para montar sua nova assistência técnica, rs. A Jessa Jones é uma mulher incrível que precisou de um reparo em um iPhone lotado de fotos de valor inestimável, teve suas esperanças despedaçadas por um Genius da Apple Store e então decidiu consertar o aparelho sozinha, sem experiência prévia alguma no ramo. Hoje ela é referência no mundo todo, faz reparos tão complexos quanto o Louis e é dona do "iPad Rehab" (procurem o canal deles no YouTube, é conteúdo de ouro). Ambos já foram processados pela Apple por supostamente estarem utilizando peças falsificadas em seus reparos e abrindo aparelhos sem a autorização da Apple (haha, piada). Para que fique registrado, a Apple perdeu os processos. Casos como esses acabaram inflamando a discussão em vários países do mundo e a Apple está tendo que rever suas políticas de repair and warranty para atender a novas leis de proteção aos consumidores. Enfim, eu poderia falar por horas sobre eles, mas vai ficar pra você pesquisar os canais e virar fã também. Desculpe, mas não podemos fazer nada por você a não ser ajudar na escolha de um produto novo. Então você comprou um iPhone de mil dólares ou um iMac Pro de 5 mil dólares e ele não está mais na cobertura do AppleCare? Agora vem a verdade inconveniente porém necessária: os 'técnicos" dos centros autorizados não sabem NADA de reparos. Os treinamentos da Apple consistem em te ensinar a não tomar um choque no ambiente de trabalho, a não atear fogo na loja manuseando baterias e como dizer ao seu cliente que ele não poderá recuperar seus dados e nem seus aparelhos. Não estou brincando, é isso mesmo. Eu estaria em sérios problemas judiciais se mostrasse a vocês o exame de certificação dos técnicos Apple porque existem contratos de confidencialidade, mas é mais ou menos isso mesmo, sem exagero. Querem saber se o técnico é bom em dar notícias ruins. E daí que você derrubou Coca-Cola no teclado do seu MacBook? E daí que quebrou o display do seu Apple Watch? Por que a marca não pode efetuar um reparo, nem que levasse lá seus 30 dias, cobrasse um preço justo e atendesse às expectativas do cliente? Porque não dá dinheiro, e porque os "técnicos" das autorizadas muitas vezes nunca viram um ferro de solda na vida. Seguem o manual e fazem o que a marca ensina e manda. É completamente possível QUALQUER reparo. E de uma maneira mágica ainda te fazem aceitar o fato e a perda, a gastar mais dinheiro e pegar um produto idêntico por um valor alto. "Ahh, mas não fica a mesma coisa depois do reparo, não é seguro também". Bobagem! Aqui é que você precisa tomar seu choque de realidade: não confunda o "curioso" da esquina que troca um display de iPhone por 150 reais com um TÉCNICO, seja ele autorizado ou não. Eu poderia falar de mim, mas vou usar de falsa modéstia e falar sobre diversos colegas de trabalho que fazem um trabalho impecável, como se estivessem fazendo para eles mesmos, utilizando equipamento adequado e de qualidade, com peças de qualidade e sempre se atualizando. Quando seu carro dá problema você joga fora? Leva sempre na concessionária que cobra quase um carro novo? Não, você leva no mecânico, e você tá cansado de ver casos de mecânicos que passam a perna nos clientes, mas isso não quer dizer que não existam bons mecânicos, muito melhores até do que os que recebem treinamento da marca nas concessionárias. Isso é um fato, e se aplica a qualquer ramo da prestação de serviços. "Gosto da Apple porque trocam o aparelho todo em garantia." Curto e breve: trocam por um recondicionado. Você comprou seu iPhone XS Max e deu problema no segundo mês (pode acontecer, normal, sejamos justos) e ficou felizão quando recebeu um "NOVO", rs. Seu XS Max que deu problema no segundo mês será reparado e um dia também será o aparelho "novo" que alguém recebeu em garantia. O ponto positivo da marca é a velocidade com que esse processo ocorre, inegável. iOS cagueta. De uns tempos pra cá o sistema dos iPhones se tornou um baita X9. Agora ele te informa a "saúde da bateria" e os modelos novos informam quando o display foi trocado, seja ele original, recém tirado de outro aparelho idêntico ou paralelo. É só mais coisa pra você cliente aquecer o bolso da Apple. Sabe por que? Se eu quiser trocar apenas o vidro do seu iPhone novinho com a tela trincada (porém funcional), te cobrar uma fortuna e dizer que o display é original Apple, você vai engolir! Afinal o sistema não tem como detectar esse reparo, o serviço fica impecável e você vai sair feliz da vida com 1499 reais a menos no bolso sendo que eu gastei - sério - cerca de 15 reais e uns 20 minutos. E a saúde da bateria?? Fácil. Você troca a bateria por uma de boa qualidade, saúde da bateria volta a 100% porém permanece o aviso de "MANUTENÇÃO". Então o técnico faz uns 10 testes de estresse na bateria nova, a porcentagem cai para 99% e o aviso de manutenção some. Eu não estou dizendo isso para te afastar ainda mais de uma assistência não autorizada. O bom técnico vai te esclarecer como funciona o reparo em uma não autorizada, te cobrar um preço justo e fazer um bom serviço. Só estou te dizendo isso pra que não ache que a Apple tá te livrando dos golpes por aí. Ela quer mesmo é o seu dinheiro na troca da bateria ou te empurrar um aparelho novo. Aliás, esse negócio de "saúde da bateria" é uma bobagem sem tamanho também. Não é raro ver um aparelho com 78% de saúde da bateria com boa autonomia e gerenciamento de carga e um aparelho com 90% de saúde da bateria drenando carga. Esse é um tema muito complexo, mas aqui vai um conselho de amigo: para de ficar esquentando a cabeça com um número que não quer dizer muita coisa e atente-se à duração e boa vida útil e recarga da sua bateria. Você viveu uma década sem essa função e agora parece um bitolado olhando isso toda hora, deixando cair uma lágrima sempre que o número muda. A autorizada é mais confiável. Mais ou menos. Os "AASPs" (Centros de Serviço Autorizados Apple) não são de propriedade da marca. Não passa de uma assistência assim como qualquer outra, porém que decidiu se vender, digo, fazer parceria com a marca para promover a loja. Eles recebem treinamento, acesso a produtos de qualidade, equipamentos, treinamentos, manuais, suporte da marca, e ganham muito pouco por isso. Por isso não é raro ver autorizadas fazendo "cambalacho". Dizendo ao cliente, por exemplo, que quando o display dele quebrou "vazou cristal líquido" dentro do aparelho danificando a placa e impossibilitando o reparo, rs. A solução? Compra um novo! Mas note que, nem sempre uma assistência autorizada é também uma revenda autorizada (no Brasil temos o casos das iPlaces que podem reunir as duas coisas), mas na maioria das vezes é assistência ou revenda. E de onde vem esse aparelho novo que você tá comprando? Da Apple (Centro de Distribuição de Jundiaí/SP, pra ser mais exato) é que não é. Mas eu vou me abster de maiores comentários, porque eu não quero generalizar. Nem todo mundo é sujo, mas tenha ciência de que muitos são. "Tela e batelia oliginal". Mais uma coisa pra falar sem rodeios: se não saiu zero da caixa lacrada, não é peça "original". As autorizadas conseguem sim peças da marca (nem sempre elas trocam, pode ser que encaminhem para outro centro autorizado fazer a substituição), mas não quer dizer que é o que estão te vendendo. A autorizada não ganha quase nada fazendo esse reparo, a marca cobra sua fatia grande do bolo. Por que não usar da fama de autorizada para colocar peças mais baratas por conta própria e cobrar o preço informado no site da Apple? Pra que fique claro, felizmente eu trabalhei em um centro de reparo autorizado muito correto, o proprietário é um homem justo, sem ganância, e sempre prezou pelo bom serviço e atendimento. Mas isso acontece. Eu costumo dizer que existem quatro tipos de peças: - "Original": Produto fabricado pelo fornecedor oficial e atual da Apple. Simples assim. - "Linha AAA fake": É a paralela gourmetizada, o cara diz que é linha A, te cobra preço de linha A mas é peça capeta. - "Linha AAA": essa é a peça que você deve procurar. Muitas vezes é fabricada por empresas parceiras da fornecedora oficial, possuem acesso à "receitinha do bolo" e fazem peças de boa qualidade. Aqui não vai ter um centavo de preço abusivo da marca. Se for abusivo vai ser por parte do técnico, mas é como eu disse, existem "mecânicos e mecânicos". - "Capeta/Paralela": essa é a oliginal que o cara te cobra 150 reais, deixa seu aparelho sem parafuso, tudo montado torto. Péssima qualidade de material e acabamento. Display com cores sem vida, brilho ruim, as vezes impede também o bom funcionamento do sensor de proximidade do aparelho que fica localizado junto à câmera frontal, touch sem precisão e com delay alto. O mesmo serve para as baterias e quaisquer outras peças. Procure um bom técnico e não "precinho", procure indicações, histórico, teste o seu produto após o reparo. Negocie o preço. Peça garantia. Exija sempre uma ordem de serviço assinada ou carimbada descrevendo o modelo e número de IMEI do aparelho e tudo o que foi reparado e/ou substituído. Assistência autorizada só em garantia, poupe seu bolso. As intenções aqui são boas, note que eu não fiz qualquer propaganda sobre assistência, e também saiba que não faço reparos para clientes que não são locais. Eu estou com a mão ardendo. Qualquer coisa que estiver abaixo DESTA linha será atualização/edição após eu ter feito a postagem, talvez algo que eu queria ter dito e esqueci, rs.
    10 pontos
  6. JvDaP

    Como pedir ajuda - Leia POR FAVOR!

    Antes de pedir ajuda pro seu Hackintosh, já instalado ou não, informe: 1. Seu Hardware, só rodar o AIDA64 e colocar as informações mais importantes, isso em caso de laptops. 2. Se for desktop, sempre coloque as specs a. Processador b. Placa-mãe c. Placa de Vídeo. 3. É muito fácil achar um tutorial de instalação de Hackintosh, http://letmegooglethat.com/?q=instalação+hackintosh 4. No caso de um driver especifico, você sabendo qual o chipset de audio, ou rede, fica mais fácil pesquisar, por exemplo no google como "Hackintosh alc 235" ou "Hackintosh Realtek 8111" 5. Sites com tutoriais e imagens pra download. Olarila Tonymacx86 Insanelymac Hackintoshbr Hackintoshzone AMD-OSX Você pesquisando e indo atrás, fará com que fique mais familiarizado com o seu hardware, e entenda melhor o processo de Hackintosh e com isso dependa menos de outros. Hackintosh demanda tempo e principalmente paciência. Bom Hack
    10 pontos
  7. rafa m.

    Kit 4 AIR TAGS Lacrado

    @victormotta meus sentimentos pela sua perda. Mas quando falamos a primeira vez, seu pai não havia falecido, e vc estava na "reunião da escola dos seus filhos". Não é questão de MIMIMI e muito longe de 'precisar' de R$29,00. Você não me conhece, não sabe o que sou ou o que faço - e não é pq estou vendendo algo aqui, que te dou a liberdade desse tipo de colocação sobre minhas necessidades financeiras. "Reclamar em público" não: vc veio no MEU ANUNCIO, disse que fecharia ABERTO. E como em todos os anuncios que faço aqui, sempre dou o retorno na negociação aberta. Entendo o ocorrido com vc, e desejo meus mais sinceros sentimentos quanto a perda, mas me chamar de OTÁRIO pq eu não tenho bola de cristal, não te exime do seu compromisso firmado. O valor foi pago e não temos mais nenhum tipo de vinculo de negociação. E AINDA MEU FEEDBACK É NEGATIVO! Pq vir querer me chamar de OTÁRIO e MIMIMI , mesmo ESTANDO ERRADO é de doer.
    9 pontos
  8. Olá Pessoal, segue minha lista de preços https://bit.ly/marceloiphones WhatsApp (44) 99176-0200.
    8 pontos
  9. FernandoGFL

    Certificado digital

    https://supportportal.thalesgroup.com/csm?sys_kb_id=fd704ab21bd53d1019913035464bcb30&id=kb_article_view&sysparm_rank=1&sysparm_tsqueryId=740bc0e947e17510128dca72e36d4352&sysparm_article=KB0027738 Nesse link tem o driver atualizado para o Safenet. Acessei o PJe do TRT10 normalmente.
    8 pontos
  10. Planejei uma estante pra dar uma ajeitada na coleção. Gostei do resultado! 😜
    8 pontos
  11. Faltou o preço…… assim quem tem interesse, ficaria mais viável .
    7 pontos
  12. advjoao

    [iCelo Shop] Linha Apple Completa!

    Recebido com sucesso!!! Obrigado, Marcelo.
    7 pontos
  13. Pessoal, gostei muito dessa coisa, coloquei um nome bem diverso nesse atalho, então só chamo a Siri no fone, digo a palavra pra acionar o atalho, então faço a pesquisa e a Siri narra a resposta do ChatGPT (as vezes bem longas as respostas), mas dá pra mandar enumerar, resumir etc. Eu segui o vídeo, mas achei o texto explicando também, compartilho ambos com vcs essa nova utilidade para pesquisas e geração de textos diversos! Obtenha o ChatGPT no seu iPhone (2023) A Inteligência Artificial é um conceito que tem sido bastante discutido nos últimos meses. Com os chatbots de IA como o ChatGPT entrando no mercado, as coisas só esquentaram ainda mais. No entanto, a IA não é nova, pois assistentes de voz como a Siri estão aqui há muito tempo. Na mesma linha, porém, a maioria concorda que Siri não possui muita inteligência em seu cérebro artificial. Mas e se eu dissesse que você pode combinar o melhor dos dois mundos e fazer o ChatGPT funcionar com a Siri no seu iPhone? Embora pareça impossível, é fácil fazê-lo. Continue lendo enquanto mostramos como usar o ChatGPT com a Siri no seu iPhone. O processo em si para usar o ChatGPT com o assistente de voz Siri do seu iPhone é simples. No entanto, ele possui certos requisitos e links necessários, portanto, certifique-se de tê-los todos antes de prosseguir. Requisitos para que o ChatGPT funcione com a Siri 1. Atalho Siri ChatGPT A integração do ChatGPT ao Siri funciona por meio de um prático atalho que será executado no seu iPhone. Como tal, é necessário fazer o download do atalho da Siri. Chamado Siri Pro, o atalho é cortesia do YouTuber Tim Harris. Embora o atalho seja chamado de Siri Pro, você sempre pode renomeá-lo como quiser. Para começar, baixe o Siri Pro (Pegar) atalho, mas não o execute ainda. Uma vez baixado, continue lendo. Powered By Play Unmute Loaded: 1.02% Fullscreen 2. Chave da API ChatGPT Para usar com sucesso os serviços do ChatGPT com Siri no seu iPhone, você precisa usar sua API. A chave de API do ChatGPT é algo que você pode acessar por meio de sua conta OpenAI. Para obtê-lo, dirija-se ao Chaves de API OpenAI página e faça login na sua conta. Aqui, você verá a opção “Criar nova chave secreta.” Clique nele para gerar uma chave de API para usar com o Siri Pro. Feito isso, copie a chave da API OpenAI. Lembre-se de que depois de copiar a chave e fechar a caixa pop-up, você não poderá copiar a mesma chave de API novamente. Portanto, guarde-o em algum lugar seguro. Você também pode abrir este site no seu iPhone para gerar e copiar a chave API para a área de transferência. Se você não possui uma conta OpenAI, você pode criar uma aqui e, em seguida, visite o link acima. Como configurar e usar o ChatGPT com a Siri no seu iPhone Depois de baixar o atalho do Siri Pro e copiar a chave API, é hora de fazer o atalho do Siri funcionar e vê-lo em ação: 1. Abra o Atalhos app para acessar o atalho baixado do Siri Pro. 2. Você encontrará o atalho do Siri Pro aqui. Toque em ícone de reticências (três pontos) para abrir as configurações do atalho. Observação: renomeamos o atalho Siri de Siri Pro para Siri Bro em nosso iPhone. 3. Na segunda caixa de diálogo intitulada “Texto“, você verá a mensagem – “Insira a chave da API ChatGPT aqui.” Cole sua chave de API copiada anteriormente aqui e toque em “Concluído” no canto superior direito. 4. E pronto! O ChatGPT agora foi integrado ao Siri no seu iPhone. Você pode invocar o atalho tocando em Siri Pro no aplicativo Atalhos ou dizendo Hey Siri seguido do nome do atalho (Bro, Pro ou seu próprio título renomeado). Como você pode ver abaixo, pedi ao ChatGPT Siri para planejar uma viagem de dois dias a Londres e ele respondeu com precisão. No entanto, lembre-se de que o atalho nem sempre funciona, dependendo da carga do servidor do ChatGPT ou se ele estiver inativo. No entanto, na minha experiência, funcionou na maioria das vezes sem problemas. perguntas frequentes Eu segui todos os passos acima, mas o atalho não dá resposta. O que eu faço? Como mencionado acima, a capacidade do ChatGPT Siri ser executado no seu iPhone depende da carga atual do servidor no próprio chatbot AI. Se o próprio ChatGPT estiver sobrecarregado, há uma grande chance de o atalho não responder. Aguarde uma ou duas horas e execute o atalho novamente. Este método está disponível para Android? A partir de agora, o ChatGPT para Siri está disponível apenas no iOS. Como isso depende do aplicativo de atalho do iPhone, ainda não descobrimos um método semelhante para os fanboys do Android por aí. No entanto, fique tranquilo, manteremos você atualizado se encontrarmos alguma coisa. O atalho continua me dizendo para adicionar sua chave de API primeiro. O que eu faço? Como o erro, isso significa que você ainda não adicionou corretamente sua chave de API do ChatGPT. Sem isso, o atalho não pode se comunicar com o servidor. Para adicionar a chave de API ChatGPT, siga a pergunta abaixo ou a seção acima no artigo. Como faço para obter uma chave de API do ChatGPT? Conforme mencionado acima, você pode obter a chave API para ChatGPT no site oficial da OpenAI. Mas, você precisará de uma conta na empresa para fazer isso. Siga nossos passos acima para começar. Como usar o ChatGPT com a Siri no iPhone - Jugo Mobile | Notícias e análises de tecnologia e jogos Esperamos que você se divirta brincando com o ChatGPT com Siri no seu iPhone. Para obter ainda mais valor, confira essas coisas legais que você pode fazer com o ChatGPT. Além disso, se você preferir usar um aplicativo móvel para acessar o chatbot AI em seu telefone, saiba como usar o ChatGPT no Android e iOS. Você está encontrando algum problema com o Siri Pro? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo.
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  14. Fala pessoal, tudo bem? Aqui vai um breve review sobre como foi usar um MacBook Air M1 2020 básico (7 núcleos de GPU) 8gb e 256ssd para programação durante 1 ano e meio. Como não foi desenvolvimento voltado para iOS e o intuito é falar sobre o comportamento da máquina em si, e, não do desenvolvimento propriamento dito, coloquei nessa categoria. Pois bem. Stack: - Programação Backend Java (JDK 11 - 17 e 19) - Node.js - Angular Cenário: - 5 microsserviços Java rodando ao mesmo tempo, em modo debug (5 instâncias do Intellij) - 1 instância Node rodando o front em Angular (rodando via terminal numa janela do VScode) - Docker para BD e enfim - 1 monitor externo 4k conectado - Magic Mouse 2 (consumindo Bluetooth) - Insominia para envio de requisições - Google meet em reunião durante boa parte do dia Comportamento: Durante o primeiro ano e meio de uso do Mac atuei em um projeto conforme o cenário e stack acima. Dia após dia, o mesmo cenário descrito. Fiz alguns testes BEM básicos, simulando um ambiente local de desenvolvimento, que testei e comparei com o auxílio de um colega. No dia-a-dia do Desenvolvedor, o que notei que faria diferença entre ter um Mac (mesmo o mais básico) e um Note de alto desempenho (no caso o modelo comparado foi de um colega - Dell Vostro 5510) seria o tempo perdido compilando código, debugando e enviando requisições para percorrer a aplicação. O cenário foi o mesmo durante todo o ano, mas, a aplicação foi sendo desenvolvida e cresceu muito em questão de linhas de código e features, considerei apenas os números do último mês, quando o sistema já estava pesando BEM nas máquinas como um todo: Com todas essas instâncias abertas e rodando full-time, mesmo em vídeo chamadas pelo Meet para fazer a comparação com um colega entre o tempo de resposta do meu Mac com o tempo de resposta da máquina dele (Dell i7 11th 16gb DDR4 3200MHz Linux Mint), rodando exatamente os mesmos programas, chegamos ao números abaixo: - Para subir uma instância de cada vez dos microsserviços (compilação + inicialização) do Java o Mac levou em torno de 5 segundos. O Dell levou 22 segundos para inicializar cada instância. - Para retornar uma requisição no insomnia (onde a aplicação basicamente faz uma consulta básica no BD por meio de um ID) o Mac retornou a consulta em 2 segundos. O Dell retornou em 8 segundos. - Para processar um Json, convertê-lo em um DTO para repassá-lo ao segundo microsserviço (e assim por diante até o quinto, fazendo o fluxo completo) o Mac percorreu o caminho até o último microsserviço em 8 segundos. No Dell o fluxo foi concluído aos 19 segundos. - Durante um teste ensaiado realizamos o seguinte: ambos tínhamos de resolver o mesmo Bug, seguindo o mesmo passo-a-passo, enviando as mesmas requisições, compilando o código na mesma sequência de vezes. Ou seja: simulamos um Dev fazendo o mesmo trabalho em uma máquina, e depois repetindo o MESMO passo-a-passo na segunda máquina. O tempo de solução no Mac foi de 16 minutos. No Dell foi de 22 minutos. A conclusão que cheguei é que se for pra ter um Mac (considerando apenas o quesito "usá-lo para programação"), prefiro um modelo básico do que um notebook mais "parrudo" de outra marca. Todos os testes foram realizados com diversas abas do navegador abertas, música tocando no Youtube enquanto não estava em reunião, ambos utilizando um monitor 4k (que no Dell gerou bastante travamento na imagem com esse cenário de pé), e enfim. No dia-a-dia mesmo. Não vou mentir, houve momentos em que o Mac esquentou bastante, a ponto de incomodar durante a digitação, por conta do teclado quente. Segundo meu colega, teve o mesmo incômodo no note da Dell. Mas ambos deram conta. E fiz esse relato porque eu fiquei DE CARA. Com apenas 8GB de Ram o Mac deu conta de fazer TUDO em menor tempo, me fazendo economizar bastante tempo diariamente. E se for considerar o uso por 1 ano e meio, eu devo ter sido alguns DIAS mais produtivo do que o meu colega só pelo fato de usar um Mac. E ele também ficou de cara com os números, motivo pelo qual realizamos essas medições e algumas brincadeiras durante esse 1 ano e meio que pegamos juntos no projeto. Ps.: Eu sempre tive preferência de um pc Gamer top ao invés de um Mac. Mas num mundo onde a portabilidade tem predominado na minha vida, e, já não tenho jogado tanto assim, resolvi experimentar o Mac pra um uso mais intenso, tornando meu PC principal, e fiquei surpreso com o resultado, motivo pelo qual escrevi esse relato. Sem intenção NENHUMA de criticar/desvalorizar/menosprezar marcas tão tops como a Dell ou papo de fanboy. Apenas uma comparação saudável e nítida do quanto um Mac pode ser benéfico e produtivo pra um Dev, seja pra estudante e entusiasta quanto pra alguém que já está há algum tempo na área. É um carinha bem competente. Abs.
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  15. Teoricamente a Apple não dá nada! rsrs 🤑 Eu trabalho nessa área há cerca de 12 anos, então vou dar a minha opinião (leia-se: dizer pra você coisas que eu queria ter escutado lá atrás). Se você tem zero conhecimento na área, você tem duas escolhas: procurar um curso básico pra te ensinar o feijão com arroz, como desmontagem, identificação dos componentes, reparos simples como substituição de componentes (bateria, tela, cabos flexíveis, antenas etc), como fazer diagnósticos para isolar a causa dos defeitos, como utilizar as ferramentas básicas da assistência como fonte de alimentação, multímetro, estação de solda a ar, ferro de solda etc. Ou, você pode pedir um emprego na cara dura, dizer pro cara que você não sabe nada mas que tem vontade de aprender, como eu fiz há cerca de 13 anos atrás. Se quer um conselho, invista na sua profissionalização e faça um curso, porque eu tive a sorte de ter sido ensinado por um bom técnico, mas se você pegar um porco que quer se aproveitar da tua mão de obra, você vai aprender apenas maus hábitos como técnico e se frustrar. Pra que fique claro, a Apple não oferece cursos. A menos que você seja contratado por um centro de reparo da marca e receba treinamento, ou alguma assistência autorizada como as que existem em algumas loja iPlace etc. Você terá nesses empregos a oportunidade de tirar suas certificações (comento mais abaixo a respeito). Pra caçar um emprego desses é bom ter uma base de conhecimento. Dificilmente pegam uma pessoa com zero conhecimento pra treinar. Não precisa ser um expert (até porque os técnicos autorizados da Apple não são técnicos avançados 🙊), basta ter um conhecimento básico, que como eu disse acima você pode adquirir em um curso. Você também pode trabalhar em assistências especializadas, que não possuem vínculo com a marca. Você também pode abrir sua própria assistência, mas eu recomendo que não se aventure logo de cara. Caso queira empreender na área, é interessante que passe antes por uma assistência pra entender o funcionamento, como lidar com os clientes, e claro, adquirir experiência técnica pra não correr o risco de se queimar num empreendimento novo e com pouca experiência. Sinceramente? É aqui onde o dinheiro está. Trabalhar em autorizada e seguir à risca os procedimentos da marca não dá dinheiro. Inclusive se você for o dono da assistência. Ser um técnico comissionado ou ter a própria assistência com certeza te dará maiores retornos financeiros, mesmo que você tenha um volume de serviço menor (e sinceramente qualquer assistência razoável tem mais servico que as autorizadas, fácil). Com o passar do tempo, conforme você for adquirindo experiência com os procedimentos básicos, você pode começar a querer fazer reparos mais avançados, como reparo de placa de placa lógica, por exemplo. Aqui não tem caminho fácil, curso e muito estudo, ou um bom colega de trabalho já experiente, disposto a ensinar, e também muito estudo e dedicação da sua parte. Envolve microeletrônica, uso de ferramentas mais avançadas como osciloscópio, microscópio, entre outras. E a curva de aprendizado geralmente é mais lenta em relação aos procedimentos básicos. Prepare-se para pequenas (e grandes) doses de frustração, porque até "pegar o jeito", você vai coçar bastante a cabeça. É uma área que cresce DEMAIS, principalmente se você for aplicado e caprichoso, porque a Apple não faz esse tipo de reparo, e se o cliente não estiver coberto pela garantia eles não estão nem aí, e é aqui que entra o técnico avançado. Sobre as certificações... É um pedaço de papel que a Apple te dá, dizendo que a marca reconhece seu conhecimento técnico em alguma área (como reparo de dispositivos iOS, Macs, vendas etc etc). Você tem duas opções: ou trabalhar em uma autorizada, onde você terá o treinamento e receberá os exames, ou você faz por conta. Pra fazer por conta existe um material de estudo (que custa um balaio de dinheiro, em dólares), e depois você entra na plataforma e faz os exames (que custam 20 dólares cada, por tentativa). Se você for trabalhar na autorizada, não tem escapatória, você tem que fazer, mas pelo menos não terá custos. Se você for trabalhar pra alguma assistência especializada, não gaste seu dinheiro, e se for pra ter uma assistência própria, é um pedaço de papel legal de ter emoldurado na parede da recepção e mostrar aos clientes que você tem um mínimo de reconhecimento pelo seu conhecimento. Com o passar do tempo, e quanto mais especializado você for, principalmente em reparos avançados, você vai entender que aquela certificação não faz jus algum ao teu nível, rs, porque como eu disse, você verá em reparos avançados coisas que somente quem fabrica o iPhone lá na China sabe que existe. É meio que ser um atleta olímpico e pendurar na parede as medalhas de "Obrigado por participar" na época das gincanas escolares. Fica a seu critério. Eu tenho, gosto, mas não te define como técnico e se for pra tirar por conta muito provavelmente não vale o esforço, tempo e dinheiro. Em relação aos cursos, é preciso ter muito cuidado. Tem muito picareta por aí se aproveitando dessa época em que muita gente quer mudar de carreira, e cobrando pra ensinar o que você pode aprender no YouTube (e com metodologia pior). Pesquise por boas escolas, com boas indicações, avaliações de ex-alunos etc. Não se deixe influenciar por um site ou panfleto bonito, preço atrativo e mil e uma promessas. Pesquise, leve dias, semanas, ligue, se informe. Não rasgue dinheiro. Eu não vou te enganar: existe uma concorrência selvagem e muitas vezes até desleal nessa área. Informação é OURO, e a maioria esmagadora dos técnicos vai esconder informações de você. Muita coisa você vai aprender batendo cabeça, e se tiver sorte, como eu tive por diversas vezes, encontrará colegas de profissão, muitas vezes até concorrentes diretos, mas que estarão dispostos a compartilhar mutuamente informações com você pra que ambos cresçam juntos, mesmo que cada um na sua. São coisas que você vai entender bem como funcionam ao ir adquirindo experiência. Não queime o serviço dos outros. Você é quem vai se queimar. Também não dê corda pra cliente "leva e traz", aqueles que vão na sua assistência falar do outro técnico, porque você vai ser o alvo também, o cliente vai sair ileso e você irá criar inimizades. Tenha bom relacionamento com seus concorrentes. Eu tenho concorrente que me empresta peça e ferramenta quando está em falta, rs, e vice-versa, rs. Não pule etapas. Comece pelo básico do básico e treine até a exaustão, nem que seja desmontando aparelhos velhos, sucata, doação, vendo vídeos de outros técnicos também, lendo etc. Essa área pune com força quem tenta dar o passo maior que a perna, e as vezes a punição pode ser você matar um aparelho caríssimo de um cliente e ainda ter que explicar pra ele que as fotos do bebê recém-nascido dele já eram. É um serviço que demanda muita atenção e capricho. Você tem que fazer o serviço como se fosse o seu aparelho particular, porque serviço apressado e porco afasta cliente, e logo logo você pega fama (ou de técnico caprichoso ou de açougueiro). Não pegue serviço pra fazer com 20 minutos, mesmo que seja a troca de uma bateria. A lei de Murphy é implacável: o que puder dar errado, vai dar. Faça com calma. Uma escapada de uma ferramenta e tchau, tchau placa lógica (ou qualquer outro componente), e num serviço que era pra você lucrar 100 reais você vai ter prejuízo de milhares de reais. Se tiver alguma dúvida, pode perguntar aqui no tópico, e assim que puder eu respondo. A única coisa que eu vou ficar te devendo mesmo é indicação de curso. Boa sorte!
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  16. Olá, amigos do Fórum MacMagazine! Hoje quero compartilhar um tutorial e também um review sobre a instalação e o desempenho do Windows 11 em um MacBook com processador Intel (no meu caso, um MacBook Air de 13 polegadas com 8GB de Ram e 128GB de SSD, divididos entre o MacOS Monterey e o Windows 11. Trata-se de um tutorial relativamente simples e sem grandes complicações, posto que muitos usuários do Mac, como eu, precisam também do Windows por conta da necessidade de usar alguns aplicativos que não rodam no macOS. Após o tutorial, deixarei o meu relato sobre a performance do Windows 11 em minha máquina, a fim de contribuir com todos que buscam informações sobre como configurar o Mac para a última versão do sistema da Microsoft, que requer o módulo TPM 2.0 na placa-mãe para que o sistema seja instalado. Sem mais delongas, vamos iniciar o tutorial. Você precisará dos seguintes dispositivos e aplicativos: 1 Pendrive de 16GB (ou mais); Aplicativo Rufus (que pode ser baixado neste link: https://github.com/pbatard/rufus/releases/download/v3.21/rufus-3.21.exe) Microsoft Windows instalado (em uma máquina física ou virtual, para rodar o Rufus); ISO do Windows 11 (pode ser baixada neste link: Baixe o Windows 11 (microsoft.com) (opcional, pois há a opção de baixar diretamente pelo Rufus (instruções abaixo); Ter, pelo menos, 60 GB de espaço livre no SSD do Mac, pois iremos criar uma partição através do Utilitário de Disco para que possamos instalar o Windows neste local; Primeira etapa (AMBIENTE WINDOWS) - Executar o Rufus, baixar a ISO do Windows 11 e configurar o pendrive com a imagem customizável, que irá retirar a verificação do módulo de segurança TPM e também será configurado para criar uma conta local, uma vez que a instalação do Windows não detecta os drivers de rede sem fio e iremos configurá-los corretamente após a instalação do sistema. 1o passo) Baixar e executar o Rufus (link acima) no ambiente Windows. Uma janela como esta deve aparecer: 2o passo) No menu drop-down da tela, onde aparece "Dispositivo", selecione o pendrive que você conectou em seu computador. 3o passo) No lado direito da janela, onde aparece "SELECIONAR", você tem duas opções: - Fazer o download da versão mais recente do Windows 11 (22H2) direto do aplicativo; - Selecionar a ISO (imagem do sistema) já baixada em seu computador ou em um pendrive ou HD externo. Caso não tenha a imagem baixada, clique na seta para baixo ao lado de "SELECIONAR" e escolha "BAIXAR" (como na tela abaixo): Se você selecionou "BAIXAR", aparecerá uma tela onde você escolherá a versão do Windows que deseja carregar (no nosso caso, escolhemos o Windows 11); Caso já tenha a imagem baixada, ao clicar em "SELECIONAR", aparecerá uma janela onde você deverá selecionar a pasta (ou unidade externa de armazenamento) que você usou para salvar a imagem do Windows; 4o passo) Ao selecionar a ISO, você voltará para a tela principal do Rufus. Aqui, você não irá realizar nenhuma alteração, a não ser que deseje alterar o rótulo do pendrive. O próprio Rufus nomeia o pendrive com o nome padrão da imagem do Windows, mas caso prefira, poderá alterar o nome a seu critério. A imagem abaixo mostra a tela com a ISO selecionada. 5o passo) Estando tudo pronto, você já pode clicar em "INICIAR". OBS: Lembre-se que o seu pendrive será completamente formatado, portanto, caso tenha algum arquivo ou conteúdo, faça o backup antes de prosseguir para os próximos passos. 6o passo) Ao clicar em "INICIAR", esteja atento que aparecerá uma janela onde você deverá remover alguns itens para que a instalação do Windows prossiga sem erros (como mencionado acima, iremos desmarcar a opção sobre o módulo TPM e deixaremos selecionada a opção para criar uma conta local, pois só iremos configurar os drivers do BootCamp quando o Windows estiver instalado no Mac). As opções "Remove requirement for 4GB+ RAM, SecureBoot and TPM 2.0" e "Remove requirement for an online Microsoft Account" devem permanecer selecionadas. O restante pode ficar desmarcado. Agora é só clicar OK que o Rufus formatará e configurará seu pendrive com a instalação personalizada do Windows. A próxima etapa, logo mais abaixo, será no ambiente MacOS, pois iremos reparticionar o HD do Mac por meio do Utilitário de Disco. Assim que a configuração do pendrive terminar, remova seu pendrive do computador com segurança e sigamos para os próximos passos. Segunda etapa (AMBIENTE MAC) - Consiste em particionar o HD do Mac através do Utilitário de Disco para que possamos instalar o Windows 11 através do pendrive que configuramos na primeira etapa (passos acima). Também iremos fazer o download dos drivers do BootCamp utilizando o Assistente do BootCamp para que possamos configurá-los quando a instalação do Windows for completamente concluída. 1o passo) Já no MacOS, pressione as teclas Command + Barra de espaço para abrirmos o spotlight. Digite "Utilitário de Disco" ou "Disk Utility" (no meu caso, posto que meu Mac está em inglês). O utilitário deverá abrir e mostrar o seu HD (no meu caso, já está particionado, então não se assustem, rsrs): 2o passo) Clique em "Partition"; Se seu HD estiver com espaço disponível, procure alocar pelo menos 60 GB de espaço para a partição que conterá o Windows. Se tiver um espaço maior, melhor ainda. Senão, 60 GB são suficientes. 3o passo) Depois que tiver definido o tamanho da partição, vamos prepará-la para que o Windows a reconheça. Na tela acima, você pode observar que eu nomeei a partição com o nome "BOOTCAMP". Preferencialmente utilize este nome. Na parte debaixo, em "Format" (ou Formato), clique nas setas que estão na cor azul. Abrirá uma lista. Nela, escolha "MS-DOS (FAT)". Após, clique em "Apply" (ou Aplicar); 4o passo) O utilitário de Disco agora irá reparticionar seu HD. Uma mensagem será exibida de que o particionamento poderá "travar" sua máquina durante o processo, o que é normal. Então, não se assuste se ficar somente o utilitário de disco em sua tela. Se tudo correr bem, o utilitário de disco apresentará, na parte inferior da tela, uma janela com um ícone de check (checagem) verde, ao lado de uma mensagem de operação bem sucedida. 5o passo) Agora iremos abrir o BootCamp Assistant (ou Assistente do BootCamp). Aqui somente iremos trabalhar com o download dos drivers do BootCamp, portanto, não siga com as etapas adiantes, até porque o HD já está devidamente particionado e pronto para o Windows. 6o passo) Com o BootCamp Assistant aberto, iremos no meno "Action" e selecionaremos a opção "Download Windows Support Software" (ver tela abaixo): Preferencialmente, coloque um pendrive vazio e salve o download neste pendrive, pois você irá instalar os drivers através deste arquivo, que será baixado. Agora é só esperar o download terminar, o que deve levar alguns minutos. Assim que concluir, pode fechar o BootCamp Assistant. E finalmente chegará a hora de instalarmos o Windows. INSTALANDO O WINDOWS COM O PENDRIVE QUE CRIAMOS NA PRIMEIRA ETAPA Se você chegou até aqui e não teve nenhum problema, significa que está pronto para iniciar a instalação do Windows 11 em seu Mac. Lembrando que este procedimento funciona apenas nos Macs com processadores Intel. No meu caso, estou utilizando um MacBook Air 2017 de 13 polegadas, com 8GB de RAM e 128 GB de SSD. O ideal é ter um HD maior, se possível. Mas este tutorial foi desenvolvido diretamente do Windows 11 no meu Mac, sem qualquer problema. Vamos, então, aos passos seguintes: 1o passo) Conecte o pendrive que criamos no Rufus em uma entrada USB de seu Mac; 2o passo) Reinicie o Mac, caso esteja ligado. Mantenha a tecla "Alt (Option)" pressionada. Aparecerá uma tela que mostrará três unidades. Uma delas é a que carregará a instalação do Windows. Esta é a unidade "EFI", responsável por inicializar o pendrive com os arquivos de instalação do Windows 11, criado pelo Rufus. Com a seta do teclado, selecione esta unidade ("EFI) e pressione enter; 3o passo) Uma janela do Windows 11 será exibida, o que mostrará que os arquivos estão sendo carregados. Aguarde até a tela de início da instalação: Clique em "Instalar"; 4o passo) Na tela seguinte, verifique as configurações do idioma e de teclado, conforme a língua que você selecionou para fazer o download da ISO do Windows. Se estiver tudo bem, nesta tela clique em "Avançar"; 5o passo) Selecione a versão do Windows compatível com a licença que você possui (no meu caso, a versão Windows 11 Pro, x64). É importante que você escolha exatamente a mesma versão que você tinha antes, caso contrário, o seu Windows não será ativado quando os drivers de rede forem instalados. 6o passo) Agora deverá selecionar a partição que você criou lá no Mac, através do Utilitário de Disco. Selecione a partição "BOOTCAMP" (ou com o nome que você selecionou) e clique em "Formatar". ATENÇÃO! ESTEJA ATENTO EM SELECIONAR A PARTIÇÃO CORRETA, POIS VOCÊ PODE FORMATAR A PARTIÇÃO ERRADA E ISSO IMPLICARÁ EM PERDA DE DADOS DO SEU MAC, O QUE CULMINARÁ NA NECESSIDADE DE REINSTALAR TODO SEU MACOS COM OS PADRÕES DE FÁBRICA. ESTEJA ATENTO NESTA PARTE! 7o passo) Feito isso, o Windows rapidamente formata a sua partição BootCamp e dará início à instalação. Aguarde até que seu computador seja reiniciado. Ao término, uma tela aparecerá onde você poderá clicar para reiniciar ou ele mesmo reinicia, após 15 segundos. 8o passo) O computador poderá reiniciar algumas vezes. Não se assuste. Isto significa que o Windows está sendo instalado. 9o passo) Quando tudo terminar, você começará a selecionar o país que você reside, o layout do teclado e, no nosso caso, iremos selecionar a opção de configurarmos uma conta local limitada, pois não teremos acesso à internet (ainda) para evoluirmos. Então, nos passos seguintes você informará seu nome, uma senha e escolherá 3 perguntas secretas, e também colocará 3 respostas secretas. Após esta parte, o sistema começará a se preparar para carregar, caso esteja tudo OK. 10o passo) Se você está visualizando seu desktop com o menu iniciar no meio da barra de tarefas, significa que você instalou o Windows corretamente. Por fim, iremos agora instalar os drivers do BootCamp. Pegue o pendrive que você usou para salvar os drivers do BootCamp (consultar o 6o passo da segunda etapa) e abra no explorer. 11o passo) Dentro do pendrive, localize a pasta $WindowsSupportDriver$ e clique duas vezes no arquivo executável, que iniciará a instalação dos drivers do BootCamp (provavelmente um arquivo chamado "setup.exe", se não me falha a memória); 12o passo) Aguarde a instalação. Ao término, ele pedirá que você reinicie o Mac. Responda Sim (ou Yes) e aguarde o Windows ser carregado. Após este passo, todos os drivers deverão estar funcionando corretamente, inclusive a sua rede sem fio. A partir daí, você pode conectar o Windows com a internet, indo lá no ícone de rede na barra de tarefas onde deverá aparecer a lista de redes disponíveis. Selecione a sua, digite a senha e... pronto! Já está conectado! 13o passo) Para concluir, é preciso fazer um último procedimento para corrigir o boot de seu Mac, pois você poderá alternar entre o Mac e Windows sempre que desejar, devendo manter a tecla Alt (Option) pressionada ao ligar ou reiniciar seu Mac. Com seu computador já conectado, vamos atualizar o assistente do BootCamp, no Windows. Vá no Iniciar, selecione "Todos os Aplicativos" e clique em "Apple Software Update". Algumas atualizações aparecerão, então atualize e depois, reinicie seu computador. 14o passo) Já com seu Windows carregado, após atualizar o software do BootCamp, vamos configurar o disco de inicialização para o Mac, pois assim você carregará o MacOS normalmente, a não ser que queira o Windows pressionando a tecla Alt (Option) durante a inicialização da sua máquina. Lá na barra de tarefas, clique na seta para cima e localize o ícone do BootCamp (logo abaixo): Ao clicar em cima deste ícone, abrirá uma lista de opções. Selecione "Painel de Controle do BootCamp". Você deverá visualizar uma tela como esta: Selecione "Mac" e clique em "Reiniciar". Seu Mac será reiniciado e carregará o sistema MacOS. Pronto. Agora seu Mac está com DualBoot e sempre que quiser carregar o Windows 11, basta permanecer com a tecla Alt (Option) pressionada quando for ligar ou religar sua máquina. Sejam bem-vindos ao Windows 11 direto de um Mac! Agora basta explorar todas as novidades que a nova versão do Windows tem a lhe oferecer. Gostou do tutorial? Achou confuso? Ficou alguma dúvida? Poste seus comentários, pois minha intenção foi de trazer algum conhecimento depois de tanto tempo procurando meios para instalar a versão mais atual do Windows na minha máquina. Detalhe: os passos acima não envolvem ou apoiam a pirataria. O meu Windows é ativado com uma chave original, adquirida legalmente. Os procedimentos acima são apenas para "enganar" a máquina por conta das exigências do sistema, sobre o módulo TPM e o SecureBoot. Mas o Windows é original e adquirido através da compra de uma licença. Não apoio e incentivo o uso de software pirata na máquina. REVIEW DO WINDOWS 11 EM UM MACBOOK AIR 2017 Bem, terminado o tutorial, vou fazer um breve relato sobre a performance do Windows 11 em minha máquina, que é um MacBook Air 2017 de 13 polegadas, 8 GB de RAM e 128 GB de SSD (foi um malabarismo enorme para mim poder distribuir o espaço interno da máquina para rodar dois sistemas diferentes). O macOS é o Monterey 12.6.3, última versão para este modelo, já que meu computador não comporta o macOS Ventura. Bem, vamos falar do Windows... Nestas configurações, não experimentei nenhum tipo de problema ao executar o Windows 11 nesta máquina. O sistema está funcionando muito bem, com fluidez e rapidez nas respostas. Nenhum engasgo ou lentidão foram observados até o momento. As atualizações do Windows ocorrem normalmente, bem como dos drivers. Aliás, os drivers estão todos funcionando com boa performance e não houve nenhum conflito de hardware até aqui. Portanto, tudo fluindo muito bem. No meu dia-a-dia, utilizo o programa ProfitChart, da Nelogica, para operações no mercado financeiro. Fiquei com um certo receio, pois como o Profit usa gráficos, isso certamente envolve um uso maior dos recursos do computador. Porém, mesmo sendo um programa mais pesado, está funcionando perfeitamente bem, sem travamentos ou engasgos. O mesmo vale para a suíte Microsoft Office, Microsoft Edge e Adobe Acrobat Reader, para leitura de arquivos no formato PDF. Até mesmo consegui a proeza de fazer o Visual Studio Community 2022 rodar com agilidade, posto que estou estudando linguagens de programação. Resumindo: Windows 11 fluindo muito bem nesta máquina, sendo que a única questão a pontuar é o pouco espaço disponível em meu SSD, o que limita no uso de outros aplicativos. Aliás, como bem viram, recomendo que tenham um armazenamento maior, até para não sofrerem com limitações de espaço. Mas para meu uso, e diante das "gambiarras" que faço para manter sempre algum espaço disponível (neste momento, estou com 13,6 GB livres, com outros 12,5 no Mac, que possui, inclusive, o XCode instalado, rsrs), está satisfatório. No momento, para o uso que faço da máquina, está tranquilo e não estou sofrendo horrores. Além disso, quando uso a máquina fora da energia, está apresentando uma boa duração, tendo algo em torno de 2~3 horas longe da tomada, a depender, é claro, do tipo de aplicativo que utilizo. Conclusão: até agora não compreendi qual o propósito da Microsoft em exigir o tal do TPM e SecureBoot para usuários domésticos, mas em termos de desempenho, o sistema é estável e confiável, mesmo para uma máquina mais antiga como a minha. Estou satisfeito com a experiência de ter o Windows 11 Pro neste MacBook Air e deixo, portanto, meu testemunho para aqueles que desejam ter a curiosidade de experimentar esta última versão do sistema da Microsoft. Porém, contudo, vale lembrar: este tutorial é apenas um guia para quem está tentando instalar o Windows em seu Mac. A responsabilidade é exclusiva de cada um que queira tentar os procedimentos acima. Aliás, para quem tem máquinas mais antigas que a minha, não posso dizer qual é o desempenho apresentado ao executar o Windows 11. Nem mesmo sei se será compatível. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, analisem bem e se certifiquem de entenderem o que estarão prestes a fazer. Boa sorte a todos e espero que este tutorial/review possa ajudar aqueles que estão tentando instalar o Windows em seu Mac. Ah, não esqueçam jamais: FAÇAM SEMPRE UM BACKUP DOS SEUS DADOS, ANTES DE QUALQUER COISA! SE POSSÍVEL, ATÉ MESMO DEIXEM UM PENDRIVE BOOTÁVEL COM A INSTALAÇÃO DO MAC OS. ISSO PODE AJUDAR MUITO!
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  17. Eu até procuro deixar carregar até 100% ao invés de dar aquelas carguinhas picadas, mas se eu precisar sair de casa e interromper o carregamento, eu saio de consciência tranquila kkk. A mesma coisa acontece no descarregamento: procuro colocar pra carregar quando o aparelho avisa que tá abrindo o bico, mas se estiver lá por 30... 40... 60% e eu for sair, sabendo que vou ficar tempo longe do carregador, eu também coloco pra carregar até completar. A vida é curta demais pra ficar adiando o inevitável. Quando der ruim, troca a bateria e vida que segue. Por uma ironia do destino, minhas baterias sempre duraram muito tempo, mais do que eu mereço uahuahuaha
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  18. Salve galera; Algumas semanas atrás recebi dois lindos presentes de um usuário aqui do fórum. Um Powerbook G4 12" em excelentes condições e um iPod Nano original, em uma linda capinha de lã com o logo do iPod e da Apple. Escrevi um texto em agradecimento e contando essa história. https://marcosfelisberto.wordpress.com/2022/12/04/dois-lindos-pequenos-presentes/ Fica aqui meu agradecimento ao Fabio. Tenha certeza que serão guardados e cuidados com todo amor e carinho! 🥰🥰 Quem quiser ver mais fotos vai lá ler o texto que escrevi. Deixem de preguiça! 🤣
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  19. atualizando... Acabei de falar com o pessoal do 0800 aqui do Brasil novamente e realmente meu aparelho NÃO TERÁ reparo autorizado no Brasil, somente no país de origem da compra. O atendente veio com o mesmo papo de que essa informação deveria ter sido falado pelo vendedor no momento da compra lá nos EUA e tals. Questionei o atendente de que, em Dezembro/2021, tive o meu aparelho 11 PRO MAX reparado aqui no Brasil pelo Apple Care+ na iPlace sem nenhum problema (mesmo comprando o aparelho fora do país). Claro que ele tentou enrolar, enrolar, enrolar e não conseguiu responder. Enfim, disse que não tem o que fazer e que para ter o reparo preciso levar em alguma Apple dos EUA (país de origem). Para quem já tem Apple Care+ ou pretende comprar essa "garantia extra", fiquem atentos. Não sei se foi um caso isolado ou se pode ser alguma nova "política da Apple" para garantia somente no país de origem da compra. Boa sorte a todos
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  20. Um desabafo aqui. A pessoa entra em contato comigo. Querendo um aparelho, falo que só tem uma cor, passo o valor de envio e tudo mais. Ai ele quer ver o serial/ IMEI do aparelho. Me desculpe, mas serial/IMEI são iguais senhas do seu banco. Você gostaria que o aparelho que você compra já tivesse na mão de várias pessoas o serial?? Eu não! Então como as pessoas já compraram aqui comigo, eu mando sempre o serial do aparelho depois de pago e pronto pra envio. Pois como disse, não gosto de mandar serial pra ninguém e não vou mandar. Do resto estou à disposição a qualquer hora no WhatsApp pra vocês!! E quem fez isso não precisa me bloquear não. Eu não vou te xingar, só vou expor o meu lado.
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  21. Senhores, Recebi meu Apple Watch Series 6 e da esposa o Apple Watch SE e fui fazer a compra full pelo Nomad, simplesmente da forma tranquila: 1 - Acessando o endereço do Check Covarage americano pelo meu notebook normal: Check Your Service and Support Coverage - Apple Support 2 - Colocando o número de série do dispositivo 3 - Clicando no link para comprar o AppleCare+ que está disponível 4 - Escolhendo a opção do AppleCare+ e após isso escolhendo a opção de pagamento do valor FULL 5 - Me logando com a conta do Apple ID Americano e com endereço de Delaware. 6 - Digitando as informações do cartão virtual NOMAD e confirmando o pedido 7 - Efetuando novamente a conclusão do pedido 8 - Compra efetuada com sucesso e em minutos recebi o Proof Coverage !!! Ou seja, não precisei deslogar do meu Apple ID Nacional para Americano no iPhone nem nada, nem alterar região ou quer que seja. Simples, rápido e eficiente !!!! Moral da história: NOMAD é vida !!!
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  22. Finalmente!! iPhone 11 Pro Max Sent from my iPhone using Tapatalk
    6 pontos
  23. Com um ano de "atraso": iPhone XS 64Gb Space Gray + Apple Watch Sport 44mm (GPS + Cellular). Sent from my iPhone using Tapatalk
    6 pontos
  24. rafa m.

    Kit 4 AIR TAGS Lacrado

    Caros, boa tarde! Quero dizer que o negócio foi fechado, mas a minha avaliação é NEGATIVA para o @victormotta! E vou explicar o pq: O valor fechado do anuncio era R$649. Ele me enviou uma DM e pediu que entregasse o pacote para o porteiro do seu prédio, e que ele faria o pgto via PIX no mesmo momento. Seu prédio é em uma rua onde não se pode parar em uma das vias, então, a entrega teve que ser no modelo "THE FLASH". Avisei que estava em frente ao prédio, e ele pediu que entregasse as airtags para o porteiro enquanto ele faria o PIX. Fiz isso e ele fez um Pix de um valor menor que o combinado, perguntando se o valor era o menor (R$620). Tirei um print do anuncio e enviei pra ele, falando que o valor era o anunciado e que ele teria que fazer a transferencia do restante (R$29,00). Não me respondeu com velocidade, e após algum tempo, me informou que estava em um compromisso e que faria a transferencia o mais breve possível. (Isso foi ontem antes das 13h). Enviei varias mensagens ontem (às 15, 18, 21h), pedindo um parecer, e não tive NENHUM RETORNO. Ontem a noite, pedi que fizesse o pagamento da diferença essa manhã, pois haviamos combinado outro valor. Hoje cedo, novamente (~9h), enviei uma mensagem informando que esperaria até às 12h o pagamento, senão enviaria a minha avaliação aqui no MM. Acabei de ligar (tanto por WhatsApp quanto por linha normal, e não fui atendido). Meu relato não é sobre R$29,00, mas sim sobre comprometimento, responsabilidade dentro da comunidade que é o MM. Muitos aqui fazem negociações baseadas na confiança, muitas vezes entregando e recebendo depois. Eu ja fiz algumas negociações dessas aqui, e sempre me esforço de cumprir o combinado, afinal, dentro de uma comunidade, cumprir o combinado é primordial para termos um ambiente de confiança. Dado que estamos dentro de um grupo que visa negociar de forma transparente e ajudar que usuários do forum bem avaliados tenham um voto de confiança com os outros, meu feedback infelizmente neste sentido, para o usuário acima, é negativo. São 12:45, e até agora não recebi nenhum retorno (inclusive tirei um print desse texto antes de enviar aqui e enviei para ele). Se receber algum retorno após esse feedback volto a comunico a todos.
    5 pontos
  25. Boa tarde! Pessoal, primeiramente venho agradecer a todos que confiam em nosso trabalho, sempre procuramos fazer o melhor para todos! Pedimos gentilmente um pouco de paciência em relação as compras de Black Friday, pois acabamos ficando congestionados de pedidos, ficando acima do que estávamos esperando. Prezamos sempre pelo envio rápido para que possamos manter sempre a qualidade de nosso trabalho também. Ainda esta semana estaremos já realizando todos os envios pendentes e semana que vem já estaremos com os prazos normalizados. Abraços.
    5 pontos
  26. Compra um Samsung, pra entender o que é obsolescência programada. 😂
    5 pontos
  27. Chegou hoje, amei! 😍 Recomendo demais!
    5 pontos
  28. em meio aos raios e trovões do ciclone aqui no sul, chegou!!! A máquina é muito massa e o atendimento também, voltarei a comprar com certeza!
    5 pontos
  29. Exceto pelas capas e pulseiras da Apple que eu considero muito boas e duráveis, em termos de acessórios de carregamento e transferência de dados eu acho a qualidade dos acessórios da Apple questionáveis pelo preço que cobram. Cabos frágeis, carregadores limitados e com tecnologias ultrapassadas, e novamente: por preços absurdos. Também não dá pra defender o outro extremo, que são os acessórios genéricos e também as falsificações dos originais, geralmente de baixíssima qualidade e que podem sim vir a danificar o aparelho com o uso prolongado. Porém, existe o meio termo que são acessórios de boas marcas, geralmente até licenciadas pela Apple como Belkin, UGREEN, Baseus, Anker etc. Na minha opinião, baseada na minha experiência de uso com esses acessórios ao longo do tempo, eu os considero superiores aos acessórios da Apple, em qualidade de material, em cumprir a proposta e ainda oferecer funções a mais, possibilidade de escolher entre vários modelos e cores, além de custarem menos. Todas essas marcas possuem lojas oficiais no AliExpress. Recentemente adquiri outro produto desse tipo na China, um carregador UGREEN com duas saídas USB-C e mais potente que o MagSafe do meu Mac, e estou curtindo demais. Feito em alumínio, compacto, padrão de tomada europeu que serve nas tomadas brasileiras sem adaptador, carrega meu Mac e meu iPhone ao mesmo tempo sem problemas e com carregamento rápido. Custou 138 reais e chegou em 11 dias. Logo mais vou comprar um cabo USB-C mais longo que o original do Mac também de uma dessas marcas. E sinceramente me sinto melhor em não comprar estes acessórios da Apple, por achar desonesto eles venderem os dispositivos sem os carregadores com a desculpa esfarrapada da sustentabilidade.
    5 pontos
  30. LeBaldi

    macOS Sonoma: mais do mesmo.

    O pior nem é as broxantes novidades, é vc pegar e ver ai que coisas que anunciaram no iOS16 nem sequer chegaram ainda, e tão anunciando o 17! Cade o novo CarPlay? Cade os produtos com o Matter? Mas preferiram focar no Headset... que eu acho todo o conceito sensacional... seria realmente incrivel substituir um Macbook e um monitor só por ele, vc montar uma tela do jeito que quiser em VR e talz... mas infelizmente é o começo de uma tecnologia, e como todo começo é tudo muito trambolho, caro e nada funcional. AH! E pra só fechar... eu SABIA que já tinha visto esse headset em algum lugar 😂... q alias se prestar bem atenção é o Gasparzinho usando uma fantasia de frango hahahahaha
    5 pontos
  31. Calma! Antes de me crucificar pelo "relativamente simples", deixa eu explicar 😅 Este tópico trata de uma curiosidade técnica e também de uma esperança para um futuro não distante, rs. Há alguns anos atrás se alguém dissesse que era possível aumentar a memória de armazenamento dos iPhones, iPads e iPods, seria instantaneamente taxado de mentiroso, porém com o avanço dos reparos a nível microeletrônico, isso se tornou possível. Não só aumentar o armazenamento, mas também reparar devices com defeitos de memória antes tratados como insolucionáveis (famosos erros 9, 4013 e 4014 do iTunes). O conhecimento começou a se disseminar, ferramentas novas foram sendo desenvolvidas e hoje é comum encontrar esse tipo de serviço em assistências especializadas em reparo de placa lógica. Eu mesmo que nem me considero um gigante do microscópio, tampouco tenho um laboratório super fancy, faço com certa frequência esse tipo de upgrade e reparo. O vídeo abaixo mostra o procedimento de upgrade de armazenamento num MacBook Air 2020 M1. Irei explicar o que ele fez e dizer o porquê de ser mais fácil do que nos dispositivos mobile. Agora vamos lá. Provavelmente você pensou durante todo o vídeo que esse procedimento não é simples "nem aqui, nem na China" (ba dum tss), mas a real é que é simples, apesar de não poder ser feito pelo próprio usuário como nos Macs antigos. Explico: nos iPhones, iPads e iPods, a placa lógica é bem menor, logo a concentração de componentes é bem maior, o que torna o manuseio da estação de solda a ar mais complexo e arriscado. A chance de espalhar ar quente em componentes que não podem sofrer muito calor é grande, demanda muita prática e técnica. Você pode ver como é feito o procedimento em iPhones neste vídeo. A placa do Mac é bem ampla e os chips de memória estão consideravelmente separados dos demais. Outro ponto é que foi "basicamente" tirar dois chips, colocar dois chips e fazer a restauração. Já nos dispositivos mobile o chip NAND é vinculado a outros componentes da placa, até mesmo ao chip responsável pelo WiFi e Bluetooth, e quando é necessário efetuar o reparo ou fazer o upgrade do armazenamento nesses dispositivos, temos que remover também o chip de WiFi/BT (que também tem seus riscos por ficar próximo a diversos componentes importante) e usar um equipamento nada barato pra copiar dados da memória antiga pra nova (número de série do aparelho e outras informações). Então nesse ponto além de mais complexo quanto a remover os componentes sem danificar outros, também existem mais etapas e mais equipamentos necessários. Eu também não vi no vídeo outras complicações possíveis, causadas pelo chip T2 Security ou algo do tipo. -- Lembrando que este procedimento de troca dos chips de memória NÃO remove iCloud e nem senha de firmware/EFI. Já há um bom tempo é comum encontrar no AliExpress os chips de memória NAND dos iPhones em todas as capacidades possíveis, novos ou retirados de outro aparelho que não pôde ser reparado. Antigamente só mesmo removendo de outras placas lógicas que não tiveram reparo. Ainda não existem esses chips do Mac para comprar, e obviamente não deve ter muita placa lógica de M1 "morta" por aí pra remover componentes já que o modelo é relativamente novo, porém existe a possibilidade de que esses chips dos Macs venham a ser vendidos no varejo também. Caso aconteça, estamos falando da possibilidade de fazer upgrade de memória de armazenamento, ou reparar Macs que tenham tido problemas nesses componentes, causados por desgaste, por exemplo. Outro indicativo de que pode começar a rolar em breve, é que já existe stencil de reballing para M1 à venda na China, o que significa que por lá já estão fazendo esses procedimentos com mais frequência, inclusive com memória RAM. Nos novos Macs com processadores M1 Pro e M1 Max aparentemente o procedimento é o mesmo. Os chips já estão mais concentrados na placa (como você pode ver aqui aos 3m32s), o que vai demandar maior perícia, mas mesmo assim continua mais simples que nos dispositivos mobile. É gambiarra? Não! Se feito por um bom técnico que efetivamente sabe o que está fazendo e tem a perícia necessária, é um serviço indetectável. Há até como reaplicar resina após o reparo pra ficar exatamente como veio de fábrica. O sistema reconhece normalmente o novo armazenamento e não existem efeitos colaterais, como pode ocorrer com a função Hibernar quando se faz uso de adaptadores para SSDs NVME M2 nos MacBooks. Briga de cão e gato... A Apple dificultando a vida dos usuários e dos técnicos em relação à reparabilidade, mas há esperança. Como eu disse no início do tópico, um dia iPhones com defeito de placa eram condenados à lata do lixo e hoje tem reparo para quase tudo.
    5 pontos
  32. A PIOR coisa que a Apple implementou foi a saúde da bateria. Usuários ficam totalmente paranóicos, economizando o uso do aparelho e olhando a saúde quase que diariamente. O ideal é a bateria sempre estar em uso e o que degrada mais rápido são carregar totalmente e deixar a carga esvaziar. Li uma vez que o ideal é sempre deixar entre 20% a 80% de carga, fazendo cargas parciais quando necessário. No geral mesmo, apenas usem o seu aparelho. Tenham em mente que a bateria é um ítem consumível e a cada dois anos no máximo, será necessário fazer uma troca. Outra coisa que impacta bastante, é a idade geral do aparelho. Um iPhone OS atual rodando em um iPhone 14 vai exigir menos processamento ao por exemplo abrir um site do que o mesmo sistema em um iPhone 11, já que ele vai ter que "fazer mais esforço" para abrir o mesmo site. O mesmo vale para tudo. Então com o passar do tempo, pela exigência do sistema e dos apps, a bateria vai durar cada vez menos. Tem alguns aparelhos da Samsung que tem uma função para preservar a bateria, o que limita o carregamento a 85%. Quando chega a 85% de carga, ele fala que tem 100%. A pessoa perde 15% de capacidade da bateria, mas isso ajuda a preservar a saúde da bateria. Mas a bateria vai degradar, seja por idade, temperatura, quantidade de ciclos, padrão que o usuário carrega, etc... Apenas calculem uma troca de bateria a cada 18 ou 24 meses e sejam felizes.
    5 pontos
  33. @Ian boa enquete! Meu iPhone 14 Pro, Watch 7 e AirPods 3, não importa a porcentagem, carrego todo dia de manhã e a noite, até o Atalho dizer 85% no iPhone, daí retiro tudo da tomada, sem nem olhar a porcentagem da bateria dos demais; já o Mac e iPad, de 3 em 3 dias mais ou menos; o macete que fiz, foi colocar tudo numa "estação de carga refrigerada", que é só um nome bonito para: 'velho suporte de notebook Multilaser com cooler' 😁; falando sério, acho que minimiza mesmo o aquecimento; troquei o iPhone 13 com 1 ano de uso e bateria tinha acabado de virar pra 99%, nunca tive problema de bateria em nenhum dispositivo:
    5 pontos
  34. Sei lá, são lugares diferente. OLX é, digamos, mais democrático - menos taxas, podendo ser zero, comunicação mais direta... acaba fazendo com que muitas "lojinhas" usem a plataforma, incluindo "lojinhas" nada idôneas. Mercado Livre tem uma grande preocupação em barrar golpes, cerca no que é possível, mas as taxas e fretes altíssimos junto com uma comunicação mais limitada façam com que alguns fujam pra OLX. Recentemente fiz 6 vendas, 5 pela olx... a única que foi pelo mercado livre, o cara chegou pela olx, mas queria parcelar uma parte (e a olx está super chata não aprovando pagamento sem qualquer motivo plausível. Todos os produtos vendidos com procedência, todos os compradores idôneos, sem qualquer problema. Já comprei muito na olx também, a pessoa compra um celular em promoção de lançamento (cashback, milhas, desconto, brinde) e vende o aparelho com nota em seu nome com um lucro relativamente pequeno, que impediria um anúncio no Mercado Livre. O S21 Fe que comprei no lançamento via OLX está comigo até hoje, sem nunca ter dado dor de cabeça e o cara que me vendeu continua por lá. A liberdade que a olx dá claro que abre margem pra esse tipo de vende negociar pela plataforma, se assemelhando muito com o que era o mercado livre no começo, mas isso não invalida o que a olx traz de bom.
    5 pontos
  35. @pmacedosouza1 graças a Deus me enviaram um 14 Pro e a novela de meses teve fim! O mais chato disso foi ter que reclamar na Apple Americana, para que um representante AppleCare+ me ligasse e eu explicasse toda a situação e os longos meses em que a Apple do Brasil ficou sem solucionar meu caso! Claro que pediram um milhão de desculpas, mas remeteram imediatamente o aparelho! O MAIS CHATO DISSO É QUE EU TIVE QUE COMPRAR UM APARELHO NOVO, afinal, não tem como ficar sem celular, comprei um 13 numa promo da Black, agora devo colocar a venda depois que testar o novo e transferir meus dados... sinceramente, já usei Samsung e Motorola e nunca tive que comprar outro celular enquanto aguardava atendimento, isso me chateou bastante e me balançou quanto a marca... a desculpa final foi de que "não há 13 Pro no estoque", tudo bem quanto a isso, mas "enrolar" o cliente, deixar sem resposta, jogo de empurra do suporte avançado etc... isso nunca vi ocorrer, pedi pra atendente americana formular uma reclamação disso e ela registrou e me passou protocolo! Espero de todo coração que haja mudanças em 2023 e o atendimento volte a ser VIP aqui, como em todo o mundo, pois o valor que investimos na marca paga isso! Abraços
    5 pontos
  36. Passando pra deixar meu relato, troco de iPhone todo ano desde o iPhone 5 e pela primeira vez um iPhone meu deu defeito, um 14 Pro Max Americano, peguei ele no dia 25/09 e desde que ativei os 2 eSIM, nunca consegui receber ligação no eSIM da VIVO, tudo funcionava normalmente (internet, fazia ligação normal, tudo certinho), já no eSIM da Claro tudo funcionava perfeitamente. eis que após diversas tentativas refazendo o processo do eSIM com a VIVO, não consegui mais adicionar o eSIM de jeito nenhum, dei um hard reset no celular e o eSIM da Claro simplesmente sumiu o sinal também, quando ia em Ajustes > Celular e tentava remover o eSIM ele não saia de jeito nenhum, restaurei o aparelho e quando abria a parte na seção Celular do Ajustes, agora ficava a página em branco. Entrei em contato com o chat da Apple, foi rodado um Diagnóstico remoto e confirmado um problema de Hardware no chip do eSIM, a única opção era levar em uma assistência mais próxima, pois como o aparelho era Americano não tem a opção de enviar por correios para a Apple. Entrei no site da Apple e a assistência mais próxima de onde eu moro é a 400km (Moro no interior da Bahia), tinha vaga para o dia seguinte as 11:30 da manhã (uma sexta feira), enviei pra um amigo a noite através de ônibus que faz viagem pra lá, no outro dia ele levou na assistência, o técnico fez os testes e foi constatado realmente o problema de eSIM, deram o prazo de 10 dias úteis para o aparelho retornar, mas na quinta-feira já estava disponível para retirada, veio um modelo Anatel novinho.
    5 pontos
  37. Bruno Régis Duarte

    MacBook Air M2

    Fala galera, beleza? Como de praxe, minhas percepções da última aquisição: um MacBook Air M2 16GB cor Midnight. Eu havia me retirado COMPLETAMENTE do ecossistema Apple há pouco menos de 2 meses. Mas as oportunidades surgem, e além de um ótimo preço numa unidade lacrada desse bichinho, consegui também um iPhone linha Pro. Então, voltei! Rs. Apenas um overview: - O M1 já era suficiente pra mim. Ainda assim, notei um pouco de performance a mais SIM trabalhando com DaVinci e JAVA. - O aproveitamento de tela melhorou MUITO. Eu sentia falta de um monitor maior porque achava a tela dos Pro 2017-2021 pequena. Ainda é, mas, o pouco a mais que temos no Air M2 coube certinho pro meu Setup. - A cor é extremamente linda. Mas já aviso, marcas de dedo são constantes e irritantes. - O click do trackpad está muito mais confortável e responsivo. Curti muito. - A webcam foi um ponto forte aqui. Sempre tive de usar uma externa porque a qualidade das Webcams da Apple eram terríveis. Estou bem contente com a resolução atual. - Eu não sei se o teclado mudou, mas, estou sentindo mais conforto ao digitar. Estou comparando com o Pro da minha esposa e é realmente diferente a digitação aqui. - O carregador Magsafe. O cabo está MUITO mais robusto, e ficou bem elegante seguindo o padrão de cor do Mac. Aquele frufru que agrada. - Obviamente com o Magsafe ganhamos uma porta USB-C extra, o que faz toda diferença pra mim. Como pontos negativos: - O preço no BR está bem salgado. Eu realmente só comprei porque paguei em Dólar e numa promoção com U$100 Off. - Achei a estrutura dele pesada e mais robusta. Tem sido estranho ainda carregar ele pra todo canto. Acho que é questão de costume depois de anos com os Air/Pro da linha anterior. Enfim... não estou comparando com o Pro 2020 M1 que eu tinha e com nenhum outro. Apenas colocando minhas impressões que podem ser úteis pra alguém. Peguei o Air por conta do preço e porque trabalhei alguns meses com um Air M1 e me supriu bem. Então não senti falta de pagar mais caro num modelo Pro atual. Grande abraço a todos!
    5 pontos
  38. Passando pra dar mais uma atualização. Fui na mesma loja com meu MBP 15" 2017 que estava com problema no teclado. A loja solicitou as peças e ao passar 1 mês e o reparo não ser concretizado, eles me informaram que entrariam em contato com a Apple pra solicitar o envio de uma máquina nova. A máquina é um MacBook Pro 16" M1 Pro! Sensacional! Lembrando que o recall do butterfly keyboard só tem duração de 4 anos, e portanto a minha máquina de 2017 já nem era elegível mais, e mesmo assim ganhei uma máquina do ano! Depois me perguntam se apple vale a pena!
    5 pontos
  39. Passando para atualizar o caso! Fui à iPlace do shopping Flamboyant em Goiânia - GO. Fui super bem recebido, o técnico responsável foi super atencioso, expliquei toda a situação, e com quase nenhuma burocracia, em 5 dias eu já estava com o Mac novinho em folhas, com custo de 0 reais! Fiquei extremamente satisfeito com o atendimento da iPlace e igualmente com o serviço de reparo da Apple, é por essas e outras que o preço premium é justificado.
    5 pontos
  40. consigo imaginar várias razões pra "porque ninguém te responde". 1) ninguém é OBRIGADO a te responder! Esse é um espaço onde as pessoas contribuem gratuitamente, sem receber nada em troca, cada um dentro da sua disponibilidade; 2) as pessoas podem simplesmente não querer te responder. estão no direito delas; 3) pode ser que ninguém SAIBA te responder! é possível que ninguém conheça ferramenta que faça o que voce quer; 4) as pessoas podem achar que espionar seu filho e não respeitar o direito dele à privacidade é um péssimo jeito de o proteger e simplesmente não querem te ajudar nisso.
    5 pontos
  41. Bom, sou novo por aqui mas já sou usuário de iPhone desde o 4. Eu tenho um 12 Pro Max e acabei de receber o meu 13 Pro. A maneira mais fácil que optei por fazer para ativar o AC+ foi a seguinte: 1. Primeiramente abri uma conta no NOMAD. Após aberta a conta e com crédito disponível para usar o cartão de crédito, parti para o próximo passo; 2. Criei uma ID Apple americana pelo iTunes que baixei no PC. Lá, inseri um endereço americano para o Estado de Oregon (livre de taxas) e lá mesmo já inseri o meu cartão de crédito da NOMAD como forma de pagamento. 3. Acessei meu Apple ID americano pelo site da Apple já com essa conta criada no passo anterior e complementei os dados faltantes, como o billing adress. A partir da dai eu já estava com um ID Apple americano criado e com uma forma de pagamento americana disponível. O próximo passo foi o mais fácil; 4. Liguei meu iPhone 13 Pro pela primeira vez e em vez de colocar meu ID Apple brasileiro, inseri meu ID Apple americano criado acima. Depois baixei o App Suporte, que de início não apareceu a opção que adquirir o AC+, porém 5 min depois lá estava ela disponível. Então cliquei para fazer a compra. Como meu ID Apple americano já estava todo certinho, só fiz dar os dois toques no botão lateral para finalizar a compra. De pronto, o e-mail de confirmação da compra chegou e logo depois chegou o Proof of Coverage. Detalhe: não precisei rodar o diagnóstico (creio que por o iPhone ser novo) e não precisei fazer o Setup depois (por já ter vinculado a forma de pagamento no ID Apple americano antes de inserir quando liguei o aparelho novo). 5. De posse do iPhone protegido pelo AC+, fui nos ajustes para redefinir o aparelho apagando todos os dados para ai sim, depois, inicializá-lo com minha ID Apple brasileira normal que uso, a fim de recuperar os dados no aparelho anterior. Pronto, foi tudo bem fácil e rápido. Ah, optei pela forma de pagamento mensal, já que possivelmente não devo passar os dois anos com o aparelho. Devo troca-lo antes desse prazo. Abraço a todos!
    5 pontos
  42. iMac G4 "abajur" 1GHz, 17", funcionando e com as caixinhas Harman Kardon originais! 😁
    5 pontos
  43. Eu também sempre gostei de fóruns com usuários ativos e prestativos... Já fui salvo muitas vezes no trabalho por respostas assim nos fóruns e também na prática do hackintosh, por isso gosto de retribuir tentando ser prestativo. De fato essa cultura está acabando, hoje em dia qualquer informação valorosa precisa ser paga, ou as pessoas não estão muito preocupadas em dar respostas completas. Espero que esse tópico possa ajudar as pessoas que querem entrar na área, principalmente a não se tornarem "trocadores de peça", mas sim bons técnicos como eu sempre me esforcei pra ser. Tamo junto!
    5 pontos
  44. Você quer comprar um iPhone mas está querendo que te convençam a fazer isso, olha, se já está nesse pensamento nem compre. Tem que comprar porque gosta, porque quer experimentar, por já conhecer alguém que use e etc. Assim eu como muitos podem afirmar, Ecossistema Apple é uma coisa que se trabalha muito bem, tudo facilitado e pratico, com uma boa qualidade em tudo. Mas isso tem um preço. Não é só especificação ou números, mas sim experiência de uso. Eu já comparei recentemente o meu antigo iPhone 7 com um Moto X Play do meu pai, enquanto o 7 o uso é fluido e muito parecido com meu 11 no geral, e claro tendo o sistema atualizado, o Moto X engasga, rolagem travada e sem falar q perdido numa versão de 4 gerações atrás da atual 🤷🏻‍♂️ Agora se vale ou não cabe a você saber. Tem gente que gasta 20mil em viajem e fala que vale, como tem gente que gasta os mesmos 20mil em roupas. Qual vale? No final vale o que faz a pessoa feliz, afinal se trabalha pra poder comprar o que se gosta mesmo não é?!
    5 pontos
  45. Cara, esse assunto é dividido porque lemos opiniões e hábitos de diferentes tipos de usuários, incluindo os desleixados que não se importam e os neuróticos que se preocupam demais e acabam virando escravos de indicadores de carga, saúde e tempo de carga. Eu vou falar pela minha experiência pessoal, e recomendo que você encontre aquilo que funciona melhor pra você, sem se apegar aos hábitos dos outros, sejam usuários de fóruns e também de blogs, sites de tecnologia etc. Deixar o aparelho ligado na tomada o tempo todo não é necessariamente prejudicial. Existem DIVERSAS proteções eletrônicas, tanto no carregador quanto na placa lógica do aparelho, para evitar problemas ocasionados por quedas de energia, sobrecarga, e também que visam minimizar hábitos ruins dos usuários em geral. Quando a carga da bateria chega a 100% o aparelho pára de mandar energia para a bateria e passa a ser alimentado com a energia vinda do carregador. Se você estiver fazendo um uso "pesado", ele irá usar energia vinda da bateria para complementar a energia vinda do carregador, e por isso pode ser que você veja a carga da bateria reduzir (ou não) ao usar o aparelho, mesmo conectado à tomada. Eu geralmente uso mais em casa também, poucas vezes vou a algum lugar em que preciso levar meu laptop, então o que eu particularmente faço com os meus aparelhos é: deixar conectado à tomada, e de vez em quando (sem métrica nenhuma, quando dá na telha mesmo), eu tiro do carregador e esgoto a bateria, principalmente naqueles momentos em que você usa no sofá ou na área externa. Se eu preciso sair com ele, dificilmente levo o carregador a menos que seja uma viagem, e então uso normalmente, se chegar em casa e precisar usar, e a bateria estiver baixa, plugo no carregador e vida que segue. Aí vai aparecer lunático dizendo que estraga, que a Apple diz isso e aquilo, que não sei quem falou etc etc. Porém eu jamais tive problemas. Eu vendi há uns dois meses um MacBook Pro 2014 que eu usava MUITO, mas que estava com apenas 200 ciclos de carga na bateria, e quando precisava usar fora da tomada tinha uma autonomia de bateria excelente. O que acontece é que não é bom manter muito tempo as baterias de lithium na carga máxima, mas nós estamos falando de um longo prazo, e isso realmente não é legal, assim como deixar o computador ligado por meses, somente usando o Sleep ou simplesmente abaixando a tampa. Da mesma forma que é bom desligar/reiniciar o computador as vezes, é importante também deixar a bateria trabalhar. Enfim, isso é o que EU faço, você precisa encontrar o que te atende melhor, porém te garanto uma coisa: é um aparelho com um baita gerenciamento de energia, e você não vai estragar ele se não ficar paranóico com tempo e porcentagens. Use seu aparelho, a máquina tem que servir você, e não o contrário. Sempre usei assim, e sempre recomendei isso aos clientes ao longo de 10 anos vendendo e consertando esses aparelhos. Parabéns pela aquisição! Abrs
    5 pontos
  46. Relatando experiência de suporte com o AppleCare+. O iPhone 11 de minha esposa tem AppleCare+. A tela traseira rachou após uma queda. Como moramos em Brasília, não existe opção de reparo ou troca na hora coberta pelo AppleCare+, tem que deixar o aparelho em uma autorizada ou enviar por correios e aguardar 10 dias sem o iPhone para receber de volta um aparelho consertado (ou novo). Assim sendo, como de costume nesses casos aguardamos uma oportunidade de viagem passando por São Paulo ou Rio para aproveitar e trocar o aparelho na hora em na loja da Apple. Só que as lojas Apple estão fechadas! Então pesquisando descobri que existem autorizadas em São Paulo que tem estoque de aparelho de substituição e fazem a troca na hora, tal qual a Apple!. Uma dessas autorizadas com bom atendimento e estoque de aparelhos para troca na hora, e que está funcionando hoje em dia, é a “WeCare Morumbi”. Fica no mesmo shopping da loja da Apple (Morumbi Shopping) mas no 6º andar da torre de escritórios. Tem que agendar, seja pelo site da Apple ou por WhatsApp. Mas o atendimento foi super rápido e a troca do aparelho iPhone 11 feito na hora sem custos devido ao AppleCare+. Fica aqui o relato e a recomendação da assistência WeCare Morumbi de São Paulo. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    5 pontos
  47. Só é importante ressaltar, pra quem possa ler este tópico no futuro, que nenhuma operadora aceita dois aparelhos usando a mesma linha ao mesmo tempo, ou seja: é impossível usar o eSIM em um aparelho e o SIM card em outro, ao mesmo tempo, com a mesma linha registrada na operadora. Essa é uma dúvida comum, achei que cabia um adendo. Abrs!
    5 pontos
  48. Galera, passando aqui para recomendar o Marcelo. Comprei um iPad 7 com ele na terça-feira passada (23/06) que chegou hoje (Maringá/PR -> Palmas/TO). Excelente vendedor, excelente comunicação e excelentes preços.
    5 pontos
  49. Ganha fácil contra a iPlace, não importa onde tenha comprado. Se não tiver Lima na tua cidade o colega advogado pede dano moral, o que desvia a competência pra tua residência. Tenho vários restrições à Apple, mas querer forçar como culpa da fabricante e não da vendedora, aí é um pouco demais. Talvez se for na tese de que comprou como novo e exigir garantia igual. Mas responsabilizar pela venda... complicado.
    5 pontos
Este ranking está baseado em São Paulo/GMT-03:00
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