Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fabricio Dantas

Membros
  • Total de itens

    66
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    2

Fabricio Dantas ganhou o dia pela última vez em 22 de dezembro 2022

Fabricio Dantas teve o conteúdo mais curtido!

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de Fabricio Dantas

  1. Muito obrigado pelo retorno, @palhano! Vou analisar esse mês, no máximo até Abril, para comprar uma na net e fazer a troca. Alguém mais no fórum teve a experiência de comprar bateria para macbook e que possa relatar um bom resultado para alguma marca/fabricante? Abraços!
  2. Nobres, uma consulta. A bateria original para macbook se consegue apenas na assistência da Apple. Se for um mac antigo, não compensa o preço, além da indisponibilidade e sem previsão de chegada (já fui atrás disso aqui na cidade). Os amigos indicam alguma bateria de boa qualidade a ser adquirida no mercado livre? Aliexpress (compensa)? Vi alguns videos sobre a Nohon…
  3. O amigo é o Ramon Ferreira do canal do YouTube? Se for, uma honra trocar palavras contigo (se não for, ainda assim fortalece a amizade no fórum rsrs). Um serviço de interesse público extremamente importante o canal. Principalmente para gente pouco afeita à tecnologia. Comecei a seguir os vídeos do canal uns meses atrás quando uma das máquinas lá de casa passaram a não receber mais o MacOs mais atualizado de forma nativa. Salvou um Air 2017 que estava uma carroça com o Monterey, e no Ventura ficou como novo. Esperar feedbacks sobre a estabilidade do Sonoma com o OpenCore que farei a atualização. Abraço!!
  4. Mac OS Sonoma liberado pelo OpenCore (versão 1.0.0). Para: MacBook Air 2009-2017. MacBook Pro 2008-2017. Mac Mini 2009-2017. Imac 2007-2018.
  5. Mac OS Sonoma liberado. O OpenCore alcançou a versão 1.0.0. Para: MacBook Air 2009-2017. MacBook Pro 2008-2017. Mac Mini 2009-2017. Imac 2007-2018.
  6. Pessoal, segundo a galera do OCLP, a versão para o Sonoma em macs oficialmente não suportados será liberada hoje. ``This release currently only supports macOS Big Sur through Ventura. macOS Sonoma support is still in development and will release on October 2nd, 2023. See following comment for more info:`` https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/INSTALLER.html#creating-the-installer Esperar feedback daqueles mais corajosos que instalarão logo ao primeiro dia. rsrs Abraço!
  7. os novos recursos do Safari (webapps), a câmera em continuidade do iphone...estão funcionando? Sobre o safari e webapps, meu uso se dá majoritariamente para emails, pje, navegação básica... Uso Office instalado na máquina, não fazendo uso de quase nada de app junto ao safari. Não posso lhe ajudar nessa. A câmera de continuidade é outro recurso que não utilizo. Espero ter ajudado. Boa sorte!
  8. Tal passo a passo foi o que funcionou pra mim. Pode ter algumas nuances a mais ou a menos para outras pessoas. Espero ter ajudado. É o espírito do fórum. Boa sorte! Deixar registrado ainda que o Macbook de meu uso diário ficou muito mais fluido com o Ventura do que estava com o Monterey (último Mac OS suportado pela máquina).
  9. Rapaz, como só fiz uma vez a instalação de um Mac OS novo pelo Open Core (do Monterey para o Ventura, pulando o Big Sur), apenas baixei o open core mais recente. Salvo engano 0.6.8. As atualizações que apareceram para o ventura, fiz direto nos ajustes e deu tudo ok. Quando fui instalar o Ventura, baixei e instalei o Open Core, baixei o Ventura dentro do Open Core, e no Open core fiz o pen drive bootável, para a instação limpa.. Uma outra coisa: apareceu hoje nos ajustes a atualização disponível para o Sonoma. Não atualizei pelos ajustes do sistema. Entrei aqui na página do Open Core, e o pessoal lá anunciou que dia 2.10.2023 liberam a atualização para o Sonoma. Vou fazer pelo Open Core. Vou copiar um passo a passo do que fiz para instalar o Ventura. Peço perdão, porque não sou da área de tecnologia, e para funcionar para mim preciso de um passo a passo EXTREMAMENTE DESCRITIVO rsrsrs. Segui alguns vídeos com o pessoal ensinando a instalação. Cito um cara que tem um canal no YouTube que dá muitas dicas legais sobre o assunto: Ramon Ferreira. Vi alguns vídeos em inglês para detalhar mais o passo a passo. 1. DEIXO REGISTRADO QUE O PASSO A PASSO ABAIXO SERVE PARA UMA INSTALAÇÃO LIMPA. PORTANTO, DEVE SER FEITO BACKUP DOS DADOS. RECOMENDO UTILIZAR UM DISCO 1 PARA TIME MACHINE, UM DISCO 2 PARA SALVAR OS DADOS MANUALMENTE, E AINDA COLOQUE TUDO NUM GOOGLE DRIVE OU ONEDRIVE. SÉRIO. 2. QUERO DEIXAR REGISTRADO NOVAMENTE QUE SE FAÇA O BACKUP CITADO EM 1. 3. NÃO ME RESPONSABILIZO POR EVENTUAIS DANOS CAUSADOS À MÁQUINA DE QUAISQUER PESSOA, SERVINDO A PRESENTE POSTAGEM DE UM RELATO DO QUE BUSQUEI EM FÓRUNS E SITES SOBRE O ASSUNTO. TRATA-SE DE ATUALIZAÇÃO NÃO SUPORTADA PELA APPLE, PORTANTO ESTEJA CIENTE DOS RISCOS. Segue colado abaixo o passo a passo que usei para instalar o ventura: baixa o open core mais recente. abre o open core Install mac os (o mais novo) Seleciona pen drive Senha mac Aguarda fazer o pen drive Install open core to disk Install to disk Seleciona o pen drive Efi seleciona Senha Reboot Desliga mac Liga segurando option Se não aparecer o símbolo do Mac OS novo, tira pen drive e coloca de novo Seleciona efi boot enter Seleciona install mac os (o mais novo) Seleciona utilitario disco Formata ssd Visualizar todos os discos Mostrar todos os dispositivos seleciona ssd Apagar Nome: machintosh ssd Formato apfs Mapa partição guid Apagar Ok Fecha utilitario disco Instalação Mac OS (o mais novo) Continuar Concordar Seleciona partição do SSD Continuar Aguardar Configuração inicial Brasil continuar Fim da configuração Aviso open core. Se nao aparecer, tira o pen drive e coloca de novo Ok no aviso Install to disk Seleciona o ssd do Mac, não o pen drive!!! Seleciona o uefi do ssd Senha Aguarda No Open Core, seleciona Settings Desmarca show boot picker Retorna Return menu inicial Build and install open core (clica) Install to disk Seleciona ssd Senha Tira pen drive Reiniciar o mac FIm.
  10. Nobre, sou usuário básico da tecnologia. Uso para pje, muito office, organizar aulas.. Tenho esse Air 2017. O monterey, ultimo oficialmente suportado, estava bem lento. Fiz 2 instalações limpas e nada resolveu a lentidão. Instalei o ventura pelo open core, segui um passo a passo. O mac ficou muito mais fluido. Mudou da água para o vinho. As instalações estão ocorrendo bem, a julgar pelo uso da máquina rsrs.
  11. Pessoal, nos últimos dias estava bem estressado com o Mac (air 2017. Mac OS Monterey) aparentando estar cansado. Lento. Com a bolinha colorida aparecendo para muitas atividades nas quais antes não surgia. A primeira saída era reinstalar o Monterey limpo, e na raça reinstalar programas, arquivos, configurações, etc... Esse caminho deu algum resultado, mas o efeito estava sendo bem pouco. Um caminho tomado pela ultima vez 3 dias atrás. Antes de ontem, tentei o linux. Sempre admirei o que me falavam sobre segurança, sistema robusto. Escolhi o Linux POP_OS. Realmente muito lindo. Para quem é usuário do Mac OS, é um ambiente até amigável. Contudo, tentei de tudo e não consegui fazer o MacBook (com o Pop_OS instalado) reconhecer o wi-fi. Todos os comandos recomendados testei no terminal, mas não solucionou o problema. É realmente um sistema bastante rápido, provavelmente bem seguro. Utilizaria certamente, se não fosse o problema do wi-fi. (A curva de aprendizado é o que mata!). Volta para o Monterey. Com um segundo Pen drive já feito na primeira tentativa de reinstalar o sistema de fábrica, relatado acima. Novamente copia os arquivos, instala programas, configurações, etc. Tinha em mãos um sistema funcional, mas que estava lento. Agora à noite tomei a coragem de pesquisar o open core. Vi alguns vídeos, pessoal dos EUA, com um passo a passo extremamente descritivo. Fiz o Pen drive, e instalei o ventura. Segui o passo a passo à risca e ainda as configurações necessárias. Copiei meus arquivos, instalei os programas. O sistema está rodando que é uma beleza. Impressionante. Testando durante a noite de hoje. Fica o questionamento: lembro que antigamente as atualizações do Mac OS abrangiam Mac fabricados há 8, 9 anos. Hoje, ela está ``matando`` o sistema lançado em Macs fabricados há 5. O Air 2017 recebeu oficialmente até o Monterey. Perdeu, de cabeça, o Big Sur, o Ventura e agora o Sonoma. Então ele atualizou até 2020 (4 anos, somente! Comprei a máquina lacrada em 2018: resultando 3 atualizações rsrs) Minha questão: posso fazer as atualizações do sistema pelas configurações normalmente? Fiz uma hoje de segurança (13.4.1). O sistema instalado desse modo é seguro o suficiente? Se a segurança for contaminada de alguma forma, provavelmente escolherei um linux para rodar na máquina (Hoje ela não é minha máquina principal..)
  12. Nobres, uma dúvida: uma das 2 máquinas de meu uso cotidiano (Air 2017) está limitada no Monterey. Ela atente minhas necessidades com tranquilidade: Office, primordialmente. A questão: até quando o Monterey será seguro de usar? Me refiro aos updates de segurança. Pelo que vi aqui, a máquina já perdeu o Ventura e perderá o Sonoma.
  13. Nobres, uma questão. A troca da bateria nas autorizadas, pela tabela da Apple, muitas vezes não compensa pelo valor (principalmente se o Mac é mais antigo). Haveria alguma bateria vendida no mercado livre (ou aliexpress) realmente boa e segura?
  14. Nobres, iria iniciar um relato sobre algo ocorrido nessa semana, e vi esse post já criado. Possuo um Air 2017, comprado em 2018 lacrado. Minhas necessidades são bem básicas (office, basicamente. Para ministrar aulas, orientar alguns alunos em pesquisa, E-mail, movimentação processual...). Nunca fui dos jogos, parte gráfica menos ainda. Essa semana, em específico, vi que era hora de levar na manutenção. Já havia teclas borradas, perdendo a cor. Contudo, algumas teclas começaram a cair (três delas, em especifico). Fiz backup de tudo, e levei numa assistência técnica especialista em produtos Apple. Trocaram a topcase + teclado. O resto do hardware estava intacto. O serviço todo saiu por 400 reais. No primeiro dia com o Mac, uso normal. Teclado ok. O Mac todo limpo. Contudo, me aparece um aviso de manutenção recomendada da bateria. Esse aviso não percebi antes. O pessoal da assistência técnica já fez outros 2 serviços no computador. Demonstraram grande caráter nesses momentos: já solucionaram um desses problemas de modo bem simples, problema que impossibilitava o uso do Mac e não me cobrarem nada por isso. Sexta resolvi usar o Mac fora da tomada. No meu uso normal, registrei o consumo da bateria: Teste bateria Dia 28.4 15:00 iniciado 100% 17:00 encerrado. Hibernação. 20:10 iniciado 21:00 encerrado 69% desligado Dia 29.04 7:15 iniciado. 67% 7:50 hiberna 56% 12:30 sai hibernação 55% 12:55 desliga 45% 15:40 liga 39% 16:51 desliga 30% 20:25 liga 19% Coloco na energia nesse momento. Para uma bateria já com 5-6 anos de uso, para minhas necessidades, está excelente. Minha questão: segurança. Tal aviso do Mac me obriga a correr para a assistência novamente?
  15. Nobres, minha solução, como usuário Mac: a. iCloud (e iCloud Drive): dados correntes, arquivos sobre os quais se trabalha e estuda no dia a dia. Está sempre à mão, logo ao ligar o Mac, e são salvos na nuvem automaticamente. Se não trabalha com edição de imagens e vídeos, mas com arquivos .doc, .ppx, etc. os 5GB do iCloud iniciais serão suficientes para a maioria. b. Google Drive: para dados que não precisam de acesso diário. Uso para dados irrepetíveis (fotos de viagens, projetos acadêmicos e profissionais de uma vida e finalizados, fotos de familiares que já se foram...). O chamado ``arquivo morto`` nunca alterado, só incrementado. Ao Google Drive, vale a pena a assinatura. O uso do Google Drive dá mais tranquilidade para alterar plataformas de trabalho e estudo, acaso, um dia, precise mudar momentânea ou definitivamente para o windows. c. Não usar a pasta do Google Drive no Finder: deixar apartado dá mais segurança. Notei isso ao longo do tempo depois de usar tal pasta. Se um dia mudar de máquina, pode ser útil para ter acesso imediato a todos os arquivos. d. Time Machine: solução barata, sem mensalidade, também usada por mim. Nunca precisei restaurar um arquivo alterado ou perdido. Contudo, numa necessidade, tem a quem se socorrer. Sempre lembrem o que vocês passariam se seus dados forem perdidos ou se seu computador pifar. Vale ter sempre mais de 1 backup.
×
×
  • Criar Novo...