Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mr. Caio Augusto

Membros
  • Total de itens

    69
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Mr. Caio Augusto deu reputação a MegaMamu em Teclado borboleta 2018 ainda tem problema?   
    O meu também, porém desde o primeiro dia, uso uma película própria pra esse modelo bem fina de borracha que veda sobre qualquer sujeira e poeira que possa cair. 
  2. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a bleony em VENDO MacBookAIR 2018 + APPLE CARE 2022 + ACESSORIOS   
    Vende pelo mercado livre?

    Enviado de meu EVR-L29 usando o Tapatalk


  3. Upvote
    Mr. Caio Augusto deu reputação a Teto Araújo em VENDO MacBookAIR 2018 + APPLE CARE 2022 + ACESSORIOS   
    Ola tudo bem ? 
    Produto ainda está disponível ? Se sim, aceitaria alguma contra proposta ?
    gostaria de fechar hoje se possível ! 
    Wellington 
  4. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a Daniel Scarpioni em VENDO MacBookAIR 2018 + APPLE CARE 2022 + ACESSORIOS   
    Quanto de memória ? 
  5. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a Higashi Curitiba em Macbook Pro Desligando Sozinho   
    Boa Tarde Alex, tudo bem?
    Conseguiu resolver o problema do MacBook? Se precisar de ajuda me adicione no Whats 41 99577-8563.
     
    Até mais,
  6. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a Higashi Curitiba em Tela/Vidro iMac 27" 2012 trincada. Onde trocar?   
    Esse problema tem sido muito recorrente. Aqui temos recebido iMac's com tela retina que acabaram indo para assistências onde o pessoal não tem conhecimento e colaram a tela com super bonder (Inacreditável).  Essas fotos são do iMac de um cliente onde fizeram esse desserviço!
     



  7. Like
    Mr. Caio Augusto recebeu reputação de Marcelo Monteiro em VENDO MacBookAIR 2018 + APPLE CARE 2022 + ACESSORIOS   
    Boa noite galera,
    Estou vendendo meu MacBook Air 2018 de 128GB 
    *Pouco usado, sem detalhes, PERFEITO, COMO NOVO
    *Ciclo de bateria 22
    MacBook Air 2018 128GB Retina Apple Care ate Fevereiro de 2022 Capa silicone para o teclado Capa acrilico transparente para o MAC Magic Mouse 1 Protetor de surto de tensao Clamper Bolsa tipo pasta  Bolsa linda de alça + sem alça Hub USB-C para 2 USB A + HDMI + RJ45 BASEUS  
    Valor R$ 6.000,00 
    Somente venda 
    Nao aceito ML devido estar uma fabrica de golpes, retirada em maos ou combinar local ou envio por Correios + SEGURO. (Nao envio sem seguro)
     
    Duvidas a disposição



  8. Upvote
    Mr. Caio Augusto deu reputação a mabhz em NOBREAK para iMac   
    Já testei VARIOS ao longo dos ultimos anos, amigo! Tenho uns 5 instalados no Mac, desde pagos a gratuitos. Até agora não achei nenhum que fosse 100% confiável. Não dá pra clicar, mandar ele scannear e depois clicar em deletar. É preciso revisar TODOS os aquivos encontrados, um por um.  E mesmo assim, sempre acho muitas falhas. Se for pra fazer isso, prefiro fazer na mao mesmo!!! 
    Abs e feliz Natal a todos!!!
     
  9. Upvote
    Mr. Caio Augusto deu reputação a mabhz em NOBREAK para iMac   
    Obrigado por toda ajuda!!!
    A propósito, tenho VARIOS discos externos de BKP, e nao apenas um nem apenas uma versão. Mas o HDD de 4Tb que mencionei continha TODOS os bkps dos HDs menores. Levei um tempo ENORME sanitizando meus backups e eliminado as redundancias e duplicidades nos varios discos e concentrei tudo ali (sem deletar nos outros). Não perdi os dados, mas perdi o trabalho (de meses!) duro.  
    Abs e obrigado novamente a todos que ajudaram!
  10. Upvote
    Mr. Caio Augusto recebeu reputação de RicardoLuis em Proteções conta surtos elétricos – descargas atmosféricas e afins   
    Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.
    Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:
    1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.
    2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.
    3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.
    Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.    
    O que é um surto elétrico:
    Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.
    Surtos elétricos são comumente provenientes a:
    1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;
    2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.
    3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;
    4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.
    Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.
    Como se proteger:
    DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais aonde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados aonde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.
    DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.
    DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.
    Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”.
    Dúvidas estou à disposição para ajudar todos.
    Sds
       
  11. Upvote
    Mr. Caio Augusto recebeu reputação de RicardoLuis em NOBREAK para iMac   
    Boa tarde Dr,
    Bom já que tocou no assunto, eu preciso lhe orientar quanto ao fato da utilização desse equipamento.
    O fato dele não ser compatível com seu mac é devido as fontes do mac serem fullrange e possuírem PFC ativo.... Esses nobreaks mais simples (nao on-line) possuem o temível estabilizador de voltagem incorporado e isso é um atraso. Não vou me aprofundar muito no assunto aqui... aconselho a procurar sobre o tema no clube do hardware do engenheiro Gabriel Torres. 
    Se queres proteção contra surtos de tensão (variações a+ de energia) você precisa buscar um DPS e não um nobreak ok? 
    Se queres utilizar o aparelho quando ocorre a falta, ou tem trabalhos importantes para fazer e não pode perder, ai sim precisa buscar um nobreak on-line com onda senoidal dupla. 
    A maioria das pessoas acham que estão mais protegidas  de raios, quedas, queimas e etac quando usam nobreak e isso é uma falacia e um erro grave... aqui no brasil esse erro foi induzido por puro marketing da industria eletronica... nos EUA nem se quer vendem estabilizadores.. Então a maioria dos nobreaks vendidos aqui no BR nem se quer tem proteção contra surto de forma descente... malema tem um varistor em ponte.... 
    Leia esse tópico que fiz bem breve.
        
     
  12. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a mabhz em NOBREAK para iMac   
    Caro Mr Caio, muito obrigado pelo seu post!
    Se me permite o abuso, tenho mais perguntas....
    Na verdade, o que mais quero proteger são meus HDs externos (tenho alguns) que ficam ligados no iMac, não o tempo todo, mas um bom volume de horas eventualmente. Ano passado “perdi” todo o conteúdo de um HD de 4TB novinho da WD porque o maldito filtro de linha onde liguei a fonte do HD deu um mau contato justo na tomada dele e o HD desligou no meio de uma transferência grande de dados, e ao reconectar o Windows identificou erros, pediu para reparar, e surgiram mais de 1Tb de arquivos sem nome recuperados naquela pastinha maldita... enfim, não quero-te NUNCA MAIS passar por isso, porque meus HDs de BKP precisar sem BKP mesmo, confiáveis.
    Preciso acima de tudo protege-los (e o IMac) de um desligamento subto, por falta de energia, no meu entendimento. Estou certo? 
    Preciso ligar o iMac, uns 3 HDs e suas fontes, o Time Machine da Apple  (que tem fonte interna) e um router Wi-Fi nesse futuro NOBREAK. 700 Va seriam suficientes? Recomenda algum?
    Desculpe a pergunta idiota, mas não sei o que é um DPS. Vou pesquisar. Mas alguns nobreaks (como APC 1200) falam que possuem todos aquelas proteções de rede elétrica embutidas. É lorota deles?
    Aproveitando: preciso de um OUTRO NOBREAK para logar no PS4 Pro, Xbox One, TV, modem e router WiFi. Precisa ser do modelo mais caro também (senoidal) ou serve o mais simples, desde que com mais de 1000Va pra aguentar isso tudo? Recomenda algum?
    obrigado!!!
     
     
     
     
    Muito obrigado, Bruno! Mas esses me parecem ser os mais caros que existem, tudo acima de 1.000,00!!! Completamente fora das minhas possibilidades, infelizmente. 
  13. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a vivianerrp em Mac Extremamente Lento   
    Thiago,
    Por acaso você utiliza esse Mac para acessar seu o site do seu banco?
    Tem uns 2 anos eu acho que o MacMagazine mesmo alertou sobre esses Módulos de Segurança de Bancos e foi exatamente isso que deixou meu MacBook extremamente lento. 
  14. Like
    Mr. Caio Augusto recebeu reputação de Julia Nakamura em Sistema ocupando muita memória   
    Boa noite Julia,
    o processo de atualizaçao para o Catalina esta sendo feito pela App Store? ou pelo comando de recuperação do sistema?
    Possui muitos programas? poste uma foto do utilitarrio de disco aqui para analisarmos se existe alguma outra partição, alem disso entre nas pastas
    abra o Finder, busque ~/biblioteca/logs e apague tudo
    abra o Finder, busque ~/biblioteca/cache e apague tudo
    reinicie o Mac 
    aguardo
  15. Upvote
    Mr. Caio Augusto deu reputação a jailsonrs em [OS X Catalina] O que estão achando?   
    De longe a pior decisão da Apple foi lançar novo sistema anualmente. Quando o sistema começa a ficar redondo, sai um novo todo bugado e sem compatibilidade com o que funcionava antes. E os novos recursos, principalmente de aplicativos poderiam muito bem chegar em versões anteriores.
    Creio que o mínimo aceitável seria update a cada um ano e meio ou dois anos. 
  16. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a webg3brasil em [OS X Catalina] O que estão achando?   
    Opa, sim. Bootcamp com Windows roda tranquilo, os fps do CSGO mesmo, sobe para 100-120fps.
    Procure um vídeo no youtube chamado "ULTIMATE CS:GO FPS BOOST GUIDE FOR PC AND MAC! (WORKS 2017!)
    Tem algumas dicas bacanas
  17. Upvote
    Mr. Caio Augusto deu reputação a webg3brasil em [OS X Catalina] O que estão achando?   
    Qual especificação/modelo de sua máquina?
  18. Upvote
    Mr. Caio Augusto deu reputação a webg3brasil em [OS X Catalina] O que estão achando?   
    Eu tava no Mojave e não tinha ainda o Steam instado, vi relatos que o que tava funcionando no Mojave precisaria ser removi e instalado do zero, acho que o melhor é remover pelo AppClean e reinstalar o Steam pra baixar novamente o CSS ou CSGO
    normalmente as versões .3 são as mais estáveis e que apresentam a melhor estabilidade, pode pesquisar que irá encontrar isso em outros tópicos das versões antigas do sistema.
  19. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a claudinhoo em Programa de limpeza para Macbook   
    Usei o CleanMyMac antes da versão X pagando em bundles, hoje uso pagando mensalidade pelo Setapp, pagando 9.99 USD por mês, compensa muito pela quantidade de apps que tem na plataforma.
    Nem lembrava do Onyx Fred, legal saber que ainda está em desenvolvimento. 
  20. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a FЯΞD em Macbook com 10anos de uso tem solução ?   
    Pois é Mestre! Isso sem contar a espionagem kkkkk 
  21. Upvote
    Mr. Caio Augusto recebeu reputação de Joao Vitor Santos em Proteções conta surtos elétricos – descargas atmosféricas e afins   
    Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.
    Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:
    1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.
    2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.
    3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.
    Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.    
    O que é um surto elétrico:
    Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.
    Surtos elétricos são comumente provenientes a:
    1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;
    2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.
    3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;
    4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.
    Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.
    Como se proteger:
    DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais aonde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados aonde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.
    DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.
    DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.
    Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”.
    Dúvidas estou à disposição para ajudar todos.
    Sds
       
  22. Upvote
    Mr. Caio Augusto recebeu reputação de Jansen Bispo em Proteções conta surtos elétricos – descargas atmosféricas e afins   
    Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.
    Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:
    1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.
    2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.
    3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.
    Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.    
    O que é um surto elétrico:
    Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.
    Surtos elétricos são comumente provenientes a:
    1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;
    2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.
    3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;
    4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.
    Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.
    Como se proteger:
    DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais aonde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados aonde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.
    DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.
    DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.
    Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”.
    Dúvidas estou à disposição para ajudar todos.
    Sds
       
  23. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a FЯΞD em Gravar tela com audio - MacOs Mojave   
    Obrigado Mestre. Feliz em ajudar aos amigos Foristas! 👊🏻
  24. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a FЯΞD em Gravar tela com audio - MacOs Mojave   
    Fala Fera...da uma olhada nesse video. Pode te ajudar com sua demanda ai. Abraço 
     
  25. Like
    Mr. Caio Augusto deu reputação a FЯΞD em Gravar tela com audio - MacOs Mojave   
    O Proprio quicktime grava tmb....nativo. Abraço 
    https://support.apple.com/pt-br/HT201066
×
×
  • Criar Novo...