Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Raul Duelis

Membros
  • Total de itens

    176
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Tudo que Raul Duelis postou

  1. Olha, por ser um MacBook white, é para ter a entrada de cd do lado sim. Tive um White A1181, como o que vc descreveu. Todos os MacBooks White possuem leitor de cd. O procedimento que vc tentou fazer no Mac, com o uso de um pendrive não é possível. Ele não reconhece o pendrive como um disco bootavel.O que vc teria que fazer é utilizar um CD de instalação. Outra coisa: O Windows 11 não é nativamente compatível com este MacBook. Nem o Windows 10 é suportado oficialmente por ele. O único Windows realmente suportado é o Windows 7, e mesmo que vc instale no HD por outro computador, quando colocar no Mac diversas coisas não funcionarão, como o clique secundário do mouse, wifi e ajuste de brilho. Digo isso pois já tentei fazer isso quando tive um Mac desses. Minha sugestão é que vc prossiga da seguinte maneira: Baixa uma imagem do Mac OS Lion e instale normalmente no Mac. Após a instalação, utilize o software do BootCamp para instalar o Windows 7 e a partir do Windows 7, depois de instalar os drivers do Boot Camp, atualize para o 10. Mas já aviso que o Windows 10 neste Mac, com HD, fica com um desempenho bem ruim, ainda mais pelos 2Gb de RAM. Se realmente quiser instalar o Windows 10, sugiro pelo menos 4Gb de RAM e um SSD.
  2. Eu retornei para o Ventura com o OCLP 0.6.0 e as coisas melhoras bastante. Antes tinha alguns bugs e glitch's que já não notei mais, como na hora de assistir um streaming. A temperatura do Mac também melhorou, bem como o desempenho de modo geral. Acredito que agora ficarei utilizando ele. Não tive mais problemas com bugs até o momento. Vídeo externo pelo HDMI também parou de apresentar bugs. Resumidamente, no MacBook Pro de 2015 ele está bem liso. Se for atualizar, só recomendo uma instalação limpa.
  3. Deu certo! Vlw, Beto! Nunca lembro de fazer isso kkk
  4. Fala, galera! Blz? Há algumas semanas instalei o macOS Ventura no meu MacBook Pro 2015 via OCLP, mas não gostei muito do resultado e retornei ao Monterey por uma instalação limpa, após salvar alguns dos meus dados no iCloud Drive. O MacBook retornou ao macOS 12.6 e tudo ficou muito fluido, sem problemas... exceto pela hora. Eu não tenho o costume de desligar o Mac após o uso. Ele sempre permanece ligado, com Power Nap ativado e eu apenas o coloco em repouso, mas ele simplesmente não atualiza a hora nesse período. Ou seja, se eu o colocar no modo repouso às 11 da manhã e voltar a utiliza-lo somente às 17h, ele voltará com a hora registrando 11h da manhã. Antes do Ventura e durante o uso no ventura, este bug não acontecia. Após isso, o Monterey atualizou para o 12.6.2 mas o bug persiste. Alguém saberia me dizer o que pode ser? Não estava muito a fim de formata-lo novamente kkk
  5. Não cheguei a ver, mas já voltei para o Monterey. Acho que irei esperar por mais um tempo antes de tentar o Ventura novamente.
  6. Galera, acabei de baixar a imagem do Monterey e voltarei para ele. As mudanças no ventura não são significativas (realmente acho que piorou) e tive problemas para fazer streaming de filmes e vídeos, apresentando lentidão e bugs. Quem sabe quando o patch estiver mais maduro não volto pra ele...
  7. Acabei de fazer o teste e por aqui está tudo normal... Foi instantâneo. Talvez seja algum bug do patch a ser corrigido.
  8. Fala, camarada! Blz? Amigo, qual o modelo e ano do teu Mac? Os Macs com chip M1, M2, e afins (2020 para frente), até onde sei, não rodam Windows. Só conseguem rodar através de VM. Se teu Mac for intel, a forma mais fácil de instalar Windows no Mac é através do Boot Camp. Ele faz quase tudo e você só vai precisar baixar a imagem do Windows. Ele cria o pendrive, a partição e te dá todo o passo a passo. Depois do pendrive de boot criado corretamente, basta vc desligar o Mac já com o pendrive do Windows conectado à uma porta USB, pressionar e segurar a tecla "Option" e ligar ele, sem soltar a tecla "Option". Ele vai te dar a opção de escolher por onde iniciar o sistema.
  9. Cara, eu não faço ideia do que possa ser. Quem entende muito de Mac é o @BetoGaleazzo. Acredito que ele possa te ajudar.
  10. Galera, tomei coragem e atualizei pro Ventura usando o OpenCore. Tempo de boot foi o mesmo e até agora percebi pequenos bugs com imagens, mas nada realmente significativo. Acredito apenas que precisarei fazer uma limpeza e troca de pasta térmica no meu Mac pq ele ficou esquentadinho (bateu 103 graus e eu corri pra colocar a ventoinha no talo kkk. O "Ajustes" ficou bem estranho e na seção "Sobre este Mac" está a cara do Mac OS X 10.6.
  11. Esse tipo de comportamento ele só apresenta quando vc insere uma senha de firmware (o que não parece fazer tanto sentido já que vc instalou outro SO, mas vale a pena tentar). Se lembra de ter colocado uma? Mesmo que não se lembre, nos macs em que ainda é possível retirar as memórias RAM, basta vc remove-las por um período e dar boot no Mac novamente utilizando Command + R para ver se ele reconhece o pendrive.
  12. Somente os MacBook de 2012 suportam o Catalina nativamente. Vc pode baixar uma imagem do High Sierra e instalar ou utilizar um patch do dosDude1. Eu instalaria primeiro o High Sierra, já que esse Mac seu o suporta nativamente e verificaria se a instalação ocorre bem para depois instalar o Catalina novamente. Vou deixar o link do High Sierra abaixo, do dosDude1 mesmo, que já vem balinha. http://dosdude1.com/highsierra/
  13. Pegou o aparelho recentemente? Recebeu alguma atualização? Eu experimentaria reinstalar o sistema, como primeiro passo. Às vezes pode ser só um bug...
  14. Para esse computador meu uso é mais produtividade mesmo. Para tarefas mais pesadas eu tenho um Asus com placa gráfica dedicada. O único porém é que para fazer toda essa instalação eu só estou com um Mac. E é bem chato ter que usar o windows para fazer pendrive bootavel com macOS
  15. MacBook de 12 polegadas usa o Intel Core da linha M, que são mais fracos que os i5 e i7 dos MacBooks Air. Além disso, possuem apenas uma porta usb c (ou carrega ou usa dispositivos externos) e ele tem o terrível teclado borboleta. É realmente a pior escolha de MacBook, sem contar que são extremamente supervalorizados e a manutenção deles é extremamente difícil. Sobre o MacBook Pro de 2016, ele já não atualiza para o último macOS e é mais caro que o MacBook Pro de 2015. Pessoal pede muito caro nesses macs (muitas vezes mais de 4000 reais), sendo que na casa dos 5 mil a 5500 reais vc já consegue encontrar o MacBook Air M1, usado, nessa faixa de preço. E ele é MUITO mais máquina que qualquer outro MacBook Pro anterior a 2020. Se você quer começar comprando um Mac sem gastar muito, eu recomendaria o MacBook Pro 2015. É uma máquina muito bem acertada e mais confiável, sem problemas crônicos, com muito mais portas para conexão e o carregador MagSafe (que a Apple até voltou a usar agora em 2022). Se você encontrar ele por até uns 3 mil reais, acredito que valha mais a pena que um desses dois, mas o ideal seria pagar menos que isso.
  16. Pô, legal! Só fico em duvida se faço uma partição para testar o ventura ou se já limpo o sed e instalo só ele. Meu MacBook é um 2015, i5 de 2,9GHz e 8Gb de RAM. Depois conta como ficou o desempenho. Eu tinha um MacBook Pro de 2012 mas acabei vendendo para pegar um Mac mais novo. Na época, não senti muita estabilidade com o Big Sur
  17. O problema de se utilizar acessórios paralelos é referente aos produtos sem marca, de baixa qualidade. Não é o caso da Baseus. Há carregadores paralelos, sem qualquer certificação que entregam a voltagem e amperagem adequada mas este não é o maior problema. Normalmente esse tipo de produto bem ordinário não tem componentes que forneçam uma corrente "limpa" ou que protejam o seu dispositivo em caso de sobrecarga de energia. Mas não é o caso dos produtos que vc adquiriu. Quanto a questão de gasto que vc mencionou, realmente 900 reais num carregador novo é um absurdo. Mas vc pode dar uma olhada no Mercado Livre para ver se encontra algum carregador usado. Recentemente, há cerca de um mês, adquiri um carregador MagSafe 2 original para meu MacBook por apenas 250 reais e o vendedor ainda forneceu 6 meses de garantia. E sobre o adaptador de usb c para magsafe 2, a própria apple vende esse tipo de adaptador no site deles. Pode ficar tranquilo. Como o Beto disse, só tenha certeza de que adquiriu produtos realmente originais que não há o menor problema.
  18. Por mais que seja a um 2011 com 16Gb de RAM, a frequência da memória é menor. E o 2011 é uma máquina muito antiga e eu realmente não acho que valha a pena desembolsar 2k numa máquina dessas para uso no dia-a-dia. 8Gb de RAM vai muito bem. Como disse, meu Mac tem 8Gb de RAM e um i5 de 2.9GHz, e meu uso acaba sendo um pouco mais pesado que o seu pq eu edito alguns vídeos e fotos nele. Como seu uso é mais leve, 8Gb será de bom tamanho. Sem contar pelos fatores de tela, gerenciamento de energia, peso, bateria e o touchpad que são bem melhores. Por 3 mil eu acho que está um valor ok. O Air de 2017 tem um i5 de 2017 bem mais fraco que o i5 do Pro. Não há nenhuma razão lógica para ele ser mais caro. Basicamente, tudo nele é inferior.
  19. Eu realmente acredito que a melhor máquina seria um MacBook Pro de 2015. Ele atualiza nativamente até o Monterey tem o teclado convencional, SSD NVMe, uma tela de excelente qualidade e o touchpad Force Touch - que vc não acha que precisa até utilizar um. Eu tenho um modelo de 13 polegadas, com um i5 dual core de 2.9GHz e 8Gb de RAM e é uma máquina sensacional. Consigo editar vídeos em FHD ou utilizar o Adobe Photoshop sem problemas - faço fotografia como hobby e queria uma máquina que me atendesse bem. O modelo que tenho veio da Inglaterra e me custou menos de 1600 reais, com 1 ano de garantia pelo vendedor. Não veio com a fonte original, mas consegui uma no mercado livre, praticamente nova e já com o cabo trocado e também com garantia por apenas 250 reais. Se vc tiver alguém que possa trazer uma máquina dessas de lá de fora, vale muito à pena! Eu, particularmente, não compraria um Air pq eles são bem menos potentes e a tela é convencional. Os MBP de 15 polegadas o pessoal pede muito caro. Eu pelo menos ainda não vi nenhum de 15" por menos de 4 mil reais. Os Macs com i7 e placa de vídeo da Nvidia (não me recordo se houve i5 com placa dedicada) acima de 2012 já não tem suporte aos macOS mais recentes mesmo que via patch, o que te obriga a desativar a gpu - e acaba se tornando um gasto de dinheiro desnecessário, já que são mais caros e não poderão ser plenamente utilizados - sem contar que vc fica com muitos problemas "pormenores" como dificuldades em conectar um monitor externo, por exemplo. Eu recomendaria um Pro 2015, mesmo que com i5, se vc achar até uns R$ 3.500,00. Não sei se hoje valeria muito apenas pagar mais que isso - eu pagaria apenas se encontrasse um de único dono, bem original, com caixa, acessórios e NF. Valorizo muito originalidade! Forte abraço!
  20. Ah, foi um valor impossível de não pegar. Se fosse comprar um notebook novo nesse valor, não existe nada com o mesmo desempenho e qualidade de construção Eu não pretendo instalar o ventura tão já, até mesmo porque pretendo comprar um SSD de 1Tb para este Mac. Quando instalar, pretendo instalar em outra partição e ir acompanhando como o sistema se comporta. O MacBook Pro 2012 que eu tinha me atendia bem. Troquei pela oportunidade. Não pretendo trocar esse aqui pelo menos pelos próximos 3 anos, a menos que apareça alguma proposta muito boa kkk.
  21. Por muito tempo quis ter sempre o iPhone mais recente. Até que parei com essa ideia no iPhone 6 - que me foi só dor de cabeça e chegou num ponto que a Apple simplesmente me "recomendou" trocar de aparelho. Fui, de início, pra top de linha da concorrência - com o Galaxy S5 que me convenceu a ficar na Samsung. Fiquei um bom tempo com ele e só troquei quando chegou o S10, que troquei por um Z Flip4 agora em setembro - e essa sim foi uma troca apenas por vontade, pois o S10 me atendia bem demais. E apesar de não ter uma câmera tão boa quanto a do S10 - dada a ausência de zoom ótico no Z Flip - eu tenho uma DSLR da Canon que nem se compara à câmera dos dois. Eu sempre falo que gosto de ter um top de linha porque eles duram mais - o que ocorre, de fato - mas eu gosto mesmo por puro capricho e às vezes nem é por precisar mesmo. O Z Flip4 me encantou por ser um dobrável e é legal demais! E como o @LeBaldi disse, às vezes é só uma forma de recompensa por trabalharmos, horas, dias, semanas e poder ter pequenos "prazeres" que o trabalho nos proporciona. Meu MacBook, de 2015, me supre muito bem, apesar de descontinuado pela Apple. E não pretendo troca-lo por enquanto, mas quando o fizer, ah, eu quero um MacBook com Apple Silicon hahahaha. Eu tenho também um Nissan Maxima 3.0 V6 automático, confortável, completo e andador - e também beberrão para muitos, mas não vejo assim - e sei que o meu paliozinho supre minha necessidade diária para ir trabalhar. Mas, para mim, mais vale o gosto que o dinheiro no bolso kkk e a satisfação de ter algo que eu quero vs a sensação de ter algo que puramente supre minhas necessidades, é bem melhor. Se cabe no bolso e não vai me desfalcar, sempre vou no que é melhor, independente de realmente precisar ou não.
  22. Salve, galera! Tudo tranquilo? Depois de 1 ano em meio sem participar do fórum, retornei. Esses últimos meses passei por uma correria gigante e nesse meio tempo vendi meu antigo MacBook Pro 13 Retina, de final de 2012 e comprei um MacBook Pro 2015 de 2.9GHz (que veio diretamente da Inglaterra e era utilizado mais como um "desktop" pelo antigo dono, pois só ficava fechado no HDMI, o que resultou em pouquíssimos ciclos de bateria e uma carcaça absurdamente conservada (o teclado sequer possui desgaste). O preço? A incrível bagatela de 1487 reais + 103 de IOF do cartão que utilizei para compra-lo. O vendedor ainda me deu 1 ano de garantia e o Mac está perfeito. Não é o modelo base, o que me chamou a atenção e me fez realmente compra-lo. Mas, como nem tudo são flores, veio o anúncio do macOS Ventura e a notícia de que esta bela máquina (a que mais gosto, dentre todos os MacBooks já lançados) não será atualizada para o novo sistema - sendo cortado das atualizações 1 ano "antes" do que a Apple normalmente faz, devido a essa fissura muito louca em abandonar de vez os Macs intel. É uma máquina excepcional e que me atende perfeitamente bem! Tem um bom desempenho para meu uso, não apresenta travamentos, consigo editar vídeos em Full HD sem engasgos - o que para mim já é ótimo - e consigo utilizar o Adobe Photoshop sem complicações - faço fotografia por hobby e este notebook me é suficiente - e ele conta com leitor SD, que só retornou nos macs agora, e eu definitivamente não quero desembolsar toda essa grana por um novo MacBook Pro. Eu sou um entusiasta da tecnologia nas horas vagas e gosto de ter sempre o sistema mais recente em meus aparelhos, mas ainda não achei nada sólido do Ventura em Macs antigos. Sei que a Apple dificultou as coisas e removeu uma série de drivers do sistema e que isso está dificultando para os desenvolvedores. No entanto, sei que já há algumas versões teste e queria saber se tem alguém que está testando ele nos macs antigos e queria saber como tá o desempenho. O MBP 2015 tem muito fôlego ainda e para o meu uso, que quer um computador confiável, com sistema fluido, é mais que suficiente. Ainda não sinto a necessidade de troca-lo. Agradeço pela atenção! Vlw!
  23. O i5 do MacBook Air 2017 é de 5a geração. É exatamente o mesmo processador do Air de 2015. Além disso, o i5 dele tem um Clock mais baixo, pois o corpo menor não tem boa dissipação de calor. Mac não é um computador para jogos e não acho que valha a pena mesmo que para jogar dota, principalmente se tratando de um notebook usado, que já não tem mais o mesmo desempenho de quando novo e a pasta térmica já está mais ressecada (ideal trocar a mesma). Eu, particularmente não acho muito confortável ver o computador chegar a 80 ou 90 graus (caso do meu MacBook) ao rodar jogos como CS GO. Assim como dito acima, acho que o limite para se pagar num MacBook Air de 2017 é no máximo, no máximo mesmo, de 4 mil reais. O Pro 2016 acredito que até uns 5, pois vc ainda tem que lidar com o problema do teclado butterfly
  24. É, pessoal... após 9 anos e 2182 ciclos de bateria, agora apareceu o status de "manutenção recomendada" na bateria do meu MacBook, logo quando a Apple encerra o suporte de reparos a ele. Sabendo que eu possivelmente não encontrarei reparo para ele em uma autorizada, me resta recorrer ao Mercado (mais especificamente o Livre - ba dun tsss). Eu sei que peças Apple são caras e que na autorizada trocavam o top case, teclado, mouse e bateria, mas encontro anúncios no ML, na faixa de 600 reais, que informam ter a bateria original. Acho pouco provável que de fato seja, mas no caso de uma bateria paralela, qual seria uma boa marca? Onde poderia encontrar uma bateria de boa qualidade? Vlww! Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
×
×
  • Criar Novo...