Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

RBFraphael

Membros
  • Total de itens

    13
  • Registrou-se em

  • Última visita

Sobre RBFraphael

  • Data de Nascimento 11/14/1997

Métodos de Contato

Informações do Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Brasil, São Paulo
  • Interesses
    Hackintosh, desenvolvimento web, programação de games, YouTube

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de RBFraphael

  1. Boas! Fiz um hackintosh 95% funcional no meu notebook, um Lenovo G40-80. Pra ficar 100%, falta só fazer o áudio no HDMI funcionar e o trackpad ficar redondinho... O trackpad está funcionando legal... Scroll, gestos com 3 dedos, botões físicos... Só o que não funciona é o "tocar para clicar", tanto toque único para clique esquerdo e o toque com dois dedos para clique direito... Ah, e o macOS não reconhece ele como um trackpad. É um touchpad ELAN, modelo não sei dizer, mas é reconhecido como dispositivo PS2 no sistema. Já tentei usar o VoodooPS2Controller junto com o VoodooI2C e não funcionou... Também já tentei o VoodooPS2Controller junto com o VoodooSMBus e também não funcionou. Alguém sabe o que posso fazer para deixar o trackpad 100% funcional? Obrigado desde já!
  2. ATUALIZAÇÃO: Eu finalmente consegui! O problema do teclado e mouse estavam relacionados com o SSDT-BATT.aml, que, por algum motivo, é um DSDT completo, com diversas sobreposições, inclusive dos dispositivos PS2M e PS2K, que são justamente o meu touchpad e teclado, respectivamente. Bastou remover esse SSDT do config.plist que tudo começou a funcionar normalmente! Os próximos passos são: Corrigir o trackpad (apesar do touchpad funcionar, junto com os botões físicos, scroll vertical e horizontal com dois dedos e gestos com 3 dedos, o macOS não reconhece ele como um trackpad, e os cliques pelo touchpad não funcionam) Corrigir o wifi (vi alguns tutoriais na internet sobre a placa AR9565, vou testar) Corrigir o áudio no HDMI Verificar se, depois de remover esse SSDT-BATT.aml, minha bateria continua sendo reconhecida (porém esse vai ser complicado porque estou usando o note sem bateria - a dele viciou - já há algum tempo, e não estou sentindo falta rs) Qualquer novidade eu posto aqui! Acho que vai ajudar bastante donos de notebooks como esse meu que querem fazer hackintosh também. Obrigado!
  3. ATUALIZAÇÃO: Estive testando outras versões do VoodooPS2Controller, e descobri que meu teclado está funcionando, porém APENAS quando eu não tento usar o touchpad... Se eu encosto no touchpad para tentar usá-lo, o teclado pára de funcionar na mesma hora. E o touchpad continua sem sinal de vida. Já verifiquei, com kextstat | grep voodoo, que todos os kexts relacionados ao VoodooPS2 (Input, Controller, Keyboard, Mouse e Trackpad) estão sendo carregados corretamente. Como o meu touchpad é Elan, tentei também usar o VoodooPS2Controller junto com o VoodooSMBus, porém nada mudou... Continua apenas o teclado funcionando se eu não tento usar o touchpad. Alguém conseguiria me ajudar? Realmente preciso do meu teclado e touchpad funcionando, e não faço ideia do por quê não está... Obrigado!
  4. Boas! Estou tentando economizar uma grana não comprando um hardware próprio para montar um hackintosh rs... Então, estou tentando fazer um hackintosh funcional no meu notebook Lenovo G40-80. Tenho uma EFI Clover que não lembro onde consegui (nem se fui eu mesmo que montei rsrs), que tem praticamente tudo funcionando, inclusive a placa wifi. Contudo, quero subir do Catalina para o Big Sur, então preciso migrar para o OpenCore. Encontrei uma EFI do OpenCore no GitHub, porém está na versão 0.6.2 e queria deixar o mais atualizado possível... Então comecei a montar uma EFI do zero seguindo o guia de instalação do OpenCore. Cheguei num resultado quase ideal, usando a versão mais recente do OpenCore (até o momento, a 0.6.9). Só o que ficou faltando fazer funcionar é o wifi (que não me importo se não funcionar, já que minha surpresa é funcionar no Clover, então já pensava em pegar outro adaptador wifi que seja compatível com macOS) e o teclado e touchpad (esse não estou entendendo por que não funciona)... Minha "build" do OpeCore foi basicamente pegando os SSDTs SSDT-HPET.aml e SSDT-BATT.aml da build que encontrei no GitHub, e o resto montando tudo do zero (inclusive montei os próprios SSDTs, sem pegar nenhum prebuilt que o guia do OpenCore disponibiliza). As configs do notebook são as seguintes: Processador: Intel Core i5 5200U iGPU: Intel HD Graphics 5500 dGPU: AMD Radeon R5 M230 (não funciona no macOS, já esperado então nem é relevante) RAM: 2x8GB DDR3L Kazuk 1600MHz Áudio: Conexant CX20751/2 Wifi: Atheros AR9565 Ethernet: Realtek RTL8105E Touchpad: ELAN PS2 Teclado: PS2 O mais crítico pra mim nesse momento é fazer o teclado e touchpad funcionarem... Tentei o VoodooPS2Controller do Acidanthera e do RehabMan e nenhum deles funcionou, sabe lá Deus por quê... Muito estranho, porque na build do Clover R5114 funciona perfeitamente. A rede Wifi que funciona na build do Clover é por causa de um kext IO80211_ATH que tem no Clover, e não deixa nem o macOS dar boot no OpenCore. Estou deixando aqui os links para as EFIs que eu tenho (a do Clover R5114, a do OpenCore 0.6.2 do GitHub e a do OpenCore 0.6.9 que estou fazendo), identificando os problemas de cada uma delas. Clover r5114 - https://bit.ly/2SQLdg3 Tudo funcionando, exceto áudio no HDMI. OpenCore 0.6.2 (GitHub) - https://bit.ly/2RVudp8 Teclado, touchpad, wifi e áudio no HDMI não funcionam. Meu OpenCore 0.6.9 - https://bit.ly/3wMJZkO Teclado, touchpad, wifi e áudio no HDMI não funcionam. Como disse, o principal é o teclado e o touchpad... Mas, se conseguir resolver o áudio no HDMI e o wifi também, seria perfeito rsrs... Se alguém puder me ajudar por favor a deixar esse OpenCore 0.6.9 funcionando, ficarei muito agradecido! Obrigado!
  5. Sim, sei que tá bem difícil... Na verdade só não queria gastar uma fortuna, se não compensaria mais pegar um Mac Mini mesmo kkkk Contudo, dei uma pesquisada, e vi algumas promoções na Kabum e Pichau e cheguei numa config bacana que não fica muito caro (se pagar à vista, fica menos de 3 mil)... Fica aqui a dica para quem tiver interesse: - Processador: Intel Core i5 10400 - Placa mãe: Gigabyte H410M-H - Memória: 2x8GB DDR4 Team Group T-Force 2666MHz - SSD: Patriot Burst Elite 120GB - Gabinete: Pichau HX300 White - Fonte: PowerX 500W Dependendo de como se organizar, consegue até pegar memórias mais baratas no Ali Express e SSD também, dando até pra aumentar a capacidade do SSD pra 256GB ou mais.
  6. Entendi. Cara, a GT 710 tá bem em conta mesmo... Mas, por ser Nvidia, não pode dar algum problema? Tipo, eu vejo alguns pontos em usar essa placa... - Vendor - por ser Nvidia, só funciona com os webdrivers, não? - Idade - vi que a Nvidia começou a encerrar o suporte às placas Kepler, e a GT 710 tá na lista... Será que isso não pode fazer a placa "morrer" logo? - Vida útil - por conta do suporte do macOS à Nvidia, e agora da própria Nvidia, meu receio é que, em uma ou duas atualizações do macOS essa placa já não sirva mais... Como eu queria montar um hackintosh pra aguentar pelo menos uns 2 anos, pelo menos até os preços ficarem mais razoáveis, fico com esses medos rsrs Eu sei que tudo isso se resolveria simplesmente pegando uma AMD, série RX 400/500/5000/6000 (excluindo as 450 e 550), mas os preços delas estão surreais hoje...
  7. Boas! Estou buscando informações para montar um hardware hackintosh, e vejo várias pessoas pegando placas NVidia até a série 10, (1050~1080)... A que mais vejo o pessoal falando sobre é a GT 710, que, na situação atual, é uma das placas mais acessíveis... Mas, fica minha dúvida... Até o Big Sur, as coisas estão funcionando legal, inclusive essa GT 710 dizem funcionar nativamente... Mas, desde o Mojave, o macOS não suporta mais placas Nvidia, focando somente em AMD. Então as placas até a série 10 só funcionam com o Webdriver. Até quando? Inclusive, recentemente, vi algumas notícias sobre a Nvidia começar a descartar as placas da série 700 (como a GT 710). Aqui uma referência: https://avalanchenoticias.com.br/placas-de-video/nvidia-encerrara-o-suporte-para-placas-graficas-kepler-em-breve/ Pergunto isso porque não queria pegar uma placa GT 710 e ver ela não funcionando mais em algumas atualizações do macOS... Queria um hardware para, pelo menos, uns 2~3 anos a frente suportando updates do macOS sem grandes dificuldades... Imagino que com uma RX 470, 560, 5600XT etc essa insegurança "morra", mas com os preços do jeito que estão fica complicado pegar até mesmo a mais básica delas rs. Obrigado!
  8. Cara, eu vi esse vídeo umas 1000x hahaha... Inclusive até pensei em pegar só a placa mãe e usar o i5 que tá aqui, que tbm é 4th gen... Mas a GPU desse i5 não conseguiu nem rodar o Blender e a Unity de forma fluida, isso que me preocupou... E como ambos são de 4th gen, ambos usam a HD 4600... Então pensei em comprar uma RX 560 ou 460/470 pra colocar junto com a placa mãe, mas GPU hoje em dia tá muito tenso rsrs... O que vc montou é exatamente igual? Tipo usa a 4600 de GPU também? Ou tem uma GPU dedicada? Ah, e quanto ao áudio... AppleALC funcionou nessa build? E tem áudio no HDMI? Eu sei que o macOS não consegue controlar o áudio no HDMI, tipo volume, equalização e tals, e que isso fica por conta do monitor... Mas comigo nem sair o áudio do macOS eu consegui fazer, isso usando o VoodooHDA, porque o AppleALC nem reconhecia nenhum dispositivo de áudio.
  9. Boas! Estou querendo montar um hackintosh para utilizar no dia-a-dia como um hardware secundário, principalmente como introdução ao ambiente Apple. Sou programador de games e apps, e estou querendo ampliar um pouco meu campo de atuação para o ecossistema Apple (macOS e iOS/iPadOS). Meu PC atual eu sei que é 0% compatível com hackintosh (CPU AMD Ryzen 5 3600X e GPU Nvidia GeForce GTX 1660 Super), então queria montar um novo PC para essa finalidade. O uso desse PC seria básico-intermediário... Utilizar para testar e compilar apps para iOS (com o simulador do Xcode) e macOS e utilizar a engine Unity com o Blender, porém nada extremamente pesado. De resto seriam coisas simples, como Spotify, Chrome, LibreOffice etc. Tenho aqui outros dois hardwares que já testei, mas um deles não oferece um desempenho aceitável e o outro não consigo deixar tudo 100% funcional... Os harwares são: 1. Notebook Lenovo G40-80 Processador: Intel Core i5 5200U GPU: Intel HD 5500 + Radeon R5 M230 (já ciente que a Radeon não funcionaria) SSD: 120GB WD Green RAM: 16GB (8+8) DDR3L Esse não consigo fazer wifi funcionar no OpenCore - Clover funciona - e sem áudio com AppleALC - apenas VoodooHDA, que me quebra as pernas pra subir do Catalina pro Big Sur. 2. Desktop i5 4th gen Placa mãe: Afox IH81-MA5 Processador: Intel Core i5 4590 GPU: Intel HD 4600 SSD: 120GB Kingston RAM: 10GB (8+2) DDR3 Esse consegui fazer quase tudo funcionar, exceto pelo áudio com o AppleALC - entro no mesmo problema do outro, quanto ao upgrade com o VoodooHDA para o Big Sur -, porém não tem um desempenho minimamente bom. Tendo isso em vista, queria saber se alguém poderia me recomendar um hardware básico 100% compatível com hackintosh entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00 (sei que é um belo desafio na situação atual rs). Algo que ajuda bastante é não incluir uma GPU dedicada agora... Se a GPU integrada conseguir me ajudar, já serve. Também já tenho alguns itens ("herdados" do hardware 2), que são um SSD de 120GB, 10GB de RAM DDR3, fonte de 500W genérica e um HD de 1TB... A "bronca" mesmo seria um processador e uma placa mãe (e memórias se não forem DDR3). Também não tenho receio de pegar coisas da China (AliExpress) rsrs Obrigado amigos!
  10. Tirando o HDMI, estava funcionando com o VoodooHDA sim. Estou realmente pensando nisso... Meu único "receio" de ficar no Catalina é o Xcode. Estou montando esse hackintosh justamente para estudar um pouco sobre desenvolvimento para Apple (iOS e macOS), e a última versão do Xcode só instala pela AppStore na última versão do macOS... Até consigo baixar pelo site de desenvolvedores da Apple ( https://developer.apple.com/download/more/ ), mas continuo limitado à última versão para o Catalina (que é a 12.4). De qualquer forma, acho que vou mesmo voltar para o Catalina enquanto o Big Sur ainda passa pelos ajustes rs
  11. Olá! Acho que o título já diz tudo rsrs... Não consigo fazer meu Hackintosh Big Sur 11.3.1 funcionar o áudio, de nenhuma forma (HDMI, portas da placa mãe e painel frontal). Eu tinha o Catalina instalado, com o VoodooHDA, e pelo menos as portas da placa mãe e o painel frontal tinham áudio funcionando. Porém, depois de atualizar para o Big Sur (tentei tanto atualizar pelo próprio sistema quanto fazer uma instalação limpa), o VoodooHDA morreu. Tentei seguir alguns tutoriais que vi para fazer ele voltar a funcionar, que envolviam o VoodooHDA-OC e instalar o kext direto no /L/E, e nada. Então tentei o AppleALC (que já havia testado no Catalina, onde já não funcionada). Meu chip é o Realtek ALC662. Na wiki do AppleALC, os layout IDs para esse chip são 5-7-11-12-13-15-16-17-18-66. Testei todos e nenhum deles funcionou (nem no Catalina nem no Big Sur - pelo menos no Catalina o VoodooHDA me supria). Em todos os testes do AppleALC, fiz o Reset NVRAM antes de dar boot, e chequei com o IORegistryExplorer se os dispositivos de áudio eram reconhecidos, e nada... Se alguém puder me dar uma luz, serei eternamente grato rsrs... Specs do hardware: CPU: Intel Core i5 4460 GPU: iGPU Intel HD 4600 Placa Mãe: AFox IH81-MA5 Memória: 10GB (8+2) DDR3 1333MHz Fonte: aleatória de 500W Armaz.: SSD Kingston 120GB Codec/chip do áudio: Realtek ALC662 Chip de rede: Realtek RTL 8105E Bootloader: OpenCore 0.6.9 (eu mesmo configurei, não peguei nenhuma "build" pronta) Também estou anexando o relatório do AIDA64 e um link para a minha pasta EFI atual: https://drive.google.com/file/d/1a-WdOvNSRWe9lh8CNT4PChoLmF4YalXV/view?usp=sharing Adicional: Além do áudio na placa mãe, se alguém souber (1) resolver o áudio no HDMI e (2) resolver um lag chato que acontece por uns ~20 segundos logo após o boot, vou ser eternamente grato hahaha E se alguém souber tudo, eu faço um PIX pra pagar um café hehehe Obrigado desde já! AIDA64_Report.htm
  12. Boas! Sou "novato" em Hackintosh rs... Recentemente brotou um hardware antigo aqui em casa, e quis tentar fazer um hackintosh nele para ter uma máquina secundária para testes e desenvolvimento (sou programador rs). As specs da máquina são: Processador: Intel Core i5 4460 GPU: iGPU Intel HD 4600 Placa Mãe: AFox IH81-MA5 RAM: 10GB (8+2) DDR3 Fonte: Aleatória de 500W (duvido que sejam reais, mas o PC pelo menos liga e não explode rs) Rede: Realtek RTL8105E Áudio: Intel Haswell HDMI Audio / Realtek ALC662 Bootloader: Clover (tentando migrar para OpenCore para subir do Catalina para o Big Sur, mas antes quero resolver o problema do áudio) Estou tentando montar um Catalina nele, e meu principal problema é o áudio. Não consigo fazer funcionar! Gostaria de ter o áudio funcionando tanto nas portas da placa-mãe e painel frontal quanto no HDMI (principalmente porque quero colocar um switch KVM para alternar entre esse hackintosh e minha máquina principal). Já tentei os seguintes métodos, e obtive os seguintes resultados: - Kext VoodooHDA: Funcionou apenas as saídas da placa mãe. Ele mostra uma saída HDMI, mas não sai áudio. - Kext AppleALC + Bootarg alcid: Tentei todos os IDs disponíveis no Github do acidanthera/AppleALC para o meu chip (ALC662), do 5 ao 66, e qualquer um deles simplesmente não mostra nenhum dispositivo de áudio (nem HDMI). Alguém teria uma configuração semelhante à minha para me passar a sua pasta EFI? Ou me orientar em como configurar isso? Estou nesse desafio já há alguns bons dias rs Obrigado desde já!
  13. Tenho um iMac Late 2009 que a placa de vídeo morreu e estou querendo ressuscitar ele, porém, como não tenho tanta demanda para ele, não queria trocar a placa de vídeo. O processador dele (i7 860) não tem placa de vídeo integrada, então pensei em colocar um outro que tenha. O soquete é o LGA1156. Pesquisando na internet, vi outros processadores da mesma geração (1ª) com esse mesmo soquete (LGA1156 ou FCLGA1156) que possuem placa de vídeo integrada e um preço bem acessível (o i5 680 e o i3 540). Então o que eu quero é remover a placa de vídeo dele e trocar o processador (i7 860) por um que tenha uma placa gráfica integrada (o i5 680 ou o i3 540). Já aviso que esse iMac não seria para tarefas pesadas, então um i3 antigo, se resolver o problema e fazer ele no mínimo funcionar, já resolve o problema sim. Será que esse i3 540 ou o i5 680 serviria para o que quero fazer? Tenho dúvidas se o macOS High Sierra (último que consegui instalar sem macetes nessa máquina antes dela morrer) reconheceria de boas o processador e a placa gráfica, além de saber se o hardware dele seria compatível com o processador. Como não sou especialista em iMacs, resolvi perguntar em um fórum para saber melhor antes de arriscar comprar. Obrigado!
×
×
  • Criar Novo...