Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

roberktum

Membros
  • Total de itens

    20
  • Registrou-se em

  • Última visita

Sobre roberktum

  • Rank
    Estou chegando agora...
  1. Fui seguir a sugestão de algumas pessoas aqui do forum de levar meu macbook pro retina late 2013 para fazer uma limpeza interna e troca da pasta térmica. Fui pego com a decepcionante informação de que as autorizadas (ou seja qual for o nome) só fazem manutenção de produtos com até 5 anos. Achei difícil de acreditar, pensei ser má vontade da assistência específica. No suporte telefônico da Apple, contudo, confirmei a informação. Muito provavelmente o valor nem valeria a pena, mas o fato de ser política da empresa é lamentável. Se os clandestinos podem fazer os serviços (já que a hipótese contrária é a admissão de que, pela política da empresa, a vida útil de um mac é de 5 anos), fica claro que desde o fim da garantia não há qualquer vantagem na utilização da assistência credenciada. Bem chato isso.
  2. Você pode estar com o mesmo problema do colega autor do tópico. Fiz o teste aqui e confirmei que se você segurar o ⌘, ele cancela a modificação do teclado causada por manter pressionado a tecla option sozinha ou option + shift. A tecla K, por ex, vai mostrar o símbolo ˚ se for pressionada com a option junto. Se acrescentar a shift, aí ela vai mostrar o símbolo . Nos dois casos, pressionar ⌘ cancela as modificações.
  3. Olá a todos. Uso bastante o recurso de substituição de texto do Mac OS (Teclado>Texto), para facilitar minha vida. Ex.: "nn" vira "não", "n." vira "nº", etc. A hipótese principal, pela quantidade de casos diariamente, é substituir a crase por ~ nas palavras que contém "ão", porque sempre que vou digitar no teclado do próprio macbook, sai "ào", porque obviamente é o layout Internacional PC, exigindo o Shift para sair o til. O problema é que só funciona para palavras inteiras. Achei que seria tranquilo ir incluindo aos poucos todas as palavras com essas partículas, mas estou descobrindo que é uma tarefa sem fim! Por acaso alguém saberia dizer se há uma forma de fazer o sistema substituir uma coisa pela outra em todas as palavras que contenham esss termos (ào)? Tipo em critérios de algumas buscas, em que você digita, por ex, "$fante", e retorna qualquer palavra que termine em "fante" (elefante, infante, etc), ou "*ber*", e retorna tudo que tenha "ber"no meio (gilberto, roberto, humberto). Alguém tem essa resposta? Valeu.
  4. Rapaz, vejo que esse app é famoso aqui no forum, mas eu não uso de jeito nenhum. Peguei trauma por causa daquele Mackeeper. Só tive problema com malware duas vezes, e foi justamente o adware do próprio Mackeeper! Precisei de antivirus para resolver. Desde então, corro desse tipo de programa!
  5. Velho, não entendo de conceitos técnicos, mas julgando só pela experiência, parece haver algo errado. Uso um hardware que me parece bem mais singelo que o seu (Macbook pro retina late 2013, i5 2,4Ghz) e não enfrento esses problemas. Nunca gostei do Transmission, sempre usei o µTorrent, que agora é web based e o uso no Safari. Já criei um tópico aqui mostrando que tenho enfrentado problemas com a página do UOL especificamente, que quase imediatamente faz aparecer o aviso Quando isso ocorre, o macbook começa a aquecer, e se o dia estiver mais quente, as ventoinhas começam a funcionar. Aconteceu também uma única vez com o Youtube, também no Safari, e num dia que fez muito calor. Fora esse problema, que nem tenho certeza se começou depois do Catalina ou se só se acentuou, o que me enche o saco no sistema são as questòes de segurança, pedidos de senha pra tudo, esse tipo de coisa. Sempre uso muitas janelas de Safari e Chrome abertas de uma vez (não gosto de abas), mais Word, editando PDFs no PDF Expert, com Skype aberto, Whatsapp web no Chrome, e nem liga ventoinha, pelo menos num dia de temperatura normal em Brasília. A única vantagem que tenho sobre o seu hardware, talvez, seja memória, 16Gb. Editando pra complementar: fiz a atualização normal, não foi "limpa".
  6. Caso alguém enfrente o mesmo problema, encontrei uma abordagem sobre a questão específica, aqui: https://appletoolbox.com/webpage-using-significant-energy-in-safari-heres-what-you-should-know/ Também aqui no forum, um post de hoje pode ajudar também a entender (ou pelo menos lucubrar a respeito):
  7. Olá, Tiago, obrigado pela resposta, Eu só segui as instruções do próprio sistema para atualizar para o Catalina. Nem passou pela minha cabeça zerar o mac e depois instalar todos os aplicativos, transferir todos os dados e fazer todos os ajustes no sistema (inclusive lembrar quais são...). Quanto a manutenção, nunca nem tinha ouvido falar dessa pasta térmica! Vou ver quanto fica para fazer essa manutenção, pra ver se resolve, pra tentar evitar essa formatação, que me parece um trabalho muito hercúleo, é muito detalhe pra lembrar. Depois que você respondeu dei uma pesquisada pra ver como seria a instalação limpa e vi que não adianta usar o Time Machine, aí é fogo. Só no Word são dezenas de personalizações, macros, etc. Tinha a esperança de ser um problema mais específico, já enfrentado por alguém. De toda forma, agradeço a resposta. Se alguém mais pensar em alguma, por favor me diga. Valeu.
  8. Já há algum tempo, o aviso acima vem sendo exibido pelo Safari quando navego pela página do UOL. Não me lembro se isso começou com o Catalina ou se já vinha de antes. Acontecia de vez em quando, mas atualmente o aviso já aparece poucos minutos depois que acesso o site. Hoje, pela primeira vez, aconteceu o mesmo no Youtube. Se não fechar a janela, o computador superaquece. Alguém mais enfrenta esse problema? Alguém sabe por que isso acontece, do que se trata, e, principalmente, como evitar que a página use essa energia excessiva? Uso Safari e Catalina atualizados, num Macbook pro Retina late 2013 com 16 GB de RAM e 76GB disponíveis num SSD de 250 GB. Agradeco a quem puder me dar uma luz.
  9. Eu nem entendo essa história de que o iTunes acabou... Acabou nada uai, só pioraram o nome e retiraram funções que sequer existiam nele há alguns anos e que não tinham nada a ver com música. O iPhone inclusive permanece sendo listado na barra lateral do programa antes conehcido como iTunes. E o principal: o sacal sistema de sincronização permanece exatamente igual, mas agora absolutamente instável, imprevisível, e muito mais demorado. E olha, Stow, que eu fui obrigado a usar iTunes no Windows quando comprei meu primeiro iPod, em 2003, e, ao contrário de você, gostei tanto da lógica e da organização, que o programa (naquela época ainda não estava na moda falar aplicativo, pelo menos no Brasil) foi quem me fez migrar para o Mac OS. o iTunes inclusive tinha uma função excelente em que ele mesmo buscava na internet e preenchia as informações das músicas e as capas de disco... De lá pra cá só piorou. Para usar no computador, continuo achando excelente (agora que voltaram o column browser), apesar das constantes irritações com os bugs que aparecem a cada uma ou duas atualizações. Se tiver interesse, testa o app O'Player. Ele permite que você insira vídeos (musicas também) diretamente pelo Safari, sem conectar nada e sem passar pelo ex-iTunes, e com uma velocidade impressionante.
  10. Apesar de gostar de tecnologia, computador pra mim é igual carro, tem que estar pronto para o uso sem ficar me dando dor de cabeça. E o Catalina tem me dado muita dor de cabeça. São tantas pequenas coisas que eu nem saberia listar tudo, então vou falar sobre o que mais me incomoda: a parte das músicas. Até a última atualização, tinha sumido a navegação por colunas, que é simplesmente essencial para quem, como eu, usa o computador e o iPhone como repositório de músicas. Beleza, resolveram, mas foram meses passando raiva. O problema é conseguiram piorar o que já era horrível, que é a sincronização do iphone com o mac. Já era um saco toda a burocracia imposta, que nos impede de simplesmente acrescentar uma nova música ao iphone sem ter que fazer sincronização de tudo, back up, etc. A sincronização por wifi sempre foi uma lenda, pelo menos pra mim. Agora, piorou, porque o processo ficou ainda mais lento e errático, todo bugado. Sem eu ter feito nada, todas as músicas sumiram. Tentei sincronizar inúmeras vezes depois, e grande maioria das musicas simplesmente não é sincronizada - e pior, sem nenhum padrão! Aparentemente tem todos os artistas e albuns, mas em cada album só sincroniza algumas músicas. Não dá pra entender como isso é tão ruim, sendo a Apple a pioneira nesse tipo de consumo de música. Me impressiona pensar que o processo hoje, em 2020, com iphone e mac, é pior do que era em 2003, em que eu usava um ipod clickwheel com o iTunes em um PC! Em 17 anos, o processo foi piorado, e muito... E , para ajudar, com o Catalina a Apple avançou nessa tendência inexplicável (pra mim) de dar nomes genéricos para os aplicativos, o que é muito irritante. Com todos esses bugs, quando você vai pesquisar na internet pra tentar alguma salvação, já que o suporte e a documentação da Apple são simplórios, vai ter que usar o parâmetro "música", e não mais iTunes! Coisa de "jênio". Assim como o Livros, Mensagens, Notas, Mail, Lembretes, Calendário... Me lembra uma pizzaria que existia em Goiânia cujo nome era Rodízio de Pizza! O que virá pela frente? Será que o Safari vai passar a se chamar Navegador? O iPhone será o Smartphone?
  11. Eu dei uma pesquisada até a (minha) exaustão, e não achei nenhuma solução. Queria pelo menos que a notificação fizesse barulho, como todas as demais, mas nem isso consegui descobrir como fazer (tudo indica que não tem jeito mesmo, pelo menos por enquanto).
  12. Minha experiência foi igual. Precisei em 2017 e 2018, e não era confiável. Depois que atualizei para o Catalina, voltei a usar e agora está super eficiente. E agora também ele tem o comando "atualizar", pra não ficar dúvida, e tem também essa função sob demanda.
  13. Eder, blza? Qual é o Excel que você está usando? O 2016 realmente era ruim, a ponto de eu usar uma versaão anterior (não lembro mais se era 2011 ou o 2013). Não me lembro de em algum momento ele melhorou. Mas o atual, de 2019, roda muito bem e rápido no meu macbook pro retina late 2013.
  14. Eu estava achando estranho mesmo. Sobre o outro programa, eu já tinha feito uns testes há algum tempo, e só encontrei aplicativos caros e mais complexos que prestassem. Um deles é o Fanurio, que é bem legal para profissionais liberais e autônomos, e tem uma boa forma de contabilização do tempo por cliente e tarefas. Você poderia adaptar. Me lembro também do Project Plan. Despois dos trial, acabei ficando com o controle manual mesmo com cronômetro e timers... Quando você chegar a uma conclusão sobre esse assunto, se possível retorna aqui para indicar o que achou melhor, certo? Abs
  15. No seu lugar, eu já teria procurado a garantia.
×
×
  • Criar Novo...