Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

BetoGaleazzo

Membros
  • Total de itens

    2614
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    174

Posts postados por BetoGaleazzo

  1. A velha neura com números que na prática na maioria das vezes não significa nada. Meu iPhone atual ficou com 100% de saúde por mais de um ano, e logo depois despencou direto pra 92%. Fiz uma instalação limpa do iOS (por outros motivos) e subiu pra 94% e depois de um mês foi pra 91%. Sabe o que isso significa? Nada. A autonomia está normal dentro do esperado para o meu uso e vida que segue. O dia que a autonomia estiver claramente ruim e eu ver que não é problema de software, eu troco a bateria. O telefone me serve, não o contrário.

    Esquece esse número e aproveita seu telefone.

  2. Salvo engano esse MacBook deve suportar oficialmente até o High Sierra. Vale a pena tentar uma instalação limpa dessa versão. Mas eu não ficaria surpreso se continuasse a esquentar e travar (partindo da premissa que ele realmente está esquentando além do normal/esperado). Se a instalação limpa do sistema não surtir efeito, seria interessante ver como está esse aparelho por dentro... Fazer a limpeza e a troca da pasta térmica por uma de qualidade. Isso pode ajudar bastante. E se você gosta do aparelho, quem sabe um upgrade de SSD e memória RAM...

  3. 3 horas atrás, Caroline Doria disse:

    Tinha anotada no Notas mas uma senha antiga (tinham várias senhas lá que anotei quando tive covid e esqueci de tudo, mudei as senhas de tudo e esqueci de apagar o doc, só me dei conta dele quando abri o mac pra trocar senhas e abri o notes junto). Burrice total.
    Coloco senha complexa em tudo, mas anotar não ajuda em nada.
    Mas deve ter sido por aí mesmo que ele conseguiu.

    Acabei de saber que ele também acessou meu WhatsApp por 10min.

    E o IMEI não aparece bloqueado no site da Anatel, mesmo tendo feito b.o imediatamente na polícia civil e ter falado com a militar também na mesma hora passando o IMEI pra ambas e depois pedindo também o bloqueio na vivo. 


    Que droga, né... País compliacado de se viver e ter as coisas esse o nosso.

    2 horas atrás, joel.cachioli disse:

    ACHO que nos dias de hoje todo mundo tem q usar eSIM. E, se possível, usar um número de recuperação de senha diferente do que está no aparelho principal. Tipo em outro aparelho antigo em casa. Mas, claro, isso é um luxo que poucos conseguem.

    Por exemplo, eu não tenho app de banco no celular. Deixo tudo em um iPad em casa.


    Sim, todo cuidado é pouco! Eu uso um app que é responsável pelo cartão de crédito mas esse é o único serviço dessa conta, não tem meu dinheiro disponível lá pra PIX, nem nada.

  4. 1 hora atrás, Marcelozao disse:

    Uma dúvida, se lá em Tempo de Uso > Permitir Alterações > Alterações de conta, estiver em não permitir e a senha do tempo de uso for diferente da senha de bloqueio da tela, ele consegue mudar a senha do ICloud ou desativar o Find?


    Então, aqui tem um porém: realmente dá pra ativar restrições quanto à alteração de dados da conta e proteger essa restrição com uma senha diferente da senha de bloqueio, MAS,eu acho que essa senha pode ser recuperada/redefinida via SMS ou e-mail se o dono esquecer (ou o ladrão não souber rs), e aí o cara tá com o teu telefone na mão e com acesso a SMS e teu e-mail. Precisa testar, eu não sei dizer com 100% de certeza. É sim uma proteção a mais mas talvez tenha uma brecha, e se tiver, tem que ver se dá pra mitigar essa possibilidade associando outro e-mail e/ou número que não estejam vinculados nesse aparelho.

  5. Pra desativar o Find My é necessário informar a senha do iCloud.

    Você tinha essa senha anotada no Notas ou em alguma mensagem/e-mail etc? Parece uma pergunta boba, mas muita gente anota a senha do iCloud no próprio telefone ou envia para si mesmo no WhatsApp/E-mail contando apenas com a segurança da tela de bloqueio. Se sim, ele pode ter facilmente encontrado a senha através da Busca.

    Também existe a possibilidade dele ter alterado a senha do iCloud pelos Ajustes se ele conseguiu acertar a sua senha de desbloqueio da tela.. Novamente: muita gente usa senha manjada, tipo 00000, 0800, 123456 etc. Pode não ser o seu caso, mas pode ser.

    Outra possibilidade é ele ter conseguido redefinir a sua senha já que com a tela desbloqueada ele tinha acesso ao seu Spark e também Mensagens (SMS). Te garanto que ele não desligou o telefone nem tampouco bloqueou a tela até ele conseguir o que queria, e o bloqueio de SIM através de PIN só funciona se reiniciar o aparelho ou colocar ele em outro telefone.

  6. Em 01/11/2023 at 16:56, Pico disse:

    Assina o 1password?

    Aqui uso a versão 7 só no PC porque peguei a versão completa vitalícia de compra única. Tinha tb o 6 do mac mas parei de usar por ficar desatualizado.

    Mas nunca irei assinar o 1password apesar de considerar um dos melhores gerenciadores. Não quero nada dependente de serviços.

    Se parar de funcionar o meu 1password 7 não sei o que vou fazer com minhas senhas.


    A minha situação com senhas chegou a um ponto insustentável e eu decidi assinar um ano pra ver se resolveria. Até o momento estou bem satisfeito... Usando no iPhone e no Mac. Na minha opinião, para o meu uso, valeu a pena e se as coisas continuarem como estão, irei renovar.

  7. 1 hora atrás, Amigos disse:

    Amigo, essa é uma pergunta cuja resposta simples, infelizmente não existe!

    Primeiro, pois o conceito de "segurança" é relativo. Veja, um promotor de justiça prestes a desencobrir uma grande facção criminosa provavelmente não tem os mesmos requisitos de segurança que uma senhora idosa que utiliza o computador para ver videos no YouTube. Segundo, pois ainda que determinemos esses requisitos, apontar a segurança relativa dependerá muito do critério de análise. Se o critério for número absolutos de vulnerabilidades remotas exploradas antes de serem descobertas, poderíamos dizer que o OpenBSD é o sistema mais seguro do mundo. Se o critério for a velocidade de correção das vulnerabilidades, distribuições GNU/Linux provavelmente estariam no topo da lista. Por outro lado, se o critério amortizar a quantidade de falhas pelo número de usuários, o Windows provavelmente seria considerado bastante seguro.

    Para resumir, se a pergunta for sobre o macOS ser um sistema seguro para um usuário comum, que não faz downloads por meios não oficiais e não acessa sites desconhecidos, a resposta provavelmente será: sim, assim como o Windows e distribuições GNU/Linux. Se a pergunta for relativa a um uso ou caso particular, então há de se analisar quais os requisitos de segurança desse caso, como no exemplo do promotor. Agora, se a pergunta for sobre o macOS ser mais ou menos seguro comparativamente com algum outro sistema, então a resposta será um enfático "depende". 

    Amigo, o kernel do macOS, o XNU, é código aberto, embora através da distorcida visão de realidade da Apple sobre o conceito. Ele está disponível no GitHub e no portal de projetos open source da maça.


    Você está certo. O Darwin, que é o core do sistema operacional deles, é open source, porém os principais componentes do macOS são fechados, como o Aqua, WebKit, FileVault, GateKeeper, HandOff, AirDrop, Continuity, protocolos usados no FaceTime, iMessage etc. Até mesmo desenvolver aplicações pra macOS usando SDKs da Apple é bem mais inflexível do que desenvolver aplicações para o Windows com a plataforma .NET da Microsoft.

     

  8. Existem diversos motivos, os principais são:

    Hardware e software são desenvolvidos pela mesma empresa. Apesar de usar chips fabricados por outras empresas, o desenvolvimento do conjunto de hardware é feito pela Apple, e o software também desenvolvido para este hardware específico, o que dificulta a exploração de vulnerabilidades baseadas em hardware.

    O kernel do sistema operacional é também todo customizado e de código proprietário, diferentemente de sistemas de código aberto e também do Windows que apesar de ser código proprietário, é um sistema amplamente estudado e atacado, principalmente por ser o líder de mercado.

    A Apple implementa soluções de hardware e firmware voltadas à segurança em toda a sua linha de dispositivos, como o chip T2 Security, Secure Enclave etc, o que torna ataques puramente baseados em exploits de software inúteis.

    A Apple desenvolveu um algoritmo de criptografia de disco bem eficiente chamado FileVault. Não é inquebrável, mas em comparação com outras soluções do mercado é muito eficiente, além de performático.

    É um assunto interessante pra se pesquisar, porque a Apple realmente investe pesado nesse quesito. Não é infalível, mas é um consenso geral o macOS ser tido como um sistema operacional bem robusto em termos de segurança.

  9. 18 minutos atrás, Cintia Yoo disse:

    apenas 89%


    Eu ri um pouco rs.

    Desencana disso aí, Cintia. Esquece esse número... É uma mera estimativa, não quer dizer nada. Tem gente que tá com a saúde da bateria lá na casa dos 60 e poucos e a autonomia está normal, ou com MacBook 2010 ~ 2012 ainda com a bateria original, o macOS já dizendo que tá na hora de trocar a bateria e o povo usando de boas. Isso aí é tão válido que é capaz de você reinstalar o sistema e esse número subir rs. Não reflete necessariamente a vida útil da bateria, só serve pra botar pilha no usuário pra trocar de bateria antes de ser realmente necessário.

    O que importa é estar durando, e você tem que perceber isso com o seu uso e não com esse indicador.

  10. 4 horas atrás, marcosfisica disse:

    deu problema com o Catalina, deu problema com o mojave. bom, tem uma variável em comum aí né? qual?......

    testa outro pendrive cara. esse pendrive deve estar com algum problema ou ser lento mesmo.


    É uma boa sugestão. Apesar do processo de criação do pendrive também demandar bastante dele, pode ser que tenha passado sem erros, mas ao instalar esteja dando algum problema. Acontece sim.

    Se estiver usando a mesma porta USB em todas as tentativas, também não custa tentar outra. O processo de criação da instalação em si é o melhor possível: DMG oficial e criar direto pela ferramente createinstallmedia ao invés de recorrer a apps.

    Outra sugestão que não custa tentar, além de trocar o pendrive e usar outra porta USB, é redefinir o SMC e também o NVRAM antes de tentar novamente:

    https://support.apple.com/pt-br/HT201295

    https://support.apple.com/pt-br/HT204063

  11. Eu já fui crucificado aqui pela minha opinião de que o e-mail do iCloud é ruim, mas continuo com este pensamento. É um sistema de e-mails bem pouco robusto, e por mais que defendam que "e-mail é só pra receber, enviar e tá tudo certo", essa não é a necessidade de todo mundo, e nem tampouco diz respeito à confiabilidade e disponibilidade do serviço.

    Os serviços de e-mail da Microsoft e da Google são infinitamente mais maduros e mais confiáveis.

    Eu tive receio quando optei por sair do iCloud Drive pra manter meus documentos no One Drive, devido à questão de integração com os dispositivos da Apple que eu tenho etc, mas no final das contas eu só ganhei com isso. Muito mais rápido as plataformas web e mobile dão uma surra na Apple.

  12. 6 horas atrás, Adriano9825 disse:

    Eu criei esse hábito porque vi algumas recomendações para evitar ficar utilizando o iPhone quando está em carregamento. Ai meio que acostumei assim. Ai como surgiu essa nova opção de carregamento otimizado, me bateu essa dúvida. Vou testar aqui qualquer dia :)


    Pode usar o seu iPhone normalmente durante o carregamento. A preocupação de alguns é que o aparelho esquenta durante o carregamento, o que é normal, e ao usá-lo acaba gerando mais calor ainda, o que teoricamente é ruim pra bateria a longo prazo. No final das contas não vai fazer diferença prática na vida útil da bateria, e se fizer, você está no máximo ganhando alguns dias antes de ter que inevitavelmente fazer a substituição dela se ficar tempo suficiente com o aparelho. Não vale o esforço de ficar desligando e ligando o telefone e também deixar de usar durante o carregamento.

    Enfim, ao descobrir se a função de limitação de carga funciona ou não com o aparelho desligado, compartilhe aqui rs. Fiquei curioso.

  13. Faz quanto tempo que você vem atualizando o iMac ao invés de fazer uma atualização limpa do sistema? Esse hábito de ir atualizando uma versão em cima da outra ao longo dos anos é uma das práticas que costuma deixar os Macs lentos, principalmente no caso do seu que usa disco mecânico de armazenamento que já costuma ser naturalmente mais lento. Talvez limpar completamente o HD e fazer uma instalação limpa do sistema melhore bastante, com certeza vale a pena tentar porque é um procedimento simples e não vai te custar nada.

    Sobre o upgrade, eu já estava pronto pra te dizer que a julgar pelo ano do iMac com certeza vale a pena trocar o HDD por um SSD... Vira outra máquina. A questão é essa tela aí, porque a chance da tela simplesmente morrer ou ir piorando até parar é pequena, mas ainda assim existe. SSD em si não é caro, mas a menos que você mesmo faça o serviço, também terá que pagar pela mão de obra do técnico, e aí tem que ver se o técnico não vai negar o serviço pelo risco da tela piorar ou até mesmo parar durante a desmontagem, ou pegar o serviço, mas te cobrar muito mais caro pra correr o risco da tela parar na mão dele.

    Eu acho que se fosse meu, mesmo sendo capaz de trocar o HDD por um SSD eu mesmo, talvez eu não fizesse e venderia por um preço abaixo devido à tela ao invés de investir nele. Tem que colocar na ponta do lápis levando em consideração todos os prós e contras, mas se a tela tá num nível que dá desgosto de usar, eu no máximo veria se a instalação limpa pode ajudar (e geralmente ajuda), mas acho que não investiria.

×
×
  • Criar Novo...