Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

carvalhoteles

Membros
  • Total de itens

    1
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por carvalhoteles

  1. Acho que a resposta abaixo, está completa, mas fiquei com uma duvida, uso uma partição Windows na minha maquina (parallells + WiN7), como é que fica isso no Timemachine, e nesta migração.

    Grato,

    CarvalhoTeles

    Eu também sofri pra entender isso, então vamos lá (vou considerar que você não entende nada de partições e etc...):

    A partição padrão do Mac é o HFS (variante HFS+, HFS com registro cronológico, etc), ou seja, é o formato que o Mac mais "se dá bem".

    Já a partição "preferida" do Windows é o NTFS.

    Aí fica o problema: Windows NÃO LÊ discos em particionado HFS. Então se você pegar o HD do seu Mac e colocar num PC com Windows, você não vai conseguir ver os arquivos e nem escrever nada no disco...

    Também tem um outro problema: num disco NTFS, o Mac só consegue LER. Ou seja, se você pegar uma pen drive formatado no Windows e plugar no seu Mac, você vai conseguir ver todos os arquivos e copiar para o seu computador, mas não vai conseguir escrever nele (copiar DO seu computador PARA a pen drive).

    "SOLUÇÃO MAIS OU MENOS": Aqui entra um outro formato: o FAT32. Você pode particionar seu HD externo em FAT32. Ambos os sistemas conseguem ler este tipo de partição, mas ela já é bem antiga e não comporta arquivos maiores que 4GB.

    SOLUÇÃO "MAIS PRA MAIS DO QUE PRA MENOS": Particionar seu HD externo em 2. Ou seja, uma partição fica em NTFS e a outra fica em HFS.

    Vou tentar explicar melhor:

    Tenho um HD externo de 500GB e queria usá-lo como Time Machine, mas para isso teria que formatar para HFS. Mas aqui na minha cidade só eu e mais uns 5 têm Mac, ou seja, meu HD ficaria inutilizado para transportar aqrquivos entre computadores. Então eu "particionei" (vamos fizer que eu "dividi") meu HD externo em 2" 250GB em NTFS e os outros 250GB em NTFS (pra usuários do Windows conseguirem ler). Quando plugo meu HD externo no Mac, aparecem as duas partições:

    Imagem anexa: Captura de tela 2011-07-01 às 15.04.39.png

    O símbolo com o "logo" do USB é a partição NTFS, e o com o símbolo do Time Machine é a partição formatada em HFS.

    Mas, se eu plugar meu HD num Windows, ele só vai achar a partição NTFS, e nela poderá escrever e ler os arquivos.

    Resumindo: O Mac lê as duas partições o Windows só lê a NTFS. Não é interessante ao Windows ler a HFS pois nela só se encontram seus arquivos de backups...

    Você pode colocar o que quiser na partição HFS, mas lembre-se que ela só será lida por Macs.

    Espero que tenha entendido...agora vamos ao Time Machine.

    Se você vai mesmo querer particionar o disco desse jeito, primeiro copie os arquivos que estão no seu HD, pois eles serão perdidos depois de formatar. Vamos particionar: faça isso: conecte seu HD externo no Mac, vá em Aplicativos>Utilitários> Utilitário de Disco. Selecione o seu HD externo na listinha que vai aparecer à esquerda e selecione "Particionar". Em "Esquema de Volume", selecione o número de partições que quer criar. Em seguida, dê um nome para cada uma e escolha quantos GB cada uma vai ter. Em uma delas, selecione o formato "Mac OS Expandido (reg. cronologicamente)" e na outra selecione "Sistema de arquivos Windows NT". Depois, é só clicar em aplicar e pronto, o Mac vai começar a formatar o HD. Imagem explicativa:

    Imagem anexa: fto.jpg

    Depois de formatado, conecte novamente seu HD externo ao Mac e abra o Time Machine (Preferências do sistema >Time Machine). Clique em selecionar disco e selecione a partição HFS.

    Pronto! Seu backup está configurado.

    Seus backups são feitos na partição HFS e você continua podendo ver a partição NTFS. Se quiser escrever em NTFS, procure algum aplicativo que faça isso (tipo o NTFS-3G).

    Espero ter ajudado!

×
×
  • Criar Novo...