Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calhau

Membros
  • Total de itens

    104
  • Registrou-se em

  • Última visita

Tudo que Calhau postou

  1. O ganho com a ativação do FileVault basicamente se resume no aumento de sua privacidade. Seus dados estarão protegidos dos olhos de curiosos com acesso físico a sua máquina e que obviamente não tenham a sua senha de usuário. Básicamente eu recomendaria o seguinte para uma proteção que eu considero básica. 1. NÃO USE APLICATIVOS PIRATAS E NEM ACESSE SITES "DUVIDOSOS"! 2. Ative o Firewall do seu Mac! Por padrão ele vem desativado. Faça o seguinte procedimento para ativar o seu Firewall: Vá até Preferências do Sistema, clique sobre o ícone de Segurança e Privacidade, clique na guia Firewall, agora clique sobre o botão Ativar o Firewall. Feito isso, clique no botão Opções do Firewall... e Marque a opção Ativar modo discreto, clique em Ok e feche essa janela! Pronto seu Firewall já esta habilitado. 3. Ative o FileVault e use uma senha FORTE. --- Outra coisa que eu recomendo é a instalação de um aplicativo de monitoramento de cookies. O que eu uso e recomendo é esse: http://www.macupdate.com/app/mac/37084/cookie Por fim eu também recomendo é o uso do DNSCrypt pois ele encripta seu trafego DNS. http://www.macupdate.com/app/mac/41072/dnscrypt Feito isso eu acredito que você esteja minimamente seguro. Note que quando falamos em segurança estamos na verdade nos referindo a redução de riscos e por tal, nunca estamos 100% seguros! O que cabe a você é estudar sobre o assunto e estabelecer um nível minimo onde você se sinta "seguro". Certamente que eu poderia falar inúmeras outras coisas que aumentariam consideravelmente a sua segurança como OpenVPN, sistemas de autenticação por DHE, até mesmo alguns plugins para Firefox e etc... mas não tenho certeza se seria de fato útil para você agora. Mas qualquer coisa é só falar. Se eu souber certamente ajudarei! Se não souber alguém certamente saberá o espirito do fórum é esse
  2. Sinceramente eu lhe recomendaria ativar o FileVault SIM! Há de fato uma perda de performance mas ela é mínima e particularmente eu a considero desprezível. O grande problema com container criptografados é a forma como o usuario utiliza ele! Esse metodo pode ser muito seguro ou muinto inseguro a depender de como é usado! Exemplo: Caso você APENAS manipule seus arquivos EXCLUSIVAMENTE dentro da unidade criptografada, ou seja, sem nunca retirar nenhum arquivo de lá ai SIM você esta para todos os efeitos Seguro! Contudo, se você vez ou outra retira arquivos de lá e trabalha com eles fora da unidade criptografada e depois repõe os dados atualizados e apaga os arquivos que estavam fora, ai nesse caso em específico temos uma GRAVE falha de segurança. Mas como??? você pode estar se perguntando... Simples meu caro! Na hora que você retirar qualquer arquivo da unidade criptografada ele será gravado no seu Disco como um arquivo NÃO CRIPTOGRAFADO, ou seja, desprotegido. Na hora que você recolocar o arquivo na unidade ele de fato voltará a ser criptografado, NO ENTANTO, mesmo que você apague o arquivo que estava fora da unidade e limpe a lixeira, ainda assim ele estará disponível no seu Disco. Qualquer pessoa SEM conhecimentos avançados e munido APENAS de um software de recuperação de dados como o Data Rescue ou o Disk Drill Pro, terá grandes chances de recuperar seus arquivos sensiveis. PORTANTO, sua unidade criptografada é segura se você apenas trabalhar com seus arquivos SEMPRE DENTRO DELA! Agora, caso você já tenha retirado dados sensiveis de lá ou tenha esse costume e queira continuar na prática de retirar os dados da sua unidade de criptografia eu lhe recomendo DUAS COISAS. - 1. Ative o FileVault; - 2. PASSE A UTILIZAR Algum aplicativo de sobregravação aleatória de arquivos apagados. Mas como fazer essa sobregravação???? Simples! O próprio OS X dispõe de um sistema nativo para isso, e que pode ser facilmente ativado bastando você abrir uma janela do Finder e no menu superior você clicar em Finder > Preferências... Na pequena janela flutuante que se abrirá você irá clicar em Avançado e marcar a última opção: Esvaziar Lixo com segurança. Pronto! Com essa opção selecionada você terá acabado de ativar o método de sobregravação de dados conhecido como DoD e usado e recomendado pelos USA para remoção definitiva de arquivos sensíveis. Básicamente é isso! Qualquer coisa é só falar Abraços!
  3. Olá pessoal do Fórum \o/ Estou querendo saber da galera qual serviço de VPN que vocês usam tendo em vista a SEGURANÇA. Vira e mexe eu tenho lido um pouco sobre o tema e tenho testado ao longo de uns meses alguns serviços de VPN. Mas quero saber qual vocês usam e quais julgam os melhores.
  4. Deixa eu entender... você quer criptografar uma pasta/arquivos ou ter acesso aos dados através de uma pasta???? Obviamente você pode criptografar tanto pastas quanto arquivos pelo utilitario de Disco do OS X. Mas ele cria containers que quando montados se comportam como discos e não como pastas. Seria essa caracteristica que você quer mudar??? ter acesso a pastas após montados ao invés de Drives? Caso seja eu aconselho você olhar o Hider 2 da MacPaw. Quando lançamos uma pasta dentro dele ele esconde essa pasta e todos os arquivos criptografando-os com AES-256. Quando você abre o aplicativo e desoculta a pasta ela volta a aparecer onde estava. O único porém com esse aplicativo é que ele é um aplicativo comercial e não Open Source e por tal, não sofreu o escrutínio da comunidade Crypto em busca de falhas e possiveis portas dos fundos. Mas se for para algo que não seja ULTRA SECRETO eu acho que é bem válido. Eu tenho o Hider 2 e adoro ele. Nunca tive problemas maiores em sua utilização. Qualquer dúvida é só falar! Se eu souber... estamos ai! ^^
  5. Tuxera NTFS! Não tem melhor! O paragon é um pouco mais barato mas cobra a cada atualização que lança! O Tuxera é um pouco mais caro mas todas as atualizações são gratuitas por toda a vida! é uma licença Lifetime! Além do mais a qualidade Técnica do Tuxera me parece melhor! Embora isso possa ser subjetivo!
  6. Acho mais simples usar um sistema de Cloud e criptografar os dados antes do envio! Ao meu ver é muito mais simples do que tentar montar seu proprio sistema de cloud! Sem contar é claro com os perigos inerentes a perda dos dados como, por exemplo, um ou mais HDDs pifarem! Você terá que investir em muitas coisas para ainda assim alcançar um sistema de confiabilidade que certamente será inferior ao de grandes Data Centers.
  7. De todos os que já testei nenhum chega aos pés do Transmit [ https://panic.com/transmit/ ] Na minha modesta opinião vale muito o quanto custa!
  8. Eu troquei o VLC e o Movist pelo Playr e não me arrependo! Abre T-U-D-O com o menor esforço! Link para Download: https://itunes.apple.com/us/app/playr/id640521827?mt=12
  9. Opa eu faço isso com o Dropbox também! Eu tenho uma pasta chamada Arquivamento em que ela só fica na nuvem! As demais pastas eu deixo sincronizar com o meu Mac. Para isso é só habilitar a sincronização seletiva! Fácil, Fácil!!!
  10. Idem! Eu tenho o Dropbox 1TB que realmente uso e já utilizei 270GB sem nenhum problema :-) Tenho o OneDrive com 10TB por conta da assinatura do Office 365 University e estou começando a usar ele... já usei 19GB e realmente é o melhor custo beneficio mas ainda prefiro meu Dropbox :-p O Google Drive eu tenho a conta básica por conta do Gmail mas não uso... só uso o Gmail mesmo! Resumindo eu prefiro o Dropbox! Outro que eu uso também de verdade e não abro mão é o JumpShare (uma versão melhorada do CloudApp e Droplr) Sim eu tenho percebido isso... realmente o OneDrive (aqui na minha máquina pelo menos) é mais lento do que o Dropbox para enviar os arquivos. Não sei se com todos a experiência é a mesma.
  11. Calhau

    Antivirus para OS X

    Muito bom essa suite ESET Smart Security Pro embora eu compraria a versão sem o Pro que é a mesma coisa sem o Firewall da ESET uma vez que além de deixar o Firewall do OS X ativado eu ainda tenho o Little Snitch muito bem configurado ;-) Mas para quem não tem o Little Snitch a opção Pro é a mais recomendada :-) Dos AntiVirus gratuitos para Mac o que me parece a melhor opção é o AVIRA. Certamente melhor do que o AVG ele é!
  12. Calhau

    Antivirus para OS X

    Como disse, se você esta num "ecosistema" híbrido (OS X e Windows) você deve considerar a instalação de um AntiVirus SIM! Sobre o Firewall é aconselhável você ativa-lo SIM e após ativa-lo você deve clicar no botão Opções do Firewall... e selecionar (MARCAR) a opção Ativar modo discreto
  13. Calhau

    Antivirus para OS X

    Cara o Eset para Mac é mais estável do que o Kaspersky para Mac. Fica a dica!
  14. Calhau

    Antivirus para OS X

    Uma boa indicação de AntiVirus para Mac (a que eu particularmente uso e gosto) é o Norton AntiVirus 12 (ele é compatível com Yosemite): http://br.norton.com/macintosh-antivirus/
  15. Calhau

    Antivirus para OS X

    Observe... se você convive em um sistema Híbrido onde além de OS X você tem maquinas que rodem Windows a utilização de AntiVirus nos Macs resume-se ao fato de garantir que os computadores Mac não passarem vírus para os computadores Windows. Embora os vírus de Windows sejam inertes em Macintosh esses mesmos Macs podem (caso estejam infectados com vírus para Windows) servirem como reservatórios de vírus e "disseminar" uma infecção em maquinas com Windows. Entretanto se na sua casa (ou no seu ambiente de trabalho) não hover maquinas com Windows realmente não há porque instalar um AntiVirus no seu Mac. Lembrando sempre da premissa de não utilizar Warez e nem visitar sites duvidosos. Abraços!
  16. Olá mafish, então cara, o FileVault 2 não encripta a partição toda não! Faça um teste... (eu já fiz esse teste) tente reinstalar seu OS X e ao criar a partição opte por uma partição criptografada! Neste momento será pedido uma senha e que você confirme ela... feito isso prossiga com a instalação normal do OS X. Quando o sistema reiniciar antes de carregar o OS X será pedido a senha de acesso da partição! Ai simmmmmm a partição esta TODA criptografada! O Sistema operacional sequer inicia sem a senha da partição. Já com o FileVault 2 as pastas são criptografadas e não a partição inteira! E o motivo de você não conseguir acesso de uma partição do OS X no Windows deve-se (provavelmente) porque o Windows não lê o sistema de alocação de arquivos HFS+ do OS X. Uma dica se você usa o TrueCrypt é que conheça o projeto VeraCrypt. Atualmente ele esta na versão 1.0f-1 e é um Fork (FOSS) do TrueCrypt. Ele implementa segurança em maior nível do que o TrueCrypt e tem correções para as falhas do TrueCrypt. Como medidas de segurança na rede eu tenho atualmente usado: - Little Snitch (devidamente configurado); - DNSCrypt [da mesma equipe OpenDNS ( https://www.opendns.com/about/innovations/dnscrypt/ )]; - Viscosity (um cliente OpenVPN com suporte a criptografia AES-256); - Cookie ( https://www.macupdate.com/app/mac/37084/cookie ). --- Browser eu tenho usado o Opera com os seguintes plug-ins: - Adblock Plus ( https://adblockplus.org); - HTTPS Everywhere ( https://www.eff.org/https-everywhere ). P.S.: O motivo de eu ter trocado o Safari pelo Opera deve-se a inexistencia do plug-in HTTPS Everywhere para Safari :/
  17. Olá OGuilherme! desculpa a demora em respondê-lo estive meio sem tempo ultimamente... além de que vieram as festas de fim de ano sabe como é! Então, alguns documentos eu salvei não todos. Cara é muita coisa, muita coisa mesmo! tem alguns sites que eu indico para quem quer saber um pouco mais são eles: https://www.schneier.com/ https://security.stackexchange.com/ https://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Encryption_Standard_process/ http://embeddedsw.net/Cipher_Reference_Home.html https://www.cs.technion.ac.il/~biham/Reports/Serpent/ Houveram muito mais sites que eu pesquisei mais dado o tempo eu não lembro mais de todos... :/ Dos materiais que salvei eu fiz uma busca rápida aqui no meu HD e encontrei 28 arquivos, eu fiz upload deles e segue o link: http://jmp.sh/b/jpUMgm32YxGNFwtVPgxE No mais é garimpar na internet... tem muitaaaaaa coisa sobre criptografia e segurança na rede! Esses são assuntos que sempre me interessaram. Atualmente eu venho seguindo "de perto" o projeto VeraCrypt de autoria do senhor Mounir IDRASSI (um francês). Esse projeto é um fork FOSS do finado TrueCrypt. O que Mounir tem feito é consertar todas as falhas apontadas na auditoria TrueCrypt, além de implementar maior nível de segurança extra. Basicamente é um TrueCrypt com esteroides ;-) Atualmente eu tenho usado ele como meu aplicativo de criptografia padrão (em detrimento dos que usava anteriormente) e recomendo muito o VeraCrypt. Para mim o sucessor natural do TrueCrypt. Para quem quiser acompanhar o projeto VeraCrypt, baixar seu aplicativo e testar, segue o link do projeto: https://veracrypt.codeplex.com/ Lembrando que o VeraCrypt é um Fork Independente e Free and Open-Source Software (FOSS) ^^
  18. Legal, gostei! Valeu a dica ^^
  19. Sem dúvida nenhuma você fez uma bela aquisição! Parabéns pela compra! O Little Snitch é sensacional!!! Sim, aplicativos "similares" para o Windows eu posso falar de dois produtos que já usei e gostei (certamente devem existir outros...). 1. ZoneAlarm (mas a única versão em especifico que eu recomendo é a: ZoneAlarm® 2015 PRO Firewall) => http://www.zonealarm.com/security/en-us/zonealarm-pro-firewall-anti-spyware.htm 2. Jetico Personal Firewall => http://www.jetico.com/products/personal-privacy/personal-firewall Mas como sempre, é altamente recomendável a utilização das versões de testes antes de qualquer possível compra. E no mais estamos a disposição! Abraços Grande Dellas_Capua ^^
  20. Então, o recurso que eu sei que o Hands Off! 2.3.2 tem a mais do que o Little Snitch é sobre o controle na permissão de gravação no disco. Sim eu já usei o Hands Off! na época em que estava fazendo um comparativo para saber qual comprar, e te digo que não foi fácil decidir (inclusive aconselho você a instalar o Hands Off! 2.3.2 e usar a versão de testes)! Se você comprar o Hands Off! 2.3.2 terá adquirido um ótimo aplicativo! Na época em que usei o aplicativo, ele se mostrou impecável e funcionou a contento em todas as ocasiões e o que me fez decidir a compra a favor do Little Snitch foram duas coisas: 1. Modo nativo em 64-bit. - Eu não entendo porque o desenvolvedor do Hands Off! ainda não portou seu aplicativo para 64-bit :/ 2. Venda de licença familiar para utilização em 5 Macs. - O Hands Off! Ainda não tem venda de licença familiar! :/
  21. Só para termos certeza de que estamos falando "a mesma língua" Quando você diz fotos duplicadas você de fato que dizer fotos (arquivos) duplicados com o mesmo hash (SHA-256)? Ou você quer dizer a "mesma" foto mas com hash diferente??? Porque se os arquivos tiverem hash diferentes obviamente o Gemini não vai funcionar visto que ele usa o hash para saber se os arquivos estão ou não duplicados em seu HD. Já para arquivos com mesmo hash eu tenho observado uma boa eficiência na utilização desse aplicativo.
  22. Uso desde o seu lançamento na Mac App Store e simplesmente não sei mais viver sem ele! ^^ Recomendadíssimo!!!
×
×
  • Criar Novo...