Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tcheregati

Membros
  • Total de itens

    30
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por tcheregati

  1. Uma vez eu li um artigo muito bom e bem embasado que também criticava o uso de estabilizadores comuns.
    Ele recomendava o uso de um produto da Microsol que era um estabilizador auto aterrado e criava um "terra virtual", onde os aparelhos ligados estavam fisicamente separados da rede elétrica da casa.
    Comprei dois desse e gostei bastante, até porque meu prédio não tinha aterramento da rede.
    Alguns anos depois eles começaram a fazer um barulho chato, daí aposentei-os e agora uso um Nobreak senoidal da SMS (modelo Manager III), que diz que protege contra 8 tipos de surtos. Estou bem feliz. Cada vez que cai a luz ou algo do tipo, dá pra ouvir ele atuando e protegendo o meu Mac. Também tenho outro que fica atrás da TV, e que protege o receiver do Home Theater.
    Vale o investimento.

    Abraços,

  2. Jefss, tente fazer o seguinte:

    Vá em Preferências do Sistema > Usuários e Grupos, selecione a sua conta de usuário e clique em "Itens de Início". Então, clique no botão "+" e adicione qualquer pasta num dos volumes que você quer que sejam montados sempre que a sessão começar.
    O inconveniente é que ele vai abrir uma janela do Finder com aquela pasta sempre que iniciar a sessão, mas pelo menos os volumes vão permanecer montados.

    Eu uso isso diariamente no trabalho pra conectar nos servidores onde estão os arquivos.

  3. Caras, beleza? 

     

     

    Acabei de trazer dos EUA um Samsung 840 Evo 500 GB e pretendo colocá-lo no meu iMac 21.5" meados de 2011. Vi uns vídeos no YouTube e fiquei com algumas dúvidas. 

    Vim pra o fórum e achei esse post. Li as mensagens todas mas ainda ficaram algumas dúvidas. 

     

    • Não quero tirar o drive óptico. O meu iMac comporta o SSD + HDD ou vou ter que colocar só o SSD? 

    • O colega que tentou fazer o mesmo e o iMac não ligava conseguiu descobrir a razão do problema? 

    • Preciso formatar o SSD primeiro? 

    • O OS X Mavericks ainda ativa as ventoinhas no máximo quando não recebe informação do termômetro da HD? Ainda é necessário instalar algum programa pra controlar a rotação das ventoinhas? 

    • O OS X Mavericks ativa o TRIM automaticamente ou preciso fuçar no terminal pra ativá-lo? 

     

    Agradeço pela ajuda desde já. 

    Abraços! 

  4. Galera, pretendo fazer a mesma coisa em junho. Vou comprar um SSD de 500 GB e trocar a HD do meu iMac 2012.

    Algumas perguntas:

     

    • O formato do sistema de arquivos. Ouvi dizer que o ExFAT foi criado pensando nos SSD. Será que é melhor instalar o sistema nesse formato? Aliás, será que dá pra fazer isso?

     

    • O OS X separa muito bem o que é arquivo de sistema, o que é configuração e o que é documento pessoal. Não vejo por quê seria tão melhor fazer uma instalação limpa, a não ser pra aproveitar a oportunidade e organizar melhor os arquivos.

     

    • Já tenho a instalção do Mavericks salva num pen drive inicializável. quando eu formatar o SSD e fizer a instalação, ele vai criar a partição de Recovery automaticamente?

     

    Obrigado pela ajuda!

  5. Fico feliz que seja praticamente impossível resetar a senha de firmware por alguém que não seja a própria Apple.

    Eu mesmo coloco senha de firmware em todos os meus Macs. É uma segurança a mais de que se um corint... digo, se um bandido roubar, não vai poder usá-lo ou revendê-lo com facilidade. no caso do Macbook Air, com memórias e HD soldadas, ainda garante que ninguém vai ter acesso aos meus dados também.



    Eu, no lugar do criador desse post, devolveria o Macbook pro antigo dono e pediria o $$ de volta.

    A não ser que ele lembre da senha, não tem nem como provar que o Macbook não é roubado.



     

  6. Caras, alguém mais teve esse problema? Por 3 vezes já aconteceu comigo: Sistema de arquivos corrompido DO NADA, ttanto com HDs do sistema quanto HDs externos.

    Nesses casos, o Disk Utility simplesmente pede pra fazer o backup do maior número de arquivos do disco e formatá-lo. Ou seja, o HD está OK fisicamente, mas o sistema de arquivos está em falência. 

     

    Pra mim parece que a estrutura de arquivos do HFS+ é bem zoada e frágil. 

     

    Outro problema que tive já (com um iMac que infelizmente foi roubado) foi uma HD que deu problema no S.M.A.R.T. e que o sistema implorava pra trocar o disco urgentemente. O corinth... digo, o ladrão acabou ficando com a incumbência. 

     

    Abraços,

  7. Caras, eu já tive esse mesmo problema em quatro Macs diferentes, entre iMacs e MacPros, e tanto no OS X 10.6 quanto no 10.8. Ainda não notei no Mavericks. Mas realmente é algo irritante e não dá pra entender do que se trata. 

     

    Também (não sei se uma coisa tem a ver com a outra, mas) já tive três ocorrências de sistema de arquivos corrompido (tanto com HDs do sistema quanto HDs externos). Nesses casos, o Disk Utility simplesmente pede pra fazer o backup do maior número de arquivos do disco e formatá-lo. Ou seja, o HD está OK fisicamente, mas o sistema de arquivos está em falência. 

     

    Sei lá, não sei se alguém mais sofreu já com isso, mas pra mim parece que a estrutura de arquivos do HFS+ é bem zoada e frágil. 

     

    Outro problema que tive já (com um iMac que infelizmente foi roubado) foi uma HD que deu problema no S.M.A.R.T. e que o sistema implorava pra trocar o disco urgentemente. O corinth... digo, o ladrão acabou ficando com a incumbência. 

     

    Abraços,

  8. Bacana. Algumas das citadas eu não sabia. São mesmo muito úteis, principalmente pra quem trabalha com a máquina.

    Eu uso muito os seguintes:

     

    • Command+Option+Eject = pra hibernar o Mac

    • Command+Option+Shift+Q = pra fechar todos os softwares e deslogar (eu apelidei esse atalho de "fim de expediente")

    • Command+seta pra cima ou pra baixo = entrar e sair de pastas (e com o Option junto ele faz o mesmo, mas fechando a janela anterior)

    • Command+Option+W = Fechar todas as janelas de uma vez só

    • Command+Shift+U = Pasta Utilitários, dentro de Aplicativos

    • Option+8 = faz essa bolinha de tópico (•)

    • Option+0 = faz a bolinha de grau (º)

    • Option+- = Faz um traço mais largo (–) e, acrescentando o shift, um travessão, mais largo ainda (—)

    • No Finder, segurar o Option enquando clica no menu "Ir" faz aparecer a pasta Biblioteca (Library).

    • Segurar o Option pra clicar em algum menu muitas vezes elimina a janela de diálogo (pra desligar ou reiniciar o micro, por exemplo)

    • O Option também serve pra ver detalhes do Wi-fi (no canto superior direito), do bluetooth ou pra escolher pra qual saída o Mac manda o áudio do sistema. E pra desativar as notificações.

    • Aumentando e diminuindo o volume com o Shift, você não ouve aquele barulhinho que o sistema emite pra mostrar o volume atual

    • Aumentando e diminuindo o volume com Option+Shift você tem 4x mais gradações de volume pra escolher (bom pra quando a sala está em silêncio e você não quer incomodar ninguém)

    • Minimizar, maximizar, abrir e fechar uma janela usando o Shift faz os efeitos acontecerem em slow motion.

    • Fn+seta pra cima e pra baixo faz o Page Down ou Page Up. Bem útil em teclados compactos.

  9. Alexandre, recentemente comprei um Macbook Air com 128 GB. Tenho muita coisa em HD externo e tudo conectado ao meu computador principal, um iMac. 

    No Macbook Air dá pra instalar bastantes programas, mas se você começar a produzir e guardar coisas nele, vai faltar espaço rapidinho. 

     

    A principal vantagem do Air é ser leve, bem portátil e ágil, com a rapidez bem parecida com a do Macbook Pro pra maioria das tarefas do dia-a-dia. O disco SSD é bem rápido e isso é ótimo. 

    Mas acho que o Air é pra quem já tem outro computador como principal. Se você vai usá-lo como principal ferramenta pra trabalhos e afins, pense seriamente num Macbook Pro. 

     

    Abraço!

  10. Olá!

     

     

    Estou tendo problemas pra usar o software Sweet Home 3D no OS X Mountain Lion. Já testei em 2 Macs diferentes (iMac e Macbook Air). 

    O programa abre, mas não executa nenhuma tarefa, fica apenas na rodelinha colorida da morte. 

     

    Já tenho alguns trabalhos salvos nesse programa, feitos na época do 10.7 (Lion), nesse mesmo iMac, e queria editá-los agora, mas não consigo. 

     

    Alguém mais está tendo esse problema? Vocês podem testar pra mim? 

    Puxei a versão mais nova no site (4.1) e os problemas persistem. No próprio site deles consta que o 10.8 é compatível com a versão. Será que alguma configuração do meu sistema está causando o problema? 

    O programa é gratuito, então todos que usam Mac podem fazer o teste. Quando funciona, ele é um ótimo e simples editor de plantas de imóveis, pra gente testar disposição dos móveis e planejar reformas. 

     

     

    Agradeço a ajuda de todos!

     

     

    Tiago Cheregati

  11. RESOLVI o meu caso ontem. Estava assim: 

     

    • iMac 2012, OS X 10.8.3, Java 7 u17 instalado. 

    • Não funcionava o internet banking do Banco do Brasil nem a pau, nem no Safari nem no Firefox, desde a última atualização do Java. 

    • Consultando via terminal, o Java estava instalado, mas ele não aparecia no System Preferences nem na pasta Applications. 

     

    Testei de tudo, reinstalei o Java, criei até um usuário novo, mas nada feito. 

     

    • Só consegui resolver quando desinstalei o Java (via terminal) e instalei novamente com todos os programas fechados

    Hoje o internet banking funciona ok no Firefox, mas ainda não no Safari. E o ícone do Java aparece no System Preferences. 

     

    Ou seja, uma confusão só, traz mais dor de cabeça do que benefício esse Java da Oracle. 

     

     

    Abraços,

  12. Repito: Ninguém comprou o primeiro iPhone por causa da quantidade de memória RAM ou velocidade do processador, mas sim pela experiência de uso que ele proporcionava. Sempre foi esse o foco da Apple — e espero que sempre seja. 

     

    Pessoas que "viram a casaca" rapidamente são aqueles que sempre se deixam levar pela tabela comparativa de hardware, deixando em segundo plano o uso que se faz do gadget.

    É o cara que tem um PC com Blu-Ray faz 3 anos, mas que nunca usou nem vai usar o micro pra ler um disco desses. 

     

    Esse cara vai e vem ao sabor da moda. Pra ele o imprescindível é ter no bolso a melhor tecnologia disponível, sempre, custe o que custar. 

    Mas, felizmente, agradar pessoas assim nunca foi o foco da Apple. 

  13. Sempre vai haver mané querendo comprar celular com tela de 10 polegadas, 8 TB de RAM, câmera de 240 MPixels. 

    Gente que acha que hardware é tudo, que quer consumir tecnologia pra sentir-se atualizado, mas JAMAIS usou o drive de Blu-ray do PC de casa. 

     

    E sempre vai haver gente que sabe o uso que vai REALMENTE fazer do smartphone.

    A experiência de uso sempre foi o foco da Apple... E tomara que continue sendo. 

     

    Ninguém comprou o primeiro iPhone pela quantidade de RAM que ele tinha, mas sim pelas coisas que ele permitia fazer e pela facilidade das mesmas. 

     

     

     

    Abraços,

  14. Cara, aposto uma caixa de cerveja que os pentes de memória são o problema. 

     

    O hardware e o software da Apple são exatamente o oposto do que você descreveu: Estáveis e gerenciam muito bem a memória. 

     

    Já tive um Mac com memórias Corsair que estavam bichadas e que funcionavam, mas o sistema travava direto. Troquei as memórias, tudo voltou ao normal. 

     

    É um teste simples a se fazer: Aposto que, colocando os pentes originais, os problemas vão parar. 

     

     

    Abraço!

  15. A proposta do Mac é um sistema que funciona e ponto, pra o usuário se preocupar em usar e criar, e não em ficar fazendo manutenção.

    Fala sério... O cara compra um Mac e fica querendo fuçar swaps e afins sem saber direito no que vai dar, tem mais é que voltar pro Windows, passar a vida tendo prazer em desfragmentar disco e limpar o registro.

  16. Eu tive um iMac furtado também, quando entraram na minha casa. É doloroso.

    • Eu tinha backup de tudo e felizmente não levaram o HD com o Time Machine.

    • Eu tinha seguro residencial e, no dia seguinte, comprei um outro iMac. Duas horas depois, se dissessem que era a mesma máquina de antes, eu acreditaria.

    • Eu tinha usuários protegidos por senha. Isso não impossibilita, mas dificulta o acesso do corintiano, digo, do bandido, aos seus dados.

    • Eu já tinha o Lion com iCloud, portanto o Find My Mac estava ativado. Não tenho certeza quanto aos detalhes do funcionamento dele, mas no dia seguinte ativei o apagamento dos meus dados e o envio de mensagens de carinho pro fiduma que interceptou a mercadoria.

    • Acredite ou não, quase 7 meses depois do ocorrido, recebi a confirmação de apagamento dos meus dados.

    • Não deixe de informar as revendas (iPlace da vida) e a própria Apple o número de série do seu Mac roubado. Quem comprar o Mac não vai poder levá-lo em nenhuma revenda.

    • É muito triste ver como a polícia não tem condições nem muita vontade de investigar casos como o seu e o meu. ISSO é o que dá tranquilidade pra os caras praticarem o próximo furto/roubo. A certeza da impunidade.

    • Para o seu próximo Mac, anote e mande um e-mail pra si mesmo com o nº de série. Faça Time Machine. Duplo, se puder. Crie um usuário sem senha (convidados) e instale programas de rastreio remoto, que tiram fotos, filmam etc. Reforce seus hábitos com a mesma filosofia da fechadura de casa.

    • BEM que a Apple poderia instalar um GPS dentro dos Macs, né... Equipamentos caros como esse só se valorizariam com essa segurança adicional.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

  17. Olá! Estou com o seguinte problema pra sincronizar meus contatos e gostaria de ajuda pra solucioná-lo:

    1. Há um mês parei de assinar o MobileMe. Muito caro, só dava pau. Vou tentar sincronizar tudo via Google.

    2. No meu iPhone, há uma agenda de contatos MobileMe, com dados atualizados, e outra parecida, que sincroniza com o iTunes, mas que está desatualizada (ver figura anexa).

    Não tem como fazer o iTunes puxar a agenda MobileMe do iPhone e sincronizar com ela?

    Estou fadado a fazer a atualização das agendas "na unha"?

    Abraços!

    Tiago Cheregati

    post-2456-1272565278_thumb.jpg

  18. Muito obrigado, Luiz e Jair.

    Ajudaram muito mesmo. Na resenha da MacWorld eles fazem inclusive uma comparação do Photoshop das novas com as antigas, o que é exatamente o que eu queria.

    Agora... Tecnicamente, ainda tenho dúvidas quanto à questão dos nanômetros e a velocidade.

    Até onde eu sei, o tamanho menor dos transistores melhora a eficiência energética do processador, ou seja, ele consome menos. Mas não enxergo onde isso possa melhorar a velocidade, por si só...

    Se eu fosse chutar, diria que, a cada geração nova de processadores, além de diminuir o tamanho dos transistores, eles colocam mais memória cache e mais instruções (SSE, virtualização, x64 etc) que acabam melhorando a performance, de brinde.

    Se alguém puder esclarecer mais tecnicamente...

    Abraços e obrigado novamente.

×
×
  • Criar Novo...