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scarpz deu reputação a Guedes - Brasília em Os paradigmas do OS X - dicas para novatos (e experientes)
A idéia aqui é abrir um tópico para ajudar o pessoal que vem do Windows a entender um pouco melhor os paradigmas de uso do Mac.
Algumas dicas que catei de outros tópicos e compilei aqui:
Use e abuse do Spotlight, a lupinha no canto superior direito (atalho command espaço). Nela você digita um termo e o Mac OS busca em arquivos, emails, contatos, fotos, musicas, aplicativos, enfim... Tudo! Também substitui a calculadora, pois digitando-se algo como 29,99*1,76 obtém-se 29,99 vezes 1,76.
O gerenciador de arquivos do Mac (Finder) é feito de forma a desencorajar o uso intenso de pastas e a manipulação (copiar, colar, recortar) de arquivos e pastas. O "jeitão" mais Mac de fazer as coisas é deixar todos os seus documentos na pasta documentos (sem subpastas), as coisas baixadas em transferencias e coisas temporárias na mesa. Costumo dizer que no MacBook do Steve Jobs não deve ter subpasta alguma, pois o Finder definitivamente não é bom pra isto, e buscando pelo Spotlight chega-se ao conteúdo desejado facilmente sem decorar hierarquia de pastas.
O recurso "Todos os meus arquivos" do Lion é muito bom! Mais uma vez usando uma abordagem ignorando a existência de pastas a Apple achou uma forma muito pratica de lidar com os arquivos. Quando vou anexar um documento em um email do GMail, normalmente clico em "Todos os meus arquivos" no lado esquerdo da Janelinha de anexar e o arquivo que quero anexar quase sempre é o primeiro da lista. Isto porque é normalmente o arquivo que editei por último!
Com um arquivo selecionado, basta apertar espaço para ver seu conteúdo sem precisar abrir. Nada de sair dando enter, pois Enter é para renomear arquivo.
O App nativo Pré Visualizador tem no menu editar uma parte de anotações que permite fazer anotações em PDF e em imagens.
A partir de qualquer App você tem a opção de criar um PDF sem instalar nada. É nativo no Mac OS a opção de salvar ou imprimir em PDF. Não precisa instalar o adobe Reader pra Mac pra nada, evite-o exceto se realmente precisar de um PDF com formulários ou criptografia que não abrem no Pré Visualizador.
Musicas, fotos e vídeos não são considerados como arquivos pelo Mac OS. E esta abordagem é muito boa.
Recomendo ter todas as fotos no iPhoto, todas as musicas no iTunes. Quando for anexar alguma coisa via GMail , por exemplo, repare que do lado esquerdo da janela de escolher o arquivo tem a seção "Fotos" e a "Música". Desta forma nunca, jamais, em hipótese alguma é necessário saber onde esta o arquivo Jpg de uma foto do iPhoto ou oMp3 de uma música do iTunes.
Recomendo importar todas as músicas para o iTunes devagar, pois quem vem do Windows normalmente organiza as musicas em pastas e não tem as Tags dos arquivos devidamente cadastradas. Importe um CD para o iTunes, selecione todos as faixas recém importadas (melhor usar a lista "adicionadas recentemente") e em seguida cadastre o álbum e o artista corretamente. Depois de todos seus CDs devidamente cadastrados, o iTunes é um show. Um App como o Tagalicious pode ajudar e muito nesta tarefa árdua de trazer uma coleção de musicas em pastas para o iTunes.
Sempre mantenho a opção de copiar os itens importados para a biblioteca do iTunes e iPhoto e de manter a biblioteca organizada. Uma vez importada a foto ou a música eu me livro do arquivo original. Faço assim a anos, e confio no Backup do Time Machine (no meu caso com Time Capsule). Eventos realmente muito importantes eu tenho Backup em DVD.
Recomendo usar o Time Machine e um HD externo (ou time capsule) dedicado para Backup.
Recomendo usar as ferramentas nativas para gravação de DVD, o iTunes para importar CD de música e o Safari como browser. É realmente muito bom de usar, especialmente com os recursos "leitor" e lista de leitura. Mas nada impede de ter Opera, Firefox e Chrome. Recomendo dar uma chance ao Safari antes de adotar outro definitivamente.
Em relação a Office, como o Microsoft Office para Mac é muito caro (R$199) e em inglês, recomendo tentar usar o Pages, Numbers e Keynote primeiro. Cada um deles custa R$36,00 (o pacote fica R$108 mas nem todo mundo precisa dos três). Por terem poucos botões muitos pensam que tem poucos recursos, mas tem todos os recursos que quase todo mundo precisa. Muito raro alguém usar todos os recursos do Word que o Pages não venha a atender.
Além disto, tem o NeoOffice e o LibreOffice, que são livres, gratuitos, bons e em português.
Se quiser capturar a tela, abra o spotlight e digite captura. Então observe no menu da parte de cima da tela a opção de capturar. Acho melhor que decorar o atalho de captura de tela.
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scarpz deu reputação a Eduardo M em Gravar baixo num MacBook Pro
A saída de aúdio do MBP 13" também serve como entrada de aúdio.. Dê uma olhada lá: http://www.apple.com/br/macbookpro/specs-13inch.html
Espero ter ajudado...
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scarpz deu reputação a Cassius Pacheco em Video Aulas Gratuitas Sobre Desenvolvimento iOS em Português!
E aí galera,
estou iniciando um projeto totalmente gratuito, sem fins lucrativos, que visa auxiliar a todos que estão querendo aprender a desenvolver para iOS..
Posto quinzenalmente video aulas gratuitas sobre desenvolvimento iOS em português de forma gradual, abrangendo do básico ao avançado.
Se vocês estiverem interessados ou conhecem alguém que esteja, acessem, compartilhem, ajudem a disseminar o conhecimento!
Vamos fazer do Brasil um mega país desenvolvedor de apps
Futuramente o blog abrangerá aulas de Titanium, Android, Windows Phone. Mas inicialmente são somente video aulas sobre iOS.
www.mobiletutorial.com.br
@Mobile_Tutorial
@CassiusPacheco_
Abração
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scarpz recebeu reputação de Bruno Iwamura em Músicas duplicadas e que não apagam do iPod
Olá Bruno.
Pode ser que já tenha tentado mas só por confirmação... Já tentou deletar as músicas do iPod pelo iTunes?
Digo, depois do iPod ser reconhecido pelo iTunes você clica nele, depois em "Músicas" e alí aparece a lista com as músicas NO iPod... Já tentou deletar direto dalí?
Caso já tenha tentado, tente a solução oferecida pelo próprio iTunes... Pode dar certo
http://support.apple.com/kb/HT1417?viewlocale=pt_PT
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scarpz deu reputação a Deucher em Meus primeiros passos para começar a desenvolver para o iOS
Obrigado pelos comentários.
Vou postar mais algumas curiosidades que fazem uma grande diferença:
Versões pagas (as de 0.99 obamas) representam em média 14 vezes menos downloads quando
comparadas com as versões grátis do mesmo aplicativo. E o público grátis não é o público
pago. Parece reduntante, mas pra mim é relevante. Tem gente que não gosta de comprar
mesmo, e não adianta tentar convencê-lo a partir pra versão paga do seu app porque ele
não vai.
Pior. O público grátis, baixa seu app, usa por 5 minutos quando muito, e vai na app store
criticá-lo. Mal sabem eles o trabalho e as noites sem dormir para criar esse app.
Enfim.
Com isso, temos dois públicos totalmente distintos:
O grátis
Existem duas formas de tentar lucrar com o público grátis: Criar uma versão Lite do seu
app como se fosse um test-drive e induzí-lo a comprar a versão paga, ou criar uma versão
grátis entupida de banners, afinal alguém tem que pagar a conta.
O primeiro exemplo não é muito eficiente, pois mesmo sendo grátis, seu público espera um
aplicativo completo que atenda suas necessidades. Se você limita, vais ganhar alguns
negativos. É inevitável.
Já com os ADs (banners) você solta um app completo, e seu usuário tem a opção de comprar a
versão livre deles. Eu prefiro esse método. Existem alguns fornecedores legais de banners.
Os principais são o google (admob) e a apple (iAd). O iAd paga em média 10x mais que o
Google, mas ele só funciona nos EUA, e alguns países da europa. Uma das vantagens dos
banners é que você lucra de acordo com a quantidade de tempo que a mesma pessoa usa seu app.
Quanto mais tempo, mais banners são apresentados, mais dinheiro essa mesma pessoa gerou.
O app Angry Birds começou sua enorme fortuna nesse método.
O pagante
O ritmo aqui é bem mais lento, mas a rentabilidade é mais constante. Aplicativos pagos
significam que seu cliente vai pagar pra ver o app. A chance dele não gostar é grande e pode
gerar mais uns negativos para você, não porque o app é ruim, mas porque ele não adquiriu
necessariamente o que queria.
Os dois casos tem pontos positivos e negativos.
Se você for programar games, adicione o Game Center.
As vantagens são:
- É mega simples de implementar;
- Agrega valor ao produto;
- É uma fantástica ferramenta para você acompanhar se seus clientes estão de fato jogando.
A primeira versão do sudoku, na primeira semana, dos 7k downloads, 700 deles tinham dados
no game center. Foi fantástico ver 10% deles jogando de verdade.
Bom, acho que é isso... Já dá pra ilustrar um pouco como lucrar mais com jogos.
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scarpz deu reputação a Deucher em Meus primeiros passos para começar a desenvolver para o iOS
Fez bem. A própria apple ja deixou registrado que vai rejeitar a maioria dos projetos (principalmente o primeiro de algum novo desenvolvedor) se ele tiver aparência amadora. Eu morria de medo desse primeiro projeto... hahaahObrigado Scarpz. Eu mesmo adoraria encontrar um texto destes 5 meses atrás quando decidi entrar nessa. Se quiser posso dar mais detalhes sobre os processos, as recompensas, as 5 estrelas e a temida 1 estrela e como elas influenciam o desempenho do seu app na loja.Basicamente o processo de um jogo pro iOS é:
40% planejamento
15% design (aqui depende muito)
30% montagem dos jogos, níveis, etc...
15% programação (sim, só isso do seu tempo será codificando lógica)
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scarpz deu reputação a Deucher em Meus primeiros passos para começar a desenvolver para o iOS
Primeiro de tudo, vou me apresentar. Meu nome é Luiz Deucher, trabalho com
TI há 15 anos, 10 deles como desenvolvedor em Java.
O propósito deste tópico é ilustrar um pouco da minha experiência como
desenvolvedor iOS, principalmente os primeiros passos, visto que é uma dúvida
frequente de muitos iniciantes no assunto.
Claro que eu ainda sou um neófito no assunto, e a cada dia aprendo muitas
coisas novas, então já vou adiantando para quem nunca programou para o iOS:
Prepare-se para um mundo totalmente novo.
O primeiro passo é saber o que você vai fazer!
Não adianta sair comprando MacBook, livros, etc, se você apenas deseja
aprender. Programar iOS é muito mais que isso. Seu consumidor são pessoas
físicas comuns, que vão comprar seu aplicativo na expectativa que seja algo
extremamente útil ou divertido.
Quando tomei minha decisão em investir na Apple, planejei muito os passos. O
principal: Estudar esse mercado. Quem são meus clientes? O que eles querem? O
que falta na App Store BR? (esse último foi crucial para a decisão... hehe)
Na sequência, fiz uma lista de uns 20 assuntos interessantes para fazer app.
Foi o primeiro passo. Tudo que eu tinha até esse momento era 3 laptops windows,
um iPod Touch 4th e a experiência em Java.
Então levantei uns pontos interessantes, que pelo menos cortam a ansiedade:
1) Não, você não vai enriquecer com isso, embora exista uma chance.
2) Se for fazer apenas um aplicativo, melhor nem começar.
3) Aplicativos gratuitos no Brasil não geram praticamente nada de grana, com
índice muito baixo de compras in-App.
4) Aplicativos pagos tem um índice de download diário extremamente baixo ou até
nulo.
Portanto eu sabia que não era oba-oba... era um desafio. Pra vencer nesse jogo
eu precisaria desenvolver não apenas um, mas vários, eu diria dezenas de
aplicativos. E todos com qualidade. Haja desafio!
O segundo passo foi arrumar parceria na área de design.
Sem designer, nenhum projeto vai andar. Seu cliente toma decisão de compra com
base nos comentários alheios e principalmente pela beleza das screenshots.
Programar apenas é mau negócio. Encontre algum designer que compre sua idéia,
ou pague alguém para fazer, ou faça você mesmo.
O terceiro passo foi investimento.
Comprei um macbook, aquele branquinho que já foi descontinuado (R$ 3k na época).
Fiz minha inscrição em developer.apple.com como individual, imprimi o
formulário de cobrança e enviei a apple (U$ 99 de taxa). Investimento até o
momento, R$ 3,2k. Quatro dias depois eu já era um developer iOS, com poder de
compilar direto no iPod e acesso aos betas.
Na sequência, a parte técnica (embora eu não entre nos detalhes técnicos).
Baixei o xcode 4 e fui conhecer esse novo estranho. Baixei todos os tutoriais
de Objective-C da apple e saí montando os tutoriais... Acredite, foram vários.
Aprender a linguagem não foi complicado, pois já sou PHD em orientação a
objetos.
O grande lance foi entender a arquitetura do iOS, já que estamos lidando com uma
plataforma mobile, e tudo importa, principalmente gerenciamento de memória.
Depois disso tudo, parti pro meu primeiro projeto. Resolvi começar pelo caminho
mais simples. Percebi que não existia nenhum sudoku decente na app store do
brasil, então pensei, por que não? É uma programação simples em qualquer
linguagem. Mas quais seriam os diferenciais? Voltei pros aspectos comerciais e
apontei uma série de vantagens que o meu sudoku teria comparado com os outros
(jogabilidade, aparência, experiência de uso do usuário, etc). O jogo precisava
ser simples o suficiente pra minha vó jogar sem precisar fazer nenhuma pergunta
para ninguém.
Na sequência, procurei um framework 2D que fosse simples para viabilizar o
projeto. Após pequenas buscas, achei o fantástico Cocos2D. Com ele foram apenas
4 dias de programação para ter o jogo perfeitamente funcional. A parte demorada
foi a montagem dos jogos.
Enviei para a apple avaliar. Foram 5 dias de espera. Como era um primeiro
projeto, e contra meus próprios estudos que mencionei no passo 1, soltei o jogo
de graça.
Foram 25.000 downloads no Brasil nos primeiros 15 dias. Um resultado animador e
ao mesmo tempo irreal. Mas o jogo tinha uns bugs que o desenvolvedor jamais
acharia, e o jogo recebeu muitas críticas. Deletei meu próprio app e criei um
melhor. Foi um processo evolutivo que me ensinou a mais importante lição.
Programar pro iOS não é apenas uma questão técnica.. É extritamente comercial.
Ao final de tudo, ainda tornei o aplicativo universal e precisei investir em
um ipad. Mais R$ 2k pra conta. Total de investimento: R$ 5,2k, noites e fins de
semana trabalhando como um louco.
Hoje o aplicativo chama-se Real Sudoku 2.0, universal funcionando nativo nos
iPhones 3/4 e no iPad, com Game Center, iAd nos EUA, entre outras tecnologias.
Bom, é isso. Espero que esse texto tenha dado uma luz a aqueles que desejam
entrar nesse mercado e estão preocupados apenas com a parte técnica.