Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

jailsonrs

Membros
  • Total de itens

    982
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    15

Posts postados por jailsonrs

  1. É uma verdadeira tristeza ter uma tela tão boa como a do iMac atrelada a um hardware tão básico.
    Levando em conta a impossibilidade de upgrades e a ter uma tela excelente, iMac deveria vir somente com os processadores mais parrudos.
    iMac na era Intel tinha a premissa de entregar um desempenho que nenhum portátil entregava. Agora com todos usando o mesmo chip, isso se perdeu e junto a real necessidade de ter um iMac.  Mas se for apostar em um, melhor pegar ao menos um personalizado com 16GB RAM e 1TB SSD no mínimo. 

  2. Mais RAM sem a menor dúvidas. 
    Armazenamento vc consegue dar um jeito, até usando o leitor de cartão SD com um adaptador. Não vai ser muito veloz, mas vai dar conta do recado de vc colocar arquivos menos usados. 
    Já RAM não há o que fazer se faltar. É uma vergonha a Apple ainda ter Macs com parcos 8GB a venda ainda. 
    A Microsoft / Intel agora na 14 geração já colocaram o mínimo como 16GB. 

  3. Clean My Mac basicamente só vai consumir mais recursos da sua máquina. Se livra disso. 

     

    Photoshop está aberto e provavelmente com muitos arquivos abertos. 

     

    RAM é para ser usada. Quanto mais RAM a máquina tem, mais RAM será usada, seja para programas abertos ou para processos que podem ser usados novamente. RAM sem uso é RAM desperdiçada. Basicamente apenas use o seu Mac. 
    E dependendo do uso, 16GB RAM pode ser pouco também. 

  4. 20 horas atrás, William Flor disse:

    Como fica a questão do escalonamento de imagem??  Tanto no ultrawide quanto no 4k??

    Tem toda uma discussão sobre escalonamento de imagem e como o macOS trabalha com isso. Mas no geral, uma tela 4K vai te oferecer uma resolução muito boa a ponto de vc não perceber pixels na tela. 
    Tenho um de 27" 4K e foi a melhor compra que eu fiz. Depois que vc vai para um monitor 4K, vc nunca mais quer saber de 1080p. 

  5. Um Mac de 2016 ja teria longos 7 anos de uso, portanto a bateria nem estaria mais la essas coisas. 
     

    Por mais status que possa ter, um Mac antigo, ja sem suporte a novas versoes de sistema e hardware, pode se mostrar uma bomba com o passar do tempo. 
    Se de fato vc quer um Mac, pegue um MacBook Air M1 de entrada que o pessoal esta vendendo usado por um preco ok. 

    Se nao da para pegar um MacBook Air M1 usado, pegue um bom notebook Windows e espera um pouco para pegar um Mac. Mas pegar Macs muito antigos depois dessa transicao para o Apple Silicon nao pode ser um bom negocio. 

  6. Gente, independente de ser Windows ou Mac, ARM ou não, RAM é RAM e se tiver disponível, o sistema vai usar.

    RAM sem uso é RAM desperdiçada. O próprio sistema vai analisando o padrão de uso e se a pessoa fechar um programa que ela usa com frequência, e tiver RAM disponível, o sistema vai deixar os arquivos lá, para que se o usuário o abra novamente, vai ser ligeiramente mais rápido pois os arquivos já estarão carregados na RAM. 

    Por mais que 8GB possa dar conta para muitos, é uma quantidade muito pouca de RAM. E RAM quando acaba, o sistema vai ter que lidar para liberar mais espaço, seja jogando os arquivos para o SSD, comprimindo, etc... RAM nunca é demais e quando ela falta, acaba influenciando em todo o desempenho geral da máquina. 

    Pensando em um uso de no mínimo 5 anos de qualquer notebook, seja ele Windows ou Mac, o mínimo do mínimo atualmente são 16GB recomendados para não ter que se preocupar muito com RAM nos próximos anos. Se fizer uso intenso de PS, Premiere, Final Cut e outros, 16GB dá conta, mas pensando na longevidade, 32GB seria o ideal. 

    Pode parecer exagerado, mas basta ver o que a Adobe recomenda para o Premiere hoje. Se puder pegar o recomendado atualmente para um programa bem pesado como o Premiere, seu Mac vai ter um bom desempenho nos próximos anos.

     

     

  7. Reproduz vídeo como exatamente?
    Que tipo de vídeos? Se for um vídeo "simples" 1080p 30fps acredito que ele vá dar conta. 

    Convenhamos que vc tem um Mac com mais de uma década que foi lançado. E o Air tinha os processadores mais modestos. E aliado a isso, parcos 4GB de RAM. 

    Acredito que até um simples vídeo 60fps ele vá de fato encontrar dificuldades. Tenta baixar o VLC e vê como ele se comporta. 
    Mas fale mais detalhes exatamente quais vídeos são esses. 

  8. Em 07/05/2023 at 07:20, pmacedosouza1 disse:

    Funciona bem ? Não é muito lento ? Estou pensando nessa solução. Atualmente uso um Apollo que toda vez que enche para de fazer o backup. 

    Ao menos para o meu uso, funciona sem problemas. Tanto ele como roteador WiFi 6 quanto o HD externo conectado na USB. 

    Eu citei o que eu tenho. Tem outros modelos com entrada USB ou até duas entradas para ligar um HD e uma impressora por exemplo. 

    O que eu uso tem um HDD comum conectado, esses simples da Samsung USB 3.0. Tanto para Time Machine quanto para compartilhar ele na rede, sem problema algum. 

    Ele não é tão intuitivo quando um Time Capsule para configurar, mas depois que vc faz a configuração inicial, Só ir conectando o que vc quiser e pronto. Alcance muito bom também. 

  9. Em 08/05/2023 at 21:40, Pedro Rodri­guez Vater disse:

    Fui hoje mais cedo, expliquei, o cara da assistência ouviu e me falou que era algo comum, fez testes e me deu um laudo. 

     

    Descrição/Diagnóstico do Problema

    Problema: Cliente relata que seu display faz um estalo após um tempo aberto.

    Etapas para reprodução: Realizado diagnósticos onde mostram que os componentes internos estão funcionando corretamente.

    Condição estética: Mac sem fissuras no display na parte interna e na parte externa. Gabinete superior e inferior sem pontos de impacto.

    Resolução proposta: Cliente orientado que o estalo não é um problema mecânico e sim o revestimento dos cabos do display

    que ao desencostar do metal do gabinete pode reproduzir o som de estalo.

    WhatsApp Image 2023-05-08 at 21.35.41.jpeg

     

    Ao menos vc tem um laudo em mãos. 

    Caso o problema persista, leve novamente. E pense também em fazer um AppleCare. 

  10. A versão atual do macOS funciona com Macs de 2017 para frente, sem exceções. 

    Apple está sendo bem agressiva para matar os Macs Intel como o amigo acima falou. Se vc pegar um Mac de 2018 vai receber a versão do macOS que vai sair daqui a alguns meses e provavelmente vai parar por ai.
    Por mais que vc tenha a limitação na RAM no modelo base, acho muito difícil um modelo de 2018 oferecer melhor desempenho geral, seja por ser um Mac mais antigo e ainda Intel como pela exigência de um sistema mais atual. 
    Se tratando de Macs, a máxima de quanto mais recente melhor sempre é válida. 

    Com todo respeito para quem tem Intel, mas não vale nem um pouco fazer o caminho inverso e pegar um Intel tendo um Apple Silicom em mãos, nao importa qual Mac seja. 

  11. Vc pode pegar um bom roteador com porta USB.

    Recomendo o TP-Link Archer AX50. Vc encontra por volta de 600 até 700. Ou algum outro modelo de roteador com porta USB e que possua suporte para Time Machine. 
    Na porta USB vc conecta um HD externo e configura o Time Machine e pronto, terá um bom roteador WiFi 6 com um disco que pode ser usado na rede. Dai vc investe em um HD externo que nem precisa de fonte, acho que tem até 5TB. Ou coloca um HD externo grande com fonte. 

  12. 2 minutos atrás, jailsonrs disse:

    Existe dois tipos de durabilidade: a do produto físico em sí e a durabilidade em relação ao hardware atender as necessidades atuais. 

     

    O último sistema suportado é o Big Sur macOS 11. Atualmente estamos no macOS 13.

    Cada programa vai ter o seu requisito de sistema e hardware, logo vai chegar uma hora que Microsoft, Adobe e outros vão parar de suportar o seu Mac. Mesmo não usando a última versão dos programas ou sistema, ele vai funcionar por um tempo.

    Mas tivemos recentemente uma grande "virada de chave" nos Macs, com a Apple adotando o Apple Silicon que está em um nível de performance e eficiência MUITO acima do que tinha na era Intel, principalmente em Macs mais antigos. Vc comprou um Mac bem antigo, lançado há 7 anos, então normal ele atender de maneira básica o hoje, mas dificilmente ele será uma boa máquina para uso daqui a outros 7 anos. 

    Mac e PCs antigos em geral é uma coisa complicadíssima de mensurar o quanto dura. Mas Macs em geral por não permitir upgrade de RAM, acaba limitando muito a longevidade. 

    E o que complica a situação dos MacBooks Air antigos, é que usavam processadores "U" que eram os mais simples da linha, com clock mais baixo. Se pegou o modelo com 4GB de RAM, acho que deve estar bem no limite do uso dele para os dias de hoje. 

    Edit, vc tem um Mac lançado há 9 anos atrás! É MUITA COISA. Se te atende, blz, continua usando e segue a vida. Mas se vc tinha intenção de investir em um notebook e pensar em ficar mais 7 anos, deveria ter pensado em pegar alguma coisa mais atual. 

    Eu penso que mais vale um notebook Windows bom e atual, com possibilidades de upgrade, do que um Mac muito antigo. Notebooks baixaram bastante de preço recentemente. talvez com o valor que vc pagou no seu Air, vc poderia ter pegado um notebook Windows que seria muito melhor do que um MacBook de quase 1 década atrás. 

  13. Existe dois tipos de durabilidade: a do produto físico em sí e a durabilidade em relação ao hardware atender as necessidades atuais. 

     

    O último sistema suportado é o Big Sur macOS 11. Atualmente estamos no macOS 13.

    Cada programa vai ter o seu requisito de sistema e hardware, logo vai chegar uma hora que Microsoft, Adobe e outros vão parar de suportar o seu Mac. Mesmo não usando a última versão dos programas ou sistema, ele vai funcionar por um tempo.

    Mas tivemos recentemente uma grande "virada de chave" nos Macs, com a Apple adotando o Apple Silicon que está em um nível de performance e eficiência MUITO acima do que tinha na era Intel, principalmente em Macs mais antigos. Vc comprou um Mac bem antigo, lançado há 7 anos, então normal ele atender de maneira básica o hoje, mas dificilmente ele será uma boa máquina para uso daqui a outros 7 anos. 

    Mac e PCs antigos em geral é uma coisa complicadíssima de mensurar o quanto dura. Mas Macs em geral por não permitir upgrade de RAM, acaba limitando muito a longevidade. 

    E o que complica a situação dos MacBooks Air antigos, é que usavam processadores "U" que eram os mais simples da linha, com clock mais baixo. Se pegou o modelo com 4GB de RAM, acho que deve estar bem no limite do uso dele para os dias de hoje. 

  14. O que pode ter acontecido, é a placa lógica ter sido trocada e o técnico na hora de gravar o serial novo, ter digitado algum caractere errado. 

    Tenta ver com o antigo dono se a máquina passou por troca de placa lógica e ie atrás do serial correto.

    Mas se for um Mac mais antigo, as vezes até obsoleto ou vintage, meio que tanto faz o serial estar batendo ou não, já que um reparo oficial não será poss;ivel ou nem valerá a pena. 

  15. Em 06/03/2023 at 09:29, marcosfisica disse:

     

     

    Os vídeos do Luke são fantásticos. 

    Uma coisa que alguma empresa podia fazer, é construir uma carcaça de boa qualidade com a placa controladora e as conexões certinho e embutidas, e a pessoa só coloca a tela do iMac para transformar em monitor. 

    Deve ter um monte de iMac 5K de 2014 e 2015 que deram problema em alguma coisa, mas que o LCD ainda está bom. 

    A qualidade das telas que a Apple usa nos iMacs é algo acima da média do mercado e tenho quase certeza que uma tela desses iMacs é tão boa ou até melhor comparada a um monitor 4K de entrada atual. 

  16. Esse problema de fotos em serviços perderem metadados é algo bem comum e recorrente em todos os serviços. 

    Uma dica que eu dou, apesar de não ser tão prática, é para as fotos e vídeos que vcs façam daqui para frente, é o bom e velho HD externo mesmo. Cria uma pasta pra cada ano e vai colocando os arquivos lá. Mas também mantenham o serviço de núvem para as suas fotos. Se por algum motivo no futuro quiserem mudar de serviço, só fazer o upload com os aquivos originais e não terão problema.

    O serviço que tem menos problemas é o OneDrive da Microsoft porque parece que ele lida com os arquivos originais das fotos, usando os metadados. Google e iCloud tem um péssimo histórido de perder data, localização, etc... 

    Outra coisa que pode ser feita, é ir baixando as fotos aos poucos e ir vendo se os dados vieram certinho. É um trabalho de formiguinha, mas pode ser que venham todos os dados depois de algumas vezes. 

     

  17. A PIOR coisa que a Apple implementou foi a saúde da bateria. 

    Usuários ficam totalmente paranóicos, economizando o uso do aparelho e olhando a saúde quase que diariamente. 

    O ideal é a bateria sempre estar em uso e o que degrada mais rápido são carregar totalmente e deixar a carga esvaziar. Li uma vez que o ideal é sempre deixar entre 20% a 80% de carga, fazendo cargas parciais quando necessário. 

    No geral mesmo, apenas usem o seu aparelho. Tenham em mente que a bateria é um ítem consumível e a cada dois anos no máximo, será necessário fazer uma troca. 

    Outra coisa que impacta bastante, é a idade geral do aparelho. Um iPhone OS atual rodando em um iPhone 14 vai exigir menos processamento ao por exemplo abrir um site do que o mesmo sistema em um iPhone 11, já que ele vai ter que "fazer mais esforço" para abrir o mesmo site. O mesmo vale para tudo. Então com o passar do tempo, pela exigência do sistema e dos apps, a bateria vai durar cada vez menos.

    Tem alguns aparelhos da Samsung que tem uma função para preservar a bateria, o que limita o carregamento a 85%. Quando chega a 85% de carga, ele fala que tem 100%. A pessoa perde 15% de capacidade da bateria, mas isso ajuda a preservar a saúde da bateria.
    Mas a bateria vai degradar, seja por idade, temperatura, quantidade de ciclos, padrão que o usuário carrega, etc...

    Apenas calculem uma troca de bateria a cada 18 ou 24 meses e sejam felizes. 

     

  18. Teoricamente é possível. Mas para isso vc vai ter que desmontar o iMac e ver exatamente qual o modelo da tela que ele usa.
    Com a info da tela, vc vai procurar por LCD controller Board + o modelo da tela. 
    Com essa placa, será possível usar a tela como monitor, pois vai adicionar entrada HDMI, VGA, etc... 

     

×
×
  • Criar Novo...