A Apple é fantástica na criação dos seus produtos porém é uma m... na relação com o público brasileiro, falando em linhas gerais e na forma como são direcionadas as coisas aqui no país.
Eu fico imaginando que a Apple que, por uma maioria, é considerada a "correta", preza pela qualidade em tudo que faz, mas não consigo ver isso em situações assim.
Ora, se ela AUTORIZOU tal loja/assistência (Técnica Autorizada Apple), logo ELA é plenamente culpada na situação. Simples.
Como qualquer outro produto em que quando procuramos "nossos direitos" nos Procon's e etc, processamos A EMPRESA que fabricou, não a assistência da empresa.
Logo, caso resolva ir ao Procon, processe a APPLE. Será mais rápido e talvez aih sim, via Procon, vc reveja seu iMac. Pois, novamente segundo o CDC, vc não pode arcar com a falta de zelo da Apple na escolha de suas assistências técnicas. Não importa se ela tem qualidade e a assistência que ela AUTORIZOU não tem. Como direito, tudo é Apple.
Ex,: Seguindo (e segundo) o CDC, ao colocar o produto na assistência, ela (fabricante ou terceirizada, não importa para o CDC) tem até 30 dias para devolvê-lo ao cliente. Logo, caso isso não ocorra, a fabricante é que responderá pela não-ação.
Penso que, se a Apple autoriza "qualquer um" ou "qualquer quintal" etc responder como uma "assistência técnica AUTORIZADA" ela é DUPLAMENTE CULPADA pelo ocorrido, pois não se preocupou com coisas como essa citada acima e faz crer que só pensa na grana, no momento da venda, e de um pós-venda respeitoso apenas aos norte-americanos e europeus. Restando aos demais países como o Brasil, uma assistência técnica qualquer, sem qualidade técnica - natural dos seus produtos - para assistir. E vale a redundância.
Ps.: Ainda que eles liguem da Califórnia pra vc, se a assistência fundo de quintal deles não resolver, eles é que são os responsabilizados em casos assim.
O telefonema é como um adendo. E só.
Um forte abraço