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  1. Vc acha como “cabo MagSafe”. Quanto as instruções, acho (não tenho certeza) que tem um guia na iFixIt, senão no YouTube tem diversos.
  2. Sendo igual ou mais potente que o carregador original da tua máquina (no caso, 60W), não tem problema nenhum - o que não pode é o contrário: usar um carregador mais fraco numa máquina mais potente. Em termos práticos, o primeiro sinal é fazer a bateria carregar mais devagar mas também não é alimentação o suficiente para sustentar máquina + bateria durante o processo de carregamento, o que destrói a eficiência da bateria no decorrer do tempo e lhe força a troca-la mais cedo do que deveria. E como o colega @LiveSorcerer falou acima, tem essa questão do "esquentar mais" mas ainda é mais saudável para a bateria do que não suprir com a alimentação necessária. E o que morreu foi só o cabo do carregador? Nesse caso, eu trocaria apenas o cabo ao invés de trocar o carregador por completo - ainda mais, considerando opções paralelas - é o que farei com o meu kit, assim que o cabo que aqui está resolver que já deu (o que não falta muito, porque já tem mais remendo do que cabo por aqui ). É um processo que envolve descolar/recolar o case e refazer dois pontos de solda mas com as instruções adequadas não é complicado de se fazer - e vc economiza uma bela grana, nessa brincadeira; o cabo sobressalente eu paguei coisa de R$20 no MercadoLivre.
  3. Atualização sobre o caso: Depois de 40 e tantos dias passando raiva, testando e retestando tudo quanto é software instalado na minha máquina, reportando tudo quanto é dado de diagnóstico possível para a Apple num radar aberto (e eles não responderam, até agora)... fui investigar a fundo os arquivos de logs na esperança de q eu conseguisse entender alguma coisa em meio às mensagens guardadas. Problema: o processo loginwindow ia crescendo o número de threads numa taxa de 1 a cada 10s até chegar no limite de 4096; daí o processo travava e iniciava-se os problemas que eu vinha enfrentando - confirmando a média de tempo que ele vinha travando: entre 2 ou 3 dias (que, por coincidência, era a mesma média de vezes que eu abro e fecho a tampa do MacBook). Normalmente, o loginwindow não consome mais que 2 threads. Daí, lendo o arquivo /var/log/status.log , a seguinte mensagem estava se repetindo exatamente na mesma taxa que o número de threads do loginwindow crescia: May 12 22:57:27 Unders-Macbook com.apple.xpc.launchd[1] (com.w0lf.dblockinjector): Service only ran for 0 seconds. Pushing respawn out by 10 seconds. O processo relacionado (com.w0lf.dblockinjector) faz parte de um programa chamado Dark Boot, que troca a cor da tela de boot e personaliza os wallpapers da tela de bloqueio (coisa que o macOS não permite acesso por padrão). Aí, fui pesquisar a Internet afora até chegar nos issues do programa no GitHub e cheguei nesse link, onde a pessoa reportava o exatíssimo mesmo problema q eu tinha mas de uma data bem anterior a atualmente. Mas aí, comecei a ler e vi que o cidadão reportou que o problema não era o Dark Boot mas sim outro programa chamado gfxCardStatus, cujo objetivo desse é controlar qual GPU está sendo usada nos Macs com opção de GPU dedicada (tipo, a minha máquina) - e eu também uso esse. Alguma considerações: o gfxCardStatus já não é atualizado há alguns anos mas continuou funcionando pra mim normalmente na sua função principal, inclusive no macOS 10.14.4 e betas da 10.14.5 que usei - daí, me surgiu a pulga atrás da orelha, resolvei fazer o teste desinstalando esse por completo (tirando os arquivos no /Library, /System etc. ) e monitorando o comportamento. E adivinha... desde esse domingo (12/05/2019), minha máquina tá perfeita; o processo loginwindow tá lá quietinho com seus 2 threads e não tem mais nenhuma ocorrência recorrente nos arquivos de logs. Tudo me leva a crer que, realmente, o problema é o gfxCardStatus - por desencargo, fui conferir as issues dele, não tem nada relacionado nem mesmo sinal de que vai sair alguma atualização e o fork mais atualizado teve o último release no ano passado (pré-Mojave). Bom, se não travar mais até o final dessa semana, vou declarar meu problema como resolvido e já encontrei uma alternativa com suporte atualizado chamada gSwitch. Depois eu volto aqui, pra confirmar se tá resolvido em definitivo. P.S.: E eu realmente achando que foi cagada da Apple, pela infeliz coincidência com a atualização 10.14.4 ... mas ainda mantenho minha crítica, achando q o problema tava no meu hardware e me fazendo marcar horário em assistência pra inventar um problema e me fazer deixar 2 costelas pra arcar com o custo =P
  4. Problemas continuam no Developer Beta 5 (18F131a) Desconfio de q seja algo relacionado esse processo aqui, q por acaso ele apareceu travado na última vez q precisei reiniciar forçadamente a máquina (vulgo há uma hora atrás): https://eclecticlight.co/2019/04/01/back-to-school-studentd-and-classroom-in-mojave-10-14-4 Bom, como é algo que eu nunca vou usar, destruí ele do meu sistema e vamo ver o q acontece.
  5. Como o colega falou, maximize teu hardware para vc ter máquina pra usar daqui 10 anos por vir. Vai por mim, faz toda a diferença. - Memória RAM: Ache um kit 2x8GB DDR3L 1600MHz ou mais rápido e instale. Não precisa ser aqueles kit "MacMemory" que não fazem diferença nenhuma e só servem pra ser mais caros (como tudo q tem qq coisa da Apple no meio). - Sobre o SSD: Coloque o SSD no lugar do HDD original e o HDD original vc instala no Caddy em substituição ao SuperDrive (que vc estará descartando). O slot do HDD original possui barramento SATA-3 (6 Gb/s) e até algumas gerações o slot do SuperDrive trabalhavam em SATA-2 (3Gb/s) - melhor garantir o melhor slot para instalar o SSD e deixar o HDD no slot mais lento, já q ele nunca vai atingir velocidades próximas ao limite do mesmo. Aqui novamente, qualquer peça vai funcionar desde que seja SATA 2.5" - não compre no formato M.2 porque os MacBooks não tem essa interface. E sim, monte no esquema de Fusion Drive q daí o macOS faz a mágica dele sozinho e vc não precisa se preocupar com que disco fica qual arquivo - e pra vc, fica transparente (tudo vira um disco só). Tem vários guias na web afora, mas vou deixar um de exemplo aqui: https://www.macworld.com/article/2014011/how-to-make-your-own-fusion-drive.html
  6. Bem-vindo ao time dos q o WhatsApp não restaura o próprio backup. Engole seco, xinga o Facebook e segue a vida, amigo... é só o q dá pra fazer! :P
  7. Senta que lá vem um pouquinho de história. Desde que atualizei meu MacBook para o macOS 10.14.4 (Build 18E226), notei o seguinte comportamento: - Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo; - Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA! E exatamente após isso: - O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando); - As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar; - O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone); - Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece). Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita. E eis a parte assustadora do negócio: * FileVault está LIGADO; * Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso; * E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226). Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo): - "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-' - "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-' - "Você já tentou resetar o SMC?" - Já - "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já - "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já - "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização. - "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!". E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem! E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido? É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja). Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕 Saudades, macOS Sierra
  8. Como já diz o título, sempre quis saber onde comprar bateria de reposição original para o iPhone - ou, pelo menos, uma unidade de terceiros certificada - para que eu possa fazer a troca eu mesmo? Sim, eu já fiz esse procedimento e tenho expertise em abrir/desmontar/reparar certas partes internas de iPhone mas no quesito bateria eu nunca consigo encontrar peças que sejam realmente boas (ou elas são muito interiores em questão de performance ou dão problema depois de pouco tempo - estufa, para de funcionar, deixa de reter carga...) Alguém?
  9. Limitação da própria tecnologia. 2.4GHz, mesmo na especificação 802.11n, não consegue operar na prática com velocidades acima dessas que vc reportou (40, 50Mb/s) - e também considere toda a questão de interferência com vizinhos e equipamentos diversos que podem operar na mesma frequência (radio amador, telefone sem fio, Bluetooth, micro-ondas, beacons ...). Pra atingir totalidade na largura de banda em Wi-Fi, somente 5GHz mas vc provavelmente já notou que o alcance do mesmo é bem menor que 2.4GHz - não é defeito, é assim que funciona a tecnologia (frequências maiores = maiores velocidades, porém maior atenuação e, por consequência, menor alcance).
  10. Algumas coisas a se ponderar: 1. O conteúdo que vc deseja pode não estar entregando a largura de banda total do teu link -> Até para evitar que uma meia dúzia de pessoas derrubem um servidor inteiro, tais provedores colocam limites por sessão, seja por conexões simultâneas, seja por largura de banda. Falando por exeprIência, eu que possuo 50Mb/s de link na minha casa, dificilmente acho algum download HTTP que atinga 100% da minha capacidade. EM BitTorrent ou utilizando gerenciadores de download (que fazem paralelismo), daí vc pode conseguir melhores velocidades. 2. O teu provedor de acesso está limitando o tráfego até teu link -> Tal prática é conhecida como "Traffic Shaping" e muitos ISPs costumam fazer isso em determinadas aplicações (BitTorrent, pra dar um exemplo) para mascarar a ineficiência e falta de capacidade de sua infraestrutura; ao invés de investir na mesma; preferem sair vendendo a rodo, muito além do que eles realmente conseguem fornecer e depois limitar no coitado do consumidor. Por isso que acontece de você realizar um teste de velocidade e ele atingir 100% do link contratado mas na hora de fazer um download ele fica travado numa taxa irrisória - principalmente, em horários de pico. 3. O equipamento fornecido pelo provedor de acesso não tem capacidade -> combinado ou não com os itens acima, pode acontecer de o equipamento provido pelo teu provedor de acesso ser de qualidade duvidosa ou simplesmente nã aguentar o tranco e travar, reiniciar, ficar lento ou coisa do tipo. Daí, não tem jeito, só colocando a mão no bolso e trocando por um equipamento melhor você mesmo - o teu ISP não vai fazer isso pra você, só porque você quer.
  11. Respondendo em partes: - Recomendo os SSDs da Crucial, inclusive é o que uso em todas as minhas máquinas. Excelente relação custo/benefício, muito boa performance e durabilidade muito boa (coisa de 10 anos, nos modelos atuais). - Sim, é possível usar qualquer drive no lugar do SuperDrive usando um caddy. - Dá para se montar um Fusion Drive de forma manual, tem vários guias na web para tal - apesar que, como ambos os discos serão SSD no mesmo formato/barramento, eu recomendo remapear o /Users para o SSD maior e deixar o restante do sistema (/Applications, /System etc.) no disco menor pois vc não terá ganho de performance nenhum.
  12. Sugiro vc dar uma otimizada nas configurações da sua máquina virtual e também no Windows dentro dela. Em relação a VM: - Dedique metade dos núcleos físicos do teu processador: Se for quad-core, dedique 2; se for Octa-core, dedique 4; e por aí vai. - Dedique 2GB de RAM, que é mais que suficiente para subir o sistema e abrir os apps q vc precisa; caso isso gere um gargalo dentro da VM, aumente a quantidade para que não passe de 4GB (metade da tua máquina física). - Desligue a aceleração de vídeo 3D e reduza a quantidade de VRAM para 32MB. - Use a controladora virtual SCSI para o HDD da tua VM e habilite o modo de SSD virtual (caso o Parallels permita). Em relação ao Windows dentro da VM: - Mantenha o sistema atualizado e configure o Windows Update para "Procurar atualizações mas não baixar nem instalar" - Desinstale/desative qualquer software antivírus, antispyware, firewall etc. (incluindo o próprio Windows Defender) - Desinstale qualquer outro software que não seja estritamente obrigatório no seu fluxo de trabalho - quanto mais coisa aberta, mais recurso sendo consumido da máquina - Execute o SO em Modo de Segurança e reinstale os drivers de integração da máquina virtual Em relação ao macOS: - Desinstale o Chrome. Sério! Não parece, mas esse é um estuprador de recurso violento da máquina - principalmente no macOS. Não só a maldita fama de ser chupinhador de RAM, mas bateria e CPU tbm. vão embora com ele. Comprar um ambiente Azure ou Amazon, se for economicamente viável pra vc, é uma opção tbm. mas vai de gosto.
  13. A máquina dele é um CrapBook Retina, não dá pra expandir memória RAM.
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