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UnderEu

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  1. Bem-vindo ao time dos q o WhatsApp não restaura o próprio backup. Engole seco, xinga o Facebook e segue a vida, amigo... é só o q dá pra fazer! :P
  2. Senta que lá vem um pouquinho de história. Desde que atualizei meu MacBook para o macOS 10.14.4 (Build 18E226), notei o seguinte comportamento: - Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo; - Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA! E exatamente após isso: - O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando); - As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar; - O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone); - Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece). Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita. E eis a parte assustadora do negócio: * FileVault está LIGADO; * Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso; * E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226). Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo): - "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-' - "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-' - "Você já tentou resetar o SMC?" - Já - "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já - "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já - "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização. - "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!". E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem! E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido? É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja). Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕 Saudades, macOS Sierra
  3. Como já diz o título, sempre quis saber onde comprar bateria de reposição original para o iPhone - ou, pelo menos, uma unidade de terceiros certificada - para que eu possa fazer a troca eu mesmo? Sim, eu já fiz esse procedimento e tenho expertise em abrir/desmontar/reparar certas partes internas de iPhone mas no quesito bateria eu nunca consigo encontrar peças que sejam realmente boas (ou elas são muito interiores em questão de performance ou dão problema depois de pouco tempo - estufa, para de funcionar, deixa de reter carga...) Alguém?
  4. Limitação da própria tecnologia. 2.4GHz, mesmo na especificação 802.11n, não consegue operar na prática com velocidades acima dessas que vc reportou (40, 50Mb/s) - e também considere toda a questão de interferência com vizinhos e equipamentos diversos que podem operar na mesma frequência (radio amador, telefone sem fio, Bluetooth, micro-ondas, beacons ...). Pra atingir totalidade na largura de banda em Wi-Fi, somente 5GHz mas vc provavelmente já notou que o alcance do mesmo é bem menor que 2.4GHz - não é defeito, é assim que funciona a tecnologia (frequências maiores = maiores velocidades, porém maior atenuação e, por consequência, menor alcance).
  5. Algumas coisas a se ponderar: 1. O conteúdo que vc deseja pode não estar entregando a largura de banda total do teu link -> Até para evitar que uma meia dúzia de pessoas derrubem um servidor inteiro, tais provedores colocam limites por sessão, seja por conexões simultâneas, seja por largura de banda. Falando por exeprIência, eu que possuo 50Mb/s de link na minha casa, dificilmente acho algum download HTTP que atinga 100% da minha capacidade. EM BitTorrent ou utilizando gerenciadores de download (que fazem paralelismo), daí vc pode conseguir melhores velocidades. 2. O teu provedor de acesso está limitando o tráfego até teu link -> Tal prática é conhecida como "Traffic Shaping" e muitos ISPs costumam fazer isso em determinadas aplicações (BitTorrent, pra dar um exemplo) para mascarar a ineficiência e falta de capacidade de sua infraestrutura; ao invés de investir na mesma; preferem sair vendendo a rodo, muito além do que eles realmente conseguem fornecer e depois limitar no coitado do consumidor. Por isso que acontece de você realizar um teste de velocidade e ele atingir 100% do link contratado mas na hora de fazer um download ele fica travado numa taxa irrisória - principalmente, em horários de pico. 3. O equipamento fornecido pelo provedor de acesso não tem capacidade -> combinado ou não com os itens acima, pode acontecer de o equipamento provido pelo teu provedor de acesso ser de qualidade duvidosa ou simplesmente nã aguentar o tranco e travar, reiniciar, ficar lento ou coisa do tipo. Daí, não tem jeito, só colocando a mão no bolso e trocando por um equipamento melhor você mesmo - o teu ISP não vai fazer isso pra você, só porque você quer.
  6. Respondendo em partes: - Recomendo os SSDs da Crucial, inclusive é o que uso em todas as minhas máquinas. Excelente relação custo/benefício, muito boa performance e durabilidade muito boa (coisa de 10 anos, nos modelos atuais). - Sim, é possível usar qualquer drive no lugar do SuperDrive usando um caddy. - Dá para se montar um Fusion Drive de forma manual, tem vários guias na web para tal - apesar que, como ambos os discos serão SSD no mesmo formato/barramento, eu recomendo remapear o /Users para o SSD maior e deixar o restante do sistema (/Applications, /System etc.) no disco menor pois vc não terá ganho de performance nenhum.
  7. Sugiro vc dar uma otimizada nas configurações da sua máquina virtual e também no Windows dentro dela. Em relação a VM: - Dedique metade dos núcleos físicos do teu processador: Se for quad-core, dedique 2; se for Octa-core, dedique 4; e por aí vai. - Dedique 2GB de RAM, que é mais que suficiente para subir o sistema e abrir os apps q vc precisa; caso isso gere um gargalo dentro da VM, aumente a quantidade para que não passe de 4GB (metade da tua máquina física). - Desligue a aceleração de vídeo 3D e reduza a quantidade de VRAM para 32MB. - Use a controladora virtual SCSI para o HDD da tua VM e habilite o modo de SSD virtual (caso o Parallels permita). Em relação ao Windows dentro da VM: - Mantenha o sistema atualizado e configure o Windows Update para "Procurar atualizações mas não baixar nem instalar" - Desinstale/desative qualquer software antivírus, antispyware, firewall etc. (incluindo o próprio Windows Defender) - Desinstale qualquer outro software que não seja estritamente obrigatório no seu fluxo de trabalho - quanto mais coisa aberta, mais recurso sendo consumido da máquina - Execute o SO em Modo de Segurança e reinstale os drivers de integração da máquina virtual Em relação ao macOS: - Desinstale o Chrome. Sério! Não parece, mas esse é um estuprador de recurso violento da máquina - principalmente no macOS. Não só a maldita fama de ser chupinhador de RAM, mas bateria e CPU tbm. vão embora com ele. Comprar um ambiente Azure ou Amazon, se for economicamente viável pra vc, é uma opção tbm. mas vai de gosto.
  8. A máquina dele é um CrapBook Retina, não dá pra expandir memória RAM.
  9. UnderEu

    SSD

    Colega, Primeira coisa: sempre que vc for fazer qq alteração no hardware da tua máquina, desconecte qualquer fonte de energia que esteja plugado nela: fonte, bateria, carregador, no-break ou whatever.... vc foi sortudo mas não abuse da sorte pois pode dar algum curto e/ou queimar algum componente numa manobra dessa. Segundo: já vi alguns casos em que SSDs Kingston não se davam bem com Macs, acontecendo justamente isso tudo que vc tá dizendo - não posso afirmar q é esse o problema pois senão acontecia com todo e qualquer SSD Kingston e todo e qualquer Mac. Sobre formatar: em relação ao Sistema de Arquivos a utilizar, se vc for direto pro Mojave, pode ir de APFS pois nele está bem mais maduro e mais estável. No "Vai e se Ferra" eu não arriscaria usá-lo e ficaria no MacOS Estendido (Reg. Cronológico) - bem da vdd., pula o "Vai e se Ferra" totalmente; Ô, sisteminha bichado! -_-' E por fim, e mais importante de tudo: sempre que vc altera o hardware da tua máquina (seja ele qual for), é aconselhável que vc reinicie a NVRAM e o SMC, para garantir que as evidências e registros do hardware antigo sejam eliminadas e a máquina opere sem dor de cabeça com o q detectar daí em diante. Para resetar o SMC: Desligue a máquina, conecte o carregador e espere o LED de carregamento estabilizar. Feito isso, segure as teclas Shift Esquedo + Control + Option Esquerdo + Power por 5s e dps. solte todas ao msm. tempo. Se tudo correr bem, o LED do carregador vai piscar e voltar pro estado atual de carregamento. Para resetar a NVRAM: Ligue a maquina segurando as teclas Command + Option + P + R. Deixe ela reiniciar sozinha por 2x e dps. solte todas as teclas. E se ainda quiser sugestões de SSD, dá uma olhadinha nos Crucial. Relação custo/benefício deles é sensacional, tem uma performance muito boa e a durabilidade é incrível. Estou com o M500 de 480GB já vai pra 4 anos e continua operando igualzinho de quando comprei (S.M.A.R.T. reportando apenas 7% de perda da vida útil).
  10. Se vc tá querendo uma máquina que atenda tua demanda de processamento (isso eu digo CPU, memória, armazenamento etc.), não pense 2x e vá de Pro Mid-2012. "Ah, mas o MacBook Air é mais leve˜. Sim, e é só isso q ele tem! Não dá pra trocar memória RAM, não dá pra trocar armazenamento (apesar q eu acho que dá mas o preço é altamente proibitivo porque... Apple sendo Apple... tudo é proprietário nessa porcaria), não tem uma porta de rede, tem q sair andando com um monte de dongles pra conectar o q quer q seja e não tem o q fazer dps. E sobre essa de "Ah, mas é uma máquina de 6 anos atrás", quando o assunto é Mac pode ir sem medo nessas máquinas de 2012 pra trás que todas elas continuam sendo excelentes e vão durar mais uns bons anos, tendo o devido carinho. Conheço gente que ainda usa máquinas de 2008/2009 e tão aí, firme e forte! E de fato, desvaloriza menos pois são bem mais duráveis e sempre foram equipamentos top de linha em suas gerações. Agr., as máquinas Apple de 2013 pra frente é que são todas umas bombas, fuja! Faz como eu e os outros colegas aqui comentaram: pega um Pro Mid-2012 (s/ tela Retina), maximiza a RAM pra 16GB, coloca um SSD bacana dentro dele e terá máquina pra usar por mais uma década, cuidando dele com carinho. hehe - se puder garimpar e tentar achar o modelo 15" num bom preço, vc ganha um Core i7 e GPU dedicada e daí é só sucesso (muito mais máquina pra durar muito mais tempo)! E não somente nos MercadoLivre e OLX da vida, dá uma olhada nos classificados daqui do fórum; foi onde comprei a minha e sempre tem coisa muito boa circulando ?
  11. Parece que mudaram o sistema de recuperação , agr. tem um sistema de fila onde te pedem pra confirmar e validar várias infos da conta: https://support.apple.com/en-us/HT204921 Quando eu ativei o 2FA na minha conta (já faz alguns anos), ele gerava essa senha gigante. Por isso! Quanto ao fato de guardar fora do mundo digital, eu pensei como se fosse o "Pior Cenário Possivel": de vc perder todos os seus dispositivos confiáveis e não ter acesso a ennhum outro gadget por perto no momento pra fazer os bloqueios necessários. Se vc se sentir confortável de guardar numa nota segura do 1Password ou coisa do tipo (fora da nuvem da Apple, que fique claro - senão, de nada adianta :P ), vai de vc. Sobre o gerenciador de senhas: qualquer um vai te atender muito bem, contando com o fato de que o serviço é confiável e vai te tratar bem. Pessoal fala muito de 1Password mas tem vários outros tão bons quanto: Dashlane, KeePass, LastPass (minha escolha pessoal), o próprio Chaves do iCloud... veja qual te agrada mais e num tenha medo de usar - só não vai me esquecer a senha-mestra, pq senão f*deu :P O bloqueio da linha, IMEI e whatever... junto com o uso de PIN no chip, é a forma de impedir que esses golpes via SMS e recuperação do 2FA via código funcionem. Sim, isso invalida a comunicação com teu aparelho mas coloca na balança: prefere ter o calote apenas de o meliante ter subtraído teu aparelho ou isso + a possibilidade de ele acessar tua conta c/ teus e-mails, teus contatos, tua agenda... fazer ligações usando tua linha... e sobrar pra vc pagar o pato dps.? E o Modo Perdido não inutiliza o celular totalmente - e a falha neste é a opção de "Deixar uma mensagem na tela" para caso alguém de bom coração encontre-o e entre em contato ctg. Se vc tem total e absoluta certeza q foi roubado, pode até ativar o recurso mas não deixae mensagem com teus contatos pois a falha é justamente essa: vc expôe teus contatos e daí o meliante ganha o norte pra onde explorar as contas e desbloquear teu dispositivo. Mas, via de regra, o importante é o "Buscar meu treco" estar ativado pois esse é o diferencial entre o cara conseguir passar o aparelho pra frente operante ou não.
  12. Num mundo utópico, onde não exista ladroagem ou violência, você deixaria uma mensagem e alguém bem intencionado encontraria teu aparelho, entraria em contato e devolveria teu precioso bem. Pra isso que serviria! Quando vc ativa a Autenticação de Dois Fatores, é gerado uma chave de segurança (tipo, uma senha bem grande) que vc precisa guardar em algum lugar seguro e fora do seu mundo digital. Caso vc perca acesso a todos os seus dispositivos de segurança, somente com esta chave vc poderá fazer acesso a sua Apple ID e resetar tudo o q for necessário. Perdeu ela? já era! Nem a Apple, nem Tim Cook nem o Trump podem acessar sua conta novamente. E pode fazer uma instalação limpa, apenas certifique-se de ter no mínimo 1 dispositivo confiável por perto (e conectado) no momento q vc fizer o login nos seus aparelhos de volta. É... mudaram o lugar das restrições no iOS 12 mas continua valendo.
  13. Ajustes > Geral > Restrições > Ativar restrições Defina uma senha de 4 dígitos em seguida, navegue em cada um dos itens na lista e selecione "Não permitir alterações".
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