Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

UnderEu

Membros
  • Total de itens

    182
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    9

Tudo que UnderEu postou

  1. Faz um favor pra você mesmo: PARA DE OLHAR ESSE NÚMERO E USA TEU DISPOSITIVO!
  2. https://www.cablematters.com/pc-1287-138-usb-to-25g-ethernet-adapter.aspx
  3. Constrói um NAS a partir de um PC ou hardware servidor, seja ele velho ou novo. Essa foi a investida que fiz pessoalmente, fiz meu servidor a partir de um Dell PowerEdge T310, sistema operacional TrueNAS SCALE e, no quesito armazenamento, estou atualmente com 4 discos de 4TB Seagate IronWolf (ST4000VN008). A torre em si, mesmo apesar de operar de forma bastante silenciosa para um hardware servidor, fica na garagem de casa pois foi como desenvolvi a infraestrutura de distribuição da minha rede: roteador e servidores ficam na garagem e, dentro de casa, somente os APs Wi-Fi e poucos jacks RJ-45 para ligar os set-top-boxes e o PC gamer do irmão caçula. Quanto ao sistema operacional do servidor, não somente a parte de armazenamento mas você pode instalar uma infinidade de aplicações diferentes e tirar muito mais proveito do teu hardware; obviamente eu tenho o armazenamento/backup pra mim e todas as pessoas de dentro de casa mas também uso Plex (Servidor multimídia para filmes, séries, músicas etc.), Nextcloud (nuvem de colaboração online estilo Microsoft 365), a controladora do meu Wi-Fi (Ubiquiti UniFi Network) e, enfim... vai da tua criatividade e necessidade.
  4. Qualquer módulo de memória SO-DIMM DDR3-1600MHz ou superior vai funcionar normalmente com seu equipamento, não tem necessidade de pesquisar por marcas específicas ou essas memórias "for Mac" que fazem a mesmíssima coisa e são somente mais caras.
  5. Compre qualquer coisa exceto Apple, a menos que vc queira queimar dinheiro a cada 2 anos ou menos por conta de problemas que não se resolvem a não ser trocando tudo.
  6. Nextcloud - construí minha própria nuvem dentro da minha casa
  7. Pessoas, Preciso de opiniões sobre um público bem específico: assinantes do serviço de TV por assinatura da Vivo (hoje chamado Vivo Play) e proprietários de um Apple TV (4ª Geração ou mais recente) ou televisor/streaming box com o app disponível: Vocês utilizam ou já utilizaram o app Vivo Play nestes? A experiência e recursos disponíveis especificamente no app Vivo Play são os mesmos em relação ao decoder fornecido pela própria Vivo ou existe limitações? Estou estudando o caso de se remover o decoder fornecido pela VIvo e substituir o mesmo por um streaming box ou TV compatível com o app. A TV que temos aqui não é "Smart" e, mesmo tendo ponto de conexão dedicado para os atuais decoders da Vivo, eu tenho alguns incômodos com o HGU (o "roteador") que ela me entregou (tecnicalidades que eu me importo e bagunçam a forma como entregam Internet pra dentro da minha rede) porém não posso troca-lo simplesmente porque os decoders de TV dependem da "mágica" que a Vivo faz dentro do HGU para que funcionem. Aguardo respostas. At.
  8. Reparou o que está de diferente entre essas imagens? IPv6 agora está habilitado. Qual operadora você utiliza? Pode ser o caso de teu provedor estar “desativando” a conectividade pelo protocolo legado IPv4 e você, em algum momento, deliberadamente desativou a conexão IPv6 que é o padrão atual da Internet e o recurso pelo qual você agora se conecta. Na próxima, preste atenção neste detalhe - e antes que alguém venha me contradizer aqui (porque irão, com certeza), NÃO DESATIVE O PROTOCOLO IPv6
  9. Qual a sua finalidade de uso? Quão avançado são os arquivos que você precisa trabalhar? Teus arquivos serão usados por outras pessoas? Você usa ou precisa de colaboração online? Das que eu conheço e uso: - Se você tem arquivos nada complexos (sem macros ou fórmulas mirabolantes) e não usa ou não faz questão de colaboração online, a suite LibreOffice vai servir muito bem; - Precisa de colaboração online? A suíte da Apple pode servir, mas lembre-se que você fica restrito a outros usuários da plataforma para tal; - Você vai trocar esses arquivos com outras pessoas e que, potencialmente, não usam o mesmo sistema operacional que você? Suite da Microsoft - é o que todo mundo conhece, é o padrão que ficou estabelecido e é onde você terá menos traumas. - Agora, precisa pegar aquela planilha do Excel de 70 anos atrás que resolveram transformar em banco de dados / plataforma de automação cheia de macro e referência externa / sistema de contabilidade da empresa / assistente pessoal / massagista / cuidadora de pet / escola dos filhos / qualquer coisa menos uma planilha na sua forma original e a galera se recusa a usar outra coisa porque "sempre usou isso e sempre foi assim"... daí, você precisa estar no Windows e usar a suite da Microsoft instalável - não, o Office Web e/ou para macOS não é 100% equiparado em recursos por mais que esteja muito próximo e, vai por mim, ninguém vai depositar esforços pra compatibilizar tais arquivos pra padrões mais homogêneos porque, novamente, "sempre foi assim". Estes são só os exemplos que eu conheço e uso. Suítes de escritório tem aos montes, use e abuse do tio DuckDuckGo 🙂
  10. Vale mencionar também que, quanto mais "top" é o dispositivo, menos recurso você ganha: Conector para fone de ouvido? Bateria removível? Memória expansiva? Componentes que são projetados para serem desmontados ou substituídos sem maiores percalços e não soldados, serializados ou colados com laca rosa do Himalaia no lugar? A massa paga muito mais apenas pelo "privilégio de ter o dispositivo da última geração", porque em termos de razoabilidade e funcionalidade, essa conta não faz sentido. E o que me entristece é que isso é uma tendência que já vem de anos e parece que não vai ter volta :/
  11. Pensando em durabilidade? Qualquer um EXCETO Apple. Pessoalmente, tenho usado cabos da UGREEN pra tudo quanto é coisa por aqui e tem me servido muito bem. Compro no AliExpress pela loja oficial da marca, chega relativamente rápido no meu endereço e náo custa tuas tripas.
  12. Qual é o teu objetivo: backup de máquina completa ou apenas dados armazenados "de forma avulsa"? Dados novos serão incrementados ao backup atual ou sobrescreverão os dados existentes? Vocë quer acessar dados salvos anteriormente - e, se sim, por quanto tempo? Qual o volume de dados (em GBs) da tua base de dados atual? Se vc é usuário de macOS, solução mais rápida e descomplicada pra configurar é o Time Machine. Pra este, vc precisa apenas de um disco de igual ou maior capacidade que o disco interno de teu computador - quanto maior o disco, maior é a quantidade de dados que vc poderá acessar "no passado" (daí, o nome da ferramenta). Pode ser uma unidade conectada diretamente ao computador (USB, Thunderbolt ou FireWire) ou unidade conectada na tua rede local (NAS, SAN ou outro computador com armazenamento compartilhado). Backup em nuvem? A única dica que eu deixo é: Dropbox, OneDrive, Google Drive, MEGA, Box, RapidShare... esses não são serviços de backup. Se teus dados sumirem de lá (o que é difícil mas pode vir a acontecer), já era! Use serviços que são dedicados para este fim: BackBlaze, CrashPlan, Amazon S3 Glacier... enfim, use sua ferramenta de pesquisa favorita e descubra alternativas. E certifique-se de que teu link de Internet seja estável, sempre ativo e possua uma banda de upload decente. Se quiser o "ultimate plan", pesquise pela estratégia 3-2-1. Resumindo bastante aqui, ela consiste em: - Um mesmo dado deve ser amazenado em 3 locais diferentes; - Sendo que, dentre esses, o mínimo de 2 tecnologias de armazenamento diferentes deve ser empregado (HDD e SSD, SSD e Fita magnética, etc.); - E, ao menos 1 dessas cópias, deve ser armazenada em local diferente do equipamento de origem (Ex.: 1 HDD em casa e outro no escritório ou backup local e backup em nuvem dedicada para tal). Pessoalmente, tenho 1 HDD de 1TB dedicado para Time Machine e um NAS caseiro (estação Dell PowerEdge T310 com TrueNAS CORE) para backup constante e sempre ativo do meu e de todos os computadores de casa - e ainda estou avaliando a possibilidade de contratar uma nuvem dedicada para backup do servidor como um todo. Já faz alguns bons anos q eu náo sei o q é perder dados e pretendo continuar náo sabendo
  13. Prezados, Como o próprio título indica, o Bluetooth do meu MacBook Pro 15" (Mid-2012) (Modelo A1286 - MacBookPro9,1) simplesmente partiu dessa pra melhor. Já vinha de tempos em que o mesmo já funcionava intermitente, ora aparecia, ora sumia, ora travava a conexão com meus periféricos até que, hoje, ele resolveu parar completamente. Fiz uma limpeza completa na parte interna do meu equipamento, refiz todas as conexões, fiz reset de SMC e PRAM, testei Live USB de Linux e... nada! O curioso dessa história toda é que Wi-Fi e Bluetooth são uma placa só, ligada pelo mesmo cabo na placa lógica, e o Wi-Fi funciona perfeitamente ¯\_(ツ)_/¯ A pergunta é: que eu vou precisar trocar o componente interno eu já sei; agora: eu preciso trocar a placa Wi-Fi+Bluetooth, a antena Bluetooth ou as duas coisas? Especialistas e pessoas mais inteligentes do que eu, se puderem me ajudar eu agradeço. Obg.
  14. Particularmente, uso o Tuxera NTFS desde que me tornei usuário de macOS (já faz alguns bons anos) e ZERO problemas. Já testei todas as outras soluções (gratuitas e pagas) e nenhuma delas me funcionou tão bem quanto essa. É caro? É, mas quando se trata de performance, estabilidade, segurança e integridade de dados... essa é a única que coloco as duas mãos no fogo e digo "Use sem medo". Há quem diga "formate teus discos em exFAT", mas esse não conta com mecanismo de journaling e, numa ocasião de perda de conexão súbita, não existe garantia nenhuma de que teus dados estarão seguros. Ao menos, em NTFS, existe tais mecanismos e os SOs mais modernos da atualidade conseguem interoperar numa boa com esse (Windows é nativo, dã; Linux tem drivers muito bons pra NTFS; e macOS conta com tais drivers de terceiros).
  15. Náo dá pra trocar a roda do carro com ele andando, muito menos a 120 por hora. Ou para e faz o conserto que precisa ou conviva com esse problema pro resto da vida. Desculpa o "excesso de sinceridade" mas a realidade é essa.
  16. Nas config. do Time Machine, Vc pode retirar teu drive externo da lista de diretórios excluídos do backup DESDE QUE ele utilize um sistema de arquivos do macOS: HFS+ ou APFS. Logo, teu Time Machine incluiria teu drive externo mas isso não é uma config. padrão - tenha isso em mente. De qq maneira, eu trataria esse disco externo de forma dedicada e usaria uma ferramenta dedicada para backup DELE, como replicar conteúdo para outro drive ou um NAS, de repente. Montar um NAS pra ser tua matriz de armazenamento principal tbm. é uma excelente ideia. Vc contaria com redundância e backup dedicado dessa estrutura, fora poder acessar tudo de qq equipamento em qq lugar (a depender de como vc montar e configurar teu setup).
  17. Abre o assistente de recuperação do macOS e nele tem a opção "Restaurar a partir do Time Machine"
  18. Bastava restaurar teu sistema a partir do backup do Time Machine.
  19. Funciona, sim. O sistema carregará normalmente e, na primeira vez, ele vai pedir pra confirmar diversas vezes teus dados de Apple ID e várias autenticações de administrador pra validar a mudança de hardware. Fiz isso saindo de um MacBook Pro 2007 para um 2012 (minha máquina atual). A única recomendação q eu deixo é: aplicar os últimos patches no teu SO atualmente instalado (certificando-se de que ambas as máquinas suportem tal sistema) e, se possível, checar por erros de disco e permissões antes de migrar para o novo equipamento.
×
×
  • Criar Novo...