Brasil definitivamente não sabe fazer pré-venda.
Comprei um iPhone 7 Plus de 128GB no Pontofrio.com, assim que liberou a venda, era 0h10 do dia 04/11. Acredito que eu tenha sido um dos primeiros a fechar o pedido. No dia 07/11 recebi um e-mail deles dizendo que o produto estava indisponível no estoque e que eu poderia cancelar o pedido ou receber um vale-troca. Se em 72 horas eu não fizesse nenhuma ação, o pedido seria cancelado automaticamente. Tentei acionar o perfil do Pontofrio.com no Twitter, que normalmente é bem solícito e ajuda bastante (até mais do que os atendentes do chat). O perfil disse pra eu ficar tranquilo que estava tudo ok com o pedido e que seria entregue. Bem, ontem as 23h recebi outro e-mail deles dizendo que o pedido foi cancelado por falta de estoque.
Tentei comprar ontem de madrugada pelo site da Apple Store, mas o produto ficava sempre indisponível. Consegui comprar apenas a 1h da manhã, e em seguida voltou a ficar indisponível. Bem, recebi o e-mail de confirmação do pedido e da aprovação do mesmo, com prazo de entrega prevista entre 16/11 a 18/11. Agora é esperar, mas como é a própria Apple Store, estou um pouco mais tranquilo.
Pré-venda nunca mais, ainda mais em loja virtual de varejo.