Primeiro esclarecendo uma confusão que é bem comum, até porque esse sistema de venda de smartphones americano é extremamente confuso: SIM-Free é diferente de Unlocked.
Um iPhone modelo Verizon não é SIM-Free, mas se vc comprá-lo full priced em uma Apple Store, ele é unlocked.
Frisando: iPhones Sprint, Verizon, AT&T e T-Mobile vêm com um chip da operadora, não vêm com a ferramenta para ejetar a bandeja do chip, ou seja, NÃO são SIM-Free, e podem ou não ser unlocked, dependendo de como você compra ele. Se você comprá-lo full-priced em uma Apple Store, ele é unlocked, SEMPRE. (Essa regra não vale para outras lojas, visto que Best Buy e Target vendem iPhones full priced que não são desbloqueados)
SIM-Free é simplesmente um aparelho unlocked que não vem com nenhum chip, e vem com aquela ferramenta pra ejetar a bandejinha.
Agora sobre o problema de não funcionar com operadoras brasileiras: Li em um post há algum tempo atrás que iPhones de determinadas operadoras, comprados em Apple Stores, precisam ser ativados na hora da compra, ligando ele e conectando no wifi da loja, daí ele faz a ativação, mas não sei até que ponto essa informação é verdadeira.
Então acho que de duas uma: Ou o iPhone foi comprado fora de uma Apple Store e ele não é unlocked (acho mais provável), ou ele não foi ligado na hora da compra e consequentemente não foi ativado. Nesse último caso é possível ativar ele diretamente com a Apple ou com a operadora americana, desde que você tenha a nota e comprove que o aparelho que vc comprou é unlocked e vc pagou o full price.