Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gustavo Silvaston

Membros
  • Total de itens

    49
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por Gustavo Silvaston

  1. Bom, tenho um MacBook Pro 13 mid 2012 e fui instalar um caddy nele, pra deixar o HD e um ssd, porém, quando faltam apenas dois parafusos para remover o Drive CD tem dois benditos parafusos que não saem, um praticamente já espanou, o outro ainda não. E sim, estou usando as chaves corretas, pois todos os outros parafusos idênticos foram removidos. Enfim, alguém sabe o que fazer para remover esses parafuso (das fotos)?

    Obrigado

    post-73586-14086621672716_thumb.jpg

    post-73586-14086622379111_thumb.jpg

    Foto do outro parafuso que não consegui por no mesmo post

    post-73586-14086622379111_thumb.jpg

    Foto do outro parafuso que não consegui por no mesmo post

  2. Meu uso é praticamente idêntico ao seu. Comprei um macbook pro 13' sem retina, meados de 2012 e me atende perfeitamente, com excessão de algumas vezes que demorava pra abrir um programa ou outro, porém, nada que vá te atrapalhar. Ontem troquei a HD por um SSD e posso lhe dizer que fica MUITO bom, muito bom mesmo, as raras travadas que tinham sumiram, o boot passou de quase 1 minuto pra menos de 15s, mais pra frente aumentarei a memoria RAM. Mas sobre sua duvida um macbook pro 13 atenderia muito bom para o seu uso e posteriormente você poderia trocar o HD por um SSD ou até mesmo deixar os dois dentro do notebook e tirar o superdrive e coloca-lo em uma case usb, dependendo da frequencia em que usa. Espero te-lo ajudado!

  3. Resolvi criar esse tópico para ajudar pessoas que assim como eu, não possuem muita experiência, e estão pensando em trocar o HD do macbook por um SSD. Já aviso que será um longo post, pois tentarei deixar da forma mais didática possivel. É um processo relativamente fácil, mas tenha certeza de ler tudo e se certificar que é capaz de fazer, além, de possuir as ferramentas necessárias. Tentarei descrever na ordem na qual eu fiz, e deu certo para mim.

    Algumas das coisas postadas aqui, foram retiradas do tópico (http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/124530-dúvida-upgrade-macbook-pro-13) e agradeço cada um que postou e respondeu as perguntas (especialmente o Fabbotz e o JvDap). Algumas outras coisas foram pesquisadas por mim.

    Lembrando sempre, que é por sua conta e risco.

     

    Lembre de ter um backup de todos os seus dados feito, se for pelo time machine é melhor ainda

     


     

    O meu macbook é o modelo de entrada de 13” mid 2012, para a parte de desmontagem e troca de HDs eu segui esse vídeo
     no mesmo canal, possui vídeos para outros modelos.

     

    Esse vídeo é em português e bem mais detalhado, ensina inclusive medidas anti estáticas e a trocar memória ram também, vale a pena dar uma olhada
     

    (no meu notebook não tinha o pino em que ele se refere pra usar a pulseira, porém tirando a proteção de cima da HD, um pequeno pedaço de ferro fica acessível, coloquei lá)

     

    Para parte de transferência de dados, instalação, backup e etc, segui esse tutorial (em inglês) http://eshop.macsales.com/articles/how-to-transfer-your-data-from-your-old-drive-to-a-new-drive

    Utilizei o Time Machine para backup

    (Todas as pastas, exceto a usuários, devem ficar no SSD, porém para manter as suas configurações após formatar o computador, ao escolher o que o backup deverá restaurar, marque a opção "outros arquivos" dentro da aba usuários)

     

     


     

    FAQ e correção de alguns problemas que podem surgir:

     

    Após instalado o SSD, é recomendado que formate o HDD antigo para não ficar com o sistema instalado em 2 HDs (só faça após se certificar que está tudo funcionando com o SSD, e que seu backup está seguro em um outro HD externo)

     

    Se após instalado o SSD e você tiver algum erro como somente leitura, ou não tem permissão para gravar, siga os seguintes passos:

    • Ligue o seu macbook pressionando a tecla Option
    • após ligar, usando a tecla Tab, selecione a partição Recovery e aperte enter

    • Após ligar e aparecer o menu, selecione Utilitário de Disco, selecione o selecione o drive apresentando problemas e clique em Reparar Permissões

    • Após terminado, abra o menu Utilidades da barra de menus superior, escolha o Terminal

    • Na janela do terminal digite "resetpassoword" palavra única, sem aspas (não se preocupe, não vai resetar seu password)

    • O comando deverá abrir uma caixa de diálogo com "Resetar permissões de usuário"(ou algo parecido) na parte inferior

    • Escolha essa opção para resetar as permissões da pasta principal (o Reparo de Permissões do utilitario de disco ignora essa pasta)

    • Reinicie o computador e o problema deverá ter sido resolvido

    Para mover a pasta usuários para o HD siga o tutorial do video a baixo 


     

    Obs: o processo deve ser feito após o backup

    Obs 2: Note que ele exclui a pasta referente ao usuário dele, e não a pasta Usuários em si

     

    O SSD usado por mim é esse

    Comprei o caddy e o case externo para o superdrive indicados pelo Fabbotz (que ainda não chegaram, por enquanto uso o HD comum em uma case usb)

    Se você ja tem o Caddy, esse video te ensina a instala-lo


    é um pouco mais dificil que o HD, mas se vc conseguiu creio que não terá dificuldades para fazer

     

    Meu mac ficou muito mais rápido, passando de quase 1 minuto para boot agora leva menos de 15s, os programas abrem bem rapido, recomendo fortemente!

     

     

    Não deixem de conferir o tópico original de onde tirei informações, muitas duvidas foram respondidas lá.

     

    Espero que tenha sido de grande ajuda, qualquer critica, correção e sugestão por favor comentem!

  4. Agora sim, fiz o teste de manhã, sem o TRIM, tinha dado gravação na média de 250 e leitura na média de 450, mas não deu tempo de terminar o teste... Agora ativei o TRIM, mas como estou usando ele não deu tempo de fazer o teste de novo, logo mais eu saio pra ir ao banco e deixo o teste fazendo e posto aqui

  5. Movi a pasta de usuário para o SSD, mas não consigo excluir do SSD pq diz que é necessária pro sistema, acontece no video, mas o cara não mostra o que ele fez! sabem como resolver?

     

    Resolvi, ele apaga depois a pasta de usuário com o nome dele, e não a pasta usuário!

  6. Blz....chegou o caddy?

    Ainda não, nem foi enviado ainda... Só espero que não demore tanto quanto meus cabos...

    Andei vendo uns vídeos de instalação do caddy e também não é muito difícil pra quem já tem certa habilidade, adicionarei no meu post também!

    É pra ficar no hd

    Não!!!

    A pasta "Biblioteca" faz parte do sistema!! Deixa no SSD.

    Deixe apenas seus arquivos no HD, apenas a pasta "usuários"

    SSD:

    Sistema

    Biblioteca

    Aplicativos

    HDD:

    Usuários

    Assim vocês me confundem haha

  7. É pra ficar no hd

    Beleza! Tá demorando bem essa instalação, tive que fazer 2x pq uma deu erro, dai o suporte da Apple pediu pra formatar e tentar de novo, depois consegui fazer usando o cabo de rede ao invés do WiFi na parte final. O post que tô montando já tá quase pronto, só estou esperando terminar pra colocar mais algumas informações e devo soltar até o fim de semana!
  8. Menos biblioteca....essa VC deixa pra ser acessado do outro hd

    Gustavo, segue o video q postei, deixa as pastas Aplicativos, Biblioteca e Sistema no SSD e copia a pasta Usuarios para o HD, depois de copiado vc muda o caminho nas preferencias de sistema, depois vc apaga a pasta Usuarios do SSD.

    Aqui te o video:

    Mas afinal, a pasta biblioteca fica no SSD ou no HDD? Haha

×
×
  • Criar Novo...