Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

eneris

Membros
  • Total de itens

    2
  • Registrou-se em

  • Última visita

Sobre eneris

  • Data de Nascimento 07/02/1983

Informações do Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Salvador / Bahia / Brasil

Últimos Visitantes

555 visualizações

Conquistas de eneris

  1. Oi Eneris, bom dia.

    Vi que vc. conhece de manutenção do chip de video dos macbooks 2011,

    o mac no começo ficou a tela embaralhada, ae desligava e ficava um tempo para voltar, e depois só funcionava o terminal, e agora depois de todos resets nvram etc..., a tela fica preta só e logo no inicio que aperto o botao de ligar ele já dá o barulho de ligar, antes levava um tempo, e a tela continua preta, nao liga a tela.

    sabe me informar por favor se tem pessoas como vc. que ainda dão este tipo de manutenção?

    Vi um cara que faz manutenção, ele tem uma maquina gigante lá, más ele pelo jeito só esquenta a solda, pq. ele diz que em 3 meses volta a dar problemas.

    Vi tb. que o povo coloca o secador de cabelo no chip, caso nao tenha ninguem que faça a colocação de uma nova solda, sabe quanto tempo tem que ficar com o secador no chip ?

     

    valeus

    abrs

    gragti

     

     

     

     

  2. Este problema pode não ser a GPU (se antes ele não estava apresentando algum dos sintomas, como a tela riscada), pode ser uma simples falha de mau contato no slot das memórias RAM, uma simples limpeza nos contatos das memória e no slot resolve o problema, ou na pior das hipóteses a memória RAM pode estar com defeito. Em alguns casos a redefinição do SMC e NVRAM/PRAM resolve também algumas falha deste tipo (liga, chime, mas não aparece imagem (ou quando demora muito tempo na tela cinza).
  3. Eu trabalhei com manutenção de placas lógicas (placa mãe) muitos anos, e como disse o colega anteriormente, este é um defeito mais comum do que muitos pensam, e ocorre com mais frequência em computadores que possuem GPU dedicada (AMD ou NVIDIA), quem tem computadores com placas de vídeo GeForce e Radeon já deve ter visto este mesmo defeito ocorrer (tela riscadas, imagem "quebrando pixel", liga mas não aparece imagem, travamento frequentes, etc), a causa dos problemas é a mesma que estar ocorrendo no MacBook, solda fria, a solda não estar dando contato em todos os pontos do chipset GPU, e em alguns casos o chipset GPU com defeito. A solução é a retirada do GPU e substituir as esferas de solda (de preferencia usar solda Leaded (com chumbo), as soldas originais são lead-free (sem chumbo), estas soldas lead-free são menos eficiente e apresenta defeitos mais rápido que a solda leaded, mas desde de 2006 todos os equipamentos só podem utilizar esta solda sem chumbo por causa da RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances, Restrição de Certas Substâncias Perigosas). Em alguns casos, como os MacBook que possuem a GPU NVIDIA 9400M, é necessário trocar também o chipset, pois estes modelos de chipset apresentavam defeito interno, após a troca, em ambos os casos, a durabilidade é normalmente igual ou maior que a original de fabrica se usar solda com chumbo. Uma dica é jamais usar notebook diretamente encima de cama ou almofadas, pois abafa, impedindo a dissipação do calor, favorecendo o super aquecimento e diminuindo muito a vida útil da placa logica e gerando o famigerado defeito no GPU, pois a alta temperatura faz com que as esferas de solda ressequem, gerando as soldas frias (mau contato), por isso que o truque do secador de cabelo ou forno como citou o colega acima ajuda por pouco tempo, o calor dilata a solda voltando a dar contato, e em alguns casos, como no uso do forno, demora mais tempo pois chega a derreter a solda, mas o problema é que estas esferas de solda já estão estragadas, com tempo o defeito retorna. Em suma, a solução é remover o chipset GPU, limpar toda solda antiga e refazer a soldagem usando esferas de solda com chumbo, fica sucesso! Tem muitas assistências técnicas que não fazem o procedimento acima, elas apenas usam uma estação de solda, normalmente a vapor, e apenas "esquentam" o chipset, e não fazem a troca das esferas de solda do chipset GPU, este procedimento não é recomendado, pois o defeito volta em menos de 3 meses na maioria dos casos. Quando eu estava trabalhando (5 meses atrás), eu cobrava 400 reais pelo serviço (MAC/PC). Ah, pra quem estar com PC ou MAC apresentando o defeito e quer forçar o aparecimento da falha da GPU, use o software Heaven Benchmark, ele mede desempenho de placas gráficas, e é útil pra testar algumas falhas em GPU.
×
×
  • Criar Novo...