Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

luialexandredsc

Membros
  • Total de itens

    1
  • Registrou-se em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Positivar
    luialexandredsc deu reputação a estevoepg em Relato: 2 anos no ecossistema Apple, de um ex-usuário do Windows   
    Olá pessoal
     
    Hoje gostaria de compartilhar minha experiência de 2 anos com o ecossistema Apple. Meu objetivo é para os usuários que pretendem ingressar (e, principalmente, investir) nos aparelhos da maçã.
    Bom, sou estudante universitário: sempre saio de casa para eventos acadêmicos em outras cidades, desenvolvo projetos de pesquisa e o binômio portabilidade x confiabilidade é mais do que essencial neste meio. Meu primeiro notebook foi um Toshiba (não Semp Toshiba), comprado na metade de 2009, se não me engano. Um bom dispositivo, mas um raio caiu e o queimou tudo o que ele tinha, em outubro de 2011.
     
    Comprei em fevereiro de 2012, então, um Samsung RV 114 (ou uma numeração parecida). Era menos feio que o Toshiba, mas com um design ridiculamente mal elaborado: tinha uma rugosidade tosca que sempre riscava. Sempre usei o Windows e gostava muito dele, mas misteriosamente, não conseguia ficar mais de 6 meses sem formatar a máquina e começar tudo de novo, já que esse sistema de backup com discos só funciona pra quem é muito sistemático.
     
    Em julho do mesmo ano soube que tinha ganhado uma bolsa para mobilidade acadêmica em Portugal, que acompanhava um auxílio de 1000 dólares para a compra de um computador. Como morava em uma cidade diferente dos meus pais, vendi a mobília da  kitnet e abati parte dos R$5.200,00 do MacBook Air de minha assinatura, com 3 anos de garantia. Foi muito pesada a compra (uma loucura para meus padrões financeiros). Recebi o bendito, então, duas semanas depois. Não sabia nada do ambiente Mac, nem instalar um programa.
     
    De lá pra cá minhas condições financeiras melhoraram, o que me permitiu comprar outros iDevices aqui no Brasil e durante minha estadia na Europa.
    Estou dizendo isso porque muitos que observam o universo Apple de fora podem nos considerar elite (se não elite, um bando de imbecis que optam pelo status de uma marca e que parcelam um produto em 24 vezes). Posso até ser imbecil, mas não “elite”. Bom, se valeu a pena? É o que sintetizo nas linhas que se seguem.
     
    Nunca o MacBook Air me deixou na mão. Nunca ele deu nenhum problema e sua bateria nunca acabou na hora errada. Hoje ele me atende com a mesma fluidez e estabilidade que em agosto de 2012, ou seja, dois anos de uso (inclusive a bateria!). Em meus notebooks anteriores, nem cheguei perto da experiência que tenho com o Air. Faz 1 ano e meio que não formato minha máquina, nem para atualizar o sistema operacional e só pretendo fazer isso com o Yosemite, por desencargo de consciência.
    Há quase dois anos, também, comprei um Time Capsule de 2TB. O sistema de organização das coisas não é perfeito, mas se eu quiser acessar algum arquivo de 13 de março de 2013, consigo com menos de 5 cliques. Se eu tentar particionar minha unidade e der zica, o assistente de recuperação do Mac baixa o SO e coloca o sistema da mesmíssima forma como estava antes, sem nem me lembrar de clicar em algum botão para o backup e, principalmente, sem fio algum. Nunca perdi nenhuma pesquisa ou trabalho acadêmico com o Air + Time Capsule.
     
    Decidi, depois, comprar um iPad Mini. Não consigo imaginar minhas aulas (chatas) sem ele. Além de, claro, participar de eventos e apresentações em simpósios e coisas do tipo. Abandonei as fotocópias da faculdade.
     
    No fim do ano passado comprei uma Apple TV. Pelo preço, ela faz muito (pelos padrões exagerados do custo dos iDevices no Brasil). Projetar músicas, imagens, documentos em uma televisão, ainda mais com o Netflix da vida, é muito útil.
     
    Na semana passada, com um dinheiro juntado, comprei um iPhone 5S de 32GB. Em um intervalo de 2 anos, tive um Lumia 800 e outro 820, ambos tendo diversos problemas (no microfone, na câmera, na recepção de sinal) e limitações no Windows Phone que, pra quem tem um dispositivo com iOS, são irritantes. Juntando os dois, houve um investimento de quase R$2.500,00 (sendo metade dele do Lumia 800, abandonado pela MS no WP 8). Com o iPhone 5s, não tenho a intenção de fazer as coisas mirabolantes que veremos nos próximos 2 anos, porque o patamar deste dispositivo já é muito maior do que eu preciso. Além da crescente integração com os MacBooks, que multiplicam as vantagens do ecossistema, o preço – ao considerar a vida útil do aparelho – quase se assemelham, com a vantagem do suporte prolongado dos aparelhos que a Apple lança.
     
    Por fim, só gostaria de expor dois anos de experiência com o ecossistema Apple. É caro, sem dúvida alguma, com outras opções muito mais em conta no mercado. Porém, para meu perfil de usuário, cada centavo investido nestas máquinas nunca retornaram com dor de cabeça – e meu querido Air vai continuar me atendendo adequadamente durante um bom tempo (e me dando a impressão de que os produtos da concorrência foram lançados com um design inacabado). 
  2. Positivar
    luialexandredsc deu reputação a Ziguratt em Relato: 2 anos no ecossistema Apple, de um ex-usuário do Windows   
    Posso dizer mais ou menos a mesma coisa. 
     
    Uma vez ocorreu um episódio que deixou os cabelos que me restam em pé: instalei uma atualização (do itunes) e ferrou tudo. Mas ferrou mesmo: kernel panic, uns símbolos atômicos na tela e uns números que pareciam aqueles computadores do filme Matrix. Acredito que isso aconteceu pq eu baixei o update e levei mais de um mês pra instalar. Acho que, por alguma razão, o arquivo se corrompeu e, ao instalar, deu a merda toda.
     
    Liguei pro suporte da Maçã, mesmo sem apple care, mesmo com suporte gratuito já vencido. Um técnico lá me atendeu e fez um passo a passo pra reinstalar o sistema. Atendimento top, tudo recuperado e nada perdido. Fiquei aliviado com o resultado e, claro, muito feliz com o suporte. Não sei se isso seria possível em outra empresa.
     
    Pessoalmente, nem considero que esse fato tenha arranhado a imagem da marca comigo - apesar de eu ter visto algo que, imagino, pouca gente já deve ter visto no monitor haha
     
    Acho que nada é imune a erros e ao imponderável. Mas acho realmente incrível vc ser atendido e ter o seu problema resolvido pela empresa que vc escolheu ter os produtos.
     
    Gosto muito da Apple. Muito mesmo. Não evangelizo, mas sugiro que as pessoas considerem a hipótese de migrar.
     
    Só que, sejamos francos: tá caro, muito caro. Caro bagarai!! (especialmente se vc pensar que em alguns modelos vc sequer pode atualizar a ram).
×
×
  • Criar Novo...