Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Márcio Dantas

Membros
  • Total de itens

    65
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por Márcio Dantas

  1. Olá pessoal, 

    Fiz um teste com projeto citado pelo Alan e realmente quando pluga o monitor externo, ele ativa a placa de vídeo não integrada E é nesse momento que começa a aquecer e incomoda a digitação no teclado da máquina por exemplo.

    O problema da energia, onde com o cabo conectado ainda assim reduz a percentagem da bateria eu gravei, está dentro de 40 seg. para ver a percentagem caindo.

    Em resumo, este 1 mês eu ficou na assistência não resolveu nada a análise ou reparo feito. :(

     

  2. Em 09/09/2020 at 23:02, Alan Leitão disse:

    Mais ou menos...

    O problema não é a porta em si, mas o protocolo, a quantidade de monitores desejada e a resolução.

    Para explicar um pouco mais detalhadamente, o DisplayPort é um protocolo de computadores, enquanto o HDMI é um protocolo de telas, criado para ligar telas domésticas em DVDs, BluRays, consoles de video-game, etc.

    Ou seja, são coisas completamente diferentes. Para conectar um monitor HDMI em um computador é necessário fazer alguns ajustes. Como o DisplayPort é um protocolo criado pelos fabricantes de computadores, uma GPU tem saída, atualmente e há algum tempo, em DisplayPort. Para sair para um monitor HDMI apenas e resolução HD (1080), um adaptador passivo é mais do que suficiente porque a GPU identifica e se encarrega de fazer a "pinagem" correta, sem "conversão" por assim dizer. A questão complica quando precisa usar mais de um monitor (laptops, quando ligados em um monitor costumam usar a tela interna e a externa) ou resoluções superiores a 1080 em um monitor que não tem entrada DisplayPort. Nesse caso, o uso de um adaptador ativo é fundamental para não "sobrecarregar" a GPU para fazer esse trabalho de conversão, isso quando a GPU é capaz de fazer isso.

    A saída HDMI do meu Macbook Pro Retina 2015 é gerenciada pela GPU usando conversão por ela, o que consome recursos desse componente só para exibir imagens nesse protocolo. A GPU "frita" quando ligo um cabo HDMI direto nele, mas fica fria quando uso um adaptador ativo mini DisplayPort para HDMI. Boas placas de vídeo e bons projetos de notebooks usam conversores extras para converter o DisplayPort para HDMI sem custo para a GPU.

    Em resumo: um mini DisplayPort 1.2 para HDMI 2.0 ativo como o meu tem um circuito que converte o sinal DisplayPort que sai na Thunderbolt 2 para HDMI 2.0, livrando o trabalho da GPU nesse sentido, que pode entregar o DisplayPort nativo na Thunderbolt 2 sem preocupar-se com qual protocolo de dados de vídeo o dispositivo de destino está recebendo. Quando conecto um cabo HDMI na porta HDMI do meu notebook e ligo em um monitor o trabalho de converter o DisplayPort para HDMI fica na GPU, o que faz com que ela trabalhe mais e esquente mais.

    Olha, não sei se o seu problema é relacionado a isso. Considerando que sim, o uso de um adaptador ativo pode ajudar. Eu uso esse aqui: https://www.blackbox.com.br/pt-br/i/13997/Mini-DisplayPort-12-to-HDMI-20-Adapter,Active

    No meu caso, um Macbook Pro Retina 2015, ele tem sérios problemas de superaquecimento. Os processadores de quarta geração e a GPU AMD somadas a um sistema de resfriamento inadequado fazem essa máquina "sentar", então tudo o que eu pude fazer para aliviar a carga sobre a GPU (que esquenta demais nesse modelo) eu fiz. No meu caso, o uso desse tipo de adaptador ajudou muito.

    Alan, é impressionante todos esses detalhes que você citou. Não tinha este conhecimento.

    Agora sobre sua máquina que uso que é um MBP 2019, ele voltou da assistência esta semana e basicamente o que acharam de anomalias foi o cabo. Eles disseram que tinha uma falha, e por este motivo trocaram-o.

    Mas infelizmente quando voltei a ligar a máquina em casa no monitor, ele voltou a aquecer rapidamente. e ficar com os processadores em 75º.

    Mas observei que isso tem ocorrido pela troca da placa de vídeo quando pluga o monitor externo, e isso está ocorrendo quando ao plugar o monitor, o MacOs chaveia para a placa de vídeo off-board e neste momento é que ocorre este aumento de temperatura.

    Seria possível deixar como default apenas a placa integrada? porque quando desmarco troca de gráficos automática lá em preferências/energia , fica como default a GPU externa.

    Em 09/09/2020 at 23:52, theygoran disse:

    Pessoal, tenho um MBP 2017 de 15” com placa dedicada mais um monitor 4K plugado via cabo DisplayPort-Thunderbolt 3. Não tenho percebido aquecimentos, mesmo utilizando outros monitores. Pode ser por questões do ano, não sei, mas sem problemas por aqui...


    Sent from my iPhone using Tapatalk

    Nossa, aproveite viu theygoran.

  3. Interessante Alan. 

    Você tem uma sugestão ou nome do adapter que vc usa ou conhece? A máquia é muito cara para ter este tipo de problema. Lamentável. Segundo o pessoal da autorizada Apple, o meu MBP nã tem problema nenhum de aquecimento, mas só podem não ter testado ou não enxergam isso. :(

     

    7 horas atrás, Alan Leitão disse:

    Oi Ramon, bom dia. Só para alertar: não são carregadores ativos, mas adaptadores ativos.

    Resumindo: adaptadores de vídeo passivos são "apenas" fios, ligando as vias entre um contector e outro. Todo o trabalho de converter um sinal, por exemplo, de DisplayPort para HDMI fica a cargo da GPU. Nos adaptadores ativos existem chips conversores para essa tarefa, então a GPU entrega um sinal nativo e o conversor de vídeo presente no adaptador é responsável por converter o sinal para outro, aliviando essa tarefa na GPU.

     

  4. 1 hora atrás, Fernanda Braga disse:

    Valeu, Rafael. Pelo que eu pesquisei em fóruns gringos, parece que resolve se eu usar um monitor com DisplayPort em vez de Hdmi. O que acha? Será que vale a substituição? 

    É... mas não resolve não. Eu mesmo fiz o teste. Utilizei esse cabo - https://www.kalunga.com.br/prod/adaptador-de-video-tipo-c-para-hdmi-1-8m-7450-5-pt-1-un/162341/?pcID=39&gclid=Cj0KCQjw7ZL6BRCmARIsAH6XFDLzs5Irzvjk1TcMsN2hDtL9ElrvZgfV_zNDfI_Q7Vc9qg1FOkHW4fEaAuYIEALw_wcB

  5. 1 hora atrás, Fernanda Braga disse:

    Pessoal, tenho um MacBook Pro 16" e tenho notado a minha placa gráfica ligada o tempo todo sempre que tenho a máquina ligada a um monitor externo (aparece Alto Desempenho em placar gráfica lá no monitor de atividades), mesmo que eu só esteja usando o Safari. Isso acontece com vocês tbm? Isso tem consumido muito da minha bateria. Até se o monitor estiver desligado, mas o cabo hdmi plugado, acontece isso. Pelo que eu pesquisei em fóruns gringos, parece que resolve se eu usar um monitor com DisplayPort em vez de Hdmi. O que acha? Será que vale a substituição? 

    Eu teste com um cabo direto, sem adaptador... o cabo é USBC para displayport, e o mesmo problema ocorreu. Questão de minutos para aquecer e a máquina ficar à milhão. :(

  6. 10 horas atrás, Alessandro Figueiredo disse:

    Eu e meu sócio temos um Macbook 16" 2019 e temos o mesmo problema.

    O problema de super aquecimento acontece até mesmo sem o monitor externo, mas quando pluga-se um monitor externo ai a coisa fica complicada de vez.

    A carcaça de alumínio do mac chega a esquentar tanto que incomoda a digitação.

    Aqui na minha cidade começou a fazer bastante calor essa semana, e pra trabalhar tive que colocar um ventilador apontando pra máquina pra poder trabalhar.

    Uma máquina num preço desse com esse tipo de problema é triste.

    Sim sim. Igual ao meu. Por isso temos que reclamar e exigir uma solução, pois uma máquina tamanho preço, pode ser erro de projeto, de software incluindo driver, sei lá o que, mas não faz sentido. :(

    Depois que eu receber a máquina da assistência atualizei aqui na thread.

  7. Mas entendo que a máquina com placa de vídeo dedicada inclusive e preparada para aguentar até 4 monitores, não deveria ter tal comportamento. Sem contar no caso que comentei com vocês ou foi em outra thread, que ele com o cabo ligado, a bateria carregando e ele ia decrescendo a percentagem da bateria, isso com 3 apps abertos como Zoom, numa reunião, Chrome com umas 8 abas abertas e o excel. Realmente só pode ter algum problema. Vamos ver o que a autorizada vai fazer e dar de diagnóstico e reparo.

  8. Não. Apenas a temperatura dos 8 núcleos sobe, sobe.... e de 30 graus em média, ele vai para 68 graus sem fazer nada, sem ter nada aberto.

    Mas o comportamento em si continua estranho... mesmo que vc feche e tampa  do notebook por exemplo, ele continua quente. Também tem um comportamento estranho com a memória onde até criando um usuário novo, e fazendo boot, quando a máquina liga, ele já consome 9GB - 10GB de memória RAM. De qualquer forma, mandei para a assistência. Não é normal este comportamento.

  9. 15 horas atrás, Rafael Scheid disse:

    Se você clicar em Visualizar e selecionar Mostrar todos os dispositivos verá que são volumes e não partições. Partições são divisões no disco, volumes são como caixas de tamanho variável dentro de uma partição, que alteram conforme vc coloca informação nelas, ficando limitas ao espaço da partição.

    Neste caso do do post original provavelmente o sistema manteve os dois volumes Dados por conta dele apenas ter feito uma reinstalação do Catalina. Um dos Dados deve ser do Catalina mesmo e o outro ainda do Big Sur.

    O que pode ser feito e ver os dados importantes de um e de outro, copiar todos pra dentro do Dados que pertence ao Catalina e simplesmente apagar o inútil pelo Disk Utility.

    Não tenho certeza nesse momento de qual Dados pertence pra qual sistema.

    Para não conviver com esse problema eu criei um volume específico Big Sur e instalei ele lá, ficando com os dois OSs instalados. Na instalação o macOS criou o Big Sur Dados e assim os volumes todos ficam distintos para mim, podendo facilmente gerenciá-los.

    Entendi. Esse lance de ter "dois volumes" de mesmo tamanho realmente é esquisito. Mas suas dica é ótima. Eu usei um gerenciador  de boot há anos, vou pesquisar isso. Obrigado pela dica e info.

  10. 1 hora atrás, felipersantos disse:

    Qual mac vc tem?

    MBP 16 2019

    11 horas atrás, victormilani disse:

    Cara, com meu antigo MacBook Pro eu percebi que no monitor 4K ele fervia, mesmo sem programas abertos... já no novo monitor que tem uma resolução menor, nas mesmas condições está suave.

    O meu é 4K. Utilizo ele com notebook PC e vai de boa. Sem aquecimento. Até se desligar o monitor, a máquina continua aquecida, continua quente.

  11. Em 02/04/2019 at 18:35, Marcos Eiro disse:

    amigos, afinal de contas alguem ja utiliza o eSIM no iphone Xs Ou Xs Max????

    Ate agora a Vivo de Belém-Pará não conhece isso. 

    Sim, comecei no no passado com a TIM e agora utilizo com a Vivo.

    Tenho usado normalmente. Sem problemas, mas os funcionários da Vivo tem um despreparo maior, sem contar que a ativação teve que ser uma loja presencial. Fiz isso aqui em São Paulo na loja do Shopping Cidade São Paulo em janeiro desse ano na Vivo. Eu já tinha usado antes pela operadora TIM, e na TIM eu mesmo fiz o procedimento como era de se esperar.

    Mas é tudo muito cru.

  12. Olá pessoal, 

    No meu caso, conectado com um monitor externo seja via USB C com adaptador para HDMI ou de USB C direto para display-port, o problema foi semelhante. Mas no meu caso em específico é de aquecimento. A máquina também é nova, do ano passado, mas ,, aquecimento era geral e fica difícil de trabalhar com as teclas muito quente. Nem em repouso ele não ficava mais quando estava com o monitor conectado.

    O adaptador citado (display-port) não resolve, ao menos com cabo direto e sem conversão. Seguo a assistência da Apple não é normal fazer isso. Ele também estava bem estranho, onde mesmo com o cabo de energia plugado, ele diminuía a carga da bateria. Então, agora ta no pronto-socorro. 

  13. Então Alan, 

    Acredito que não me expressei bem. Mas eu usei o Parallels no passado com MacOS apenas virtualizando máquinas para testes com containers e servidores linux, especificamente Oracle Linux, Red Hat Enteprise... com docker e Kubernets, outros momentos com VMWare e Vagrant, isso tudo no MacOS no MBP 16GB de 2012. E funcionava mais liso do que neste de 32GB.

    Agora o do Windows foi testes que fiz a parte com o VMWare, mas eu já tinha testado com a linha Fusion do VMWare também. por isso comentei se alguém aqui estava tendo problemas semelhantes de uso de memória.

    Você ou outro colega, recomendam algum software de gestão de memória para limpar regularmente, seja pago ou free?

  14. Não tinha visto que vcs haviam respondido....

    Entendi o que citaram sobre o uso de memória, mas na realidade não é que "não quero que o OS não utilize a RAM", o que observei é que ligando algumas 4 máquinas virtuais de 6GB de RAM com Parallels inclusive, o computador pede socorro rápido. Eu estava usando um notebook DELL com 32GB de RAM também, mas não tinha esse problema.

    Por usar um outro MBP 13 2012 com 16GB de RAM e funcionar muito bem, achei estranho esse comportamento com uma máquina mais potente.

  15. Olá pessoal, 

    Fiz alguns testes com o mais novo macbook pro de 16' com 32Gb de RAM. Inicialmente eu achei que fosse algum problema no OS, mas fazendo uma instalação limpa do Mac OS Catalina, a máquina quando inicia mostra já um consumo de 7.8 GB de memória RAM. Fiz alguns testes com o pessoal da Apple. Eles disseram que estava tudo certo, disseram que esse modelo de máquina e o novo OS tem consumido mesmo isso.

    Não vejo sentido algum nessa análise. Quer dizer que se fosse comprar a mesma máquina com 8GB de RAM não teria nem praticamente um 1GB para usar com outros programas?

    Alguém mais com este sintoma?

×
×
  • Criar Novo...