Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saulo Padilha

Membros
  • Total de itens

    15
  • Registrou-se em

  • Última visita

Informações do Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Juiz de Fora - MG

Últimos Visitantes

724 visualizações

Conquistas de Saulo Padilha

  1. Olá, pessoas! Eu utilizo o GD StarSign Crypto USB Token e fiz uma "clean install" do BigSur agora no final de 2020. Estava com medo de não rodar o certificado, mas no final está bem mais simples do que antigamente. Não precisa de Java, não precisa desativar o SIP e nada do tipo. Mas eu não sou advogado. Só uso o certificado pra emitir nota fiscal no site da prefeitura da minha cidade (Juiz de Fora). É só instalar o TokenAdmin (utilizei o link holandês que parece ter uma versão mais recente) e carregar o libaetpkss.dylib no Firefox. Se alguém com o mesmo token precisar de mais detalhes é só falar, mas já postaram o passo a passo aqui. Mas tem um GRANDE problema! As versões mais recente do Firefox estão travando. Quando o certificado está plugado na USB o navegador para de funcionar total. É preciso dar um "force quit". Eu lembro que já estava rolando isso no começo de dezembro/2020, quando eu ainda estava com o Catalina. Então pensei que poderia ser a versão do Firefox e fui testando versões antigas. Atualmente(02/01/2021) está na versão 85 beta 4 (travando). A última versão que não trava é a 83.0. Na real ela dá uma travadinha de 2 segundos (os ícones da minha barra de bookmark carregam pela metade) e depois abre. Eu acabei voltando pra versão 82.0.3 e está rodando de boa. Ainda vou pesquisar sobre o que foi atualizado no Firefox nas últimas versões e tentar avisar de alguma forma a equipe de desenvolvedores da Mozila. Espero que não seja alguma trava permanente... Abs!
  2. Dá uma olhada nesse post que fiz já tem um tempo. (Sei que fica meio perdido pela quantidade de comentários que temos nesse tópico) Depois postei alguns detalhes aqui:
  3. Eu uso o GD Burti no Catalina, mas não uso o PJEOFFICE. Só uso pra emitir nota no site da prefeitura da minha cidade.
  4. Aqui também fica dando esse erro do "ctkahp quit unexpectadly". Eu apenas ignoro.
  5. Massa, galera! Achei curioso que muita gente falou mal do GD. Eu tenho ele há 3 anos e consegui fazer ele funcionar em todos os macOS até agora, sempre fazendo uma instalação limpa. Sempre que eu agarrava em algum ponto a solução passava por esse libaetpkss.dylib. Em fevereiro terei que renovar meu certificado. Será que devo procurar outro modelo de token? Qual vocês sugerem? abs!
  6. @maxlawbr foi mal a demora. Coloca na pasta /usr/local/lib Depois carrega ele no Firefox. Segue os prints abaixo. Sobre o Safenet, baixei ele no link que coloquei na mensagem: https://installer.id.ee/media/etoken/mac_10.2.82.0.zip
  7. Opa! Depois de muito ler e instalar 500 coisas que nem me lembro mais acabei conseguindo fazer o meu GD Burti de quase 3 anos funcionar no Catalina (instalação nova, com HD formatado). Mas eu fiz tanta coisa que nem sei exatamente quais são realmente necessárias. Mas eu desativei o SIP, instalei o Java (acho que nem precisava pq estou usando a versão mais atualizada do Firefox) e NÃO instalei o Xcode. Instalei o SafeSign_IC_Standard_MacOS_3.5.2.0-AET.000_x86_64.app Instalei o Safenet Authentication 10.2.820 pelo link postado pelo @Stow (https://installer.id.ee/media/etoken/mac_10.2.82.0.zip) Depois no Firefox eu adicionei o certificado OAB_CadeiaCertificados.p7b em Authorities. Também no Firefox, em Security Devices eu carreguei o libaetpkss.dylib (parece que esse arquivo é o que mais estava dando erro. Quando carreguei o arquivo libeTPkcs11.dylib que foi gerado na instalação do Safenet Authentication e sugerido pelo @Stow ele não deu certo, mas usando esse arquivo que eu tinha salvo quando precisei em outras versões do macOS ele deu certo. Se não me engano é o mesmo que pode ser baixado aqui: https://drivers.certisign.com.br/lib/libaetpkss.dylib Fazendo isso acabou dando certo. Mas eu só uso esse certificado pra emitir nota fiscal no site da Prefeitura de Juiz de Fora - MG. Não sei se vai funcionar pra todos os casos, mas também fiz o teste no site da Certisign e deu certo. Abs e boa sorte a todos!!
  8. https://itunes.apple.com/app/os-x-el-capitan/id1147835434?mt=12
  9. Realmente não sei, nunca fiz isso. Mas penso que hoje em dia os aplicativos lançam atualizações constantemente, então rapidamente essa sua "imagem" ficará com aplicativos desatualizados. E pra ser sincero eu gosto mesmo de todo esse processo de formatar, instalar o OS X, baixar e instalar novamente os programas. rs.
  10. É algo mais pessoal mesmo. Eu trabalho no meu computador o dia inteiro. Quando começo a achar que meu mac está mais lento, depois de instalar vários aplicativos que eu acabo não usando, eu prefiro formatar fazendo uma CLEAN INSTALL que ele fica bem mais rápido. Mas mês passado eu aumentei minha memória RAM de 8GB para 16GB. Deu uma diferença significativa no desempenho e acho que vai demorar mais a apresentar essas lentidões. Meu HD tem 1TB e está dividido assim: Repare que a maioria das minhas fotos, músicas, filmes e arquivos de trabalho ficam na partição maior, com 800GB e deixei 200GB pro SISTEMA, mas poderia ter deixado bem menos, acho que 120-150GB são suficientes pro sistema. Só que ao fazer isso você tem que se organizar melhor e deixar de usar as pastas padrões do Mac para Fotos, Videos, Download, etc. Vale lembrar que se vc tem 2 HDs vc NÃO precisa particionar. Use um pra sistema e deixe o outro pros arquivos. O sistema sempre no HD mais rápido, caso um deles seja SSD.
  11. É SSD. Deixe o sistema nele que o OS X e os aplicativos rodam bem mais rápidos. No outro HD coloque seus arquivos pessoais (fotos, música, videos, documentos, downloads, etc). Eu formato meu Mac algumas vezes por ano, sempre fazendo uma CLEAN INSTALL, que é quando vc formata o HD onde está o OS X e faz uma nova instalação. Pra fazer isso você tem que deixar seus arquivos pessoais em outro HD ou outra partição do mesmo HD (no meu caso).
  12. Você tem que baixar ele na AppStore e fazer um pendrive de instalação. http://mashable.com/2015/10/01/clean-install-os-x-el-capitan/#cGbDxoN1DEqx Não faça isso. Deixe o SISTEMA no HD menor e salve todos os seus arquivos pessoais (fotos, música, videos, documentos, downloads, etc) no HD maior. Dessa forma, quando vc precisar formatar o computador vc formatará apenas o HD menor, mantendo os seus arquivos pessoais salvos no outro HD.
  13. Instalei quarta-feira. Demorou um pouco pra baixar, mas nada absurdo. Fiz um "clean install" e acho que dessa vez demorou mais tempo pra instalar do que nas versões anteriores. Sinceramente ainda não notei nenhuma diferença significativa. Única coisa que curti é que dessa vez teve a opção de instalar um layout de teclado "Brazilian - Pro" que faz funcionar nativamente a acentuação em português. Não sei se já rolava isso nas versões anteriores, mas até então eu tinha que instalar um arquivo "bundle" pra fazer a acentuação funcionar.
  14. Acho que a diferença principal é a tela, ainda mais se for o iMac 27". A resolução dele é fantástica, 2560x1440. Cabem duas janelas do navegador, por exemplo. Se vc usa pra trabalhar por várias horas por dia isso dá uma diferença bem grande. É difícil encontrar no Brasil outros monitores com essa resolução e o preço deles também é caríssimo. Eu tive um problema parecido com o seu. Comprei um iMac e NO DIA SEGUINTE a Apple anunciou o modelo novo, mais barato, tela maior e hardware melhor. rs. Mas acabei conseguindo devolver e comprei, na época, um de 24" usado (o novo ainda ía demorar um tempo pra chegar nas lojas). Depois acabei comprando um 27" novo em 2011. Trouxe ele pro Brasil com uma case metálica, tipo essa:
×
×
  • Criar Novo...