Depois de atualizar o iPhone 6 para o iOS 9.3.1, passei a ter problemas com bateria. Primeiro, ao chegar por volta de 55/50% de bateria, rapidamente caia para 20%, depois para 5% e aí desligava. Fiz um restore do aparelho e aí ficou bem esquisito.
Agora, o que acontece é o seguinte: depois de poucos minutos de uso, mesmo com carga alta de bateria (em torno de 95%), o iPhone simplesmente desliga. Aparece aquela tela indicando que está sem bateria. Ao colocar no carregador, o iPhone religa e exibe uma carga alta de bateria (87%, por exemplo). Aí funciona por mais alguns minutos e o comportamento se repete.
Liguei para o suporte técnico da Apple. O atendente fez o procedimento de diagnóstico do aparelho e me informou que detectou um dano à bateria. Segundo ele, o dano foi causado pelo "download incorreto" de dois aplicativos (Whatsapp e TripAdvisor). Eu questionei como isso seria possível, ele explicou que pode ter havido uma perda no pacote de dados em razão da oscilação da conexão com a Internet no momento do download dos apps ocorrido após o restore. Apresentou como solução enviar o aparelho para a Apple ou para uma assistência técnica autorizada, arcando com os custos de substituição de bateria.
Aí eu pergunto:
1) Alguém já ouviu algum relato parecido?
2) Faz sentido que o download de um software acarrete danos no hardware?
3) É justo que eu arque com o custo da reparação do hardware sendo que o download foi feito através da AppStore?
Sinceramente, ainda estou desconfiado desse diagnóstico feito pelo suporte técnico da Apple.