Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

rafarmoreira

Membros
  • Total de itens

    758
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    3

Posts postados por rafarmoreira

  1. Em 17/02/2024 at 08:45, marcosfisica disse:

    Definitivamente não vale a pena.

    Acho que investir em um Mac intel hoje só vale a pena em duas situações:

    1) quem quer um segundo computador, pra uso comum e esporádico. Exemplo: "já tenho um Mac Mini, ou um iMac apple silicon e quero um notebook só pra ter portabilidade lá de vez em quando". Aí ok.

    2) saudosismo e coleção.

    Nesses dois casos, o cara compraria algum Mac mais antigo, 2010/2011/2012, pagaria barato e vida que segue. Mas investir em um Mac intel 2017/2018 como voce está pensando acho que é loucura! Vai pagar caríssimo quando comparado ao desempenho dos apple silicon. Não faz sentido! O preço de Mac intel no Brasil, por incrível que pareça, não caiu. O povo continua pedindo preços surreais por essas máquinas de fritar ovo! 

     

     

    Eu não atuo nessa área, mas acho (ACHO!) que você está enganado nisso aqui. Esses 8GB de ram nos apple silicon não são a mesma coisa que 8GB nos intel. Te informa com quem trabalha em desenvolvimento pra ver o que eles dizem (daqui a pouco aparece alguém que trabalhe com isso pra comentar melhor aqui).

     

    Enfim, intel é fria cara. Vai de apple silicon! Procura uma boa promoção, dá uma olhada no iCelo (o preço dos caras é imbatível!), procura usados, algo que se adeque ao teu orçamento.

    Fazendo uma análise realmente não vale a pena investir em Mac com processador Intel.

    Atualmente utilizo o Mac com tela fechada, então um Mac Mini M2 com 256gb e 16gb de RAM já me atenderia, e se por ventura precisasse de portabilidade para algo simples tem o vintage.

    Referente os 8gb de ram que você comparou com os SoC Intel já tenho ciência, porém penso em longevidade, logo os 16gb é mais negócio, e pelos comentários que recebi no Reddit a respeito do uso em desenvolvimento, ao usar vários contêineres no Docker, subir máquina virtual e afins vai demandar mais RAM, ficar só nos 8gb é viver no limite e ocorrerá swap direto no disco.

  2. Possuo um mid 2012 com configuração maxima, e queria da uma melhorada para  um 2018 de 15 polegadas com as configurações também no maxímo, i7 de 6 núcleos e video dedicado Radeon 560X.

    A pergunta que fica no ar, ainda vale a pena apostar nos Macs com Intel ? Suporte as novas versões do sistema estou ciente que não terei por muito tempo, e os novos  M1/M2 só me interessa com pelo menos 16gb de RAM, e o preço está bem salgado no momento. Atuo com desenvolvimento de software, e as vezes preciso subir VM para teste, logo 8gb RAM passo longe. 

  3. Em 28/06/2023 at 10:59, mvtxz disse:

    Olá, aproveitando o gancho. Estou com esse mesmo modelo de macbook e estou pra fazer upgrade para 2x8gb de ram e SSD porém estou na duvida se ele suporta SSD de 1TB ou de apenas 500gb. E se fizer a instalação de um caddy, suportaria um HD/SSD de até quantos GB?  

    Suporta SSD de até 1TB. Atualmente uso de 500gb. O caddy é uma alternativa. 

  4. Em 20/12/2021 at 08:25, Bruno Régis Duarte disse:

    Bom dia.

    Nesse cenário com Android Studio 16 de RAM em Macs acima de 2016 da conta tranquilo.

    Abraço.

    Resolvi testar o emulador no Android Studio no MBP 2012 com upgrade no máximo, ficou lento demais o visual, acredito que o gargalo é na placa de vídeo. Ainda não desenvolvo para mobile.

    Quando chegar nesse estágio, ao trocar de Mac irei optar pelo Pro M2 16gb.

  5. Bom dia, revivendo o tópico, realmente achar dongle bt para Mac não é uma tarefa fácil, mais tem esse aqui que diz que suporta. 

    https://pt.aliexpress.com/item/1005001303983702.html?spm=a2g0o.detail.1000023.4.6a8b3e70rTJJ8g&gatewayAdapt=glo2bra

    No site da Amazon tem o mesmo com versão até mais recente do BT

    https://www.amazon.com/Bluetooth-Transmitter-Wireless-Connecting-Headphones/dp/B09WJXZRLW

    Tem aqueles também que altera a placa Airport do MBP mid 2012, adicionando BT 4.2 e modo 802.11ac, porém tem um custo elevado para obter a placa Airport.

  6. 7 minutos atrás, Bruno Régis Duarte disse:

    Sim. O Dev sempre vai prezar por 16gb pois hoje é o padrão no mercado. Nenhum desenvolvedor em uma empresa de nome ou startup que realmente queira decolar vai trabalhar com um dispositivo com menos de 16gb. Visando longevidade realmente é o ideal. Mas também vai muito de Dev pra Dev. Se você me perguntar o que eu acho o ideal vou te dizer que no mínimo 32gb de ram pra Windows e 16gb pra Mac. Pois, o que eu rodo diariamente consome muito recurso, e, se não fosse o bom gerenciamento de memória do Mac, certamente 8gb ou 16gb não seriam suficientes pra mim. Mas, cada Dev tem um setup diferente, abre janelas diferentes no dia-a-dia e gerencia suas atividades de forma completamente diferente. Fora os acessórios como Bluetooth, Monitor, e outros dispositivos que compoem o setup e consomem recursos da máquina.

    Eu particularmente não estou sentindo sentindo falta de mais de 8gb de RAM. Obviamente daqui 2 anos irei precisar de um upgrade. Mas pra quem está precisando de algo urgente e não tem muito pra investir, 8gb nos M1 é uma baita aquisição.

    O cara que é Dev e tem grana pra investir num Air M1 hoje, certamente daqui 1 ou 2 anos terá grana pra investir em algo mais top.

    Com certeza no quesito preço o Air M1 com 8gb está se saindo muito bem. 

    https://www.goimports.com.br/pcs/macbook-air/macbook-air-13-2020-m1-8gb-256gb-ssd

    Uma outra alternativa seria os MBP 2018 como citado. Acha usado com 16gb, i7, 256gb por R$7200

     

  7. Em 01/03/2023 at 10:06, Bruno Régis Duarte disse:

    Bom dia, Amigo.

    Não sei se já comprou, mas, pra quem desenvolve é importante ter as últimas atualizações. Então eu só pegaria Mac 2018 pra cima. Os Air M1 estão num preço legal. Usado (ainda na garantia) ou que tenha finalizado a garantia recente você encontra entre 4500-5500. Lacrado você encontra 5500 (em promoções) para cima.

    Falo por experiência, vai te servir muito bem. E você provavelmente só vai trocar por um Pro com mais RAM porque vai estar com dinheiro na mão e vai ter a curiosidade/desejo de querer um melhor. Mas até esse dia vai te atender muito bem.

    O Air M1 é uma opção direta hoje em dia pelo preço, ao invés de optar em Macs anteriores com processadores Intel. Porém pegar com 8gb é ficar no limite, escuto de amigos desenvolvedores que o ideal é 16gb. Eu só largo do meu Mac vintage por um com configuração no talo.

  8. Em 12/11/2022 at 22:40, luigustavo disse:

    Copia via rede também está apresentando lentidão e o Wi-Fi apresenta lentidão para navegar, testes de velocidade da internet, não passa de 240 mega.

    Aí complica.. já voltei para Monterey. Essas novidades do Ventura não considero importante para o meu uso, como Stage manager e câmera de continuidade. 

    Como o amigo citou acima, se corrigirem os bugs até instalo novamente.

     

     

  9. 16 horas atrás, João Manoel disse:

    Fala irmao boa noite tudo bem? tenho um imac 2010, e estou com esse problema, instalei o catalina e deu isso, agora fui para big sur e tambem esta com esse problema chato, sera que vc consegue me ajudar? Nao tenho esse APP QUE disseram ai em cima. me ajuda pelo amor de deus, nao sei mais o que fazer 

    Aqui parou de ocorrer o problema após instalar o Monterey 

  10. Voltei aqui para sinalizar que a cópia de arquivos para unidade externa no formato FAT ou Ext está extremamente lento, velocidade full somente no formato padrão do Mac.

    É um bug que precisa ser corrigido. Fiz cópias dentro de uma máquina virtual está ok, é um paleativo.

    5 minutos atrás, ricardoviniciusbr disse:

    Depois que eu atualizei pro ventura, a minha lixeira fica pensando para apagar, eu clico com o botão direito e mando limpar a lixeira e a barrinha fica lá andando mas não apaga, não consigo abrir ela pois está sendo apagada, daí quando eu clico no X para parar de limpar, ela faz o barulhinho e apaga tudo.

    Alguém passando por isso ? detalhe que fiz o teste agora com um jpg e demorou igual ...

    Acabei de fazer um teste, enviando e limpando um arquivo de 5gb, foi tranquilo. 

  11. Em 26/10/2022 at 18:29, ricardoviniciusbr disse:

    Provavelmente seu mac deve ser igual ao meu, ssd com 16 gb de ram ... como está a velocidade do sistema ? está boa igual ao monterrey ?

    A velocidade está boa, os únicos bugs é alguns widgets que abre e fecha como citaram.

    Cheguei a rodar uma VM via Parallels Desktop e estava bem responsivo. 

    Faço o uso de um monitor secundário e funciona perfeitamente em QHD. 

  12. Em 03/02/2022 at 19:55, Brian_BRA disse:

    Tutorial simples e fácil de ter o Big Sur ou Monterey no Macbook Pro Mid 2012

    Fala galera, eu já havia desistido de fazer meu macbook pro mid 2012 rodar algo mais atual do que o Mojave, pois achava o Catalina ruim!

    Eis que numa ultima tentativa eu resolvi buscar algum tutorial no youtube e após passar por muitos que não davam certo, eu encontrei esse e cara é muito dificil existir um jeito mais simples e fácil do que esse!
     

    Eu fiz uns testes no Geekbench e o desempenho do meu mac foi o mesmo no Catalina, BigSur e Monterey então podem ir sem medo!

    Eu resolvi ficar no Bigsur pois achei que esquenta menos e consome menos bateria, dos 3 que foram testados! Instalei a ultima versão do Bigsur!
     

    Não tem como dar errado esse tutorial, assistam antes todo o tutorial e depois assistam ao mesmo tempo que estiverem fazendo!

    Estou usando o Monterey 12.3 com Opencore 0.4.2 e está funcionando redondo. Resolveu aqueles serrilhado na dock e widgets, e o mid 2012 está entrando no sono profundo quando o Magsafe não está conectado, preservando ainda mais a autonomia da bateria, lembro desse recurso lá no Mojave, e que foi matado no Catalina e BigSur. De fato essa versão do macOS está sendo a melhor para o guerreiro.

  13. Dei um tempo no Big sur, apesar que estava rodando de boa no mid 2012, a temperatura ficava um pouco alta, voltei para o Catalina. Sempre atualizava a nova versão via pendrive, agora tem como atualizar diretamente pelo aplicativo patched-sur pelo que andei lendo. Fazendo uma comparação direta com Catalina não achei aquela grande mudança para dizer "preciso rodar o big sur no meu mid 2012". 

  14. Depende do uso do usuário como citado. Aqui eu utilizo um mid 2012 com configurações máxima, o equipamento permite upgrade então realizei. Até o carregador magsafe troquei por um novo de 85w, o antigo de 60w estava muito maltratado pelo dono anterior. Utilizo para programar, emular algumas VM no Parallels Desktop, e realizar edições básica no Photoshop, me atende super bem. Para resolver a deficiência da baixa resolução da tela por não ser retina, resolvi investir no monitor Dell Ultrasharp UP2716D, salto brutal de qualidade de imagem rodando conteúdo a QHD. Eu que sempre tive um desejo de ter uma maquina dessas, comecei pelos usados e montei o setup do meu jeito, satisfeito !!!

    Futuramente se for trocar de MBP será no 2014/2015 com core i7 e o restante das configurações no máximo, pois sei que não conseguirei mais da upgrade no equipamento. Mais tem que ser estudado os anúncios, pois tem alguns lunáticos colocando o preço la em cima kkkk.

  15. 26 minutos atrás, webg3brasil disse:

    Atualizei normalmente através do OpenCore 6.3 e também pelo metódo do micropatcher 0.5.1, baixando o instalador e criando o pendrive de boot, esses métodos de like-user (com apps) facilitam mas você fica muito limitado a eles, no caso acima, deu problema já não consegue se virar, o melhor método é o original do tópico do MacRumors, que está no micropatcher

     

    Atualizado MacBook Air 11" 2012 4GB da assinatura, sem nenhum problema, tudo funcionando perfeitamente.

    Para atualizar por OTA, precisa do OpenCore pré-configurado.

    Vou pesquisar a respeito.. porque aquele aplicativo que é instalado, ao clicar em "update macOS" encontra nada.

  16. Em 17/11/2020 at 04:00, caic.figueiredo disse:

    Fiz o update aqui, tudo funcionando perfeitamente exceto a temperatura, sempre na faixa dos 70, ainda não apareceu nada de otimização do sistema. 

    Como foi contigo?

    No começo a temperatura ficava alta em torno de 80, porém depois reduziu. 

    Assim que o sistema iniciou após a atualização, veio a notificação "otimização do sistema"... O fan ficou quase em 6000rpm porém depois de um tempo ficou em 2000rpm modo normal.

×
×
  • Criar Novo...