Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac c/ FusionDrive 2013 Review


faustompc

Posts Recomendados

iMac c/ FusionDrive 2013 Review 

 

Olá pessoal, o motivo deste post é fazer um breve review sobre o iMac 2013 com FusionDrive, afim de tirar as dúvidas de possíveis interessados no produto e que eventualmente não se decidiram sobre a compra. 

 

Optei pelo modelo intermediário de 21,5", aquele com a GPU Nvidea. Configurei-o com o FusionDrive e Magic Trackpad. Tive vontade de adicionar memória RAM no ato da compra mas infelizmente o preço dessa máquina já tava subindo no telhado. Não deu. 

Comprei com os 8GB padrão mesmo. 

 

Configuração: 

i5 2,9GHz, 1TB Fusion Drive, GPU Nvidea c/ 1GB DDR5. 21,5" 

 

Pontos positivos: 

1. A tela é muito, muito boa, reduziram absurdamente os reflexos se comparado a versão de 2011 que eu tinha. 

2. O FusionDrive dessa versão, possui um ssd de 128GB conectado via PCI-Ex. O modelo lançado em 2012 era SATA. 

As velocidades de escrita e leitura ficaram em torno de 400MB/s e 650MB/s respectivamente. 

3. iMac incrivelmente silencioso e ao contrário da versão 2011 que eu tinha, esse simplesmente não esquenta, nada. Nem mesmo quando atinjo uso de 100% da CPU - convertendo filme full hd com o app Handbrake. 

4. Pro meu uso parece que os 8GB de RAM são sufucientes, verificando o Monitor de atividade, em momento algum foi usado memória de troca. 

5. Boot do Mavericks em 13 segundos. 

6. Ao contrário do que eu esperava, as caixas de som não são ruins, são bem semelhantes às do modelo 2011, gostei delas. Aprovei. 

7. O design desse all-in-one é incrível. É lindo de frente, de lado e de costas, rs... 

8. Embora seja um desktop, ele é leve, bem leve. Se você precisar mudá-lo de lugar, vai achar muito fácil. 

9. Ótimo desempenho /performance, pelo menos para a configuração acima mencionada. 

 

Curiosidades: 

 

Mesmo eu tendo gostado do FusionDrive, resolvi desfazê-lo e gerenciar os discos manualmente. Simplesmente por querer ver como seria, nada me levou a isso. 

É perfeitamente possível, via linhas de comando no Terminal. 

Tá bom mas, e caso eu me arrependa e queira refazer o FD, tem como? 

Tem sim, o próprio Utilitário de disco (no modo de recuperação ou com boot via pendrive de instalação do Mavericks) pergunta se você gostaria de restaurar os discos montando novamente o FD. Basta clicar sobre o primeiro disco da lista, que no caso será o ssd. 

Se você recusar a oferta de restauração do FD feita pelo Utilitário de Disco, poderá então formatá-los individualmente e particioná-los como quiser. 

Para ser questionado novamente sobre a restauração do FD, basta sair e voltar ao Utilitário de Disco. 

 

Isto posto, decidi instalar o sistema no ssd. Deu tudo certo. 

Agora tenho dois "discos", um ssd de 128GB e um HDD de 1TB. 

 

Fiz novos testes de velocidade e a coisa melhorou um pouquinho. 

O ssd apresenta velocidade de escrita e leitura de 400MB/s e 750MB/s, respectivamente. 

 

E o hd mecânico, que é de 5400RPM, pra minha agradável surpresa, apresenta velocidades de escrita e leitura de 100MB/s e 110MB/s. Respectivamente. 

Fiquei muito surpreso pois o hd de 7200RPM do iMac 2011 que eu tive, apresentava velocidades de escrita e leitura quivalentes de 100MB/s. Parece que há um pouco de magia neste ponto. kkk. 

 

Gostei da idéia de gerenciar os discos manualmente. Movi minha biblioteca do iTunes para o hd interno, e também todos os arquivos de vídeo. 

Deixei todo o resto no ssd e ainda tenho livre, dos 128GB existentes, 85GB no SSD. 

E no hdd tenho uns 750GB livres. 

 

Embora a biblioteca do iTunes esteja fisicamente localizada no hd, o iTunes está instalado no ssd e tudo flui muito bem, rápido e sem lags. 

 

Outro ponto curioso: 

Agora o BootCamp permite que eu escolha em qual disco quero instalar a partição Windows (vou usar para rodar alguns games). Pode ser no ssd ou hdd. 

O TimeMachine via TimeCapsule faz o backup dos dois discos de forma automática, o que é muito bom. Pensei que ele iria se restringir apenas ao ssd que é onde o sistema está instalado. 

 

Tô muito satisfeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então este novo HD de 5400 pode render o mesmo que o anterior de 7200, sem problemas?

Não tenho como afirmar isso nos modelos padrão. Mas pelo menos nesta máquina customizada c FD sim. Podem estar usando hd's diferentes neste caso, com um cache maior talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo o review, parabens! Vou adicionar um SSD no meu iMac 2011 e estou estudando a hipotese de fazer o fusion drive. Seu review ajudou bastante! Obrigado!

 

Valeu amigo, muito obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa: seu parecer final é qual? Com ou sem Fusion Drive?

 

Com FusionDrive para máquinas que tiverem esta opção no ato da compra, pela velocidade matadora do ssd. Independente se você vai usar como estou usando - discos independentes - ou se vai usar de forma nativa - discos unidos em um único volume lógico. 

No caso de uma máquina que você já possua, recomendo colocar um bom ssd e fazer os testes. Eu gostei de gerenciar os discos eu mesmo. Gosto da ideia de colocar todos os vídeos, filmes e seriados no hdd, bem como a biblioteca do iTunes e manter todo o resto no ssd. 

Pra mim ficou perfeito do modo como to usando e fiquei feliz em ver q a Apple não me obriga a usar a máquina da forma como ela vem de fábrica. Permitindo assim que o usuário desfaça o Fusion via linhas de comando no Terminal. 

O SSD rodando de forma independente teve um ganho considerável de quase 100MB/s. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um iMac 27" 2013 que ainda está para chegar. Personalizei apenas o Fusion Drive. Depois da compra vi que pelo mesmo preço, eu poderia colocar uma placa de vídeo de 2gb porém sem o Fusion Drive. Enfim, fiz a coisa certa? Ou a placa de vídeo de 2gb seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um iMac 27" 2013 que ainda está para chegar. Personalizei apenas o Fusion Drive. Depois da compra vi que pelo mesmo preço, eu poderia colocar uma placa de vídeo de 2gb porém sem o Fusion Drive. Enfim, fiz a coisa certa? Ou a placa de vídeo de 2gb seria melhor?

 

Fez a coisa certa. FusionDrive faz muita diferença amigo. Vai por mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um iMac 27" 2013 que ainda está para chegar. Personalizei apenas o Fusion Drive. Depois da compra vi que pelo mesmo preço, eu poderia colocar uma placa de vídeo de 2gb porém sem o Fusion Drive. Enfim, fiz a coisa certa? Ou a placa de vídeo de 2gb seria melhor?

Particularmente iria preferir a vga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um iMac 27" 2013 que ainda está para chegar. Personalizei apenas o Fusion Drive. Depois da compra vi que pelo mesmo preço, eu poderia colocar uma placa de vídeo de 2gb porém sem o Fusion Drive. Enfim, fiz a coisa certa? Ou a placa de vídeo de 2gb seria melhor?

 

Só tu pode decidir se fez a coisa certa ou não, baseado no que vais fazer com o iMac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um iMac 27" 2013 que ainda está para chegar. Personalizei apenas o Fusion Drive. Depois da compra vi que pelo mesmo preço, eu poderia colocar uma placa de vídeo de 2gb porém sem o Fusion Drive. Enfim, fiz a coisa certa? Ou a placa de vídeo de 2gb seria melhor?

 

 

Só tu pode decidir se fez a coisa certa ou não, baseado no que vais fazer com o iMac. 

 

.caiosilva, com toda certeza és tu quem decide até porque cada um tem um uso que pode ser bem diferente ao uso de outros.

Se para o teu uso isso é o mais indicado, então é o melhor a se fazer e vai ser muito proveitoso.

 

Eu gostei do review do fausto justamente por ele mencionar o motivo da escolha através do seu próprio uso. Bah, ótimo ter um iMac com SSD para agilizar o sistema e tal e ter mais um espaço reservado para arquivos na mesma máquina e deixar em HDD's externos os arquivos menos acessados diariamente..

 

Particularmente iria preferir a vga.

 

E provavelmente eu também porque curto um joguinho! ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em computadores eu nem jogo muito, no máximo um WoW. Acho que a melhor opção foi o SSD mesmo, apesar de eu sentir que errei, hahaha

 

Como funciona o SSD + HD no mac? Ficam dois HD's e eu escolho o que instalar em cada um?

 

E será que uma Geforce GT755M de 1gb roda World of Warcraft no ultra?

Editado por .caiosilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...