Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
faustompc

iMac c/ FusionDrive 2013 Review

Posts Recomendados

iMac c/ FusionDrive 2013 Review 

Olá pessoal, o motivo deste post é fazer um breve review sobre o iMac 2013 com FusionDrive, afim de tirar as dúvidas de possíveis interessados no produto e que eventualmente não se decidiram sobre a compra. 

Optei pelo modelo intermediário de 21,5", aquele com a GPU Nvidea. Configurei-o com o FusionDrive e Magic Trackpad. Tive vontade de adicionar memória RAM no ato da compra mas infelizmente o preço dessa máquina já tava subindo no telhado. Não deu. 

Comprei com os 8GB padrão mesmo. 

Configuração: 

i5 2,9GHz, 1TB Fusion Drive, GPU Nvidea c/ 1GB DDR5. 21,5" 

Pontos positivos: 

1. A tela é muito, muito boa, reduziram absurdamente os reflexos se comparado a versão de 2011 que eu tinha. 

2. O FusionDrive dessa versão, possui um ssd de 128GB conectado via PCI-Ex. O modelo lançado em 2012 era SATA. 

As velocidades de escrita e leitura ficaram em torno de 400MB/s e 650MB/s respectivamente. 

3. iMac incrivelmente silencioso e ao contrário da versão 2011 que eu tinha, esse simplesmente não esquenta, nada. Nem mesmo quando atinjo uso de 100% da CPU - convertendo filme full hd com o app Handbrake. 

4. Pro meu uso parece que os 8GB de RAM são sufucientes, verificando o Monitor de atividade, em momento algum foi usado memória de troca. 

5. Boot do Mavericks em 13 segundos. 

6. Ao contrário do que eu esperava, as caixas de som não são ruins, são bem semelhantes às do modelo 2011, gostei delas. Aprovei. 

7. O design desse all-in-one é incrível. É lindo de frente, de lado e de costas, rs... 

8. Embora seja um desktop, ele é leve, bem leve. Se você precisar mudá-lo de lugar, vai achar muito fácil. 

9. Ótimo desempenho /performance, pelo menos para a configuração acima mencionada. 

Curiosidades: 

Mesmo eu tendo gostado do FusionDrive, resolvi desfazê-lo e gerenciar os discos manualmente. Simplesmente por querer ver como seria, nada me levou a isso. 

É perfeitamente possível, via linhas de comando no Terminal. 

Tá bom mas, e caso eu me arrependa e queira refazer o FD, tem como? 

Tem sim, o próprio Utilitário de disco (no modo de recuperação ou com boot via pendrive de instalação do Mavericks) pergunta se você gostaria de restaurar os discos montando novamente o FD. Basta clicar sobre o primeiro disco da lista, que no caso será o ssd. 

Se você recusar a oferta de restauração do FD feita pelo Utilitário de Disco, poderá então formatá-los individualmente e particioná-los como quiser. 

Para ser questionado novamente sobre a restauração do FD, basta sair e voltar ao Utilitário de Disco. 

Isto posto, decidi instalar o sistema no ssd. Deu tudo certo. 

Agora tenho dois "discos", um ssd de 128GB e um HDD de 1TB. 

Fiz novos testes de velocidade e a coisa melhorou um pouquinho. 

O ssd apresenta velocidade de escrita e leitura de 400MB/s e 750MB/s, respectivamente. 

E o hd mecânico, que é de 5400RPM, pra minha agradável surpresa, apresenta velocidades de escrita e leitura de 100MB/s e 110MB/s. Respectivamente. 

Fiquei muito surpreso pois o hd de 7200RPM do iMac 2011 que eu tive, apresentava velocidades de escrita e leitura quivalentes de 100MB/s. Parece que há um pouco de magia neste ponto. kkk. 

Gostei da idéia de gerenciar os discos manualmente. Movi minha biblioteca do iTunes para o hd interno, e também todos os arquivos de vídeo. 

Deixei todo o resto no ssd e ainda tenho livre, dos 128GB existentes, 85GB no SSD. 

E no hdd tenho uns 750GB livres. 

Embora a biblioteca do iTunes esteja fisicamente localizada no hd, o iTunes está instalado no ssd e tudo flui muito bem, rápido e sem lags. 

Outro ponto curioso: 

Agora o BootCamp permite que eu escolha em qual disco quero instalar a partição Windows (vou usar para rodar alguns games). Pode ser no ssd ou hdd. 

O TimeMachine via TimeCapsule faz o backup dos dois discos de forma automática, o que é muito bom. Pensei que ele iria se restringir apenas ao ssd que é onde o sistema está instalado. 

Tô muito satisfeito. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nada de magia o HD de 5400 ter tranferência de 100MB/s, é que ainda hoje acham que a rotação é o único fator determinante na taxa de transferência, mas há outros.

Editado por Maddo Garan

Compartilhar este post

Link para o post

Então este novo HD de 5400 pode render o mesmo que o anterior de 7200, sem problemas?

Não tenho como afirmar isso nos modelos padrão. Mas pelo menos nesta máquina customizada c FD sim. Podem estar usando hd's diferentes neste caso, com um cache maior talvez.

Compartilhar este post

Link para o post

Otimo o review, parabens! Vou adicionar um SSD no meu iMac 2011 e estou estudando a hipotese de fazer o fusion drive. Seu review ajudou bastante! Obrigado!

Valeu amigo, muito obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa: seu parecer final é qual? Com ou sem Fusion Drive?

Com FusionDrive para máquinas que tiverem esta opção no ato da compra, pela velocidade matadora do ssd. Independente se você vai usar como estou usando - discos independentes - ou se vai usar de forma nativa - discos unidos em um único volume lógico. 

No caso de uma máquina que você já possua, recomendo colocar um bom ssd e fazer os testes. Eu gostei de gerenciar os discos eu mesmo. Gosto da ideia de colocar todos os vídeos, filmes e seriados no hdd, bem como a biblioteca do iTunes e manter todo o resto no ssd. 

Pra mim ficou perfeito do modo como to usando e fiquei feliz em ver q a Apple não me obriga a usar a máquina da forma como ela vem de fábrica. Permitindo assim que o usuário desfaça o Fusion via linhas de comando no Terminal. 

O SSD rodando de forma independente teve um ganho considerável de quase 100MB/s. 

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um iMac 27" 2013 que ainda está para chegar. Personalizei apenas o Fusion Drive. Depois da compra vi que pelo mesmo preço, eu poderia colocar uma placa de vídeo de 2gb porém sem o Fusion Drive. Enfim, fiz a coisa certa? Ou a placa de vídeo de 2gb seria melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um iMac 27" 2013 que ainda está para chegar. Personalizei apenas o Fusion Drive. Depois da compra vi que pelo mesmo preço, eu poderia colocar uma placa de vídeo de 2gb porém sem o Fusion Drive. Enfim, fiz a coisa certa? Ou a placa de vídeo de 2gb seria melhor?

Fez a coisa certa. FusionDrive faz muita diferença amigo. Vai por mim. 

Compartilhar este post

Link para o post

Particularmente iria preferir a vga.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tu pode decidir se fez a coisa certa ou não, baseado no que vais fazer com o iMac. 

Compartilhar este post

Link para o post

Só tu pode decidir se fez a coisa certa ou não, baseado no que vais fazer com o iMac. 

.caiosilva, com toda certeza és tu quem decide até porque cada um tem um uso que pode ser bem diferente ao uso de outros.

Se para o teu uso isso é o mais indicado, então é o melhor a se fazer e vai ser muito proveitoso.

Eu gostei do review do fausto justamente por ele mencionar o motivo da escolha através do seu próprio uso. Bah, ótimo ter um iMac com SSD para agilizar o sistema e tal e ter mais um espaço reservado para arquivos na mesma máquina e deixar em HDD's externos os arquivos menos acessados diariamente..

Particularmente iria preferir a vga.

E provavelmente eu também porque curto um joguinho! ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Em computadores eu nem jogo muito, no máximo um WoW. Acho que a melhor opção foi o SSD mesmo, apesar de eu sentir que errei, hahaha

Como funciona o SSD + HD no mac? Ficam dois HD's e eu escolho o que instalar em cada um?

E será que uma Geforce GT755M de 1gb roda World of Warcraft no ultra?

Editado por .caiosilva

Compartilhar este post

Link para o post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Arthur Resende
      Boa tarde, galera!
      Eu me formei esse ano, e com isso estou me desfazendo do meu querido macbook pro!
      Ele é o modelo top de linha mid-2015, com 16gb de ram, SSD de 512gb, e placa de vídeo AMD Radeon R9 M370X de 2gb.
      (O teclado é americano, só uso uma capinha de silicone com um outro layout).  
      Sou de Campinas SP, mas posso ir pra cidades próximas, caso necessário.

Qualquer dúvida, podem perguntar.
      Obrigado!

• Por bzorio
      Vendo iMac muito conservado e em ótimo estado. Formatado no modo mais completo e eficiente para otimização do sistema.   - Processador Core 2 Duo 2,66 GHz, ano 2009 - GPU NVIDIA GeForce 9400 - Tela com 24" com resolução de 1920x1080 - Memória de 8GB DDR3 - HD de 640GB - OSX El Capitan - Acompanha magic mouse e teclado genérico - O teclado original não está funcionando 100% mas vai junto, caso queira tentar consertar - R$ 2.400,00   ENTREGA SOMENTE EM MÃOS. Retirada por conta do comprador.   Qualquer dúvida estou à disposição.  
    • Por dhiga
      Bom dia Pessoal.

Tenho hoje um macbook pro configurado com fusion drive, em um SSD de 500gb + HD de 500gb
      Vou precisar manter somente o SSD. Tenho duas dúvidas:
      1 - Qual o procedimento para desfazer o fusiondrive?
      2 - Ao realizar o procedimento perco os dados salvos/arquivos de sistema?

Agradeço desde já!
    • Por victormotta
      Super oportunidade! Comprei a 1 semana, mas não curti o tamanho e layout... Voltei pro Mac. 
      Está novo! Troquei a HD de 1tb por um SSD de 500gb.   Se quiser, posso voltar a HD de 1tb também no lugar do SSD... 
      tenho a nota, comprei a 01 semana!!!!

Valor: R$ 3.900,00 a vista! 

Notebook Dell Inspiron 7580 Ultrafino
      Intel® Core™ I7 8ª Geração
      Memória RAM de 16GB DDR4
      HD SSD 128GB
      Microsoft Windows 10 Home 64 Bits
      Especificações:
      Processador Intel® Core™ I7 8565U 8th Geração  Memória RAM de 16GB DDR4 SSD 128Gb + 500GB de SSD colocada no lugar da HD de 1tb Sem unidade de DVD/RW Placa de vídeo NVIDIA GeForce MX150 2GB GDDR5 Tela 15” polegadas Full HD (1920×1080) IPS Teclado  de tamanho padrão, ABNT, Retroiluminado Conexões:
      HDMI (1) USB 3.1 (2) USB 3.1 Gen 1 Type A com PowerShare (1) USB 3.1 Type-C (1) Rede Ethernet Gigabit 10/100/1000 RJ-45 cartão de mídia (SD, SDHC, MS, MS Pro, SD3.0) Dell Wireless 802.11ac + Bluetooth 4.0 Áudio:
      Webcam de alta definição (720 p), dois microfones digitais e SkypeTM pré-carregado 2 alto-falantes ajustados com processamento Waves MaxxAudio 1 entrada combinada para fone de ouvido/microfone Sistema:
      Sistema Operacional Microsoft Windows® 10 Home 64 Bits Cor:
      Cor Cinza Serviços:
      1 ano de garantia pela Dell ainda,...  
      Posso entregar em algum shopping de São Paulo 
      Contatos por Whatsapp: 11 98152-8882 
      Obrigado
      Victor 

• Por Ricardo Araujo
      Preço: R$ 2.700
      Vendo iMac super conservado, sem defeitos, modelo iMac11,2 - Mid 2010
      4GB de RAM, expansível até 16 GB
      Processador i3 de 3,06GHz
      Placa de vídeo ATI Radeon HD 4670 256MB

Motivo da venda: o iMac pertence a minha esposa e devido a troca de trabalho ela precisou adquirir um notebook.

Acompanha caixa original, teclado original e mouse original.
      Obs. O teclado está com as seguintes teclas sem funcionar (Tab, Caps lock e Shift do lado esquerdo).

O computador está sem nenhum arranhão, nunca apresentou nenhum defeito, nem passou por manutenções, é uma máquina fantástica, só estamos vendendo realmente por não termos mais uso para ela.

Ah, para quem não sabe, este computador só vai o fio de energia na tomada, ele tem Wi-Fi, Bluetooth, câmera, microfone, mouse e teclado sem fio. um fio na tomada e já está tudo funcionando.

• Por Del Rei
      Fala, galera.
      Eu uso bastante o preview (barra de espaço) do OSX. 
      O "problema" é que no iMac 5K, como a resolução é enorme, os vídeos em 1080p sofrem. 
      Toda vez que uso o preview em vídeos 1080p, o iMac automaticamente abre uma mega janela, enorme, que estica o vídeo demais, ficando com uma qualidade horrorosa, e eu sempre tenho que diminuir manualmente a janela do preview pra ter uma imagem de qualidade. E como exporto muitos vídeos e preciso compará-los, principalmente em termos de qualidade, é uma tristeza ficar toda hora tendo que diminuir o tamanho da janela. Sem falar que não sei o tamanho exato que deve ser diminuído, então acaba indo no "olhômetro".
      Enfim, minha pergunta: Tem como configurar o tamanho da janela do preview? Seja definir um tamanho fixo ou determinar que ele sempre abra o arquivo no tamanho original da mídia...? Procurei e não encontrei.
      Valeu.
    • Por Valterhi
      Estou vendendo vários produtos Apple para desocupar espaço em casa e no escritório:
      - 1x  iMac 2007 Core2 Duo 2.4GHz: 6GB (1x2GB + 1x4GB) RAM e 250GB HDD (R$1.000,00)
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1262501611-apple-imac-2007-core2-duo-24ghz-_JM
      - 1x iMac Mid-2010 i3 3.06GHz: 12GB (2x2GB + 2x4GB) RAM e 250GB SSD (R$ 2.400,00)
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1262511858-apple-imac-mid-2010-i3-306ghz-_JM
      - 1x iMac Mid-2010 i3 3.06GHz: 12GB (2x2GB + 2x4GB) RAM e 240GB SSD (R$ 2.300,00)
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1262515905-apple-imac-mid-2010-i3-306ghz-_JM
      - 1x iPad mini 2 Branco 32GB WiFi+4G (R$ 1.000,00)
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1262542581-ipad-mini-2-32gb-wifi4g-_JM?quantity=1&variation=39503004881
      - 1x iPad mini 2 Branco 128GB WiFi+4G (R$ 1.400,00)
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1262551363-ipad-mini-2-128gb-wifi4g-_JM?quantity=1&variation=39503172137

Não tenho caixa e não envio iMac's por Correios ou transportadora por questão de segurança (não quero danifica-los no transporte), prefiro entregar em mãos para mostra-los funcionando.
      Os iPad's até posso enviar por Correios mas também não tenho caixa. Os iPad's acompanham carregador + cabo lightning originais Apple. Vão com uma capa de brinde, o de 32GB tem capa tech21 preta, o de 128GB tem capa Griffin vermelha.

Obrigado!!
    • Por Rodrigo Teixeira
      Tenho um iMac late 2013, comprado zero em meados de 2015. 
      Tem 8 gb de RAM, 1tb de HD, Core i5, rodando Mojave.
      Acho que 50% do meu dia anda comprometido em ver o carrosselzinho arco-íris rodando para executar as tarefas mais corriqueiras do mundo, como alternar janelas. 
      Sou designer gráfico, e tenho que rodar a Creative Cloud no micro, o que não ajuda em nada. 
      Preciso fazer alguma coisa quanto à situação, mas não consegui me decidir ainda. Estou aqui atrás de alguma boa alma, que possa me dar uma luz sobre qual alternativa devo escolher.  
      Minhas opções atuais são:
      1) Trocar de micro. Coisa que não estou podendo, por motivos de falta de grana. Mas o desespero é tanto que talvez seja o caso. O caso é: o que comprar? Os preços dos Macs novos são simplesmente ridículos. Trocar por um PC me assusta paca, mas tenho ouvido algumas pessoas dizendo que eu com R$ 7k eu compro um Note responsa, enquanto que do lado Mac eu mal consigo um usado pouco melhor que o meu.
      2) Colocar um SSD. Que deixaria meu micro mais rápido. Porém, esse iMac tem o HD soldado, o que pode representar um risco. Também já ouvi dizer que pode simplesmente melhorar o tempo de acesso aos arquivos, mas que o sistema ficaria mais ou menos na mesma. 
      3) Downgrade. Que é a opção teoricamente mais simples, mas visto que a Creative Cloud continuará a ser executada, fará diferença mesmo? E para qual versão eu deveria baixar? El Captain? 
      Enfim, se alguém já passou por isso, e teve alguma solução, eu agradeço imensamente a interação. 

Obrigado, abraços. 

• Por Rodrigo Araújo Silva
      Cabo de dados e de energia.... usado em um iMac 21,5 de 2011 - VALOR R$150,00

Acompanha: Cabo de força 4 Pinos e Cabo Sata de Dados

Recomendamos que seja feito por profissional da área por se tratar de uma instalação muito difícil para iniciantes, mas caso se atreva, segue o tutorial:
      https://pt.ifixit.com/Guide/Installing+iMac+Intel+21.5-Inch+EMC+2428+Dual+Drive+Kit/6434?lang=en

NÃO ME RESPONSABILIZO PELA INSTALAÇÃO!

• Por Arthur Duarte
      VENDO MACBOOK AIR 13.3" INTEL CORE I5 (1.8GHz) 8GB RAM E 128GB SSD

PREÇO - R$ 3.850,00
      PAGAMENTO VIA MERCADO PAGO, TED, PAYPAL..

MACBOOK EM PERFEITO ESTADO, SEM NENHUM ARRANHÃO OU AMASSADO E BATERIA COM DURAÇÃO DE 8HS EM MÉDIA.
      ACOMPANHA TODOS OS ACESSÓRIOS ORIGINAIS, MAIS CASE DE PROTEÇÃO E CABO THUNDERBOLT x HDMI.
      USO DOMÉSTICO E APENAS PARA PESQUISAS NA INTERNET, ESTADO DE NOVO!!

ESTOU EM SÃO PAULO / SP - ZONA NORTE - SANTANA.
      ENVIO PARA OUTROS ESTADOS VIA MERCADO ENVIO / SEDEX.
      SEGUE DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

MODELO: MacBook Air MQD32LL/A A1466
      COR: Prata
      TELA: 13.3 polegadas (diagonal) retroiluminada por LED
      PROCESSADOR CPU: Intel Core i5 Dual Core de 1.8GHz
      CAMERA: FaceTime HD
      MEMÓRIA RAM: 8GB SDRAM
      CONECTIVIDADE WIRELESS: Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.2
      SISTEMA OPERACIONAL: MacOS
      CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO SSD 128GB
      MARCA: Apple
      INTERFACE: 3 Portas USB, mini Jack 3.5mm, porta Thunderbolt, slot para cartão de memória SDXC
      Peso: 1,35 kg
      DIMENSÕES DA EMBALAGEM (cm) 42.6 x 33.8 x 10.3
      ALIMENTAÇÃO AC 100V a 240V - 50/60Hz
      RESOLUÇÃO DA TELA 1440 x 900
      GRÁFICOS: Intel HD Graphics 6000
      CACHE 3MB

DÚVIDAS, POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO.
      OBRIGADO!

ARTHUR
      (11) 98913-9116
      duarte.arthur@outlook.com

• Estatísticas do Fórum