Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Israel Fonseca

Sugestão de Escolha: Retina 13" vs Monitor FullHD 23" e mais...

Posts Recomendados

Boa tarde Pessoal, essa é minha primeira pergunta no fórum (e quem sabe a primeira de muitas).

 

Primeiro resumindo minha história, gosto MUITO de ambiente Linux, porém sempre dou de cara com problemas de configuração, já tive N notebooks e volta e meia sempre tenho problema de incompatibilidade de hardware (principalmente com placas de vídeo) e tenho a visão de que um Mac me daria um Unix que funciona sempre, afinal já to meio de saco cheio de ficar configurando arquivo e formatando notebook.

 

Sou desenvolvedor "hardcore", então trabalho bastante com Java/Web/Eclipse/SGBDs e espero um desempenho bacana pra essas atividades. Sou um gamer hardcore também mas tenho um desktop parrudo com Windows instalado para esses fins, e é minha intenção transformar nele num videogame deixando o dia-a-dia e trabalhos para o Mac.

 

Contextualizados? Primeiro minhas premissas:

 

- Vou escolher ou o Macbook Air 13 ou o Retina 13. Esse é o tamanho ideal para portabilidade/usabilidade ao meu ver.

- Realmente me sinto mal pagando os 5k++ pelo MacBookPro, então to tentando manter o orçamento enxuto em função as minhas necessidades (afinal to escrevendo um livro aqui. :P)

- Referente a bateria / peso, isso é irrelevante, só cogito o Air por ser mais barato.

 

Agora vamos as dúvidas:

 

1- Retina vs Monitor

 

Desenvolvedores precisam de espaço, ter vários arquivos de códigos aberto simultaneamente com espaço para o terminal de brinde é algo muito desejável. Hoje meu monitor de 24" Full HD atende bem este quesito então vem a questão:

 

A retina é tão boa que vou preferir trabalhar na tela de 13" (que tem o "espaço efetivo" de uma resolução de 1400x900 conforme vídeos do Youtube) ou ainda assim acabaria usando o Pro engatado no monitor? Bom, se eu acabar conectando no monitor de qualquer forma, a retina não seria um diferencial pra mim. Então pessoal, quanto a isso o que me dizem? O fato da tela ficar lisa, perfeita, compensa a falta de espaço na tela? Sei que o Mac tem varios recursor com o trackpad para facilitar a gestão com multiplas janelas, mas isso compensa (afinal também poderia fazer isso no monitor)?

 

2 - Trackpad e Teclado interno vs Teclado barato e mouse gamer

 

Ouço falarem muito bem do teclado dos macs, e principalmente do lendário trackpad. Pelo que meus amigos contam realmente chega a ser mais produtivo usar o trackpad à um mouse. Considerando que seja realmente vantagem usar o monitor, vou precisar comprar um teclado e trackpad externo para atender este ponto, minha escrivaninha é daquelas que puxa o teclado então ia ficar ruim usar o próprio teclado/trackpad do notebook. Então pergunto, realmente com um mac se deve abandonar o mouse?

 

3 - 4gb RAM vs 8gb

 

Eu tinha claro na minha cabeça que 4gb seria mais que o suficiente pra mim (na empresa onde trabalho usamos 4gb, no meu note uso 4gb), isso aliado á um SSD que nunca tive o prazer de usar, pra mim era certeiro que era o bastante. Mas todo lugar que leio recomendam 8gb, sei que o Mac tem histórico com designers que realmente precisam de muito mais memória que programadores, então fiquei na dúvida. Acho bem salgado 450 reais a mais por 8gb. O que você me dizem? Eu realmente acho que isso é um julgamento errado da maioria dos usuários, até porque até onde sei o Mavericks faz um excelente uso da memória mantendo ela sempre ocupada para otimizar o desempenho (o que eu acho que acaba gerando muitos comentários errados sobre o Mac usar muita memória).

 

4- i5 4250u vs i5 4258

 

A questão da CPU do Air ao Pro, acredito veentemente assim como a questão da memória que mesmo o Air atenderia (embora não com folga), queria saber a opinião de alguém que ja trabalhou com algo na área para saber se faz muita diferença. Sei que há a questão do vídeo integrado do Pro ser 20% melhor, o que é desejável já que vou instalar o DOTA2 no dito. Fato. E realmente acho legal a idéia de jogar alguns jogos da Steam no Mac (mesmo tendo o PC parrudo para isso). Mas o foco realmente é o desempenho para trabalho.

 

5 - Care Plan

 

Vale a pena os 600 pila da garantia estendida de 3 anos? É muito dinheiro, e os macs supostamente são conhecidos pela sua qualidade. O que dizem?

 

6 - Descontos

 

Posso ganhar o desconto por ser professor (o que é verdade) na store educacional e mais os 10% de pagar a vista?

 

 

Então galera, é isso! Como podem ver pensei bastante e pesquisei bastante até, mas to precisando de umas dúvidas do pessoal que usa no dia a dia mesmo. O ponto mais crítico mesmo é essa questão do monitor, porque acho que se ele for melhor que a retina para o meu uso, acabaria indo de Air mesmo por ser 1000 reais mais barato o que pra mim é bem significativo.

 

Valeu!

 

:)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, vai de retina com 2,4ghz 8gb de ram e  256gb de ssd,sai por uns 6.000 com desconto educacional e desconto de 10 %, e vale sim o plano apple care, porque se voce derrubar acidentalmente e quebrar algo voce vai se f....errar,ainda mais com o preço abusivo e descaso das assistências com nós consumidores

Se no dia em que comprei tivesse essa opção parruda não teria comprado meu retina de 15.

O Air tem uma duração de bateria legal, mas ano que vem,(muito) provavelmente lançarão um novo macbook air e assim o mac air desse ano ficara como fora de linha.

E na questão do mouse, o trackpad da apple é tão legal, que você nem vai querer saber de mouse,porque ele realmente funciona.

Lembre-se de calibrar 1 vez por mês a bateria do seu macbook,descarregando a bateria e deixando desligado durante 5 horas.

Instale o istat pro, ele te dá todos os dados sobre temperatura, memória ram, uso da cpu, saúde da bateria.

FLW

Editado por Haaze

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li todo o seu tópico e vou responder de acordo com o meu uso pois o meu perfil é bem parecido com o seu.
Não vou sugerir nada, é melhor que você tire a suas próprias conclusões.
 
 
No meu dia a dia de desenvolvedor uso um MacBook Pro (13-inch, Mid 2010) originalmente a configuração dele era 13.3"/C2D 2.4/2x2GB/250-5400, entretanto fiz upgrade para 13.3"/C2D 2.4/2x4GB/240-SSD, diga-se de passagem que tecnologicamente ele já é antigo mas continua me atendendo muito bem, e esse é um diferencial importantíssimo: o investimento foi alto, mas é uma máquina que já tem três anos de uso e continua dando conta do recado.

Considerei fazer o upgrade de memória pois uso máquinas virtuais que pesam bastante e o SSD faz uma diferença incrível!

 

 

A tela é pequena! Apesar da resolução ser 1280x800 e dos múltiplos desktops ajudarem, não é muito confortável trabalhar em uma tela de 13-inch. Resolvi isso com um Cinema Display 27", que tem resolução de 2560x1440. Cabe muita coisa em um único desktop, é comum eu estar rodando o Backtrack, Debian e Windows virtualizados no mesmo Desktop e Firefox, iTunes, Mail, Reeder em outros (e o meu MBP aguenta tranquilo!). O CD 27" foi um investimento de R$2.500,00 em uma promoção da FastShop e o AppleCare foram módicos R$29,00 em outra promoção na FNAC.

 

Vale ressaltar que o MacBook 13-inch Retina tem resolução de 2560x1600 (mais do que o meu CD 27"). É considerado uma heresia usá-lo conectado num monitor externo. Ok! É uma contradição com a tela pequena. Sinceramente não sei o que fazer.

 

 

Me abstenho de falar dos teclados do Mac: são perfeitos, tanto o interno dos Macbooks quanto o externo. Já tive Microsoft e Logitech (são excelentes, não perfeitos).

O trackpad ajuda mas não dispenso um Mouse, por falar nisso uso um Magic Mouse. Vejo isso é questão de constume e só você vai conseguir decidir o que te atende melhor. Cuidado: muita gente não consegue adaptar-se ao Magic Mouse.

 

 

Não jogo no meu Mac. Já rodei um ou outro joguinho, mas pra isso tenho um console dedicado: PS3.

 

 

 

Finalmente, como tenho o super-power-blaster-kit CD 27", Wireless Keyboard, Magic Mouse, Magic Trackpad e Remote uso o meu MacBook em Clamshell. Usei a própria caixa para fazer o suporte.

 

2nlcxnd.jpg

 

Se eu puder te ajudar com alguma dúvida específica, agora que você conhece o meu ambiente. Fique à vontade para perguntar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw pelas dicas Cristiano! Então te pergunto, se tu tivesse um retina tu ia acabar usando o monitor de qualquer forma? Tu sentia engasgadas quando era só 4gb de RAM? Provavelmente raramente vou recorrer a virtualização pelo meu trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw pelas dicas Cristiano! Então te pergunto, se tu tivesse um retina tu ia acabar usando o monitor de qualquer forma? Tu sentia engasgadas quando era só 4gb de RAM? Provavelmente raramente vou recorrer a virtualização pelo meu trabalho.

 

 

Cara quanto a tela ser retina, acho que eu usaria o monitor externo mesmo assim, porque como você sabe, para desenvolver espaço é fundamental. Apesar da tela retina ter uma resolução bem alta, você pode colocar um monitor externo full HD que fica bom também. Eu uso um macbook pro 2011 13" pra desenvolve também, dai eu coloquei um monitor 21" 1920x1080, e ficou maneiro. 

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente de qual for sua opção, não deixe de investir em 8GB de RAM. Lembre-se que não será possível fazer esse upgrade no futuro. Meu MAC da assinatura tem 8GB default e me arrependo de não tê-lo configurado com 16GB - pelo simples fato de que não poderei fazê-lo no futuro. Hoje me atende bem mas e amanhã? E quando for revender, será que o comprador irá se interessar por uma máquina com 4GB de RAM? Mínimo hoje, insuficiente amanhã ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, vai de retina com 2,4ghz 8gb de ram e  256gb de ssd,sai por uns 6.000 com desconto educacional e desconto de 10 %, e vale sim o plano apple care, porque se voce derrubar acidentalmente e quebrar algo voce vai se f....errar,ainda mais com o preço abusivo e descaso das assistências com nós consumidores

Se no dia em que comprei tivesse essa opção parruda não teria comprado meu retina de 15.

O Air tem uma duração de bateria legal, mas ano que vem,(muito) provavelmente lançarão um novo macbook air e assim o mac air desse ano ficara como fora de linha.

E na questão do mouse, o trackpad da apple é tão legal, que você nem vai querer saber de mouse,porque ele realmente funciona.

Lembre-se de calibrar 1 vez por mês a bateria do seu macbook,descarregando a bateria e deixando desligado durante 5 horas.

Instale o istat pro, ele te dá todos os dados sobre temperatura, memória ram, uso da cpu, saúde da bateria.

FLW

 

AppleCare não cobre danos acidentais.

Sim, um MBA novo será lançado e o de agora vai sair de linha. Depois sairá outro, e outro, e outro, assim como qualquer outro mac.

Quanto a calibrar bateria hoje em dia: http://support.apple.com/kb/HT1490?viewlocale=pt_PT

 

Independente de qual for sua opção, não deixe de investir em 8GB de RAM. Lembre-se que não será possível fazer esse upgrade no futuro. Meu MAC da assinatura tem 8GB default e me arrependo de não tê-lo configurado com 16GB - pelo simples fato de que não poderei fazê-lo no futuro. Hoje me atende bem mas e amanhã? E quando for revender, será que o comprador irá se interessar por uma máquina com 4GB de RAM? Mínimo hoje, insuficiente amanhã ? 

 

Tu ainda pode aumentar a RAM. Dá um trabalhão, mas não deixa de ser possível. Já no caso dos MBA/MBP retina, não tem jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Lucian
      Pessoal,
      Estou vendendo um macbook air 2017.
      Ele tem o processador i5 1.8GHz Com 8gb de memoria e tem 128 de SSD.
      Nunca foi usado, comprei, abri, mas nunca nem ativei o computador.
      Está parado por isso estou vendendo, pesquisei pelo serial e não está ativo, ativando terá 1 ano de garantia ainda.
      Não troco, só venda mesmo.
      Se quiser passar cartão, tenho a maquininha, mas a operadora cobra juros





    • Por Jean Andrey
      Boa tarde pessoal, beleza?
       
      Tenho um Macbook Air (Late 2011) que me acompanha já há 8 anos. Sou designer gráfico, e sempre me atendeu muito bem. Photoshop e Illustrator.
      Porém, agora vou começar a fazer edições de vídeo e já não me atende mais. Estou pesquisando MUITO sobre o assunto, porém, chego numa dúvida cruel:
      Macbooks Pro Retina - são mais novos, porém, só consigo fazer upgrade de SSD. Ponto positivo: Tela e hardware.
      Macbooks Pro não Retina - São mais antigo, porém, existe a possibilidade de Upgrade tanto de memória, como de HD. 
      Macbooks Touch Bar - Frescura ou realmente ajuda para a edição de arquivos?
       
      Meu budget para tudo é R$ 5.000. 
      obs: Estou de olho nessa máquina: https://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/computadores-e-acessorios/barbada-i5-8gb-com-500gb-de-ssd-macbook-pro-retina-2015-739841738
       
      VALEUUU
    • Por espiriquidiberto
      Olá pessoal.
      Há um tempo eu quero trocar de monitor e procuro por um que seja o mais próximo possível da qualidade do de retina, com uma boa resolução e boa densidade de pixels e que esteja disponível para comprar no Brasil.
      Fiz alguns comparativos e o que achei que chega mais perto de DPI de uma tela de retina é o Dell P2415Q, com 185ppi contra 218.6ppi do iMac de 21.5 retina. O que me preocupa nesse monitor é a temperatura de operação máxima indicada pelo fabricante que é de apenas 35 °C. Posso estar enganado mas acho essa temperatura muito baixa.
      Outro monitor que achei foi o Philips 276E8VJSB, porém ele tem 163ppi, menos ainda que o Dell.
      Fico meio receoso de comprar algo assim porque, primeiro, não tem lojas físicas aqui onde posso vê-los funcionando e, segundo, que são produtos caros, sendo assim, tenho que comprar "o certo."
      A pergunta é:
      Algum de vocês me recomenda um monitor com uma boa qualidade que seja o mais próximo possível dos de retina da Apple e que esteja disponível para venda no Brasil?
       
      Abraço.
    • Por leonardo.may
      Eu tenho um Macbook Air Mid 2013 (Modelo A1466) com 500gb de SSD. Há uns meses comecei a ter problemas, onde o Mac não inicializava corretamente, dando um erro onde ficava um icone com uma interrogação piscando numa tela preta antes de iniciar o sistema, e tenho que reiniciar varias vezes para conseguir entrar no sitema. Levei na assistencia autorizada da Apple aqui na minha cidade, fizeram o diagnóstico de que era mesmo o SSD com problema e me deram um orçamento de mais de R$ 8000,00 para trocar o SSD, muito mais do que o próprio equipamento vale, então eu quero comprar um outro SSD e gostaria de orientação do que eu preciso comprar para ter um SSD de 500 gb mesmo, funcionando corretamente no meu Mac.
      Me indicaram que tenho que comprar isso: 
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1335215563-adaptador-ssd-macbook-air-pro-mac-mini-2013-a-2017-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=a3d60bc2-8646-4f34-8562-4b817f366d24
      e o SSD, pensei em comprar esse aqui: 
      https://www.kingstonstore.com.br/collections/consumidores/products/sa2000m8-500g?variant=29439760597075
       
      Se alguém tiver indicações, prós ou contras das alternativas que coloquei acima, por favor me fala. Eu não estou podendo gastar muito, mas se for um tipo de SSD que dê muito problema ou esquente muito a ponto de danificar o equipamento, eu gostaria de saber a opinião de vocês mais experientes. 

      Muito obrigado, fico aguardando respostas para comprar a melhor opção, inclusive se eu achar um SSD de 1tb num preço competitivo eu iria nessa opção. 
    • Por Mateus Henrique Santos
      Olá, pessoal! Bom dia, boa tarde, boa noite.
      Atualmente meu notebook de uso diário é um HP 240 G4, com 4gb de memória RAM, Intel Core i5 5500U e Windows 10. Quero que minha próxima experiência em computadores seja com a Apple, e estou em dúvida sobre qual Macbook usado comprar (os novos têm preço absurdo demais). Atualmente penso em comprar um Macbook Air 2015 13" com 4gb de RAM e 128gb de SSD, que está por volta dos R$3.000,00 (dá pra encontrar por um pouco menos), ou então comprar um Macbook Pro 2013 13" com 8gb de RAM e 500 de SSD, que está por volta de R$3.800,00.
      Meu estilo de uso é o seguinte: acabei de me formar técnico em informática e pretendo fazer Ciência da Computação. Sendo assim, meu notebook hoje é usado tanto pra uso geral (uso do Chrome, ler e redigir documentos, assistir filmes e séries, etc.) quanto pra um uso um pouco mais "soviético" (tratar algumas imagens, desenvolvimento gráfico de UI/UX, programação em linguagens leves como C, Python e R e também em algumas mais pesadas, como Java e Dart com o SDK Flutter). Ele aguenta fazer tudo isso hoje em dia, mas dá uma engasgadas que fazem o uso no dia a dia ser um pouco estressante. Com a ida pra faculdade, eu imagino que meu uso vai ficar um pouco mais intenso e pode ser que ele já não aguente mais fazer tudo isso.  Além disso, o boot dele é um pouco demorado.
      Levando em consideração que minha prioridade não é jogos e que uso mais ou menos 220gb do meu HD de 500, qual dos dois Macbooks vocês me recomendam? O Air resolve meu problema? O Pro vale o custo a mais? É melhor algum outro Macbook? Estou disposto a aprender.
      Grande abraço!
    • Por junior.ribeiro
      Pessoal
      estou pensando em trocar minha loja no iTunes para poder estar comprando um filme no iTunes americano que não está disponível no Brasil e depois da compra voltar minha conta para a loja brasileira
      se eu fizer isso eu vou perder o filme comprado ou ele vai ficar na minha conta disponível no app Apple tv ? 
    • Por mpaulobr
      Prezados, 
      Gostaria de saber se alguém já fez a troca da bateria do MacBook (Air/Pro) na Apple Store do Morumbi, estou com as seguintes dúvidas:
       - Quanto tempo para realizar o reparo?
       - A peça tinha em estoque ou foi necessário solicitar a peça?
       - Como você conseguiu o atendimento, foi direto na loja ou fez o agendamento pelo site/app? 
       
      Muito obrigado.
    • Visitante
      Por Visitante
      Estou no seguinte dilema e se alguém puder opinar, serei eternamente grata:
      Pesquisei e vi que o iPad Pro 2018 tem uma leve facilidade para entortar, então estou pensando seriamente se não valeria a pena esperar o próximo lançamento, que deve ser em torno de Outubro. Todavia, imagino que o preço deve vim alto aqui para o Brasil, passando até o valor do atual. O que pesa é que meu uso não vai ser tão “pesado” (Mas vai ser um processador melhor, certo? Então ele aguenta “mais o tranco” por mais tempo).
       
      Alguém aqui trocou um iPad Air 2 pelo iPad Air 3? Seria uma boa segunda opção para mim. A Apple Pencil funciona legal? Ou vale a pena abaixar a ansiedade e esperar pelo futuro Pro
    • Por Mattfaria
      Olá Amigos,
      Há 2 meses atrás recorri a esse fórum quando a bateria do meu MBA 2015 deu problema, depois de muita relutância troquei a bateria dele ainda naquele mês pela própria Apple, paguei 800 reais para isso ;( .
      Apesar da bateria ser nova, ando percebendo que ela está durando pouco. Desde o dia 20 de Julho até hoje já foram 70 ciclos de bateria, isto é, estou recarregando minha bateria pelo menos 2x ao dia, o que não é normal. Minha bateria está durando em média 6 horas no macOS Mojave, sendo que deveria durar umas 10/12 horas. É assim mesmo? Ou é bateria dando defeito? Olhei se pede por substituição mas até agora nada.
    • Por Anthony Victor
      Alguém poderia me informar se a apple ainda vende o MacBookPro de 15 polegadas oficialmente ? Ou eu só posso adquirir ele usado ou por outras vias ? Obrigado.
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      49.673
    • Total de Posts
      421.335
×
×
  • Criar Novo...