Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que comprar um MacBook?


Arnaldo Lage

Posts Recomendados

Olá, pessoal, tudo bem?

Eu uso iPhone há pouco mais de dois anos e depois disso me apaixonei pela forma que a Apple trabalha seus produtos, tanto que comprei um iPad.

Mas abro esse tópico pois chegou a hora de trocar meu notebook, que atualmente é um Dell. Eu nunca tive nenhuma experiência com o sistema Mac, mas estou realmente inclinado a adquirir meu primeiro MacBook. Entretanto, às vezes paro pra pensar e, visto que meu uso é básico, seria jogar dinheiro fora, uma vez que encontramos notebooks de melhor hardware pela metade do preço ou menos. Sei que hardware não é tudo, mas vamos combinar que é uma diferença gritante. O iPhone, por exemplo, é o smartphone mais caro, mas não está tãão acima dos seus concorrentes como estão os MacBooks quando falamos em notebooks.

Eu queria saber dos senhores e senhoritas proprietários de MacBooks os motivos de optarem por ele. Gostaria de saber o que um MacBook (especialmente o Air, que seria minha escolha), tem tanto a me oferecer que as outras máquinas não tem. Lembrando que nunca usei Mac por 30 segundos.

Agradeço desde já a colaboração, é muito importante para mim.

Editado por Arnaldo Lage
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro fui pelo SO, depois gostei da construção do produto. Comprei no escuro, nunca tinha utilizado, fui pela curiosidade. Aconteceu o mesmo com um amigo, situação idêntica, anos depois. 

 

Cara, espero que não me leve a mal, mas tópicos do tipo "me convençam a comprar um mac" não é a melhor saída nesses casos. Só usando vais ter certeza. Já te adianto que se tu não é adepto de mudanças, então fique no SO que tens agora. É muito mais fácil (embora há quem não consiga) o usuário se adaptar ao novo SO do que adaptar o novo SO para fazer o que o anterior faz.       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Maddo, obrigado pela opinião. Na verdade a intenção não é de ser convencido a comprar um mac, hehe. Acho que toda compra tem o lado subjetivo, mas eu queria saber o lado racional que leva a compra de um mac. Quanto a adaptação do sistema, sendo ele bom, não há problema para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dou apenas um conselho. Se comprar, tente largar de vez o Windows por um tempo, senão vai acabar recorrendo sempre ao Windows por achar "mais fácil" fazer as coisas do jeito que já estava acostumado.

Eu tente migrar para o Mac diversas vezes e só consegui de fato quando fiz isso. Hoje não abro mais mão, até tentei voltar para o Windows mas não consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Arnaldo!

 

É um lance bem pessoal cara, mas acho que um fator primordial a ser avaliado é a experiência de usuário que a Apple proporciona, além de uma integração completa entre todos os seus dispositivos da Maçã. Quando comecei no mundo do Jobs eu me fazia a mesma pergunta, mas após um dia de uso eu pude ter a certeza de que havia valido muito a pena, pelo menos no meu caso.

 

Na real, você fará as mesmas coisas que faz no seu SO atual, só que de uma forma mais dinâmica, mais clean e objetiva.

 

Como disse o amigo acima, tente experimentar por um tempo (nem que seja por algumas horas) para ver se essa mudança será positiva ou não pra você.

 

Tente se desprender um pouco da comparação entre os hardwares e foque um pouco mais na experiência de uso, essa foi a minha chave para a porta do mundo Applezis, como diria Mussum...  :D

 

Boa sorte na escolha...

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, macs são computadores muito mais caros do que o resto e têm vantagens específicas, que podem ou não, corresponder às suas expectativas. Para algumas poucas pessoas, comprar um Mac é realmente uma necessidade, pois fazem uso de determinados programas que não existem (ou não têm similares aceitáveis) em windows. Para a maioria é só uma opção. Se vc está esperando que o Mac seja uma caixa de pandora mágica, infelizmente, vou ter que te dizer que não é. O windows 8 é bem melhor do que as versões antigas em termos de estabilidade, velocidade e segurança, o que acabou o aproximando muito do mac. A questão da velocidade do sistema é dependente de hardware, assim como no windows. Se vc gosta de jogos, o Mac OS é muito ruim para esse fim, com poucos títulos e uma certa negligência dos studios, com vários bugs e problemas. Tem sempre o boot camp e a virtualização, mas qual o sentido de comprar um mac e usar windows primordialmente nele? O design dos MB é simples de alumínio, bonito e durável. Se esse design sozinho justifica a sua compra aí já não sei. O Mac OS é a grande vantagem dos MacBooks. Um OS totalmente diferente do windows, muito bonito e funcional. Tente ir em algum lugar e mexer no Mac, ver o que acha, se gosta. Acredito que não existe argumento mais forte do que a sua própria opinião e discernimento na hora de gastar mais de 4000 reais num computador com um hardware cujos similares em windows custam menos da metade. Só não espere "fireworks, lightening and sirens". É um excelente notebook. Vale tudo o que custa? Vc mesmo que decide.....

Editado por Burtonswix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos motivos é a durabilidade.
Comprei o meu Macbook White em 2009 e uso até hoje, está 100%. Nunca deu problema de nada.
Apenas adicionei mais memória (antes era 2gb, coloquei 8gb) para comportar vários apps abertos ao mesmo tempo. O sistema roda liso após todos esses anos.

Faça um esforço para essa mudança, irá valer a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos motivos é a durabilidade.

Comprei o meu Macbook White em 2009 e uso até hoje, está 100%. Nunca deu problema de nada.

Apenas adicionei mais memória (antes era 2gb, coloquei 8gb) para comportar vários apps abertos ao mesmo tempo. O sistema roda liso após todos esses anos.

Pena que a Apple está acabando com isso limitando a possibilidade de upgrades em muitos modelos atuais...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que a Apple está acabando com isso limitando a possibilidade de upgrades em muitos modelos atuais...

Isso é verdade. Eu falei desse ponto da memória mas eu quis dizer no geral.

A construção do note, por exemplo, é acima de qualquer HP e Asus da vida. Enquanto já se passaram 2 notebooks aqui em casa (que deram diversos problemas em relação a hardware e SO), ainda estou firme e forte com esse. E isso que o meu é de plástico. Imagina os novos que são feito em alumínio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu MacBook Pro 2011 por pura curiosidade e vontade de usar o Mac OS X.

Mas também tinha aquele encantamento de quando eu ia na Fnac e via aquele notebook com corpo de alumínio, design industrial lindo, simplesmente perfeito.

Comprei numa megapromoção de uma a2you aqui de Curitiba. Tenho minhas dúvidas se eu teria coragem de pagar os preços de hoje.

 

Mas voltando ao ponto, o que mais me impressiona no Mac:

- estabildade: já fiz duas atualizações por cima do OS original e continua rodando muito liso;

- velocidade: não importa quantos apps você instale e desinstale, o OS continua respondendo bem. Enquanto isso meu desktop Windows, com o mesmo tempo de uso, parece uma carroça (o maldito registro!);

- segurança: nunca usei um antivírus (e olha que às vezes entro numas páginas cabulosas na web).

 

Bom, de forma resumida é isso.

 

Como outro colega escreveu ali em cima, não espere que vá ser um produto mágico. É apenas um hardware muito confiável, com design premium, e um sistema operacional muito, muito bom.

 

Se estiver disposto a experimentar algo diferente, vá em frente sem medo e divirta-se!

Editado por Odicesar Santi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A construção do note, por exemplo, é acima de qualquer HP e Asus da vida. Enquanto já se passaram 2 notebooks aqui em casa (que deram diversos problemas em relação a hardware e SO), ainda estou firme e forte com esse. E isso que o meu é de plástico. Imagina os novos que são feito em alumínio

A durabilidade depende muito do usuário também. Estava procurando um MacBook usado há coisa de 10 dias e me deparei com muitos bem detonados, mas acabei encontrando um pro de 2009 que parecia 0Km.

Das outras marcas, a sony se salvava, mas de uns tempos para cá parece ter desistido da qualidade de construção. Ainda assim, procurando da para encontrar uns modelos bem bacanas como os últimos Envy da HP de 15 e 17 polegadas e alguns modelos da samsung antes da linha Ativ Book.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A durabilidade depende muito do usuário também. Estava procurando um MacBook usado há coisa de 10 dias e me deparei com muitos bem detonados, mas acabei encontrando um pro de 2009 que parecia 0Km.

Das outras marcas, a sony se salvava, mas de uns tempos para cá parece ter desistido da qualidade de construção. Ainda assim, procurando da para encontrar uns modelos bem bacanas como os últimos Envy da HP de 15 e 17 polegadas e alguns modelos da samsung antes da linha Ativ Book.

 

Acredito que Asus seja uma marca interessante. Foi feita uma pesquisa nos EUA (http://www.pcmag.com.br/us/article2/0,2817,2415494,00.asp) e os consumidores elegeram a marca como a mais confiável entre PCs. Até os computadores mais baratos parecem ter uma excelente construção. Fui numa loja nos EUA ano passado com o intuito de comprar um PC desses. O vendedor da loja me recomendou Asus, disse que nunca aparecia ninguém com problema. Realmente, o computador nunca deu qualquer problema e tem uma velocidade ótima, com uma duração de bateria impressionante. Eu já tive um Sony vaio e o Asus, com configuração pior, tem conseguido manter a bateria e a performance por mais tempo. De qualquer maneira, sou mais o meu MacBook. 

Editado por Burtonswix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, meu último note foi um Asus, modelo bem básico. Era até bonitinho, mas nada resistente, desempenho sofrível e upgrade mais difícil que a maioria dos notes que já tive. Também já comprei um Asus na fast que já chegou cheio de problemas, acabei pedindo a devolução.

Não sei se tive azar, mas minha impressão da marca ficou bem abalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai fazer o que no Macbook?

 

Se for jogar esqueça os Macs. A não ser que seja Diablo III, World Of Warcraft, Counter-Strike Global Offensive, ai o OS X suporta. Existem mais jogos, mas os mais famosos da plataforma são esses ai. Esqueça Call Of Duty e BattleField.

 

O maior diferencial dos Macbooks, hoje, ao meu ver, é a construção dele. Digo, qualidade dos componentes mesmo. Antigamente era tudo, o OS X dava um espanco no Windows XP e Vista, mas o Windows 7 e 8/8.1 estão bons de mais. Se tu pegar um notebook Windows com hardware igual ao de um Mac ele será tão rápido quanto, ainda mais se tu tirar a maldita instalação de fábrica que enche o notebook de tranqueira. Uso o Windows 8.1 diariamente e me surpreendo com a estabilidade e velocidade do mesmo. Nesse quesito não sinto falta de um Mac. Foda que a fabricante da minha máquina não liberou os drivers pra ele, então meu nVidia Optimus não funciona. Problema esse que dificilmente tu teria em um Apple, mas acontece, o Mavericks não suporta Macs de 2007 ou anteriores. Sei que são 5 anos, e o meu tem apenas 2, mas acontece.

 

Com a quarta geração de processadores Intel a "mágica" por trás da bateria de longa duração dos Macs acabaram. Qualquer notebook de R$2000,00 com Intel 4th generation e uma bateria de 6 células consegue 6 horas ou mais de bateria.

 

Como falei antes, os componentes dos Macs são melhores, é só ver a tela, o cachi de alumínio, o trackpad, placa mãe proprietária, SSD PCI-Express, tudo isso é um diferencial e tem seu preço, mas não imagine que tua vida vai mudar se tiver um Mac. Em determinadas situações o OS X é um porre, prefiro o Windows pra muitas coisas, e a principal delas é o Office. Usei o Office 2011 for Mac durante uns 1 ano, e não é mesma coisa. O Office 2013 (Windows) é bem melhor. Sou estudante e isso fica aberto no meu pc o tempo todo, então sentia falta de algumas funções do Office legítimo, e não essa adaptação "frankenstein" da Microsoft - ahuhuahua.

Não sei como está o iWork novo. Se herdou as melhorias do OS X pode ser que eu me surpreenda usando. E tu também.

 

Em fim, depende de mais do que tu vai fazer. Se for Web Surfing, Office, e jogos leves o Air te atenderá muito bem. Fora isso compre outra marca.

 

Toda vez que entro em um site americano fico pensando "como pode um macbook de 2000 dollares não ter nem placa de vídeo dedicada?". É que o publico é outro. Eu morro de vontade de comprar uma máquina daquela, e até tenho a oportunidade de conseguir uma daqui alguns meses com um amigo que retorna dos EUA para o Brasil sem trazer nada pra ele, porém a racionalidade não me deixa. Meu coração é Apple mas meu bolso é totalmente PC. Com 2000 dollares eu pego um MSI com GTX 780M que rodará qualquer jogo num raio de 5 anos sem problema, mesmo que no final desses 5 anos seja em qualidade medianas, enquanto no Macbook Pro terei uma reles Iris Pro (...)

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, meu último note foi um Asus, modelo bem básico. Era até bonitinho, mas nada resistente, desempenho sofrível e upgrade mais difícil que a maioria dos notes que já tive. Também já comprei um Asus na fast que já chegou cheio de problemas, acabei pedindo a devolução.

Não sei se tive azar, mas minha impressão da marca ficou bem abalada.

 

 Não sei se são só os americanos. Talvez os daqui sejam diferentes. Aqueles netbooks que a asus fabricava eram umas porcarias. Enfim, ela tem uma reputação melhor do que Dell, HP e até sony nos EUA, o que até duvidei, mas não tenho nada para contestar essa fama não. 

Editado por Burtonswix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aproveitando, mais uma sugestão... se assim como eu você não tiver $ sobrando para investir em um Mac sem culpa, aconselho tentar buscar boas promoções/oportunidades de compra.

Já tive um setup "invejável" aqui, com iMac de 27", Air... mas quanto pensava no quanto investi naquilo, no uso que eu fazia e no quanto ganho, isso me incomodava demais e acabou fazendo com que eu vendesse tudo. Hoje estou apenas com um Pro que comprei na promo da BF e a grana que sobrou foi muito melhor aproveitada.

 

 Não sei se são só os americanos. Talvez os daqui sejam diferentes. Aqueles netbooks que a asus fabricava eram umas porcarias. Enfim, ela tem uma reputação melhor do que Dell, HP e até sony nos EUA, o que até duvidei, mas não tenho nada para contestar essa fama não. 

É, pode ser... eu também posso ter dado azar, é difícil dizer com certeza. Também já perdi um vaio com dias de uso e aquela construção primorosa passou a servir apenas de enfeite.

Tocando no assunto, tão importante quanto não dar problema, é ter uma boa AT e nisso, ao menos aqui no Brasil, acho que a Apple está bem à frente da maioria que ouço falar por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião a superioridade dos Macs é em função principalmente do SO e dos aplicativos.

O OS X é muito estável, eu conto nos dedos quantas vezes tive que resetar ele.

Os aplicativos da suíte iLife são matadores, o iPhoto é animal demais, eu mesmo fiz a retrospectiva do meu casamento nele e até os próprios funcionários da Agência de foto & filmagem (que queriam me vender a retrospectiva) elogiaram o resultado final e disseram que vão introduzir Macs na agência.

O iMovie também é matador, a edição de vídeos é muito simples e mesmo leigos (como eu) conseguem fazer ótimas edições.

Vale citar a perfeita integração entre o iPhone, iPad e o Mac, que não existe em nenhuma outra plataforma.

A loja de aplicativos (Mac App Store) tem excelentes opções de aplicativos para as mais diversas funções, eu citaria principalmente o Tweetbot para twitter que humilha qualquer outra opção, o Safari evoluiu muito no Mavericks e eu inclusive substituí o Chrome como meu navegador padrão, isso sem falar no 1password (esse tem versão pra Windows), porém a minha versão pra Mac eu comprei num bundle e saiu muito em conta, a versão pra Windows custa 50 obamas e não abaixa de jeito nenhum (estou de olho pra comprar pro note que uso no serviço), enfim, mesmo o office pra Mac sendo inferior ao da versão pra PC, o Mac não se compara com o SO do Bill Gates (na minha opinião).

A questão que pesa e MUITO a favor dos PC's é o preço, se vc conseguir comprar nos EUA pode comprar Mac sem pensar, porém se tiver que pagar o preço no Brasil eu sugiro que compre pela loja on-line da Apple com o máximo de RAM que o seu bolso conseguir pagar, pois como a sua intenção é pegar o Air, ele não permite upgrade,

 

abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dica fica mais em relação ao OS, já que muitas pessoas falaram de hardware.

 

Recomendo que você baixe uma distribuição do Ubuntu (13.10) e rode por pendrive. Nesse sistema você vai encontrar todos fundamentos do OSX, desde posicionamento de botões e menus, quanto a maneira de desenvolver seu fluxo de trabalho. Ambos são bastante similares pois ambos vem do Linux, diria que algo em torno de 70% de similaridade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dica fica mais em relação ao OS, já que muitas pessoas falaram de hardware.

 

Recomendo que você baixe uma distribuição do Ubuntu (13.10) e rode por pendrive. Nesse sistema você vai encontrar todos fundamentos do OSX, desde posicionamento de botões e menus, quanto a maneira de desenvolver seu fluxo de trabalho. Ambos são bastante similares pois ambos vem do Linux, diria que algo em torno de 70% de similaridade.

 

É isso aí, hoje em dia se eu não tenho grana para comprar um Mac vou logo instalando o Ubuntu no PC/Laptop que dá para comprar.

Já passei por 2 empresas que quiseram impor o Windows mas felizmente consegui instalar o Ubuntu 12.04 LTS dual boot e claro uso 100% o danado.

O interessante é que um o outro colega acaba adotando a prática.

É outro mundo: Sem scripts de admin, sem antivirus, sem software de auditoria, atualizações extremamente rápidas, performance invejável, etc.

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...