Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Primeira Experiência!


guklein

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Ontem fiz o primeiro download no meu Imac (é minha primeira experiência com Mac)!

Baixei, instalei e tudo certinho. Depois de passar para a pasta aplicativos, o icone 'microsoft messenger' continua em dispositivos. Como faço para tirar dali?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Ele (messenger) está somente na minha pasta de aplicativos, não está no dock. Se eu clico em cima, o messenger abre normalmente e o ícone vai para o dock.

1) É certo estar somente na pasta de aplicativos?

2) Como faço para ele ficar sempre no dock, ou seja, não precisar ir até aplicativos para abrir?

Sei que as perguntas podem estar sendo banais...mas é primeira vez que mexo com um mac!

Gostaria de saber os passos corretos para instalar os aplicativos baixados!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você é iniciante vou explicar bem detalhado pra você não ficar com muitas dúvidas:

Vc baixa o arquivo de instalação que é um .dmg. Esse dmg é montado como se fosse por exemplo um cd.

Dentro dessa unidade que ele monta vc geralmente vai encontrar o seguinte:

1 - Apenas o aplicativo

2 - O aplicativo e um atalho para a sua pasta de programas

3 - arquivo de instalação

nos 2 primeiros casos vc precisa apenas arrastar o aplicativo para sua pasta de programas.

no 3 caso vc executa lá mesmo e segue os passos como uma instalação típica de windows.

Após instalar o programa eu recomendo vc desmontar o disco de instalação (dmg). Para fazer isso eu lembro de 4 formas:

1 - clicar no botão de ejetar(seta pra cima) da unidade que fica montada na barra lateral do finder

2 - clicar na unidade com o botao direito e clicar em EJETAR

3 - selecionar a unidade e apertar cmd+e

4 - Arrastar a unidade para a lixeira do dock. O ícone da lixeira se transforma no síbolo de ejetar.

Depois disso vc vai executar o programa da sua pasta de aplicativos e nesse momento ele vai aparecer no lado direito do dock.

Isso sempre vai acontecer para qualquer programa que vc execute e ele vai estar com a luzinha acesa embaixo o que indica que o programa está rodando.

Para manter o atalho do seu programa no dock, basta clicar nele com o botao direito e clicar em MANTER NO DOCK.

Com isso qndo vc sair do programa ele vai continuar como atalho no dock. Dessa forma vc pode posicionar ele onde quiser.

Qualquer outra dúvida pode mandar que a gente ajuda. Só não esqueça de procurar no forum antes pra não fazer pergunta repetida. Bem vindo ao mundo da maçã :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem chega ao Mac depois de muitos anos no Windows fica meio confuso nos primeiros minutos.... mesmo tudo sendo tão simples no Mac OS!

Mas não tenha medo, isso só vai acontecer nessa primeira semana.

Em pouco tempo você nem vai lembrar que existem outros sistemas operacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guklein,

para ganhar experiência na plataforma, sugiro que você leia as "dicas essenciais" no menu "artigos" do site MacMundi e assista às vídeo-aulas aqui do MacMaganize.

Isso facilitará muito a sua vida e evitará erros desnecessários de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas! Vou aproveitar esse fds para dar uma olhada nos artigos e nas vídeo-aulas!

Em relação ao messenger, depois de ficar mexendo ontem à noite (único arquivo que instalei), só está aparecendo na pasta aplicativo. Se eu clico em cima, ele abre normalmente (antes me pergunta se eu quero abrir a imagem xxx baixada em xxx).

É isso mesmo? Só precisa ficar no aplicativo?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,

Os programas no Mac OS X são pacotes. Todos os arquivos estão dentro desse pacote (que é representado pelo ícone da aplicação). Quando você clica sobre o ícone o que o sistema faz é chamar o executável da aplicação. Esse método evita que se tenha informações sobre a mesma aplicação espalhada por todo o sistema (vide Arquivos de Programas + Program Files + System + ...). Uma exceção são alguns arquivos de configuração criados quando a aplicação é executada, que ficam geralmente em *Library (ou biblioteca).

Se quiseres ver esses arquivos podes clicar com o botão direito sobre o ícone e selecionar Show Package Contents (ou mostrar conteúdo do pacote).

Uma dica sobre comunicador é usar o Adium (http://adiumx.com/) ao invés do MSN Messenger for Mac. Essa versão do MSN é precária quanto a aparência, customização, além de ser lenta. Experimenta. (mas isso é uma opção pessoal).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias,

O sistema atualmente pergunta se desejas realmente executar uma aplicação quando da primeira vez que executas, mostrando a origem (qual site) do arquivo. Isso é para evitar qualquer instalação não desejada. Creio que essa opção apareça apenas da primeira vez e que se desejares pode desabilita-la das configurações (não lembro onde).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, está certo aparecer só em aplicações. Na verdade tu pode colocar esse pacote em qualquer lugar :-D, mas o local comum de todas é a pasta aplicações.

Sim, o Adium conecta com a maioria dos protocolos (MSN, Gtalk, YahooMessenger, ...)

Abraço

Ah,

Tu pode colocar teoricamente qualquer coisa no Dock (sem precisar abrir a aplicação) apenas arrastando o ícone dela pro Dock.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Ontem fiz o primeiro download no meu Imac (é minha primeira experiência com Mac)!

Baixei, instalei e tudo certinho. Depois de passar para a pasta aplicativos, o icone 'microsoft messenger' continua em dispositivos. Como faço para tirar dali?

Obrigado!

Só ejetar a maquina virtual.

2 maneiras: no desktop arrastando ela pra lixeira (a lixeira vai se transformar em um desenho de ejeção) ou ir la no Finder e onde ela aparece em Dispositivo, vc clicar no iconezinho ao lado dela de ejetar. Pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo,

Por favor, leia este meu post com calma.

É mais que normal você ficar perdido quando compra um Mac e usou Windows a vida inteira. Então aqui vai talvez a melhor dica que alguém pode te dar: Pense como um idiota... rs.

Vou explicar: O Mac OSX é um sistema tão intuitivo, mas tão intuitivo, que é só você pensar o óbvio que vai funcionar. Então vamos lá:

Você faz o download de um programa. Veio um arquivo DMG. Por padrão, o Safari já vai até abrir esse DMG quando você terminar o download. Esse arquivo DMG nada mais é quem uma imagem de disco. É a mesma coisa que se você colocasse um CD com o programa no seu drive, entendeu?

Aí quando você abre esse DMG, ele MONTA a imagem do disco no seu desktop. Vc vai ver um ícone branco lá. Vc vai nessa imagem de disco e geralmente tem um ícone do programa. Esse ícone do programa é o programa inteiro. É isso mesmo. É o programa inteiro que está alí. Se você der 2 cliques nele, vai receber um aviso que está tentando executar ele de dentro da imagem de disco, ou seja, você está executando um programa mesmo sem instalar ele! Bacana isso né? Encare isso como um "test drive". Depois disso, encerre o programa clicando no ícone dele no dock e segurando apertado por alguns segundos, até subir um menu, e aí você vai em Encerrar.

Agora para instalar o programa, é o mais óbvio possível. O programa inteiro é aquele ícone, aquele arquivo. Você pega ele e arrasta para qualquer lugar do seu computador. Se você pegar esse programa e arrastar para o Desktop é o suficiente. Ele já vai funcionar. Mas não é muito legal deixar coisas instaladas no Desktop quando temos uma pasta especial só para Aplicativos né? Então você pode depois abrir a pasta de aplicativos no finder e arrastar esse programa do Desktop para a pasta Aplicativos, movendo ele para o lugar certo (e você pode fazer isso mesmo com o programa aberto). Você pode ainda, arrastar o aplicativo de dentro da imagem de disco montada direto para a pasta aplicativos também. Caso você não esteja vendo o menu lateral do finder com todas as pastas, clique no botão que fica no canto superior direito da janela do Finder. Lá você ativa/desativa a visualização da barra lateral.

Agora como colocar um aplicativo no Dock? A forma mais óbvia que existe... vc clica no aplicativo (que está já na sua pasta aplicativos) e arrasta ele para cima do dock... e... sem soltar, move para a posição que achar mais cômoda (somente do lado esquerdo do divisor do dock).

E para TIRAR um programa do dock? A forma mais óbvia que existe também... você clica no ícone, segura e arrasta para fora e num passe de mágica ele vira fumaça.

E para desinstalar um programa??? A forma mais óbvia que existe também... você vai na pasta Aplicativos, clica no programa, segura e arrasta ele para o LIXO. Pronto, desinstalou.

Enfim... é só pensar no óbvio SEMPRE. E tudo no Mac é DRAG 'N DROP. Quer um exemplo? Você está aqui lento este post, e quer salvar esse texto para ler mais tarde. Você seleciona todo o texto, clica nele, segura e arrasta para o Desktop e o Mac cria um arquivo de recorte com todo texto prá você consultar sempre que quiser.

Gostou de uma imagem na internet? Clica nela e arrasta para o desktop.

Levando isso ao extremo, vc pode arrastar itens de dentro do navegador para ícones de programas direto. Por exemplo: Você seleciona um texto qualquer aqui no safari, clica, segura e arrasta para o ícone do "Mail" no dock. E ele já cria uma nova mensagem de e-mail com o texto. Só colocar o endereço da pessoa e enviar (claro que vc tem q configurar suas contas de e-mail no Mail antes). O mesmo se vc arrastar uma imagem pro ícone do Photoshop, e assim vai.

Para concluir, alguns programas possuem instalador. Você abre a imagem de disco e tem lá um installer. Nesses casos, 2 cliques nele e instale igualzinho no Windows. E geralmente esses programas trazem junto um UNINSTALLER (um desinstalador) próprio para você remover mais tarde. Mas são relativamente poucos programas assim.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, excelente! Obrigado pela aula LedStyle!

Já aprendi muita coisa, um dia chego lá! :D

Não consegui 2 coisas, que estou me 'batendo' aqui:

1) Como faço para configurar o teclado e usar os acentos, ~, ^, por exemplo?

2) Qual a diferença entre 'Esvaziar Lixo' e 'Esvaziamento Seguro do Lixo'? Qual usar?

3) Não existe control C (copiar) e control V (colar)?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, excelente! Obrigado pela aula LedStyle!

Já aprendi muita coisa, um dia chego lá! :rolleyes:

Não consegui 2 coisas, que estou me 'batendo' aqui:

1) Como faço para configurar o teclado e usar os acentos, ~, ^, por exemplo?

2) Qual a diferença entre 'Esvaziar Lixo' e 'Esvaziamento Seguro do Lixo'? Qual usar?

3) Não existe control C (copiar) e control V (colar)?

Obrigado!

1) Por padrão você pode acentuar desse jeito aqui (eu acostumei e só uso assim):

Option + e = AGÚDO

Option + i = CIRCUNFLEXO

Option + n = TIL

Option + C = CEDILHA

Mas se você quiser acentuar normalmente, como nos PCs, então leia este artigo que ensina: http://macmais1.terra.com.br/modules/secoes/ver.php?id=1

2) Esvaziar Lixo nada mais é que apagar os arquivos do lixo. O que acontece é o seguinte, o HD do computador possui vários Clusters. Encare eles como espacinhos em que os arquivos são salvos. Quando você apaga um arquivo, o computador vai no índice do sistema de arquivos e apaga a entrada... ou seja, na verdade o arquivo continua ali no Cluster, mas o sistema não o vê... pensa que ele está vazio. Conforme novos arquivos vão sendo gravados aleatoriamente, uma hora, inevitavelmente, aquele cluster com o arquivo vai ser gravado de novo, e aí sim o arquivo desaparecerá para sempre.

Isso não faz diferença nenhuma qto a performance... qqer sistema de arquivos mais moderno faz isso, não fica poupando processamento para limpar os clusters. Por isso que existem empresas e softwares especializados em recuperar arquivos apagados no computador, pois eles ficam lá nos clusters bagunçados.

Quando você faz o esvaziamento seguro de lixo, além de ele apagar o arquivo do índice, ele escreve "zeros" nos clusters, ou seja, é impossível que alguém possa recuperar aquele arquivo.

Para fazer uma analogia, quando você esvazia o lixo, você pega um papel na sua mesa do escritório e joga no lixo. Alguém ainda pode ir lá, revirar seu lixo, ou até a lixeira do prédio todo e achar. Qdo vc faz esvaziamento seguro, vc coloca o papel naquelas máquinas que trituram o papel em milhões de pedacinhos, impedindo que qualquer pessoa consiga ter acesso ao seu documento.

Só que o esvaziamento seguro demora beeem mais. Só é bom ser usado caso você esteja apagando algum dado confidencial.

3) Tudo que você fazia com o CTRL no windows, no Mac vc faz com o COMMAND (que é a tecla que tem o desenho da maçã).

CMD + C = Copiar

CMD + V = Colar

CMD + X = Cortar (mas não funciona no finder para arquivos... o Mac é tão simples que nem vem com comando de recortar, visto que é tudo no drag n' drop)

CMD + T = Nova aba no navegador

CMD + W = Fechar uma janela

CMD + Q = Encerrar aplicativo

CMD + TAB = Trocar de programa aberto

CMD + ` = Trocar de programa aberto (no sentido contrário)

CMD + Espaço = Iniciar o Spotlight que é uma busca instantânea em todo seu computador

CMD + F = Localizar alguma palavra em um programa

E assim vai...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LedStyle,

Obrigado novamente!

Tudo certinho quando a lixeira e os comandos com "CMD' em vez de 'CTRL'. Em relação ao teclado, pelo menos agora no começo até me acostumar, vou te que usar o US International!

Fiz como o ensinado no artigo, escolhi o US International, mas continua a mesma coisa. Já liguei e desliguei a máquina...estranho!

Uma coisa que vou tenho que usar é o Office 2008, não tem jeito. Achei um pouco salgado, R$298. Sabem de algum desconto ou alguma alternativa melhor para adquirí-lo?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...