Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook PRO Retina e engenharia


PedroNovak

Posts Recomendados

Olá pessoal

 

Este ano começo minha faculdade de engenharia.Ainda não sei onde cursarei,porém já fiz a segunda fase da FUVEST (USP), farei a segunda fase da UNICAMP fim de semana próximo e pelo ENEM devo conseguir uma vaga na UFSCAR ou na UFABC.

 

Minha questão é a seguinte: qual seria a utilidade de um MacBook ao longo de um curso de engenharia?

Pergunto isso pois semana que vem estou indo pro Japão,ficarei 2 semanas lá e estou seriamente pensando em trazer um Retina ´15,porém focando essa compra mais na utilidade que a máquina poderia ter pro meu curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu disse "engenharia", mas qual? Também faço engenharia, no caso, de Materiais, e pra te falar a verdade até hoje precisei de muitos poucos softwares específicos. Na aula de CAD (no meu caso, muito basico), usávamos o "BricsCAD", achei o software tão "fraco" perto do AutoCAD (obviamente né) que nem me esforcei em aprender e em fim, parti pra outro, o Pro Engineer, esse sim um software de ponta, concorrente do Inventor Pro da AutoDesk. Na época eu tinha um Macbook Pro de 15", i7 Quad-Core, 4 Gb de RAM e uma Radeon 6490M e tive que instalar o Windows no VMWare Fusion pra poder usar o Pro Engineer. Pela "falta" de RAM extra acabava dando um pouco de lag, mas nada que inviabilizasse o uso.

 

O que posso passar pra ti com minha experiência é que se tu está disposto a instalar máquinas virtuais pra rodar alguns softwares mais específicos então pode comprar o Macbook com ctz, pois o "grosso" da engenharia existe pra Mac, mas dependendo da engenharia que tu irá fazer pode ser que tu tenha algo muito específico, como desenho de tubulações, circuitos elétricos, essas coisas todas, e pode ser que por se tratar de uma universidade publica muito provavelmente não haverá licença dos softwares da AutoDesk para uso nos PCs do Campus, então tu usará softwares não tão conhecidos, e será ensinado neles, logo, precisará deles pra fazer teus trabalhos e entender as coisas e como elas devem ser, sendo assim, fique consciente de que muito provavelmente tu terá que instalar um Windows ali numa máquina virtual :D

 

Por comprar fora do país recomendo MUITO que traga o macbook e se não se adaptar a ele, venda-o, e tu ainda ganha uma grana.

 

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu disse "engenharia", mas qual? Também faço engenharia, no caso, de Materiais, e pra te falar a verdade até hoje precisei de muitos poucos softwares específicos. Na aula de CAD (no meu caso, muito basico), usávamos o "BricsCAD", achei o software tão "fraco" perto do AutoCAD (obviamente né) que nem me esforcei em aprender e em fim, parti pra outro, o Pro Engineer, esse sim um software de ponta, concorrente do Inventor Pro da AutoDesk. Na época eu tinha um Macbook Pro de 15", i7 Quad-Core, 4 Gb de RAM e uma Radeon 6490M e tive que instalar o Windows no VMWare Fusion pra poder usar o Pro Engineer. Pela "falta" de RAM extra acabava dando um pouco de lag, mas nada que inviabilizasse o uso.

 

O que posso passar pra ti com minha experiência é que se tu está disposto a instalar máquinas virtuais pra rodar alguns softwares mais específicos então pode comprar o Macbook com ctz, pois o "grosso" da engenharia existe pra Mac, mas dependendo da engenharia que tu irá fazer pode ser que tu tenha algo muito específico, como desenho de tubulações, circuitos elétricos, essas coisas todas, e pode ser que por se tratar de uma universidade publica muito provavelmente não haverá licença dos softwares da AutoDesk para uso nos PCs do Campus, então tu usará softwares não tão conhecidos, e será ensinado neles, logo, precisará deles pra fazer teus trabalhos e entender as coisas e como elas devem ser, sendo assim, fique consciente de que muito provavelmente tu terá que instalar um Windows ali numa máquina virtual :D

 

Por comprar fora do país recomendo MUITO que traga o macbook e se não se adaptar a ele, venda-o, e tu ainda ganha uma grana.

 

falou <o.

xD

Bom,acredito que conseguirei uma vaga na UFSCAR em Engenharia química,e se eu fosse pra UFABC eu faria Engenharia Aeroespacial.USP e UNICAMP Engenharia Física.

É,na verdade não gostaria muito de ter que instalar meaquinas virtuais,mas se for necessário,paciência né.

Acho que realmente irei trazer esse MacBook,pois comprá-lo no Brasil é simplesmente loucura.Imagino que de uma forma ou de outra ele me vá ser útil.

 

 

Pergunta: da pra comprar no Japão Macs com teclado EUA?

Sim,na Apple Store basta pedir um modelo com teclado americano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eng. Química não sei, mas nas outras você provavelmente vai usar muito MatLab. Foi um dos softwares que mais usei quando cursei Eng. Elétrica. Usava inclusive pra disciplinas de matemática.

E o Matlab tem pra Mac.

 

O resto não tem nada de muito específico mesmo. No máximo você vai precisar de uma máquina virtual pra algumas coisas esporádicas.

 

Só se lembre que você vai usar muito o office pros seus trabalhos, então vai ter que se adaptar ao Office pra Mac que tem suas diferenças em comparação com ao do Windows ou então usar o Pages e o Numbers.

 

Dá pra sobreviver.

Em último caso, todas as universidades que você sitou com certeza vão ter computadores o suficiente pra sempre ter um disponível pra você utilizar quando precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom,cá estou no Japão e já comprei o MacBook =)

Tô bem impressionado com a agilidade da máquina,só achei ele um pouco mais pesado do que eu havia imaginado.

 

É um notebook de 15" com mais conexões que o MBA, quanto achavas que ele iria pesar? 2Kg é bem leve para um notebook desse porte.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um notebook de 15" com mais conexões que o MBA, quanto achavas que ele iria pesar? 2Kg é bem leve para um notebook desse porte.

Sabia que ele pesava algo em torno de 2kg,mas achei que esses 2kg seriam ´menos sentidos´ quando pegasse ele nas mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa o meu comentário, mas usei ABaqus e Cátia na facu e para o grau de complexidade que temos lá, MBP 13" da conta do recado.

Acho engraçado nego querer fazer essas engenharias e achar q precisa de alta performance. Vc vai ser um ALUNO, num vai projetar nada que precise d uma máquina potente. MBP retina sem VGA dedicada vai ser tranquilo nos seus seis anos de curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa o meu comentário, mas usei ABaqus e Cátia na facu e para o grau de complexidade que temos lá, MBP 13" da conta do recado.

Acho engraçado nego querer fazer essas engenharias e achar q precisa de alta performance. Vc vai ser um ALUNO, num vai projetar nada que precise d uma máquina potente. MBP retina sem VGA dedicada vai ser tranquilo nos seus seis anos de curso.

Concordo. Mas se ele tem condições de obter uma máquina superior, qual o problema? Tudo bem que é vaidade, mas eu iria optar pelo melhor também se pudesse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa o meu comentário, mas usei ABaqus e Cátia na facu e para o grau de complexidade que temos lá, MBP 13" da conta do recado.

Acho engraçado nego querer fazer essas engenharias e achar q precisa de alta performance. Vc vai ser um ALUNO, num vai projetar nada que precise d uma máquina potente. MBP retina sem VGA dedicada vai ser tranquilo nos seus seis anos de curso.

Pois foi exatamente esse modelo que eu comprei,o que vem com o vídeo integrado Iris PRO da Intel.

Não se esqueça que estamos falando de um curso de SEIS ANOS,portanto o que é alta performance hoje,não o será daqui 3,4 ou mais anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pedro, tive exatamente a mesma duvida que voce, mas não tive a chance de comprar fora, então minha gama de MacBooks foi mais reduzida... Depois de 1 ano de Engenharia Eletrica sem notebook e apenas observando os outros com Macs e Notebooks, percebi que os Macs são utilizados da mesma maneira que os Windows... Alguns programas específicos precisaram de algumas adaptações para funcionar, mas sempre coisas básicas..

 

Agora na semana passada adquiri o Mac da minha assinatura, espero que me consiga me virar bem, agora que realmente começa a Engenharia kkkk... Fiz um pedido de transferencia e talvez estude na UNICAMP, se escolhe-la podemos trocar umas ideias...

 

Att,

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, os Macs dão uma banho nos outros notes. Falo isso por experiência própria. Sou Engenheiro Civil ( atuando na área Oil &Gas), tenho 13 anos de formado, e depois de conhecer a plataforma nunca mais troquei. O único problema é o OSX para programas tipo AutoCad, NavisWorks, Sap 2000 ( análise e cálculo estrutural), PDMS, entre outros específicos da nossa área. Nada que um BootCamp não resolva e você utilize 2 SOs. Abs. E boa sorte na Engenharia, pois graças a Deus, o mercado está bastante aquecido para a nossa área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, tive exatamente a mesma duvida que voce, mas não tive a chance de comprar fora, então minha gama de MacBooks foi mais reduzida... Depois de 1 ano de Engenharia Eletrica sem notebook e apenas observando os outros com Macs e Notebooks, percebi que os Macs são utilizados da mesma maneira que os Windows... Alguns programas específicos precisaram de algumas adaptações para funcionar, mas sempre coisas básicas..

 

Agora na semana passada adquiri o Mac da minha assinatura, espero que me consiga me virar bem, agora que realmente começa a Engenharia kkkk... Fiz um pedido de transferencia e talvez estude na UNICAMP, se escolhe-la podemos trocar umas ideias...

 

Att,

Vinicius

 

Eu passei na USP e na UNICAMP,mas por uma questão de gosto acabei optando pela USP mesmo.Eu imagino que os programas sejam mesmo equivalentes tanto para Mac quanto para Windows, mas a durabilidade de um Macbook é conhecida já,acredito que aguentará firme por bons anos.

Editado por PedroNovak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...