Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desinstalador de aplicativos usando Automator


Posts Recomendados

Olá pessoal.

Este é meu primeiro tópico. Sou iniciante em Mac, e agora não sei como fiquei tanto tempo sem isso!

Estou aprendendo a mexer no Automator, que aliás eu achei genial esse aplicativo. Eu não entendo nada de programação e já estou criando um aplicativo que, para mim, será muito útil. Tudo graças a interface muito amigável que o Mac nos proporciona.

Depois de ver a vídeo-aula do Rafael sobre o Automator eu me empolguei a fazer um aplicativo bem simples que funcionaria mais ou menos como o AppZapper. Vejam como está meu workflow:

post-5680-1229962424_thumb.png

Então está assim:

1- Find finder items: É para você digitar o nome do aplicativo a ser excluído.

2- View results: visualiza os resultados da busca.

3- Ask for confirmation: solcita confirmação para executar a próxima ação, que é mover para a lixeira.

4- Move to trash: move os arquivos localizados para a lixeira.

Funciona que é uma beleza. Mas tem um problema: ao clicar em OK na etapa 3 ele exclui todos os arquivos localizados na etapa 1, sem dar opção de escolha.

Por exemplo. Digamos que eu queira desinstalar completamente o Firefox do meu iBook G4 (é, a grana não me deixou comprar um mac book novo...). Usando o workflow pelo Automator, podemos ver os passos das ações.

Executo o workflow. Vem a primeira etapa. Digito "Firefox"

post-5680-1229963448_thumb.png

Na etapa 2 podemos ver os arquivos relacionados que foram localizados:

post-5680-1229963647_thumb.png

Vejam que, além do aplicativo e dos arquivos que estavam nas pastas application suport e preferences, que precisam ser excluídos, foram localizados dois arquivos com nome "Firefox". Um de texto e um pdf. Digamos que eu não queira excluir esses arquivos, mas eu não consigo escolher quais devem ser deletados.

Eu salvei esse fluxo com uma extensão .app, para que possa ser executado sem ter que abrir o automator. Aí fica pior ainda, pois a etapa dois, que ao menos mostrava o que foi localizado, não aparece. Vai direto para a solicitação de confirmação.

Alguém poderia me ajudar como eu poderia resolver isso?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Tem uma ação que chama Escolher da Lista. Em inglês deve ser algo como Choose from the List. Coloque esta ação entre Visualizar Resultados e Solicitar Confirmação.

Não achei essa ação. Deve ser porque meu Automator não é o mais atual. Estou usando Tiger. :unsure:

Muito boa a iniciativa. Vc procura pelo nome no app? Talvez se vc procurasse apenas nas pastas de sistemas e nao no hd inteiro ficaria melhor, não?

Mas se eu indicar exatamente o que e onde estão os arquivos a serem excluídos perderia o sentido dessa automatização. A intenção é justamente evitar a fadiga :lol:

E tem que ser em computer mesmo, pra excluir os arquivos de suporte e de preferências.

Valeu gente. Tentem aí pra ver se conseguem fazer dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é isso que eu to dizendo: Se a gente conseguir identificar quais os possíveis diretórios de arquivos de configuração, isso vai economizar em tempo e processamento e vai evitar que documentos desnecessários sejam apagados. Imagine se vc tenta desinstalar o firefox no mac de um webdesigner... e se aparecer mais de 50 ocorrencias relacionadas à e-books, plugins, etc da máquina? Vai sair desmarcando um por um? O AppZapper não faz isso, sacou?

E mesmo fazendo o que eu estou dizendo tem risco de aparecer outras coisas, como por exemplo um plugin do quicktime feito para o firefox.

Bom, estou dando idéias (brainstorm) para aperfeiçoar essa ideia. Quem tiver conhecimento sobre essa questão de diretórios e puder colaborar fique a vontade ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando estava testando o programa, percebi que preciso selecionar "mostrar esta ação quando o fluxo de trabalho for executado" em Opções da primeira ação: Buscar itens no Finder.

no resto, deu tudo certo!

Fiz o teste para desinstalar o programa "paintbrush" e os arquivos mostrados (pesquisando por 'paintbrush') foram somente os necessários.

Talvez seja interessante testar mais, para quem sabe melhorá-lo um pouco, como sugeriu o próprio @dfonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando estava testando o programa, percebi que preciso selecionar "mostrar esta ação quando o fluxo de trabalho for executado" em Opções da primeira ação: Buscar itens no Finder.

perfeito, isso mesmo. Eu havia me esquecido de mencionar isso. Que legal cara, valeu! Quem puder ir testando e aperfeiçoando, fique a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...