Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desinstalador de aplicativos usando Automator


Posts Recomendados

Olá pessoal.

Este é meu primeiro tópico. Sou iniciante em Mac, e agora não sei como fiquei tanto tempo sem isso!

Estou aprendendo a mexer no Automator, que aliás eu achei genial esse aplicativo. Eu não entendo nada de programação e já estou criando um aplicativo que, para mim, será muito útil. Tudo graças a interface muito amigável que o Mac nos proporciona.

Depois de ver a vídeo-aula do Rafael sobre o Automator eu me empolguei a fazer um aplicativo bem simples que funcionaria mais ou menos como o AppZapper. Vejam como está meu workflow:

post-5680-1229962424_thumb.png

Então está assim:

1- Find finder items: É para você digitar o nome do aplicativo a ser excluído.

2- View results: visualiza os resultados da busca.

3- Ask for confirmation: solcita confirmação para executar a próxima ação, que é mover para a lixeira.

4- Move to trash: move os arquivos localizados para a lixeira.

Funciona que é uma beleza. Mas tem um problema: ao clicar em OK na etapa 3 ele exclui todos os arquivos localizados na etapa 1, sem dar opção de escolha.

Por exemplo. Digamos que eu queira desinstalar completamente o Firefox do meu iBook G4 (é, a grana não me deixou comprar um mac book novo...). Usando o workflow pelo Automator, podemos ver os passos das ações.

Executo o workflow. Vem a primeira etapa. Digito "Firefox"

post-5680-1229963448_thumb.png

Na etapa 2 podemos ver os arquivos relacionados que foram localizados:

post-5680-1229963647_thumb.png

Vejam que, além do aplicativo e dos arquivos que estavam nas pastas application suport e preferences, que precisam ser excluídos, foram localizados dois arquivos com nome "Firefox". Um de texto e um pdf. Digamos que eu não queira excluir esses arquivos, mas eu não consigo escolher quais devem ser deletados.