Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tamanho do SSD faz diferença no desempenho do Fusion Drive


Tiago Leão

Posts Recomendados

Eu comprei um Mac Mini Late 2012 e estou querendo montar um Fusion Drive "caseiro" nele!!! já comprei o adaptador pro segundo HD e estou procurando o SSD, já achei vários tutoriais que ensinam como fazer o Fusion Drive manualmente.

 

A minha grande dúvida é se o tamanho do SSD tem uma grande influência no desempenho do Fusion Drive!! O que vem de fábrica nos macs são de 128gb. Como o meu HD é de 1tb, fiquei pensando se não seria melhor colocar um SSD de 256gb pra balancear melhor o Fusion Drive, se assim não teria um desempenho melhor ou se eu só estaria gastando mais dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fusion Drive deixa os arquivos mais acessados no SSD, basicamente ele gerencia de melhor forma para o sistema oque é importante ser executado rápido.

 

Dessa maneira, tanto faz 128 ou 256 de disco, oque vai "mudar" com 256 de disco é a quantidade de arquivos que ele vai considerar "importante".

 

EU montaria com 128, a Apple que é cheia de frescura faz com 128, porque eu iria fazer diferente?

 

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. 

 

Meu iMac veio com FusionDrive de fábrica mas optei por desativá-lo e gerenciar os arquivos eu mesmo. Queria saber mais sobre essa formatação que você cita: "zero fill". O que é isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um DIY Fusion Drive (Mac mini Late 2012) com um SSD Intel 520 de 180GB que eu já tinha e o data doubler da ifixit com o HD de 1TB original dele (que na verdade é um hitachi)… Ficou "legal"… Eu esperava um pouco mais de performance… Tem acontecido que depois de várias horas "hibernando/repouso" a máquina fica "unresponsive" por 1 ou 2 minutos ao "acordar"… depois fica normal… Buscando no Google, encontrei diversas pessoas com o mesmo problema…

Estou curioso para saber se usando um SSD Samsung (que de fato é o que a Apple usa) isso não acontece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu iMac veio com FusionDrive de fábrica mas optei por desativá-lo e gerenciar os arquivos eu mesmo. Queria saber mais sobre essa formatação que você cita: "zero fill". O que é isso? 

 

Quando eu tive meu macbook pro, eu usei nele um ssd Kingston HyperX 3k de 120gb, e o hd de 500gb do macbook num case externo. No inicio ele fazia escrita de 260 e leitura de quase 400mb, com o passar do tempo, eu percebi que a escrita e a leitura caía consideravelmente. Pesquisando eu descobrir que é possível "restabelece-lo com as configurações de fábrica" ou seja voltar a leitura e escrita de inicio como se tivesse acabado de tirar da caixa.

 

O programa que eu uso é Parted Magic Iso + unebootin para criar o pendrive bootavel do parted magic.

 

Tendo dado o boot pelo pendrive eu escolho a opção Secure Erase - Zero Fill e pronto, ele volta como se tivesse saído da caixa. Isso eu fiz pelo menos duas vezes, não é algo pra se ficar fazendo sempre.

 

No meu iMac foi a mesma coisa. Precisei reinstalar o sistema do zero, dei um zero fill, ficou novo, mas agora estou usando Corsair Force GT. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta idiota: O fusion drive não é um HD híbrido?

Se vc tem um SSD a principio o sistema e os apps ficariam nele correto? Qual seria a vantagem de fazer essa gambi pra montar o fusion drive se o que faz diferença é onde o app e o sistema estão?

 

HD híbrido seria esse da seagate, mas na pratica fica como tu disse, o sistema e os apps no ssd e o resto no outro hd, eu particularmente não vejo vantagem nessa "gambi".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu tenho no meu MBP da assinatura um SSD de 120 Intel e um HDD de 500GB.

Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho no meu MBP da assinatura um SSD de 120 Intel e um HDD de 500GB.

Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha.

 

O mesmo aqui quando abro iPhoto por estar no HDD, mas do resto é só alegria :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tenho um ssd no meu imac, mas preferir não montar o fusion, deixa separado mesmo pra tu fazer o gerenciamento dos arquivos. De qualquer maneira o ssd vai perdendo desempenho durante o tempo, quando eu tinha um macbook pro com ssd, quando fui atualizar do lion para o ML eu formatei com zero fill e a leitura e escrita voltaram para o padrão de quando instalei ele. 

 

Camarada, notei este mesmo comportamento no meu Macbook Pro (SSD Intel e HD 1TB com optibay, sem Fusion) e, depois de pesquisar muito, vi que o TRIM estava desabilitado. Depois que habilitei (Google for it), tudo ficou lindo novamente.O que observei: a cada grande atualização, o TRIM é desabilitado (driver). Aí preciso ir lá e habilitar novamente.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um DIY Fusion Drive (Mac mini Late 2012) com um SSD Intel 520 de 180GB que eu já tinha e o data doubler da ifixit com o HD de 1TB original dele (que na verdade é um hitachi)… Ficou "legal"… Eu esperava um pouco mais de performance… Tem acontecido que depois de várias horas "hibernando/repouso" a máquina fica "unresponsive" por 1 ou 2 minutos ao "acordar"… depois fica normal… Buscando no Google, encontrei diversas pessoas com o mesmo problema…

Estou curioso para saber se usando um SSD Samsung (que de fato é o que a Apple usa) isso não acontece...

 

O meu setup é muito parecido com o seu: SSD Intel + Optibay com 1TB, porém em um Macbook Pro, só não fiz o Fusion Drive. Quando montei essa config criei um Fusion, mas a performance não ficou legal. Fiquei aproximadamente um mês, mas nunca notei este comportamento que você relata... depois disto desfiz o Fusion e deixei OS e aplicativos no SSD e todo o resto no HD, incluindo a Home. Ficou bem mais rápido e responsivo, e com o tempo não degradou, inclusive ficou melhor!

 

A única observação é sobre o TRIM no SSD, de sempre observar se está habilitado.

Editado por Durlag
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu setup é muito parecido com o seu: SSD Intel + Optibay com 1TB, porém em um Macbook Pro, só não fiz o Fusion Drive. Quando montei essa config criei um Fusion, mas a performance não ficou legal. Fiquei aproximadamente um mês, mas nunca notei este comportamento que você relata... depois disto desfiz o Fusion e deixei OS e aplicativos no SSD e todo o resto no HD, incluindo a Home. Ficou bem mais rápido e responsivo, e com o tempo não degradou, inclusive ficou melhor!

 

A única observação é sobre o TRIM no SSD, de sempre observar se está habilitado.

 

O TRIM está habilitado "na mão" pq não habilita automaticamente...

Minha idéia inicial era deixar mesmo o SSD+HD sem o Fusion Drive… Acontece que dessa forma, vez por outra, a máquina não "bootava" (parava na tela cinza) mesmo selecionando o SSD como padrão para o boot pelo Utilitário de Disco...

Sinceramente ? Eu quis economizar e mifú… deveria ter comprado pelo site e adicionado o Fusion Drive de fábrica… (já que eu já tinha o SSD… poderia ter vendido… ou achado outro uso… ou sei lá)...

Editado por Z_H
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho no meu MBP da assinatura um SSD de 120 Intel e um HDD de 500GB.

Deixo o sistema e aplicativos no SSD e movi apenas a minha pasta de usuario pro HDD. Noto ligeira lentidão apenas ao usar o iPhoto, pq a library é grande e ta no HDD. De resto, é uma maravilha.

...amigo, como faço pra mover minha pasta de usuário pro hdd? Meu setup aqui é ssd + hdd. Obrigado. O fusion drive eu desativei logo que a máquina chegou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o mesmo Mac mini que você (Mac Mini Late 2012). Porém sem Fusion drive, apenas com o hd de 1tb de fábrica e eu passo pelo mesmo problema da falta de resposta, após reiniciar ele fica uns 2 min sem resposta, travando, como você disse "unresponsive". Isso é muito chato, ja formatei e instalei do zero mas não deu jeito. 

Não sei se é um problema da máquina (dessa geração de mac mini), ou se tem alguma incompatibilidade do Mavericks com ela. Ainda estou atrás de uma solução.

Editado por Tiago Leão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, utilizo esse programa para manter o SSD no TRIM e demais ajustes no meu iMac: http://chameleon.alessandroboschini.it/index.php

Recomendo a todos, utilizo há mais de dois anos.

Também mantenho tudo organizado "na mão" como acho melhor: sistema operacional e programas no SSD (tenho um de 248gb) e biblioteca de fotos e iTunes, no HD.

Meu iMac ficou muito rápido.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, utilizo esse programa para manter o SSD no TRIM e demais ajustes no meu iMac: http://chameleon.alessandroboschini.it/index.php

Recomendo a todos, utilizo há mais de dois anos.

Também mantenho tudo organizado "na mão" como acho melhor: sistema operacional e programas no SSD (tenho um de 248gb) e biblioteca de fotos e iTunes, no HD.

Meu iMac ficou muito rápido.

Abs.

Carlos, poderia informar qual a configuração do seu iMac, onde/como e quanto pagou pra colocar o SSD?

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...