Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[AJUDA] Não sei qual MacBook escolher


maganeses

Posts Recomendados

Boa noite, Galera,

Preciso de uma ajuda!

Quero comprar um MacBook, só que não sei qual modelo escolher, o Air ou o Pro Retina.

Sei que o Pro Retina é melhor, no entanto, como usarei o note apenas para dar e preparar aula na Faculdade, não necessito de potência. Fico na dúvida por causa da tela retina. Na prática, faz uma diferença significativa? Ou seja, quando eu utilizar o Pages, cansarei menos a visão e será mais tranquilo passar horas digitando?

Além disso, qual processador escolher? Faço upgrade nos i5 ou vou direto para o i7? Ou no meu caso não fará diferença? Quanto à RAM, penso em 8 ou 16. Quero teu uma máquina por anos, sem me preocupar com futuras trocas. Como não usarei programas pesados, preciso fazer esse acréscimo?

Será meu primeiro MacBook, por isso tem que ser uma experiência incrível!

 

Agradeço a ajuda e colaboração de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de Air e faria só o acréscimo de RAM pra 8GB. Pra seu tipo de trabalho não precisa da tela retina. Talvez o MacBook Pro, sem ser retina, fosse uma boa pra você! Pois ele atende bem suas necessidades e no futuro você pode fazer upgrade de RAM e de HDD/SSD mais baratos que no site da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, caro Luiz, quanto ao SSD, é algo que não abro mão, já que, após comprar para meu notebook, é algo que, depois de ter, fica difícil viver sem.

 

Concordo contigo, as peças no site da Apple são muito caras. Hoje, fácil comprar uma SSD com baita armazenamento por um preço acessível. Há quase 2 anos atrás comprei a minha de 60g por 350 reais. Os tempos mudaram.

 

O MacBook Pro pesa mais de 2kg. Acho injusto pagar caro por algo pesado, sendo que mobilidade é um dos pontos que me interessam. O Air tem isso a favor, mas o Pro Retina tem uns 300g a mais, então... Difícil.

 

Já que vou gastar uma nota em um MacBook, penso que, se pagar um pouco mais, visto que não é todo dia que a gente compra um, valerá a pena. 

 

Apesar da tua ajuda, retorno à indecisão hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma dica do Luiz, MBA 13" com 8GB de RAM. Queres algo leve, então o MBA 13" tem bom peso e bom tamanho de tela e resolução. Se puderes dar R$5000 à vista, tu consegue comprar o MBA 13" com 8GB/256GB SSD com o desconto de educação.

 

Só por curiosidade, "Rio Grande" é o RS ou a tua cidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Air é suficiente. A tela retina é impressionante, vale a pena.

 

Até c/ 4GB de ram dará conta, mas recomendo o de 8GB se o seu orçamento permitir.

 

Com relação as opções de processador, sinceramente, eu economizaria nesse ponto já que seu uso será básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, por incrível que pareça, Rio Grande é a cidade.

Segundo, difícil escolher, pois sei do potencial do tela retina, assim como sei da mobilidade e estética do Air.

Na verdade, acho que queria um empurrão de quem entende para comprar um pro retina 8GB RAM, i5 básico hehehe loucura que vale a pena, porque, além disso, ainda tenho que comprar uma capa de 200 que há no site, cabo VGA e Apple care.

Lá vai toda a bolsa do mestrado hehehehe

Talvez eu esteja um tanto iludido com a tela retina. Não sei, né, fazer aulas e uma dissertação em uma tela normal e em uma retina... Tentação né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se estou fazendo muito caso da tela retina... Temo estar iludido. De qualquer forma, penso que digitar por horas em uma retina deve ser maravilhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabe qual escolher ? Então não compra...

 

Este forum está virando suporte/consultoria de graça… Reparem nos "Útimos Posts" de uns tempos para cá… 

 

Tópicos do tipo "Tamanho do SSD faz diferença no desempenho do Fusion Drive" ou "Qual é o tempo de boot do seu Mac (Mavericks)?" são minoria… o que mais tem é "[AJUDA] Não sei qual MacBook escolher" ou "Compensa trocar MacBook Pro 13" i7, 16GB RAM, por um MacBook Air 13", i5, 8GB RAM?"

 

Enche o saco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie um site com fórum pago que resolve sua indignação! Deixe os caras perguntarem, se não é de seu interesse responder, não responde! Além do mais, essas discussões sobre compra nos ajudam com as especificações técnicas para cada tipo de trabalho. Estamos aqui pra nos ajudar!

Editado por Luiz Henrique Linhares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, tu deu um resposta técnica e bem legal no tópico sobre o tamanho do ssd e sua influência no desempenho! Uma pena pensar dessa forma!

Editado por Luiz Henrique Linhares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao que realmente interessa...

 

Gostei bastante da tela Retina, ela realmente não cansa em nada a vista.

Com o rMBP, você pode conectar um cabo HDMI diretamente nele para suas apresentações. Já com o MBA, é necessário o adaptador Thunderbolt (mini Displayport) para HDMI ou VGA.

 

Tive um MBP 13" antes do Retina e vou te dizer: A tela surpreende pelos detalhes, sim. É maravilhosa mesmo. Fazer edições de fotos, no iPhoto ou no Aperture é surpreendente.

Mas como você mesmo suspeita, e está correto, trabalhar horas com este tipo de tela praticamente não cansa a vista!!

 

Compra logo o rMBP e vá ser feliz sem arrependimento!

 

Abraços!

Editado por Leonardo Aguila
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Z_H, em Fórum há todo tipo de questionamento. Participas dos que te interessa.

Sei que para alguns isso deve ser uma chatice, no entanto, se eu não perguntar aqui, para apreciadores da maçã, farei aonde?

Engraçado que, quando não nos interessa, é chato. Do contrário, é válido.

Editado por maganeses
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maganeses, se o que precisa é um empurrão para fazer a sua loucura, cai de cabeça.

 

Corrigindo, 220 gramas de diferença.

 

MBPr 1.57kg vs MBA 1.35kg

 

Tenho um MBPr 2.6 8gb de Ram e 512 SSD. É LINDO.

 

No dia-a-dia a tela retina não me deslumbra não... Os gráficos são bem melhores mas, principalmente naqueles programas que não foram atualizados para tela retina, você vê a diferença de resolução.

 

Eu acho que você ficaria bem satisfeito com o MBA, mas se o seu dinheiro permite, pra que ficar só satisfeito né? kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe esses comentários ajudam muito. Só imagino o dia a dia com um pro retina.

Pelo que vi, quanto mais upgrade, mais pesado fica. Constatei isso em lojas virtuais. Estranho RAM e SSD pesar tanto. Ou eles pensam que um note de 8GB pesa mais que um de 4GB ou a Apple faz algo louco.

Quero exatamente isso, Baeta, um note para não me preocupar tão cedo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sinceramente comprar um Retina pra ti é "luxo", tu não vai usar o potencial da máquina, na verdade nem 20% dele. Mas é aqui que está a questão, se tu pode pagar, compre.

 

Eu recomendo um Air com 8Gb + SSD 256Gb. 

 

Se não vai armazenar muita coisa no Macbook, pegue o modelo de 128Gb mesmo que já te atenderá muito bem.

 

Quanto a tela retina, pra te falar a verdade nunca vi uma de perto, só de iPad, e é interessante poder olhar de muito perto pra tela e não ver o pixel. No meu notebook aqui eu tenho uma tela 15.6" 1920x1080 de resolução e costumo ficar a aproximadamente 1 metro dele e os pixels são totalmente invisíveis em qualquer tarefa que faço, sejam jogos, texto, o que for. Se for usar o notebook apenas para leitura/escrita não vejo necessidade de uma tela retina. Ela se faz MUITO válida pra quem trabalha com imagens pois tu ganha em área útil, não precisa ficar dando "scroll" pra lá e pra cá na imagem pra fazer a edição. Claro que ela é uma tela mais bonita e agradará mais os teus olhos, mas isso acontecerá na primeira semana, depois tu se acostuma e esquece que está vendo muitos pixels, ou melhor, nenhum pixel. Não acredita? Faz um teste rápido. Pega teu notebook atual, abaixa a resolução dele pra uns 1024x768 e trabalha assim, em tela cheia, por algumas horas, depois volte para a resolução nativa. Pronto, é isso que tu vai sentir quando tiver uma tela retina, mas depois de um tempo já era, o efeito passa, teu cérebro se acostuma (...)

 

A sensação de "conforto" ao olhar para a tela tem mais a ver com a qualidade das cores e com a emissão de luz da (principalmente esse ultimo fator) do que qualquer outra coisa. Tanto o painel do Air quanto o do rMBP são retroiluminados por LED e possuem níveis de emissão por volta de 350cd/m², ou seja, vão atingir a tua vista com a mesma intensidade, logo, o "conforto" ao usar a máquina será o mesmo.

 

Outro motivo para comprar o Air, ao meu ver, é a bateria, são 3 horas  a mais que o rMBP, isso pode fazer você simplesmente NUNCA ter que levar o carregador do macbook contigo pra faculdade (universidade? Colégio?)

 

Entre na Apple Store Educacional (digita "apple store educacional" no google se não encontrar no site que é o primeiro que aparece) e pegue o telefone, ligue lá, diga que é estudante, mesmo que seja de pós graduação, ou professor, e pronto, tu terá um desconto muito bom, e se pagar a vista são mais 10% de desconto.

 

Também recomendo os vendedores aqui do fórum, tanto o Monaco quanto o Gfruas são totalmente confiáveis e tu poderá comprar com eles sem problema. Meu primo comprou 2 Airs e 2 iPhones com o Monaco pagando adiantado e tudo chegou certinho, no prazo e lacrado no plástico da Apple. Fica ai a dica.

 

Quanto ao Zé Ruela que falou de "consultoria de graça" no fórum, vai procurar o que fazer, esse espaço existe EXATAMENTE pra esse tipo de dúvida. Senão fosse isso qual seria o propósito do fórum? Ficar vendo quem tem o Macbook mais caro? Ficar discutindo taxa de leitura/escrita de SSD ? Ahhhh faça-me o favor e vai procurar o caminhão que cê caiu...

 

Qualquer dúvida não tenha vergonha de perguntar. Alguns aqui são os chamados "Heavy Users" e vão poder te ajudar com ctz.

 

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esse negocio que o retina é luxo pra mim é balela

vale cada centavo o investimento, independente do uso

 

tenho um macbook pro de 13 e um retina de 15, quando uso os 2 lado a lado a diferenca chega a ser ridicula

no de 13 da pra ver os pixels claramente, e olha que as telas dos macbook ñ retina é extremamente boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse a tela, eu disse "o" Retina, no sentido de "Macbook Retina". Pagar 1500 reais a mais pra usufruir apenas da tela retina é doidera de mais. Isso se ele pegar o Air com 8Gb + 256SSD, se pegar o modelo 128 Gb + 8 Gb de RAM a diferença passa dos 2 mil reais.

 

Dependendo da distância tu enxergará os pixels em qualquer tela, como falei, na distância usual, de 70 a 100 cm, uma tela retina ou uma tela normal não apresentarão pixels visíveis, ainda mais que a tela do Air que é 1440x900.

 

maganeses, boa sorte, depois nos conte o que fez :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...