Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Disco SSD e MacBook Pro


Posts Recomendados

vou fazer isso tambem e estou procurando ha semanas.

coloque 8GB de ram sim e vale o SSD que é bem mais rapido. tem que ser sata 2,5"e no meu caso o sata 1. mas geramente os hds que tem sata 3 funfa em 1 e 2.

por marca, todos indicam samsung, mas kingston e cosair sao otimos. o detalhe prncipal que voce deve ver é a taxa de leitura e afins. vi que kingston geralmente fica na faxa de 450 enquanto corsair e samsung mais de 500. mesmo assim se voce ficar com o kington a velocidade é beeeeeem superior de um hd que fica em torno dos 100. no ML tem um cara que vende de 120GB que é o que eu quero por 280,00!! e voce ainda pode retirar o dvd e deixar seu hd normal.

Editado por Julio CBP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe a necessidade de particionamento de um SSD.

 

Boa noite.

Aproveitando a abordagem do assunto sobre o uso de SSD's no Mac, acabo de fazer o upgrade e estou com problemas ao particionar a unidade SSD.
Adquiri uma unidade kingston hyperX 3k 240gb, e quando tento particionar para direcional parte do armazenamento para o sistema e outra para arquivos, o processo não passa da metade, indicando a mensagem "aguardando que os discos reapareçam".
Assim está a várias horas.
Alguém sabe me dizer o que pode ter acontecido, ou estar acontecendo?
Desde já obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD é um dos melhores investimentos a serem feitos.

Para quem tá iniciando, compra um macbook pro novo, modelo de entrada (tem várias promoções para queima de estoques) e investi no kit SSD Samsung 840 PRO e memória Corsair Vengeance, seja 8GB ou 16GB (vai do uso e necessidade de cada um) e seja feliz.

Performance garantida e sorrizo de orelha a orelha.

Mas um detalhe muito importante, tem de reinstalar o sistema do zero, não me vai fazer aquele esquema de clonar HD, é só dor de cabeça.

É mais trabalhoso mas com certeza vai evitar problemas futuros.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um MacBook Pro desses mais novo de 13 polegadas I5, uso maquina virtual o tempo todo, instalei via bootcamp e virtualizei pelo VMware, ficou bem leve, mas já tenho 16gb de ram 1600, quero um ssd tambem, mais já tenho um hd de 1tb nele, pra trocar pelo ssd é dinheiro demais agora rs Mas trocarei em breve... Não comprei do Retina porque ainda sou escravo do gravador de cd, sou dj a moda antiga rs Gravo cd todo fds... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD vale muito a pena, melhora demais o desempenho da máquina. Coloquei no meu iMac 2010 e o bichinho rejuvenesceu na hora. Optei por um Kingston V300 pela compatibilidade e preço, além disso a minha velocidade de transferência fica limita pela conexão SATA II. Pra quem tem máquinas mais novas com SATA III vale a pena considerar o Samsung Pro, lembrando também que os SSD's de 240Gb+ são bem mais rápidos que os de 120Gb pra baixo, principalmente na escrita. No meu caso, eu instalei no lugar do drive de DVD usando um caddy e uso o SSD para o sistema e o HD original para o armazenamento mais pesado (bibliotecas do iTunes, iPhoto, iMovie, Lightroom, etc. e demais arquivos). A instalação é bem simples, basta seguir os tutoriais do iFixit, e o custo-benefício compensa muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que ambos são necessários...tanto RAM quanto SSD. Uma opção que posso sugerir por experiencia pessoal é um upgrade de memória sim. O macbook tem 6GB e me atende muitíssimo bem , mas 8 também não fariam mal. Mas o principal, O SSD, você poderia tentar outra opçao.....HD Híbrido. Conhece? O HD original do meu era 250GB. Troquei por im de 500 e depois por outro de 750GB. Mas o problema sempre foi a velocidade. Até que pesquisei muito, li muito a respeito e optei por um HD híbrido com 1TB! Claro que não é tão rápido quanto um SSD. Mas o custo benefício vale! Com o preço de um SSD 256GB você compra um Híbrido de 1TB. Para você ter um exemplo de velocidade...

Cronometrei antes e depois da troca.

HD normal de 750GB.....tempo médio de inicialização : 1 min e 12 seg

HD híbrido de 1TB.......... Tempo médio de inicialização : 28 seg

Espero ter ajudado

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz um upgrade no meu iMac 21,5" e coloquei um SSD de 128GB e recomendo, pois ficou muito melhor.

 

E pra quem puder manter o SSD + HDD , pode fazer o Fusion Drive que a apple implantou na última geração de iMac's.

 

o que é o Fusion Drive http://macmagazine.com.br/2012/10/26/saiba-mais-sobre-o-fusion-drive-nossa-solucao-de-armazenamento-oferecida-opcionalmente-em-macs-desktop/

 

Tutorial de como fazer o Fusion Drive

 

Em inglês: Tutorial

O que precisam:
1- Mac onde possam instalar um SSD e um HDD ao mesmo tempo iMac (>=2009), MacBook (Late 2008 Aluminum, Early 2009 ou mais novo), MacBook Pro (>=Late 2008), Mac mini (Early / Late 2009, Mid 2010 Server, >=Mid 2011 or newer), Mac Pro (>=Early 2008).
2-SSD + HDD instalados internamente (não funciona com drives externas)
3- Drive externa para backup com o Time Machine
4- Pen ou disco externo com >8GB para a instalação do OSX 10.8.3 ou mais recente

Passo 1:
Backup do sistema actual para Time Machine. O processo formata os discos por isso para é necessário backup para repor a informação na Fusion Drive.

Passo 2:
Download do OS X Mountain Lion 10.8.3 ou mais recente da App Store

Passo 3:
Mover o ficheiro de instalação da pasta Aplicações para o Desktop.

Passo 4:
Clicar com o botão direito do rato e selecionar Show Package Contents (Mostrar Conteudo do Pacote).

Passo 5:
Ir para Contents > Shared Support.
Copiar InstallESD.dmg para o desktop.

Passo 6:
Usando o Utilitário de Discos, fazer restauro da pen com o ficheiro InstallESD.dmg (Não fazer isso no disco do Time Machine!!).

Passo 7: Instalar o SSD no Mac onde estejam a fazer o upgrade. (Podem ser necessárias peças adicionais para conseguirem ter 2 discos no MBP e Mac Mini.)

Passo 8:
Fazer boot com a pen onde têm o Installer do 10.8.3. (Carregar na tecla Option durante o arranque e escolher a pen)

Passo 9:
Abrir o Terminal.

Se o SSD era novo aparece a mensagem de disco não reconhecido, simplesmente cliquem em ignorar.

Passo 10:
No Terminal, escrever: diskutil list
Nos resultados aparece uma lista de discos com a ID de cada um. Anotar a ID (por ex: disk0 e disk1).

Passo 11:
No Terminal, escrever: diskutil cs create drivename driveIDs (por ex: "diskutil cs create Mac disk0 disk1")
Este comando agrega os dois discos num só (como CoreStorage ainda não como Fusion Drive)

Passo 12:
No Terminal, escrever: diskutil cs list
Este comando dá uma lista de Core Storage Logical Volume Groups (aka Fusion drive). É preciso anotar duas coisas. 1 - a string alfanumérica do Logical Volume Group. 2 - o espaço livre do Logical Volume Group.

Passo 13: 
No Terminal, escrever: diskutil cs createVolume groupString jhfs+ volumeName size (por ex:"diskutil cs createVolume 2324234EA-23423F-324 jhfs+ Portatil 1000GB") 

Passo 14:
Acabar a instalação do 10.8.3 ou mais recente

Passo 15:
Restaurar com o backup do Time Machine

Neste caso é importante ter o OS X 10.8.3 ou superior dado este ter a versão do Utilitário de Disco que permite a diferenciação entre Core Storage e Fusion Drive.
Na Core Storage os discos aparecem agregados mas o SO não sabe em que disco coloca os dados e ficheiros. Correm o risco de encher o SSD e depois ter as velocidades limitadas ao HDD.
Na Fusion Drive os ficheiros acedidos mais frequentemente são colocados preferencialmente no SSD e os menos acedidos são movidos para o HDD dando a sensação de performance próxima de um sistema apenas com SSD mas com maior capacidade de armazenamento.

Teoricamente quanto maior o SSD, mais cheia precisa de estar a Fusion Drive para se notar a quebra de performance.
Um SSD 64GB + HDD 1TB não é uma Fusion Drive equilibrada.
Recomendo usar SSD 120GB + HDD 500GB ou SSD 250GB + HDD 750GB.

 

Comprei o SSD no site: macsales.com.br

Também está disponível os tutoriais para instalação em videos: eshop.macsales.com/installvideos/

post-64085-0-64478900-1396133053_thumb.j

post-64085-0-77408900-1396133055_thumb.j

post-64085-0-98302700-1396133057_thumb.j

post-64085-0-28170900-1396133059_thumb.j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei no meu MacBook Pro um SSD da OWC, o computador é outro, pela velocidade com que os dados são lidos, certa vez mandei duplicar um vídeo de uma Keynote da Apple que tinha aproximadamente 8GB, a duplicação foi feita em quase 1 minuto, simplesmente fantástico. Aconselho a compra de um OWC Extreme de 6Gbits!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um MBP 13" com HD SSD 512MB da Crucial, modelo M4 SATA III. Digo a todos, não existe melhor atualização a ser feita. Aumento de memória RAM melhora uns 15% mas a troca do HD normal por um SSD melhora uns 70%, fora que ainda se ganha mais autonomia da bateria e não se tem problemas com Bad Block.

Recomendo a todos!!!

Só para informação a configuração do meu MBP:

MBP final 2011 13"

Core i7

16GB RAM

HD SSD 512GB Crucial M4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A troca de memoria dá uma grande ajuda sim, eu mesmo tinha 4gb e após colocar 8gb a maquina parou de ficar lenta como era de costume.

Mas após colocar um disco SSD eu fiquei abismado com a melhora de performance, foi algo assim surreal.

Hoje eu trocaria primeiro o disco por um SSD e depois colocaria a memória,  mas se o caixa for pouco a memória já vai ajudar bastante mas nada como o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

estou interessado nesse esquema de SSD e RAM, mas gostaria de uma opinião de quem está mais envolvido. O meu Macbook é 13" Late 2010, ainda tem a placa de nVidia de 256MB (o que ainda me deixa divertir com alguns jogos no Windows pelo bootcamp). Eu só comprei pq fui pros EUA em 2010 e trabalhei lá. Nos EUA é muito acessível. Aqui no Brasil, não tenho condições pelo orçamento de comprar um novo (mesmo parcelando, é um investimento pesado pra mim).

 

Trabalho com música nele (performance em palco com MainStage) e algumas edições de vídeo. O Macbook atende bem, não dá latencia nem nada, mas, por segurança, sempre reinicio ele antes de começar uma performance, pra garantir que a RAM esteja zerada e não trave os sons (se eu montar um som muito complexo, com várias camadas e vários efeitos, já corre o risco de travar). O processador ainda é core 2 duo. Já vi muitos músicos indicando colocar SSD nos macs com drive de cd.

 

Mas, vocês acham que vale a pena fazer esse upgrade de SSD e RAM pra uma Macbook "velho" assim, ou é gastar dinheiro atoa? Se eu tivesse a chance de trocar o Macbook mesmo, teria que partir para o de 15", por conta da tela, mas o $$$$ é muitoooooo caro! 

 

PS: o HD original dele pifou ano passado, aí coloquei um novo de de 500GB, mas de 5400rpm, fiquei com medo de colocar um de 7200 e esquentar ou vibrar demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta pra quem já fez essa modificação,

estou pra comprar o Samsung 840 EVO de 250GB (a diferença de preço pro PRO não cabe no meu bolso). É melhor eu colocar o SSD na adaptador caddy, no lugar do drive óptico e deixar o HDD em seu lugar original? Ou recomendam colocar o SSD no lugar do HD original, e instalar o HDD no adaptador do drive óptico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta pra quem já fez essa modificação,

estou pra comprar o Samsung 840 EVO de 250GB (a diferença de preço pro PRO não cabe no meu bolso). É melhor eu colocar o SSD na adaptador caddy, no lugar do drive óptico e deixar o HDD em seu lugar original? Ou recomendam colocar o SSD no lugar do HD original, e instalar o HDD no adaptador do drive óptico?

 

Dá uma lida nesse artigo que vai te responder   :)

 

http://www.everymac.com/systems/apple/macbook_pro/macbook-pro-unibody-faq/macbook-pro-13-15-17-mid-2009-how-to-upgrade-hard-drive-ssd.html

 

EDIT:

 

A partir da parte Hard Drive Types & SSD Replacement Options.

Editado por Malagoli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Dá uma lida nesse artigo que vai te responder   :)

 

http://www.everymac.com/systems/apple/macbook_pro/macbook-pro-unibody-faq/macbook-pro-13-15-17-mid-2009-how-to-upgrade-hard-drive-ssd.html

 

EDIT:

 

A partir da parte Hard Drive Types & SSD Replacement Options.

 

Valeeeeeeeeu

depois de muito esperar, de analisar, e comprar o mais em conta, fiz o FusionDrive no meu macbook. A diferença é gritante mesmo! Assim que sobrar um $$$ no orçamento, passo pra 8GB de RAM. Coloquei o SSD no espaço do antigo HD, e o HD mesmo em si no lugar do drive de CD/DVD. Muito bom! Valeu pelas dicas galera!

Editado por Paulo Henrique Guedes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Pessoal, eu tenho um MBP 13" 2009 com 2gb ddr3 e devido a um problema no hd original, comprei um SSD Kingston 120gb UV300
Coloquei para instalar numa sexta feira e terminou na terça feira!
E eu não consigo logar devido a lentidão absurda!

Coloquei outro hd de 500gb seagate , o OS instalou em 20 min e ficou uma beleza.
Voltei o SSD como primário e coloquei o HD como secundário, no HD sobe que e uma beleza, ele reconhece o SSD mas se coloco para subir o SYSOP no SSD, não dá....

Estou frustrado por que vi um vídeo de um americano usando mesma marca e instalou em menos de 20 min!
É verídico a informação sobre memoria?
Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...