Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar pasta /home de partição


gurgel07

Posts Recomendados

Pessoal,

Quando fazia parte do mundo Windows, um dos truques que utilizava, a partir do Windows Vista, era mover a pasta Home/Usuário para outra partição. Isso me dava três vantagens:

1) Eu mexo com arquivos o tempo todo, o que, no Windows, causava uma grande fragmentação. Como os arquivos ficavam separados do sistema, este se fragmenta muito menos que o normal; a fragmentação "pesada" ficaria na partição referente aos arquivos.

2) Reservar o primeiro terço do HD para o sistema também possibilitava um menor tempo de carregamento, visto que essa área possui as maiores velocidades de leitura de disco.

3) No caso de ser necessária uma formatação, teria-se um backup pronto em outra partição, que só precisaria ser apontada de novo como a /home do sistema para este ter todos os arquivos restaurados.

Eu comprei o Mac da assinatura em janeiro/2013. Ele apresentou alguns problemas de lentidão algum tempo depois do Mavericks, então fiz uma instalação limpa, o que me fez lembrar na hora da divisão de HD que tinha no Windows. Gostaria de saber, então:

1) O procedimento de mudar a /home de partição pode danificar o Mac? Haveria algum benefício além do backup?

2) Alguém por aqui também faz isso?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Já fiz isso no meu Macbook Pro anterior (que não era retina) pois havia instalado um SSD e mantido o HD em um caddy que substituía o superdrive. Nesse caso eu deixava apenas o SO e os Apps no SSD de 128GB e a pasta de usuário, com todos os meus arquivos e bibliotecas ficava no HD de 1TB.

 

Não danifica o Mac OS se for feito corretamente. Você não pode simplesmente mover a pasta do usuário, tem que copiar ela para a nova localização e depois apontar esse local para o sistema. Nada de muito complicado também.

 

Mas não vejo nenhuma vantagem em relação ao backup e possíveis reinstalações do sistema, como o Mac tem o Time Machine para fazer backups automáticos, é mais vantagem usa-lo do que dividir teu HD em duas partições pra facilitar um possível backup manual depois.

Além disso o Time Machine tem uma enorme vantagem sobre o particionamento, ele vai manter um backup atualizado de tudo que tens no Mac dentro do HD externo... o particionamento pode até facilitar uma reinstalação em caso de problemas no SO, mas se o HD tiver uma falha você vai perder todos os teus arquivos de qualquer maneira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso no meu Macbook Pro anterior (que não era retina) pois havia instalado um SSD e mantido o HD em um caddy que substituía o superdrive. Nesse caso eu deixava apenas o SO e os Apps no SSD de 128GB e a pasta de usuário, com todos os meus arquivos e bibliotecas ficava no HD de 1TB.

 

Não danifica o Mac OS se for feito corretamente. Você não pode simplesmente mover a pasta do usuário, tem que copiar ela para a nova localização e depois apontar esse local para o sistema. Nada de muito complicado também.

 

Mas não vejo nenhuma vantagem em relação ao backup e possíveis reinstalações do sistema, como o Mac tem o Time Machine para fazer backups automáticos, é mais vantagem usa-lo do que dividir teu HD em duas partições pra facilitar um possível backup manual depois.

Além disso o Time Machine tem uma enorme vantagem sobre o particionamento, ele vai manter um backup atualizado de tudo que tens no Mac dentro do HD externo... o particionamento pode até facilitar uma reinstalação em caso de problemas no SO, mas se o HD tiver uma falha você vai perder todos os teus arquivos de qualquer maneira...

 

Beleza, vou testar o Time Machine aqui. Obrigado  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer usar o mesmo disco:

 

Vá em Preferências -> Usuários e Grupos -> Opções de Início -> Servidor de Contas Rede: Conectar -> Abrir Utilitário de Diretório -> Editor de Diretório.

 

Vai aparecer uma lista com vários serviços. Selecione o seu nome de usuário na lista - ou digite na barra de pesquisa - e edite o campo NSFHomeDirectory. Ponha o endereço da pasta de sua preferencia. Ex.: para uma partição chamada arquivos, ponha o endereço /Volumes/Arquivos.

Edite SOMENTE ESSE CAMPO!

 

Depois, é só reiniciar o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 06/03/2014 at 01:42, Victor Mendes disse:

Se você quer usar o mesmo disco:

 

Vá em Preferências -> Usuários e Grupos -> Opções de Início -> Servidor de Contas Rede: Conectar -> Abrir Utilitário de Diretório -> Editor de Diretório.

 

Vai aparecer uma lista com vários serviços. Selecione o seu nome de usuário na lista - ou digite na barra de pesquisa - e edite o campo NSFHomeDirectory. Ponha o endereço da pasta de sua preferencia. Ex.: para uma partição chamada arquivos, ponha o endereço /Volumes/Arquivos.

Edite SOMENTE ESSE CAMPO!

 

Depois, é só reiniciar o computador.

Excelente dica. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...