Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Compro um SSD ou um MacBook novo?


Adriano Arruguetti

Posts Recomendados

 

 

Infelizmente o anúncio foi finalizado =/

Vi aqui que tem SSD SanDisk 120GB no Mercado Livre por R$ 269. Vi falar bem dele e dizem que eh o que a Apple usa (carece de fontes  :P). 

De qualquer forma, segue o link do que eu comprei.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527486925-hd-v300-ssd-kingston-120gb-_JM

 

 

Como eu falei mais acima, o v300 NÃO FUNCIONA com a máquina dele. V300 tem controladora sandforce e sandforce não se bica com MCP97 (chipset do MBP 2009) vai de sandisk, de samsung, de qualquer coisa, só não compre SSD com sandforce que ele vai ficar travado em sata 1, ou link negociado 1.5 ao invés de 3, e isso fará ele travar as transferências a uma velocidade por volta de 100Mb/s.

 

https://discussions.apple.com/message/23749534#23749534 

https://discussions.apple.com/message/23754929#23754929 (nesse eu participo da conversa :) )

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tenho um Meu MacBook Pro 15"  Core i5 de 2.53 GHz de meados de 2010 com 4GB de memória com placa de vídeo dedicada de 256mb.

Troquei o HD dele por um SSD Samsung 840 EVO de 250Gb essa semana e meu computador está me atendendo super bem. Como ainda não tive a experiência de usar uma tela retina dos novos MBP não tenho o que reclamar. 

 

Agora é atualizar a memória, comprar um suporte para o HD antigo, retirar o leitor óptico, e fazer um FusionDrive.

 

Comprar um novo equipamento? Só daqui alguns anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano, eu tenho um Macboo Mini 2.3ghz com SSD, ano passado eu comprei meu primeiro Macbook Pro ano passado, Retina 8GB - 128GB. Porém, no final do ano acabei comprando um outro Macbook usado, Mid 2010, Core 2 Duo 2.6 e coloquei SSD nele, então falo por experiencia prórpia: 

 

Eu deixei as duas máquinas com os mesmos programas. Basicamente eu uso:

Espresso (para programacao web)

Xcode (programacao IOS)

Photoshop

Pages e Keynote 

Final Cut X Pro

 

Enfim... É lógico que a tela do Macbook Retina é incomparável. Pra manipulação de fotos / videos então, nem se fala. É ótimo pra deixar vários apps abertos e aumentar a resolução da tela, fazendo com que tenha mais área visível.

 

Porém, o Macbook após eu inserir um SSD no Macbook antigo, ele me surpreendeu bastante!!

Exceto o Final Cut, todos os outros programas rodaram perfeitamente e não me deixaram na mão hora nenhuma!

Acabei vendendo o este Macbook simplesmente pois a bateria estava ruim e eu precisaria trocá-la, simples assim!

 

A direferença de preço é enorme, entre você comprar um SSD ou um Macbook Retina.

Se eu fosse voce, não trocaria de Macbook. Melhora este que você tem, de repente coloca mais memória e o SSD.

E, claro, instala o sistema do 0.

Voce sentirá a diferença com certeza!

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, depois de meses e muito tempo pensando, estou revivendo este tópico para contar pra vocês qual foi minha escolha.

 

Comprei um MacBook retina!

 

Acabei ficando muito preocupado com duas coisas: A primeira era errar o tipo de SSD que rodaria bem no meu MacBook antigo. A segunda era o meu medo de ver a Apple "abandonando" os updates do OS X em máquinas com processador Core 2 Duo. Consegui vender o meu MacBook Pro de 15 pelo mesmo preço que paguei (R$ 2.500) e peguei um Retina usado de 13 polegadas (late 2013, 2.4 GHz Core i5, o modelo atual).

 

No começo fiquei muito ressabiado de sentir falta das polegadas a mais, mas o tamanho mais prático, peso bem mais leve e a qualidade da tela me deixaram muito satisfeito com o Mac. O de 15 é mais bonito, mas a tela menor não me prejudica no dia-a-dia. Eu ainda posso aumentar a quantidade de área da tela, emulando a resolução de 1440x900 e ainda tendo ótima qualidade, então é como se eu estivesse usando a mesma tela de 15 polegadas de sempre. Isso sem falar na velocidade. O bixinho liga em 13 segundos, tudo é muito rápido, os apps demoram apenas duas puladas na dock, NO MÁXIMO. Estou muito feliz com a compra. Se puder pegar um Retina, cara, não tem como se arrepender. Os MacBooks retina são máquinas incríveis.

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também andei pesquisando demais sobre isso Adriano! temos a mesma máquina. Só se atente a uma coisa, SSD's com controladora Sandforce NAO FUNCIONAM NELE. Alias, funcionam, mas limitam o sata a 1.5g enquanto a controladora do mac (nédia) MCP97 suporta sata II ou sata 3g. Isso irá limitar transferencias a uma média de 100mb/s enquanto você poderia ter uns 300 MB/s. Lógico que ela ficará mais rápido mesmo assim, afinal estamos falando de latencias de acesso de quase zero ms, mas náo é melhor colocar o certo?

 

Recomendo os Samsung 840 Evo e Pro e acho legal também os sandisk, garantia de 1 a 3 anos NO BRASIL (dependendo do modelo) pegue o modelo com o vendedor e cheque no site da sandisk e eles tem controladora Marvell. Vi que tem um modelo que tem controladora Sandforce, mas que tem um patch da sandisk que trava  a transferencia pro resto da vida em Sata II, quer dizer, voce precisaria aplicar outro patch para voltar a ser sata 3, o que não é nenhum problema.

 

Tem sandisk a 269 + frete no ML com vendedor super certificado! Só achei o frete meio caro, mas se rachar o sedex em algumas pe;cãs, ou seja, juntar uns 3 ou 4 usuários de sp e comprar todo mundo junto, deve se conseguir desconto e frete mais barato!

 

Em relação a pergunta inicial, é bem simples de responder. SSD melhora transferencia de dados e não processamento ou video, ou seja, nada que exija processador será mais rápido, voce não ganhara mais FPS num jogo, etc. então monitore sua CPU. Se ela está sempre em 100%, ajudará muito pouco. melhor outra máquina

 

Já se estiver perto da metade e voce usa muitos programas com arquivos grandes, e não tem muita paciência para tempo de abertura, resposta, etc, vai de SSD.

 

Particularmente por relatos que andei vendo, vale a pena sim. Afinal os MB de 2008 ainda estão recebendo atualização. E mesmo que você tenha mais um ano com suporte e um ano sem, o que acho que vai demorar mais que isso, não será um problema.

 

Enfim, escrevi, escrevi e não sei se fui claro!

 

 

Qualquer coisa pergunte! Abraços!

Ifcout, Pelo que li do seu post, se eu instalar um SSD SATA III, por exemplo, em meu MBU late 2008 que suporta apenas SATA I, o desempenho será pior que se colocasse um SATA I direto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola Pessoal,

 

Estava acompanhando os posts e fiquei com duvidas.

Tenho o MBPro de 13', Core 2Duo, 2,4 GHz, meados 2010, com 8 GB de RAM.

Estou rodando o OS Mavericks.

 

Sou usuario medio do meu note, utilizo basicamente para edição de vídeos e fotos.

Tambem utilizo Illustrator e Photoshop com certa freqüência.

 

Fiz um upgrade de memoria no final do ano passado, de 4 para 8Gb.

Porem no tocante a velocidade, não senti uma melhora considerável. Ao contrario, ele sempre aparece a bola colorida.

 

Estou pensando em investir num SSD, pois não tenho intenção nem $$$ para investir num MBP  retina.

Para minha maquina, qual modelos de SSD's voces sugerem?

Sera que trocando para SSD consigo resolver o problema?

 

Nao sei se ela eh Sata II ou III.

 

Agradeço a ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal,

 

Estava acompanhando os posts e fiquei com duvidas.

Tenho o MBPro de 13', Core 2Duo, 2,4 GHz, meados 2010, com 8 GB de RAM.

Estou rodando o OS Mavericks.

 

Sou usuario medio do meu note, utilizo basicamente para edição de vídeos e fotos.

Tambem utilizo Illustrator e Photoshop com certa freqüência.

 

Fiz um upgrade de memoria no final do ano passado, de 4 para 8Gb.

Porem no tocante a velocidade, não senti uma melhora considerável. Ao contrario, ele sempre aparece a bola colorida.

 

Estou pensando em investir num SSD, pois não tenho intenção nem $$$ para investir num MBP  retina.

Para minha maquina, qual modelos de SSD's voces sugerem?

Sera que trocando para SSD consigo resolver o problema?

 

Nao sei se ela eh Sata II ou III.

 

Agradeço a ajuda de todos!

 

Sata II, SSD Samsung 840 PRO. =) Vai melhorar, seria melhor se fosse Sata III, mas com o Sata II a leitura deve ficar em torno 250MB, eu acho!  Abraços!

Editado por Luiz Henrique Linhares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ifcout, Pelo que li do seu post, se eu instalar um SSD SATA III, por exemplo, em meu MBU late 2008 que suporta apenas SATA I, o desempenho será pior que se colocasse um SATA I direto?

 Cara, não vi sua pergunta antes, desculpe ;)

 

Vamos lá:

 

Não, ele vai rodar como SATA I. O problema é o chipset de disco rígidos do seu MB que é incompatível com vários discos, e isso pode fazer com que o SSD não atinja a sua maior velocidade, porém irá funcionar. Mas se seu MBP é SATA I, pode colocar QUALQUER HD que funcionará com SATA !. Os Hd's são compatíveis com tecnologias anteriores e funcionarão com a velocidade máxima que o chipset do MAC suportar, executo chipset Nvidia que tem um bug conhecido com hd's com controladora Sandforce (maioria dos SSD's) e não corrigido que faz com que eles sempre rodem em sata 1.

 

Então no seu caso:

 

SSD ======== MBP ========= Resultado

 

SATA 3               SATA 1                  SATA 1

 

Faz a seguinte conta, sempre rodará na velocidade menor (HD ou Chipset do MAC), exceto no caso do bug acima, com chipset nvidia e controladora sandforce.

 

abs!

Ola Luiz,

 

Muito grato pela ajuda!

 

Extaamente isso, em torno de 250 MB/S leitura e escrita, quando o HD permitir. No meu caso da 150 de escrita e 250 de leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com a mesma dúvida, mas no caso tenho um MB White 2010 com 8gb de Ram.

(Uma história engraçada, durante um ano eu tinha só 4gb de Ram e achava que os Macs eram só propaganda, porque o meu era lentasso. Quando comprei mais 4gb que vi o que era um Mac mesmo, acho um absurdo a Apple vender, até hoje, com 4gb de entrada)

 

Ele me serve até bem, mas algumas coisas, como tempo de espera pra abrir o iPhoto, iTunes, me incomodam...

As vezes da umas travadinhas em vídeos HD, mas é só fechar tudo que fica de boa. No geral uso só pra internet, word/excel, vez ou outra algum jogo mas nunca tive problemas.

 

Como vou pros EUA em setembro pensei em vendê-lo e pegar dinheiro no banco pra pegar um MB Air 2014. Já estava até decidido mas teria que comprar um HD externo pra fazer back up, ai lembrei que dizem que o SSD muda a máquina. Como minha grana já está curta (e com os SSDs de 240gb custando entre 650-1000 reais), se comprar o SSD pra "testar" já posso desistir de comprar um novo, é um ou outro.

Gosto de ter as coisas pra durar, então é interessante levar em conta que uma máquina 2014 deve durar até 2018/19 enquanto a minha por ser 2010 já está mais ou menos no fim da vida útil... Será que vale a pena tentar coloca-lo pra "respirar com ajuda de aparelhos"? hahahaha

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal,

 

Estava acompanhando os posts e fiquei com duvidas.

Tenho o MBPro de 13', Core 2Duo, 2,4 GHz, meados 2010, com 8 GB de RAM.

Estou rodando o OS Mavericks.

 

Sou usuario medio do meu note, utilizo basicamente para edição de vídeos e fotos.

Tambem utilizo Illustrator e Photoshop com certa freqüência.

 

Fiz um upgrade de memoria no final do ano passado, de 4 para 8Gb.

Porem no tocante a velocidade, não senti uma melhora considerável. Ao contrario, ele sempre aparece a bola colorida.

 

Estou pensando em investir num SSD, pois não tenho intenção nem $$$ para investir num MBP  retina.

Para minha maquina, qual modelos de SSD's voces sugerem?

Sera que trocando para SSD consigo resolver o problema?

 

Nao sei se ela eh Sata II ou III.

 

Agradeço a ajuda de todos!

 

Tinha um MacBook Pro exatamente igual ao seu só que com os 4gb RAM originais, instalei um SSD e fiz um comparativo com um MacBook Pro i5, o vídeo está logo abaixo. A única questão que alertaram aqui é uma certa incompatibilidade com alguns SSDs, o meu era da Kingston e não sei porque mas de tempos em tempos congelava ficando uns 30 segundos parado e depois voltava, por isso acabei não usando o SSD, mas quando funcionava era violentamente mais rápido. 

 

Segue o vídeo: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com a mesma dúvida, mas no caso tenho um MB White 2010 com 8gb de Ram.

(Uma história engraçada, durante um ano eu tinha só 4gb de Ram e achava que os Macs eram só propaganda, porque o meu era lentasso. Quando comprei mais 4gb que vi o que era um Mac mesmo, acho um absurdo a Apple vender, até hoje, com 4gb de entrada)

 

Ele me serve até bem, mas algumas coisas, como tempo de espera pra abrir o iPhoto, iTunes, me incomodam...

As vezes da umas travadinhas em vídeos HD, mas é só fechar tudo que fica de boa. No geral uso só pra internet, word/excel, vez ou outra algum jogo mas nunca tive problemas.

 

Como vou pros EUA em setembro pensei em vendê-lo e pegar dinheiro no banco pra pegar um MB Air 2014. Já estava até decidido mas teria que comprar um HD externo pra fazer back up, ai lembrei que dizem que o SSD muda a máquina. Como minha grana já está curta (e com os SSDs de 240gb custando entre 650-1000 reais), se comprar o SSD pra "testar" já posso desistir de comprar um novo, é um ou outro.

Gosto de ter as coisas pra durar, então é interessante levar em conta que uma máquina 2014 deve durar até 2018/19 enquanto a minha por ser 2010 já está mais ou menos no fim da vida útil... Será que vale a pena tentar coloca-lo pra "respirar com ajuda de aparelhos"? hahahaha

Obrigado

Olá Ruan,

 

Tenho um Mac igual ao seu e há uns 2 anos eu coloquei um SSD de 250Gb e joguei o HD para o lugar do CD. Minha máquina ressuscitou!!! Estou com ele rodando muito bem até hj, com Mavericks instalado e rodando perfeitamente! Tanto meu iPhoto quanto o iTunes abrem no máximo com dois "pulos" no dock!!!!

O ideal seria comprar um Air, mas sei que é bem mais caro que apenas um SSD. Levando em conta o uso que vc faz e a grana que vc vai investir, minha sugestão é: Se vc não está podendo gastar em um Air, traga um SSD dos USA quando vc for viajar! Sai bem mais barato que aqui! Basta ter a paciência de esperar até setembro, mas já estamos em junho e setembro tá logo aí!  :lol: 

Em relação ao HD externo que vc comentou, não tem necessidade de comprar um, basta comprar um case para hd 2,5" e usar programas como o Carbon Copy Cloner. Fiz assim para clonar o HD original do meu macbook para o SSD e depois foi só instalar o SSD no lugar do HD original e dar boot! Simples assim. Um case externo deve custar uns 30 reais! 

E se vc comprar o Air, na hora que vc for configurar o Mac novo, se o seu antigo estiver ligado e na mesma rede, vc pode transferir seus aplicativos e documentos direto! Portanto, não precisa colocar o valor de um HD externo na conta!

Editado por Rodrigo Del Monaco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha máquina é um C2D 2009 com SSD de 128gb.. Não senti falta de espaço pois não guardo nada, mas tenho um hd externo de 320gb, então está tudo tranquilo aqui. Assim, a máquina é impressionantemente rápida. Mais rápida que o vídeo do amigo acima, talvez pelo fato que eu já falei do V300 travar em SATA 1. Ressuscitou a máquina, ficou perfeita. Mas como eu falo, o processador ainda é um C2D, o vídeo é antigo e os mais novos são mais rápidos nesse quesito, então, se usar aplicações que precisem de processador ou placa de vídeo, troque de máquina,

 

Se for para internet/office e coisas e eventuais, ponha SSD. Eu só trocaria minha máquina agora por um air 13 2014 com 256GB, pela portabilidade e bateria. Se precisar de gravador de DVD compra um LG slim de 100 reais ou compra um original da apple mesmo!

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha máquina é um C2D 2009 com SSD de 128gb.. Não senti falta de espaço pois não guardo nada, mas tenho um hd externo de 320gb, então está tudo tranquilo aqui. Assim, a máquina é impressionantemente rápida. Mais rápida que o vídeo do amigo acima, talvez pelo fato que eu já falei do V300 travar em SATA 1. Ressuscitou a máquina, ficou perfeita. Mas como eu falo, o processador ainda é um C2D, o vídeo é antigo e os mais novos são mais rápidos nesse quesito, então, se usar aplicações que precisem de processador ou placa de vídeo, troque de máquina,

 

Se for para internet/office e coisas e eventuais, ponha SSD. Eu só trocaria minha máquina agora por um air 13 2014 com 256GB, pela portabilidade e bateria. Se precisar de gravador de DVD compra um LG slim de 100 reais ou compra um original da apple mesmo!

 

abs!

 

Sobre o problema com os ssd com sandforce, o mesmo acontece com o macbook white mid-2010? 

 

Tenho uma maquina dessas, já com 8GB de RAM, e agora estou querendo fazer um upgrade para SSD. 

 

Tava pensando em comprar um kingston V300 pelo preço. Achei também esse sandisk por um preço bem legal, compensaria mais que o kingston?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559182999-hd-notebook-ssd-128gb-sandisk-u110-sata-3-6-gbs-25-veloz-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o problema com os ssd com sandforce, o mesmo acontece com o macbook white mid-2010? 

 

Tenho uma maquina dessas, já com 8GB de RAM, e agora estou querendo fazer um upgrade para SSD. 

 

Tava pensando em comprar um kingston V300 pelo preço. Achei também esse sandisk por um preço bem legal, compensaria mais que o kingston?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559182999-hd-notebook-ssd-128gb-sandisk-u110-sata-3-6-gbs-25-veloz-_JM

 

 

Eu uso exatamente esse modelo, por isso sou suspeito pra falar, rs! É ótimo e não te dará problemas com chipset Nvidia, como é o meu caso. Em relação ao 2010 white, se tiver chipset Nvidia sim, pois o bug é da Nvidia e não da Sandforce. Pode comprar esse U110 e ser feliz, é o mesmo cenário que tenho aqui :)

Editado por lfcout
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...