Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Garantia] Apple Brasil é obrigada a dar garantia a modelos de iPhone não homologados pela Anatel


Posts Recomendados

Isso mesmo Gustavo. Entrei em contato tanto com o suporte no Brasil como o americano e o discurso é o mesmo: levar lá nos EUA ou enviar por alguém (que more lá ou que esteja com viagem marcada para lá). Não há outra opção. Insisti falando que estas opções não são viáveis e eles somente pedem desculpas e dizem não poder ajudar. Ficamos vendidos na história toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo Gustavo. Entrei em contato tanto com o suporte no Brasil como o americano e o discurso é o mesmo: levar lá nos EUA ou enviar por alguém (que more lá ou que esteja com viagem marcada para lá). Não há outra opção. Insisti falando que estas opções não são viáveis e eles somente pedem desculpas e dizem não poder ajudar. Ficamos vendidos na história toda.

 

E a forma de como eles pedem desculpas chega a ser hilária. O Advisor, todas as vezes que eu entro em contato, pedindo que eles me enviem um certificado de garantia, repete 30x que não pode. Daí entra o suporte avançado e sugere que eu vá aos EUA, que faça a troca por lá, que envie por algum amigo.

 

Isso foge ao desrespeito com o consumidor. É tratá-lo como lixo. E o que fazemos com o lixo? Descartamos, justamente porque ele é facilmente substituído. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso me juntar ao clube? Vou explicar minha situação de forma sucinta: 

- Ganhei um iPad Mini Retina Display. Quem comprou este presente, o fez com as melhores das intenções e optou pelo modelo de 128 Gb. 

 

Advinhem? 

 

Pois é. Não é vendido no Brasil. 

 

Não tenho problemas com o aparelho e, considerando o histórico dos iPads, dificilmente terei. Mas sabem como é, garantia a gente quer ter - e não usar. 

 

Fiz todo procedimento com a Apple Brasil, Apple USA e as respostas foram as que vocês conhecem: Desculpe, sinto muito etc. O detalhe é que o vendedor de uma Apple USA assegura que a garantia é internacional e vale sim no Brasil que até tem Apple Store. 

Ou seja, se eles me venderam lá, dizendo que tem garantia aqui, tem que ter garantia aqui e eles tem que se virar para dar. Legalmente, não posso provar que ouvi isso lá, então, juridicamente esse argumento não funciona. Mas que é uma sacanagem a Apple USA não se sensibilizar com esse argumento, isso é. 

 

Mas... 

vejam: 

- O iPad Mini Retina 128Gb é A1489 assim como os outros. Logo, o modelo É compartilhado no Brasil, somente não há os 128 Gb disponíveis. 

- O iPad Mini Retina 128Gb é certificado pela Anatel. Entrando no sistema > Certificados, aparece lá o símbolo da Anatel. 

- Segundo o Procon SP: "O fabricante do produto deverá consertá-lo, desde que a marca seja mundialmente conhecida, já que o fornecedor nacional beneficia-se da marca, valendo-se da maciça publicidade e credibilidade.

 

O fornecedor brasileiro, que representa a marca internacional, deverá reparar o produto adquirido no exterior, mesmo sem a garantia mundial, no prazo máximo de trinta dias corridos, contados a partir da data da reclamação." Fonte: [http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=3354]

 

Logo, o produto é vendido aqui, é homologado aqui e apenas a capacidade que comprei lá não existe aqui. Vamos supor que haja um meio a meio, e eu diga que aceitaria o modelo 64Gb, comercializado aqui, como retorno de garantia... não deve haver NENHUM impedimento para que use a garantia, correto? 

 

Agora, sejamos a pergunta: 

Caso eu tenha algum problema com este iPad, será que terei muitos problemas em passar por cima dos "sinto muito senhor" do Apple Support? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso tem que haver o "bom senso" do suporte avançado da Apple Brasil. O rádio do iPad é homologado pela Anatel. O PROCON infelizmente, caso a Apple não ceda, não vai resolver o problema. A questão é partir direto para o poder judiciário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei na Apple Brasil e escalei o problema até o suporte avançado.

Fui muito bem atendido, porém é aquela educação que não resolve seu problema. Expus os argumentos de forma bastante educada e sensata. Disse que na Apple Store americana eles dizem que tem garantia internacional, quando chegamos no Brasil, descobrimos que não tem. E agora, o problema é nosso. É possível escalar esse problema de forma prática e rápida?

No meu trabalho, não posso faltar. Sou professor. Portanto, tenho um limite de até onde posso / quero gastar fichas com isso, até porque o produto funciona perfeitamente.

Logo, até onde posso ou devo ir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei na Apple Brasil e escalei o problema até o suporte avançado.

Fui muito bem atendido, porém é aquela educação que não resolve seu problema. Expus os argumentos de forma bastante educada e sensata. Disse que na Apple Store americana eles dizem que tem garantia internacional, quando chegamos no Brasil, descobrimos que não tem. E agora, o problema é nosso. É possível escalar esse problema de forma prática e rápida?

No meu trabalho, não posso faltar. Sou professor. Portanto, tenho um limite de até onde posso / quero gastar fichas com isso, até porque o produto funciona perfeitamente.

Logo, até onde posso ou devo ir?

 

Eu te recomendo ir até o Juizado Especial Cível, pois ocorrendo caso de indenização por danos materiais, você será indenizado, de acordo com o preço do invoice, com o valor convertido para reais e corrigido pelo IGPM desde a data da compra. Logo depois de indenizado, a Apple entrará em contato com você para solicitar a restituição do produto, o que é de praxe, acontece sempre. No Juizado você terá uma decisão em aproximadamente 90 dias depois de ingressar com o processo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, não desejo devolver o produto. Apenas quero uma possibilidade de garantia. Nem que demore.

 

Uma Ação Declaratória no Juizado Especial Cível, pedindo o reconhecimento da garantia. É um processo idêntico ao que eu promovi contra a Apple: http://macmagazine.com.br/2014/04/02/justica-brasileira-afirma-que-apple-e-obrigada-a-dar-garantia-a-iphones-comprados-no-exterior/

 

O prazo é de 60 a 90 dias.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, me deram uma solução.

Me ligaram da Califórnia por vários dias sempre me posicionando. Chegaram no seguinte: eles iriam receber o produto de volta na loja em NY arcando com todos os custos de envio e iriam devolver os créditos no cartão.

De fato essa é uma solução que encerra o problema, eu não posso reclamar, porém não aceitei.

Agradeci muito todo o empenho em me ligar, me posicionar quase que diariamente sobre os "passos" dados na busca por uma solução mas que eu não tinha interesse em devolver o produto. agora que eu tenho, eu quero meus 128 Gb e caso de problema eu me viro com a Apple BR + Procon ou peço para alguém trocar lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, é. 

Eles resolveram o meu problema de forma muito correta e pontual. Disseram que, de acordo com as políticas da empresa, o produto não seria trocado por um inferior e eles não oferecem suporte de hardware em um país em que o produto não é comercializado. Sabemos que essa posição atropela o CDC brasileiro, porém entrar nesse mérito com um atendente americano seria inócuo.

 

Sei que no Brasil tenho leis que me amparem a ter garantia neste produto. Porém não irei brigar enquanto não precisar desta garantia. Falta-me tempo. A verdade é que a solução me foi dada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É tão bom quando as pessoas compartilham as coisas pensando em todos e não no seu próprio nariz, como estamos acostumados. Muito obrigada, Gustavo.

 

Estou com problema no meu 5s, já troquei uma vez nos EUA e depois de uma semana com o novo aparelho, ele apresentou o mesmo problema, vou trocar de novo lá, mas de qlqr maneira vou entrar com a ação pra ter direito à garantia aqui no Brasil pra evitar mais contratempos.

 

Mais uma vez, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tão bom quando as pessoas compartilham as coisas pensando em todos e não no seu próprio nariz, como estamos acostumados. Muito obrigada, Gustavo.

 

Estou com problema no meu 5s, já troquei uma vez nos EUA e depois de uma semana com o novo aparelho, ele apresentou o mesmo problema, vou trocar de novo lá, mas de qlqr maneira vou entrar com a ação pra ter direito à garantia aqui no Brasil pra evitar mais contratempos.

 

Mais uma vez, obrigada!

 

Boa sorte. Tenho sido contactado por diversos leitores do Fórum sobre o assunto e infelizmente não existe outro conselho senão: acione a Apple judicialmente, caso contrário eles vão ficar te enrolando até tu não aguentar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte. Tenho sido contactado por diversos leitores do Fórum sobre o assunto e infelizmente não existe outro conselho senão: acione a Apple judicialmente, caso contrário eles vão ficar te enrolando até tu não aguentar mais.

Boa tarde, Gustavo..

Estou com um problema no celular também, estou mandando um email pra apple, e assim que me negarem a garantia, estarei entrando no JEC aqui de Campo Grande / MS, estou usando sua petição de modelo, vamos ver o que vai dar!

O meu 5s queimou um PIXEL, não me atrapalha muito, mas se queimou um, pode queimar os outros... Então estou aproveitando para entrar judicialmente pois tenho até dezembro/13 de garantia.

 

 

Não achei nenhum caso que tenha acontecido da apple dar assistencia, por acaso vc sabe de algum que deu certo?

Obrigado pelos posts ajudou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Gustavo..

Estou com um problema no celular também, estou mandando um email pra apple, e assim que me negarem a garantia, estarei entrando no JEC aqui de Campo Grande / MS, estou usando sua petição de modelo, vamos ver o que vai dar!

O meu 5s queimou um PIXEL, não me atrapalha muito, mas se queimou um, pode queimar os outros... Então estou aproveitando para entrar judicialmente pois tenho até dezembro/13 de garantia.

 

 

Não achei nenhum caso que tenha acontecido da apple dar assistencia, por acaso vc sabe de algum que deu certo?

Obrigado pelos posts ajudou muito.

 

Olá,

 

Pode ser um pixel, podem ser 10. A questão é que quando compramos um produto e ele está no seu prazo de garantia, não há parâmetros: o produto deve ser reparado, trocado por um novo ou o consumidor, se quiser ficar com o produto, deve receber o abatimento proporcional do preço.

 

Pode usar a minha petição como modelo, mas eu te recomendo a ligar para o 0800-761-0880, opção 3. Logo depois pede que todo o relato da conversa seja posto no protocolo de atendimento e que o mesmo seja enviado para o teu e-mail, lembrando que no JEC os documentos podem ser apresentados em audiência, logo já podes entrar com a ação e aguardar a negativa da Apple. Caso a Apple faça a troca, basta não comparecer à audiência, caso contrário ganharás tempo e terás um processo mais célere se agires dessa maneira.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia!

Gustavo, fico contente em ter achado este meio para tentar solucionar o meu problema!

Tenho um iPhone 5S, modelo A1533, comprado em Janeiro/2014 nos EUA, e o mesmo começou a dar problema semana passada (14/07/14). O aparelho de repente começou a reiniciar automaticamente e, algum tempo depois, começou a dar tela azul da morte! Já restaurei o celular diversas vezes, entretanto, o problema persiste. É válido ressaltar que meu aparelho nunca teve uma queda ou sofreu dano algum por líquidos.

Fui à Apple Store e o atendente, após ver o modelo do aparelho, devolveu o mesmo e disse que não poderia me ajudar. Assim, entrei em contato com a Apple via telefone e questionei sobre o assunto já discutido neste tópico.

A resposta da Apple que recebi por e-mail após a minha ligação foi a seguinte:

 

Olá Thomaz. Bom dia!
Conforme conversamos, segue link da Anatel que esclarece o fato do seu aparelho não ter suporte no Brasil.
Espero que consiga resolver o problema o quanto antes.
Abraço e tenha uam ótima semana
Link: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=239888&assuntoPublicacao=Certifica%E7%E3o%20T%E9cnica&caminhoRel=In%EDcio-Biblioteca-Apresenta%E7%E3o&filtro=1&documentoPath=239888.pdf

http://sistemas.anatel.gov.br/SGCH/consulta/produtoSARHomologado/tela.asp

 

 

 

Escrevi também um e-mail para a Apple Store (USA) onde comprei meu aparelho, mas estes ainda não retornaram o contato.

 

Então, Gustavo, após o contato da Apple USA, acredito que estes irão informar que meu aparelho somente poderá ser trocado/ter assistência se o aparelho for entregue a uma Apple Store no Canadá ou Estados Unidos. Há uma pequena chance deles mandarem um voucher para encaminhar meu iPhone para eles... mas não acredito muito nesta possibilidade.

 

Desta forma, após ler algumas vezes o processo disponibilizado por ti, também ingressarei com uma ação contra a Apple Computer Brasil Ltda. no Juizado Especial Cível. Todavia, conforme mencionado anteriormente, já li o material compartilhado, mas sou leigo em assuntos jurídicos. Portanto, gostaria de tirar algumas dúvidas:

  1. No que concerne às duas audiências, é tranquilo ir sem advogado ou sugere que contrate um?
  2. As matérias que você colocou anexas à sua ação são pertinentes ainda ou há alguma outra mais recente que seria relevante para o caso?
  3. Como faço para exemplificar o seu caso? Colocar como ementa, assim como você fez com o iPad, Playstation 3, Notebook...
  4. Vi que você encaminhou, após ingressar com a ação, as informações visualizadas no próprio aparelho, como: Info sobre a Garantia, Exposição à Radiofrequência, Info gerais do aparelho e a Regulamentação. Questiono se devo apensar estas informações no momento da ação ou devo aguardar para encaminhar posteriormente?

Espero que possa esclarecer algumas/todas as dúvidas!  :D 

Fico agradecido desde já!

Sds,

Tomás Del Nero

Editado por Tom Del Nero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho impressionante o quanto eles são f**. Desculpe o "flood" mas... 

 

O iPhone 5S é o produto mais vendido, provavelmente com maior número de reclamações e eles podem apelar para um órgão legal para tentar negar a garantia. É um procedimento meio "padrão" que que vários devem temer e até se calar, por acharem que estão com um produto  "ilegal" no Brasil. 

 

Ao tentar a garantia de um iPad 128Gb sem precisar ouvi que: 

1- Não era homologado no Brasil

R1- Depois de MUITO, mas MUITO bate boca com o atendente mal educado e grosseiro sobre esta informação improcedente...

2- Não era fabricado no Brasil

R2- Argumento babaca facilmente contestável

3- O produto deu entrada no Brasil sem recolher impostos

R3- Aquela hora que você respira fundo e dá vontade de mandar o atendente comer a guia de recolhimento de impostos do aparelho que entrou legalmente no país... 

4- (problema escalado para outro setor) O aparelho não tem garantia pois não é vendido no Brasil

R4- Onde está escrito na página da Apple esta informação? 

5- Esta no manual de garantia que acompanha o produto

R5 - Eu só posso ter acesso ao manual de garantia após comprar e abrir o produto! Dã!

6- (já escalado para os EUA) Se propuseram a receber o aparelho via mail e devolver o dinheiro em minha conta e se desculparam pelo incômodo

 

Pergunta: Quando é que pararão de nos tratar como imbecis? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É engraçado que eles "jogam" a culpa na ANATEL, como dizendo, "nós, da Apple, sempre queremos oferecer o melhor aos nossos clientes, mas a Anatel, aquela malvada, ela não nos permite oferecer a garantia aqui no Brasil". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo meu tem o modelo A1533 e o mesmo começou a dar um tilt muito estranho. Uma tela azul aparecia o tempo todo e ficava resetando o aparelho.

 

No mesmo momento que ele me mostrou o problema, sugeri que fosse na única loja Apple da América Latina e, chegando lá, recebeu a mesma respostinha padrão:

- Esse modelo não possui garantia no Brasil.

 

BA-RA-LHO!  Pra que serve essa loja de merda então?

Nem numa loja 100% Apple somos tratados com o mínimo de decência!

 

Enfim, o cara acabou precisando ir semana passada nos EUA e, em 5 min em uma loja em Houston, ele trocou o aparelho.

 

Pra quem achava que iria ter tratamento Apple US no Brasil, pode tirar o cavalo da chuva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...