Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Remoção dos comentários


Rodrigo Vieira

Posts Recomendados

Pra mim não faz diferença se tem ou não tem comentários porque eu não leio o blog, vou ser sincera.

Até lia na na época do IntenseDebate e gostava também de ler os comentários, mas quando mudaram para o Facebook.. não gostei e saí fora.

Não uso mais o aplicativo. Não acompanho mais pelo Facebook. Vejam que tem o "mais".

Só acompanho o fórum e a minha presença aqui se deve, em maior parte, por causa da maneira em que o fórum é gerido e por causa da troca de informações existente graças aos comentários.

Se eu concordo com a maneira em que a gestão atua no fórum, se essa gestão se enquadra no meu perfil ético e comportamental.. então eu estou e fico aqui.. Caso contrário, eu faço o mesmo que fiz com o blog... saio fora, não acesso mais e pronto. Foi o que fiz com o blog do iphone e vocês sabem como eles agem lá.

Tem vezes que eu até incomodo a moderação.. sou bem chata mesmo.. Em relação a coisas que acontecem aqui..

Enfim.. infelizmente não vai resolver falar, como percebemos. Então só resta a atitude.

E uma correção: eu não valorizo minimamente o trabalho de um blog que não escuta o seu leitor. Antes disso, me valorize você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geeente --' Vamos ser relevantes né! 

 

Não é querendo dar razão ao dono do site ou a nós leitores, mas que tal, ao invés de nos manifestarmos contra a retirada da "área de comentários" do site, nos juntarmos e manifestar realmente com o que interessa! Como por exemplo os ALTOS PREÇOS praticados pela Apple Brasil? Não sei o que rendeu aquela manifestação que ja vinha sendo feita a tempo por tal assunto, mas nós temos que dizer para a Apple Inc. ou para o Governo, quem for que seja, "Eii, nós gostamos dos seus produtos, mas no preço que está, não vai dar pra continuar" ou Abaixar impostos, ou ate mesmo um melhor retorno dos nossos impostos! Porque segundo uma pesquisa em que compara os 30 países com maior arrecadação de impostos, o Brasil é o pior em retorno a população.!  #ideia

 

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/04/1434959-brasil-e-o-pior-em-retorno-de-imposto-a-populacao-aponta-estudo.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo tem o seu lado e o seu lado mau. Muitos comentários eram agressivos e em nada contribuíam para a discussão. Os comentários dos posts podem ser trazidos para dentro do Fórum, com isso se dá mais valor ao Fórum, onde, a meu ver, é muito mais dinâmico de se argumentar. Isso fica a critério de cada um, sempre, mas eis o que penso, pois cheguei ao MM via Fórum, é dizer, antes era participante do fórum para só depois virar leitor do MM.

 

Abs. a todos,

 

Gustavo

 

Concordo. Porém acredito que isso só irá acontecer quando implementarem algo que, quando publicarem uma notícia, uma postagem no fórum seja adicionada automaticamente. (Com um link para essa postagem na notícia)

 

Acredito que evitaria até uma bagunça no fórum... Imaginem quando publicarem algo interessante e todos quiserem comentar: Cada um irá criar seu tópico no fórum em relação a notícia... CAOS... Querer que o usuário/leitor seja organizado é esperar de mais... Assim como é esperar de mais que eles vão atrás de rede social para participar... 

 

O maior problema que eu vejo, foi a maneira como as coisas foram tratadas (pisaram na bola ao falaram dos comentários pobres). O pessoal agora já criou várias teorias da conspirações e pode ser difícil retomar como era antes... Apesar disso a resposta do Rafael foi interessante, porém esperava que fosse um pouco mais objetiva, ponderando exatamente o que está sendo considerado ou se é uma decisão totalmente irreversível...

 

 

PS.: Uma dúvida, vocês não acham estranho não ter nenhum comentário nas notícias? Não dá a impressão de vazio? Do tipo: Escrevi isso mas não sei qual foi a reação das pessoas... quantas leram, quantas gostaram, quantas concordam??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daí é como disse a Fernanda, o blog pode realmente não estar valorizando aos seus leitores. A possibilidade de interação entre usuário/blog é fundamental, sem ela não há usuário e não há blog.

A moderação do Fórum é muito mais centrada do que a moderação do Blog. Isto é um fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O blog concorrente, cujo nome acho que não precisa ser dito, recentemente atualizou o design (que ficou ótimo) e adotou o Disqus como sistema de comentário. Acho que o MM deveria "abrir os olhos", caso contrário entrará em decadência e depois que os usuários migrarem para outros blogs terão uma imensa dificuldade para recuperá-los. O que ocorre hoje é que o blog tem Pagerank 5, talvez estejam se acomodando com esse índice e isso é perigoso. O blog certamente tem conteúdo relevante, mas os blogs de sucesso, tanto os nacionais quanto os estrangeiros, geralmente possuem um sistema de comentário.

Solução: Talvez o MM precise de alguém para moderar os comentários do blog, enfim, quem não tem paciência para lidar com isso poderia delegar a função para alguém de sua confiança. Quem sabe construir uma FAQ sobre o que é permitido comentar, enfim, criar algumas regras básicas claras para fins de moderação seria uma boa solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana o feedback que o Rafael deu aqui, expondo o ponto de vista dele como adm do MM.

Mas quantas e quantas vezes não acessavamos mais de uma vez o MM só para acompanhar uma conversa nos comentarios? Quantos e quantos não ajudaram ou foram ajudados postando uma duvida nos comentarios?

Os comentarios eram uma boa maneira de interação entre os leitores, mesmo que com opiniões diferentes.

Acho que o caminho editorial do MM está um tanto quanto diferente do que era a um tempo atras, e o que segurava era justamente os comentarios, que enriqueciam a postagem. 

Quanto a pobreza dos comentarios, ela até poderia existir. Por exemplo, uma postagem falando mal da Samsung, obvio que vai chover de comentarios pobres, falando as mesmas coisas de sempre. Um post bacana sobre uma novidade de um app, uma dica, um tutorial ou algo do tipo, gerava comentarios bacanas.

O nivel dos comentarios é igual ao nivel da postagem. Adorava ver posts sobre lançamentos e reformas de lojas, com excelentes imagens, fico babando pela beleza das lojas da Apple.

 

Continuarei acompanhado o MM, mas apenas pelo feed. A interação alem de ir na contra-mão de tudo o que vemos hoje em dia como falaram, não é atrativo para acessar o site mais vezes, ou com a mesma frequencia.

 

Uma dica, seria tambem abrir uma sessao no forum como falaram, onde cada postagem no MM teria uma postagem no Forum. Seria o melhor tanto pros administradores, como para os membros. O que acha dessa ideia Rafael? Sera que é algo a ser pensado a médio ou longo prazo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querem qualidade e colocam facebook como ferramenta? Isso ai foi feito apenas para gerar mais visibilidade, sejam honestos, eu entrar no faceboca hahaha, uma ou duas vezes ao dia isso no máximo, passo as vezes dias sem entrar e não me faz falta nenhuma, quanto ao blog, vai ser igual.

 

Não gosto desse tipo de "autoritarismo democrático" isso nada mais é que censura, já tive muitos comentários suprimidos por que questionei sobre alguns fatos publicados e nunca recebi resposta, até um dia que recebi uma resposta torta o blog me perdeu, já tirei o app, só vou continuar entrando no fórum porque ainda tem muita informação interessante, por acaso trazida por nós leitores! Encontrei aqui pessoas que nunca imaginei que estariam aqui, pessoas que conhecem mais que muita gente que trabalha dentro da Apple...rs

 

 

Só lia o blog por causa dos comentários, leio muito mais os comentários que a própria noticia, isso não é só aqui são em todos locais onde os comentários são aceitos.

 

Se quisessem mesmo democracia, fizessem uma enquete, porque não fizeram?

Editado por AndréB.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana o feedback que o Rafael deu aqui, expondo o ponto de vista dele como adm do MM.

Mas quantas e quantas vezes não acessavamos mais de uma vez o MM só para acompanhar uma conversa nos comentarios? Quantos e quantos não ajudaram ou foram ajudados postando uma duvida nos comentarios?

Os comentarios eram uma boa maneira de interação entre os leitores, mesmo que com opiniões diferentes.

Acho que o caminho editorial do MM está um tanto quanto diferente do que era a um tempo atras, e o que segurava era justamente os comentarios, que enriqueciam a postagem. 

Quanto a pobreza dos comentarios, ela até poderia existir. Por exemplo, uma postagem falando mal da Samsung, obvio que vai chover de comentarios pobres, falando as mesmas coisas de sempre. Um post bacana sobre uma novidade de um app, uma dica, um tutorial ou algo do tipo, gerava comentarios bacanas.

O nivel dos comentarios é igual ao nivel da postagem. Adorava ver posts sobre lançamentos e reformas de lojas, com excelentes imagens, fico babando pela beleza das lojas da Apple.

 

Continuarei acompanhado o MM, mas apenas pelo feed. A interação alem de ir na contra-mão de tudo o que vemos hoje em dia como falaram, não é atrativo para acessar o site mais vezes, ou com a mesma frequencia.

 

Uma dica, seria tambem abrir uma sessao no forum como falaram, onde cada postagem no MM teria uma postagem no Forum. Seria o melhor tanto pros administradores, como para os membros. O que acha dessa ideia Rafael? Sera que é algo a ser pensado a médio ou longo prazo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os comentários eram o melhor termômetro para o Blog. Através dos comentários dava para quantificar e qualificar o conteúdo e relevância das matérias.

Lamentável a decisão tomada. Eu sei que o Blog é do cara e ele faz o que bem entender, mas a coisa (blog) tomou tal rumo que se tornou algo que tinha seguidores, fãs, leitores, aficionados, colegas, amigos, haters, etc...

 

Fui assinante da Revista INFO EXAME da Editora Abril durante anos, mas certa vez chegou ao cúmulo de haver mais de 70 páginas, dentre as 110 da edição, com propagandas comerciais e das 40 páginas restantes, metade eram de indicações de produtos e softwares. Sabem o que aconteceu? Deixei de assinar, pois esses FDP estavam me enganando e recebendo pelos dois lados. O fato de eu ter deixado de assinar acabou com a revista? NÃO... mas meu $$ e minha atenção aqueles safados não verão mais.

 

Com isso, dá pra exemplificar o que vem acontecendo com o MacMagazine...

Não vai acabar, mas que vão sentir o soco no estômago, vão sim.

 

Já estavam tomando um rumo torto há algum tempo, mas dava pra relevar... agora desmereceram seus leitores... vão pagar o preço!

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os comentários eram o melhor termômetro para o Blog. Através dos comentários dava para quantificar e qualificar o conteúdo e relevância das matérias.

Lamentável a decisão tomada. Eu sei que o Blog é do cara e ele faz o que bem entender, mas a coisa (blog) tomou tal rumo que se tornou algo que tinha seguidores, fãs, leitores, aficionados, colegas, amigos, haters, etc...

 

Fui assinante da Revista INFO EXAME da Editora Abril durante anos, mas certa vez chegou ao cúmulo de haver mais de 70 páginas, dentre as 110 da edição, com propagandas comerciais e das 40 páginas restantes, metade eram de indicações de produtos e softwares. Sabem o que aconteceu? Deixei de assinar, pois esses FDP estavam me enganando e recebendo pelos dois lados. O fato de eu ter deixado de assinar acabou com a revista? NÃO... mas meu $$ e minha atenção aqueles safados não verão mais.

 

Com isso, dá pra exemplificar o que vem acontecendo com o MacMagazine...

Não vai acabar, mas que vão sentir o soco no estômago, vão sim.

 

Já tentou a Info no iPad? Acho bem bacana, principalmente os reviews. Realmente as vezes a quantidade de publicidade é tenso, mas é onde a revista ganha grana. 

Realmente os comentarios eram o termometro para o blog. Me irritava ler os comentarios das postagems provocando a Samsung por exemplo. Eram uns 30 ou mais comentarios com coisas do tipo: Samsung só copia, vergonha da Samsung, etc... Dai depois tinha uma postagem de um aplicativo bacana, e tinha uns 10 comentarios falando sobre o aplicativo, alguns tirando uma duvida rápida ou indicando um app semelhante.

Os posts que mais tinham comentarios pobres, eram os mais toscos e pobres, sempre envolvendo provocações com os concorrentes. Salvo um ou outro que realmente era util.

Post bom foi o da garantia do iPhone, onde o leitor conseguiu com que a Apple fosse obrigada a dar garantia a um aparelho não homologado aqui. Qlqr um que ler aquele post junto com os comentarios, vai se surpreender com a qualidade de ambos! Post util e os comentarios e a interação entre os membros. Agora post de mockup, conceitos, provocações, preço de mercado, valor de ações, rumores e mais rumores eram os que geravam mais comentarios pobres e discussões. Falar mal da Samsung ou Microsoft = chuva de comentarios pobres. Review de aplicativos, dicas, tutoriais e novidades concretas = poucos comentarios, e bons em sua maioria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O blog que nasceu da quebra do MacPress parece sofrer do mesmo mal que lhe revelou.

A visão turva de seu idealizador (que não tem o menor tato e sintonia com seu público, diga-se de passagem) acaba por rumar direto para o precipício de algo que foi uma grande sacada há mais de uma década.

 

Eu sou um dos usuários que não comentava as matérias do site, porém via muito mais conteúdo nos comentários do que efetivamente nas postagens.

Agora o MacMagazine consolida-se como um blog de traduções de artigos feitos lá fora, sem ser nada a mais do que isso.

E engana-se quem pensa que isso se deve apenas a remoção dos comentários, quem acompanha o site regularmente sabe da piora na qualidade das notícias.

 

O cenário é o mesmo de 2007, no finado MacPress: uma boa base no fórum, ativa e qualificada, mas um portal capenga, com um layout totalmente ultrapassado e que não acrescenta em nada no mundo Apple.

O MacMagazine é, nesse momento, apenas este fórum. Infelizmente sei que vou ver outra postagem como essa num futuro próximo, se alguma mudança drástica não for tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por certo lado da pra entender e não da essa decisão, eliminou os comentários idiotas que tinha, mas prejudicou muito como por exemplo em notícias sobre alguma atualização e muitos comentavam com dicas que ajudavam outros usuários com algum problema.

Não sei se só eu notei isso mas nos últimos tempos me pareceu que o volume de postagem no forum caiu, muitos tópicos ficam bem desatualizados, talvez essa tenha sido uma das razões para tal decisão. Infelizmente vão perder usuários, alguns não ligam para isso, e acabam recorrendo aí forum mesmo.

Mas concordo com alguns, havia sim muitos comentários ofensivos e bestas, mas muitos eram construtivos, poderiam ter ido por outro caminho, mas ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acompanho o blog faz alguns anos. Mas o interessante nessa história, é que eu fui atraído primeiramente por causa dos comentários (não sei se foi só eu). Acompanhava as notícias em outro Blog, porém percebi lá que os comentários era uma bagunça generalizada. Com o editor dando esporro nos leitores, outros leitores que defendiam (puxava o saco mesmo) o editor a qualquer custo, gente falando besteira etc.

O curioso, é que eu nunca comentei em nenhum blog. Primeiro porque não tenho Facebook, segundo porque não curto mesmo. Porém (como todo bom publicitário, rs), sempre curti demais ler a opnião da galera sobre diversos assuntos. E quando sem querer cheguei ao MM, reparei que aqui as coisas eram atraentemente diferentes. Os comentários no geral, eram mais maduros e civilizados. Até a participação da equipe do Blog (tirando uma coisa ou outra), era bem mais tranquila e respeitosa.

Mas como disse, lia os comentários das matérias interessantes. E sempre achei que agregava ao conteúdo do post, a opinião dos leitores (SEMPRE). Comentário pobre ou bobo, sempre vai ter. Digo isso porque, provavelmente todos que comentaram, algum dia já deve ter dito uma bobagem. Porque isso faz parte, não é ruim (dentro é claro do bom senso), pelo contrário, mostra que ali está rolando um bate papo entre amigos, descontraído, e que ninguém está com medo do que pode ou não fazer.

Acho que na minha modesta opinião, o erro foi como as coisas foram feitas.

Porque não, uma pesquisa ou enquete antes?

Porque não, cortar os comentários, mas já migrando para uma nova solução?

Estamos na época da interatividade, temos que aumentar isso, não ir na contra mão.

Talvez um sistema mais integrado com o Fórum e a página do post.

(Obs: A página tem sim uma boa visibilidade, por isso, ela carrega anúncios).

Porque não, não falar dos comentários pobres, rs?

1º Como já disse, eles sempre vão existir.

2º Isso ainda pode provocar em todos os leitores, um bloqueio para participar de um bate papo a partir de agora.

3º A maioria das vezes, o nível dos comentários, segue o nível da postagem.

4º Por mais que seja uma coisa idiota e pequena, era totalmente desnecessário, e ia rolar uma polêmica.

Penso que isso já deixaria a galera satisfeita, e não pegaria (ou mataria, rs) os leitores de surpresa. Não se esqueça que o público gosta de atenção Rafa.

A sua resposta foi interessante, mas dê um feed back mais objetivo pra galera. Creio, que mais de 90% dos comentários aqui no fórum, não foram de alguma forma favoráveis. Alguma coisa será considerada, alguma nova medida...

Mas até aqui, não tinha o que reclamar do blog.

Tudo de muito bom gosto.

Forte Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha,

 

     Pra ser bem sincero eu até entendo a revolta do Rafael com ALGUNS leitores que comentavam asneiras. Asneira mesmo! (Como aquele tal de Claudinei, convenhamos  <_<). Já vinha acompanhando a chateação dele com algumas pessoas há algum tempo, que realmente não faziam o mínimo de esforço pra entender o conteúdo.

     Mas discordo do fato dele afirmar que a maioria dos comentários eram pobres. Muito pelo contrário, a maioria é que completava de forma muito saudável o post.

 

Mesmo sendo uma decisão pensada "há muito tempo", acho que foi muito radical. Como todo mundo tá falando aí, os comentários completavam a postagem.

 

Sem mais.

Editado por marcusvguerra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de todos os comentários acima, inclusive o meu, noto uma página mais limpa ao ler as notícias.

Sei que as pessoas gostam de comentar, mas, convenhamos, as notícias são para ser lidas, assim como em um jornal impresso.

Como disse anteriormente, esse problema não é pessoal, mas social. Com a pós-modernidade, todos sentem necessidade de expressar sua opinião sobre tudo, mesmo que não entenda nada a respeito.

Entendo o lado dos que comentavam. No entanto, faz-se preciso, também, que, acima de tudo, relembrar que o MacMagazine é um site de notícias e não de discussão. Para isso, há o Fórum.

Apesar de algumas notícias sensacionalistas ou vazias, aprendi muito e informei-me muito com esse site.

De qualquer forma, assim como critiquei acima, quero agradecer ao trabalho prestado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o lado dos que comentavam. No entanto, faz-se preciso, também, que, acima de tudo, relembrar que o MacMagazine é um site de notícias e não de discussão. Para isso, há o Fórum.

 

Compartilho, parcialmente, da sua visão, porém vale notar que o MacMagazine não é estritamente um site de notícias. Como já foi afirmado em mais de uma oportunidade pela própria direção do site, ele é um portal opinativo e, consequentemente, tendencioso. Na minha opinião, só este fato já é o suficiente para reforçar ainda mais a necessidade de se ter um espaço para discussão direta sobre a notícia/opinião dos redatores e não imagino opção melhor do que os comentários diretamente ligados ao conteúdo publicado pelos mesmos.

 

Acredito, sim, que notícia não se discute, porém, apesar de não achar errada a decisão por excluir esse canal (afinal o portal tem um dono e ele faz o que bem entender), a considero um tanto equivocada. Não enxergo sentido em querer empurrar goela abaixo sua própria opinião, não dando espaço para discussão acerca da mesma.

 

De qualquer forma, fica a critério do leitor engolir ou não o que lhe é empurrado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão de engolir ou não, e, sim, de ser crítico. Se externas ou não tua posição frente a um determinado assunto, a decisão é tua e não muda o fato de manteres tua opinião.

Além disso, ingênuo é o leitor que pensa que há imparcialidade em qualquer discurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a pós-modernidade, todos sentem necessidade de expressar sua opinião sobre tudo, mesmo que não entenda nada a respeito.

Yep. É éxatamente esse o problema. A internet é um espaço muito livre, e as pessoas acabam encarando um "simples" bloqueio de comentários como um ato de censura nesse espaço livre. Mas o bloqueio destes comentários acabou não sendo tão "simples", porque essa interação social já faz parte do cotidiano não somente dos leitores do MacMagazine, mas da sociedade globalizada hoje em dia... É bem complicado isso aí.

Eu não tinha o costume de comentar, mas ler os comentários era quase uma "obrigação", não somente minha, mas de vários outros. Os comentários realmente completavam a postagem.

E, galera. Essa história de que "lugar de discutir assuntos é no fórum" não é verdade, todos nós sabemos. Uma área de comentários em baixo de cada postagem, que era um assunto diferente, se tornava muito mais cômodo e prático do que ter que abrir um tópico pra cada postagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...