Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dica] BT Sync - seu dropbox local com protocolo torrent - Excelente para quem quer trocar arquivos entre Mac/Win/Linux


Adalberto Taylor

Posts Recomendados

Seguinte, com certa frequência vejo pessoas com dificuldades de trocar arquivos entre Mac/Win/Linux, as vezes até mesmo entre computadores com a mesma plataforma.

 

A configuração de compartilhamento de arquivos pode ser um verdadeiro pé no sa** em qualquer sistema. Antes de discordar e dizer que é simples, lembre-se que nem todos podem ter o nível de conhecimento que você.

 

Pois bem, estou usando há algum tempo aqui na agência o BT Sync. http://www.bittorrent.com/intl/pt/sync

 

Simplesmente fantástico, ele cria uma espécie de dropbox local e sem limitações de tamanhos e quantidade de arquivos. E o melhor, sem a necessidade de um servidor pois usa o protocolo P2P do torrent.

 

Aqui eu tenho N setores, cada um tem seus documentos em um servidor local, nem todos tem a sorte de poder trabalhar com um Mac, Dell e afins. Alguns trabalham com notebooks relativamente antigos (pra que o financeiro vai precisar de um Mac? LOL), e precisam acessar os arquivos via wifi, o que geralmente é lento.

 

Configurei cada um dos setores para ter seus computadores sincronizados com o meu servidor local, assim eles trabalham localmente e sempre que salvam seus arquivos o BT Sync trata de mandar eles para o servidor, e quando um arquivo é salvo em outro local ele trata de pegar a versão mais recente e trazer para o seu computador.

 

A simplicidade de instalação e configuração é o grande ponto forte. Veja os passos.

  1. Instalar o App na máquina que (inicialmente) tem os arquivos.
  2. Escolhe qual a pasta que será compartilhada.
  3. Gera um token.
  4. Instala o App na máquina que (inicialmente) receberá os arquivos.
  5. Usa escolhe a pasta onde salvará os arquivos
  6. Insere o token.

Já era, o BT Sync vai fazer a primeira sincronização, que deve ser mais demorada, e a partir daí vai monitorar a pasta e trazer/enviar cada alteração nos arquivos.

Para sincronizar vários computadores é só ir repetindo as etapas 4, 5 e 6 em cada um.

 

Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já cheguei a usar o OwnCloud também, mas ele depende de um servidor, já o BT Sync não.

Se uma pasta é sincronizada em 3 computadores diferentes e um deles se desconecta, os outros 2 continuam funcionando.

Todos os computadores estão no mesmo nível.

No meu caso ocorreu de um dos computadores ser um servidor local, mas a instalação dele é basicamente a mesma coisa dos demais.

 

Não sei como ele está hoje, mas na época você precisava ter apache, mysql, php e afins. Lembro que na época o MAMP não tinha todos os requisitos. Como está hoje?

 

Eu acho que a grande vantagem do BT Sync é que são 2 clientes extremamente fáceis de se configurar e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o comportamento do BT Sync. Vejo que ele é voltado para micro e pequenos ambientes que não possuem uma infra-estrutura de servidores.

 

 

Não usei o ownCloud com o Mac OS sendo servidor, mas creio que as dependências que não estejam disponíveis no MAMP podem ser instaladas à parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei o BT Sync, mas estou usando o ownCloud há cerca de um ano.

Pelo que vi, a vantagem do BT Sync é não precisar de um servidor, mas isso pode gerar problemas de performance, quando as máquinas estiverem em redes separadas, já que geralmente as conexões de internet domésticas não possuem upload muito alto...

 

Uso o ownCloud (uso pessoal) em um servidor VPS, e funciona muito bem, custa 5 dólares por mês e tenho 80GB de armazenamento, mas posso usar o mesmo servidor para outras coisas, então acaba valendo a pena. E o ownCloud também tem a vantagem de que posso acessar os arquivos a partir de qualquer computador (incluindo smartphones e tablets) através da interface web ou do app. Ele também conta com calendário, agenda, e outros recursos interessantes na interface web.

 

Já tentei implementar o ownCloud em uma empresa, usando um servidor local na rede, e mesmo com um servidor relativamente parrudo e rede cabeada Gigabit, o ownCloud não atingiu a performance do Dropbox. Por algum motivo a sincronização do ownCloud demora um pouco, e quando foi utilizado mais intensamente, houveram alguns conflitos de arquivos, acabou bagunçando algumas coisas, criando duplicatas.

 

Resumindo, o ownCloud funciona bem, mas por enquanto não atinge o nível de performance e confiabilidade do Dropbox. O ownCloud é atualizado com frequência, e vi uma boa evolução nesse tempo que venho usando-o, pode ser que no futuro equipare-se em performance ao Dropbox. Recomendo para uso pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

"...Uso o ownCloud (uso pessoal) em um servidor VPS, e funciona muito bem, custa 5 dólares por mês e tenho 80GB de armazenamento..."

 

 

Sem querer desviar do foco, que empresa é essa com 80GB a 5 U$?? tenho uns 4 servidores na digitalocean mas 5 U$ são 20 GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcosh72,

 

Como disse anteriormente, conheço o ownCloud, embora nunca tenha o usado. Minha sugestão do BT Sync não é para empresas e sim para uso típico doméstico, para quem quer apenas trocar um arquivo ou outro entre computadores e sem servidor. Não há o que discutir que o ownCloud é superior, mesmo tendo proposta diferente do BT Sync, e a meu ver, até mesmo do Dropbox.

 

Com relação à performance, na minha rede local tenho 4 máquinas sincronizando uma pasta de 50GB e a performance é fantástica.

A proposta de usar o protocolo torrent para sincronização de arquivos é genial! Um notebook altera um arquivo pesado e começa a sincronizar, um computador cabeado termina e já começa a enviar para os demais, nesse momento são 2 computadores servindo dados para os demais.

Os únicos arquivos que sincronizo fora do ambiente da agência são logs de backup, ou seja, arquivos leves. Por isso não posso afirmar sobre a sincronização remota, até porque a proposta não é exatamente essa.

 

Lembrando também que o BT Sync está disponível para praticamente todas as plataformas, mesmo mobile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer desviar do foco, que empresa é essa com 80GB a 5 U$?? tenho uns 4 servidores na digitalocean mas 5 U$ são 20 GB

 

BudgetVM. A virtualização é com OpenVZ (eles também trabalham com Xen, mas é mais caro), o plano que uso oferece 80GB em disco, 1GB de RAM, 3TB de banda mensal, 3 IPv4 e até 16 IPv6. Estou usando há quase 1 ano, sem problema algum por enquanto. Meu server está no DC de Miami, uptime impecável, o serviço me surpreendeu (considerando o valor), super recomendado. Tenho 3 na DigitalOcean também, posso afirmar que o suporte da BudgetVM não é tão rápido quanto o da DO, mas só precisei usar uma vez, então por enquanto não foi um problema. É importante lembrar também que os 20GB da DigitalOcean são SSD, já nesse plano da BudgetVM são HDs em RAID10.

 

 

Marcosh72,

 

Como disse anteriormente, conheço o ownCloud, embora nunca tenha o usado. Minha sugestão do BT Sync não é para empresas e sim para uso típico doméstico, para quem quer apenas trocar um arquivo ou outro entre computadores e sem servidor. Não há o que discutir que o ownCloud é superior, mesmo tendo proposta diferente do BT Sync, e a meu ver, até mesmo do Dropbox.

 

Com relação à performance, na minha rede local tenho 4 máquinas sincronizando uma pasta de 50GB e a performance é fantástica.

A proposta de usar o protocolo torrent para sincronização de arquivos é genial! Um notebook altera um arquivo pesado e começa a sincronizar, um computador cabeado termina e já começa a enviar para os demais, nesse momento são 2 computadores servindo dados para os demais.

Os únicos arquivos que sincronizo fora do ambiente da agência são logs de backup, ou seja, arquivos leves. Por isso não posso afirmar sobre a sincronização remota, até porque a proposta não é exatamente essa.

 

Lembrando também que o BT Sync está disponível para praticamente todas as plataformas, mesmo mobile.

 

Desculpe, acho que me expressei mal em comentar apenas sobre o ownCloud no meu post. Tive a intenção de adicionar conteúdo ao tópico, mas não quis desmerecer o BT Sync.

 

Sem dúvida alguma o BT Sync é muito interessante, e eu não diria que o ownCloud é superior, são apenas propostas diferentes, cada um tem suas vantagens.

 

Obrigado pela dica, farei testes com o BT Sync também.

Editado por Marcosh72
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BudgetVM. A virtualização é com OpenVZ (eles também trabalham com Xen, mas é mais caro), o plano que uso oferece 80GB em disco, 1GB de RAM, 3TB de banda mensal, 3 IPv4 e até 16 IPv6. Estou usando há quase 1 ano, sem problema algum por enquanto. Meu server está no DC de Miami, uptime impecável, o serviço me surpreendeu (considerando o valor), super recomendado. Tenho 3 na DigitalOcean também, posso afirmar que o suporte da BudgetVM não é tão rápido quanto o da DO, mas só precisei usar uma vez, então por enquanto não foi um problema. É importante lembrar também que os 20GB da DigitalOcean são SSD, já nesse plano da BudgetVM são HDs em RAID10.

 

 

Obrigado pela resposta Marcos, vou criar uma maquina para fazer um teste  :)

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...