Adalberto Taylor Postado 15 de abril de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 15 de abril de 2014 Seguinte, com certa frequência vejo pessoas com dificuldades de trocar arquivos entre Mac/Win/Linux, as vezes até mesmo entre computadores com a mesma plataforma. A configuração de compartilhamento de arquivos pode ser um verdadeiro pé no sa** em qualquer sistema. Antes de discordar e dizer que é simples, lembre-se que nem todos podem ter o nível de conhecimento que você. Pois bem, estou usando há algum tempo aqui na agência o BT Sync. http://www.bittorrent.com/intl/pt/sync Simplesmente fantástico, ele cria uma espécie de dropbox local e sem limitações de tamanhos e quantidade de arquivos. E o melhor, sem a necessidade de um servidor pois usa o protocolo P2P do torrent. Aqui eu tenho N setores, cada um tem seus documentos em um servidor local, nem todos tem a sorte de poder trabalhar com um Mac, Dell e afins. Alguns trabalham com notebooks relativamente antigos (pra que o financeiro vai precisar de um Mac? LOL), e precisam acessar os arquivos via wifi, o que geralmente é lento. Configurei cada um dos setores para ter seus computadores sincronizados com o meu servidor local, assim eles trabalham localmente e sempre que salvam seus arquivos o BT Sync trata de mandar eles para o servidor, e quando um arquivo é salvo em outro local ele trata de pegar a versão mais recente e trazer para o seu computador. A simplicidade de instalação e configuração é o grande ponto forte. Veja os passos. Instalar o App na máquina que (inicialmente) tem os arquivos. Escolhe qual a pasta que será compartilhada. Gera um token. Instala o App na máquina que (inicialmente) receberá os arquivos. Usa escolhe a pasta onde salvará os arquivos Insere o token. Já era, o BT Sync vai fazer a primeira sincronização, que deve ser mais demorada, e a partir daí vai monitorar a pasta e trazer/enviar cada alteração nos arquivos. Para sincronizar vários computadores é só ir repetindo as etapas 4, 5 e 6 em cada um. Espero ter ajudado. Marcosh72 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Galdino Postado 15 de abril de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 15 de abril de 2014 O ownCloud - http://owncloud.org funciona exatamente igual ao Dropbox. Instala o servidor em alguma máquina, instala os clientes nos desktops, tablets e smartphones e pronto. É um software fantástico para este fim. Adalberto Taylor 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Taylor Postado 15 de abril de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 15 de abril de 2014 Já cheguei a usar o OwnCloud também, mas ele depende de um servidor, já o BT Sync não. Se uma pasta é sincronizada em 3 computadores diferentes e um deles se desconecta, os outros 2 continuam funcionando. Todos os computadores estão no mesmo nível. No meu caso ocorreu de um dos computadores ser um servidor local, mas a instalação dele é basicamente a mesma coisa dos demais. Não sei como ele está hoje, mas na época você precisava ter apache, mysql, php e afins. Lembro que na época o MAMP não tinha todos os requisitos. Como está hoje? Eu acho que a grande vantagem do BT Sync é que são 2 clientes extremamente fáceis de se configurar e tal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Galdino Postado 15 de abril de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 15 de abril de 2014 Interessante o comportamento do BT Sync. Vejo que ele é voltado para micro e pequenos ambientes que não possuem uma infra-estrutura de servidores. Não usei o ownCloud com o Mac OS sendo servidor, mas creio que as dependências que não estejam disponíveis no MAMP podem ser instaladas à parte. Adalberto Taylor 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Taylor Postado 15 de abril de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 15 de abril de 2014 A maior vantagem do BT Sync, na minha opinião, é que ele pode ser usado em casa, entre 2 computadores de plataformas diferentes por exemplo. Acabei de instalar o OwnCloud no meu ubuntu server, pra testar como está atualmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcosh72 Postado 22 de abril de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 22 de abril de 2014 Nunca usei o BT Sync, mas estou usando o ownCloud há cerca de um ano. Pelo que vi, a vantagem do BT Sync é não precisar de um servidor, mas isso pode gerar problemas de performance, quando as máquinas estiverem em redes separadas, já que geralmente as conexões de internet domésticas não possuem upload muito alto... Uso o ownCloud (uso pessoal) em um servidor VPS, e funciona muito bem, custa 5 dólares por mês e tenho 80GB de armazenamento, mas posso usar o mesmo servidor para outras coisas, então acaba valendo a pena. E o ownCloud também tem a vantagem de que posso acessar os arquivos a partir de qualquer computador (incluindo smartphones e tablets) através da interface web ou do app. Ele também conta com calendário, agenda, e outros recursos interessantes na interface web. Já tentei implementar o ownCloud em uma empresa, usando um servidor local na rede, e mesmo com um servidor relativamente parrudo e rede cabeada Gigabit, o ownCloud não atingiu a performance do Dropbox. Por algum motivo a sincronização do ownCloud demora um pouco, e quando foi utilizado mais intensamente, houveram alguns conflitos de arquivos, acabou bagunçando algumas coisas, criando duplicatas. Resumindo, o ownCloud funciona bem, mas por enquanto não atinge o nível de performance e confiabilidade do Dropbox. O ownCloud é atualizado com frequência, e vi uma boa evolução nesse tempo que venho usando-o, pode ser que no futuro equipare-se em performance ao Dropbox. Recomendo para uso pessoal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Malagoli Postado 22 de abril de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 22 de abril de 2014 "...Uso o ownCloud (uso pessoal) em um servidor VPS, e funciona muito bem, custa 5 dólares por mês e tenho 80GB de armazenamento..." Sem querer desviar do foco, que empresa é essa com 80GB a 5 U$?? tenho uns 4 servidores na digitalocean mas 5 U$ são 20 GB Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Taylor Postado 23 de abril de 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado 23 de abril de 2014 Marcosh72, Como disse anteriormente, conheço o ownCloud, embora nunca tenha o usado. Minha sugestão do BT Sync não é para empresas e sim para uso típico doméstico, para quem quer apenas trocar um arquivo ou outro entre computadores e sem servidor. Não há o que discutir que o ownCloud é superior, mesmo tendo proposta diferente do BT Sync, e a meu ver, até mesmo do Dropbox. Com relação à performance, na minha rede local tenho 4 máquinas sincronizando uma pasta de 50GB e a performance é fantástica. A proposta de usar o protocolo torrent para sincronização de arquivos é genial! Um notebook altera um arquivo pesado e começa a sincronizar, um computador cabeado termina e já começa a enviar para os demais, nesse momento são 2 computadores servindo dados para os demais. Os únicos arquivos que sincronizo fora do ambiente da agência são logs de backup, ou seja, arquivos leves. Por isso não posso afirmar sobre a sincronização remota, até porque a proposta não é exatamente essa. Lembrando também que o BT Sync está disponível para praticamente todas as plataformas, mesmo mobile. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcosh72 Postado 26 de abril de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 26 de abril de 2014 (editado) Sem querer desviar do foco, que empresa é essa com 80GB a 5 U$?? tenho uns 4 servidores na digitalocean mas 5 U$ são 20 GB BudgetVM. A virtualização é com OpenVZ (eles também trabalham com Xen, mas é mais caro), o plano que uso oferece 80GB em disco, 1GB de RAM, 3TB de banda mensal, 3 IPv4 e até 16 IPv6. Estou usando há quase 1 ano, sem problema algum por enquanto. Meu server está no DC de Miami, uptime impecável, o serviço me surpreendeu (considerando o valor), super recomendado. Tenho 3 na DigitalOcean também, posso afirmar que o suporte da BudgetVM não é tão rápido quanto o da DO, mas só precisei usar uma vez, então por enquanto não foi um problema. É importante lembrar também que os 20GB da DigitalOcean são SSD, já nesse plano da BudgetVM são HDs em RAID10. Marcosh72, Como disse anteriormente, conheço o ownCloud, embora nunca tenha o usado. Minha sugestão do BT Sync não é para empresas e sim para uso típico doméstico, para quem quer apenas trocar um arquivo ou outro entre computadores e sem servidor. Não há o que discutir que o ownCloud é superior, mesmo tendo proposta diferente do BT Sync, e a meu ver, até mesmo do Dropbox. Com relação à performance, na minha rede local tenho 4 máquinas sincronizando uma pasta de 50GB e a performance é fantástica. A proposta de usar o protocolo torrent para sincronização de arquivos é genial! Um notebook altera um arquivo pesado e começa a sincronizar, um computador cabeado termina e já começa a enviar para os demais, nesse momento são 2 computadores servindo dados para os demais. Os únicos arquivos que sincronizo fora do ambiente da agência são logs de backup, ou seja, arquivos leves. Por isso não posso afirmar sobre a sincronização remota, até porque a proposta não é exatamente essa. Lembrando também que o BT Sync está disponível para praticamente todas as plataformas, mesmo mobile. Desculpe, acho que me expressei mal em comentar apenas sobre o ownCloud no meu post. Tive a intenção de adicionar conteúdo ao tópico, mas não quis desmerecer o BT Sync. Sem dúvida alguma o BT Sync é muito interessante, e eu não diria que o ownCloud é superior, são apenas propostas diferentes, cada um tem suas vantagens. Obrigado pela dica, farei testes com o BT Sync também. Editado 26 de abril de 2014 por Marcosh72 Adalberto Taylor e Malagoli 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Malagoli Postado 29 de abril de 2014 Denunciar Compartilhar Postado 29 de abril de 2014 BudgetVM. A virtualização é com OpenVZ (eles também trabalham com Xen, mas é mais caro), o plano que uso oferece 80GB em disco, 1GB de RAM, 3TB de banda mensal, 3 IPv4 e até 16 IPv6. Estou usando há quase 1 ano, sem problema algum por enquanto. Meu server está no DC de Miami, uptime impecável, o serviço me surpreendeu (considerando o valor), super recomendado. Tenho 3 na DigitalOcean também, posso afirmar que o suporte da BudgetVM não é tão rápido quanto o da DO, mas só precisei usar uma vez, então por enquanto não foi um problema. É importante lembrar também que os 20GB da DigitalOcean são SSD, já nesse plano da BudgetVM são HDs em RAID10. Obrigado pela resposta Marcos, vou criar uma maquina para fazer um teste abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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