Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

ATENÇÃO: As informações abaixo refletem minha busca por implementar uma maior segurança ao meu sistema OS X (após uma instalação limpa). Discorro brevemente sobre o tema e das minhas experiências utilizando alguns dos aplicativos que serão citados ao longo do texto.

E com isso, sem mais delongas convido a todos que se interessem pelo tema a deixarem suas críticas e sugestões! Vamos lá =)


Bom pessoal, tendo em vista a necessidade que eu tive em formatar o meu Mac mini, eu pensei em enfim reforçar as minhas implementações de segurança. Para isso, fiz inúmeras pesquisas na internet sobre o tema: segurança para Macintosh. Li bastante e concordei com a maioria das questões que me foram apresentadas. Um dos temas que sempre me chamou a atenção e que esses dias eu dei uma olhada melhor foi no que diz respeito a Algoritmos criptográficos (popularmente chamados de cifras). Li bastante... e por bastante quero dizer uns 4 dias com media de 8h dia sobre esse tema! Li alguns documentos oficiais sobre a escolha do padrão Advanced Encryption Standard (AES) pela NIST e alguns artigos publicados pelas equipes que confeccionaram os algoritmos criptográficos (os 5 finalistas na competição).

Para que isso?

Eu sempre quis entender um pouco mais sobre eles... curiosidade minha ^^

Sim é uma leitura técnica e em muitas vezes tive de consultar diversas outras fontes para conseguir entender questões melindrosas referentes ao funcionamento do algoritmo. Certamente houveram inúmeras partes onde eu simplesmente DESISTI porque eu não tenho nível matemático para tanto. #A COISA É TENSA!

Depois de ler e de consultar vários e vários e váriosss sites de pessoas que realmente trabalham com isso, criptógrafos e alguns deles até pesquisadores na área como o muito abalizado Bruce Schneier ( www.schneier.com ), eu me sinto minimamente seguro para poder escolher entre os algoritmos que quero usar.

De antemão quero informar que qualquer um dos 5 finalistas AES são ainda hoje e provavelmente por um bom tempo (décadas?) considerados “a prova de bala”. Não existe nenhum meio, nem mesmo teórico (matemático) de quebra-los. O único meio que se conhece [ou que se é divulgado? :/ ] é por força bruta e que é hoje computacionalmente impossível, pois o mais fraco desses algoritmos se fosse levada a cambo uma tentativa de ataque por força bruta consumiria um tempo MUITO MAIOR do que a idade do nosso universo para quebra-lo.

Logo... já viu né? ^^

Mas nas minhas buscas o que eu quis descobrir foi...:
1. Afinal, qual deles é reconhecidamente o mais FORTE?
2. É o Rijndael (o ganhador da competição NIST para AES sucessor do algoritmo DES)?
3. E caso não seja o Rijndael, porque então ele venceu a competição?

Bom, eu não vou entrar nos pormenores aqui porque é cansativo e nem tudo eu sei explicar. Além de que levarias horas digitando... .

Resumindo BEM a história, como eu disse, TODOS os 5 finalistas AES são hoje e muito provavelmente por décadas invencíveis. Então o que você escolher estará lindo. Contudo, o Rijndael não foi o mais forte dos algoritmos apresentados na competição! Lembrando que ainda assim ele é ABSURDAMENTE FORTE! Se não fosse não seria o padrão de algoritmo criptográfico usado pela NSA.

Ok então quem é o mais forte de todos? O Algoritmo criptográfico SERPENT.

E porque o Rijndael venceu a competição?

Porque além de Rijndael também ser descomunalmente forte, ele foi mais rápido em processamento por sistemas x86 e dispositivos moveis, cartões e etc. Esses foram pontos apontados pela NIST como requisitos para o sucessor do DES como novo AES.

Ou seja, o desempenho do Rijndael foi o que basicamente lhe deu a dianteira sobre o seu competidor (Serpent) o qual fornecia maior nível de segurança.

Ok. Com essas informações eu fui atrás de implementar medidas de segurança no meu novo OS X instalado limpo (0 Km).

Os softwares que estou usando e recomendo são brevemente comentados a seguir:

- 1Password: Acho que esse todos já conhecem (utiliza AES 256-bits) ^^ – Comercializado na Mac App Store;

- Hider 2: Um aplicativo para criptografar e esconder documentos no Finder (também utiliza AES 256-bits) – Também comercializado na Mac App Store;

- Zweifish: Um ótimo e pequeno aplicativo que criptografa os dados usando o Algoritmo Twofish 256-bits (O único software para Mac que eu encontrei que trabalha encripta com o poderoso Twofish) – Também comercializado na Mac App Store;

- GPGTools: Um aplicativo Open Source que segue os padrões OpenPGP para troca de e-mails criptografados. Ele é bem Apple-like, bem simples de instalar e usar. (Altamente recomendável e qualquer dúvida é só perguntar!) – Disponível gratuitamente https://gpgtools.org ;

- Little Snitch: Um firewall que particularmente gosto muito! Ele monitora TUDO! Tanto trafego de entrada quanto de saída. Até mesmo se um aplicativo tem ou não permissão de escrever em disco. Considero ele Top! Estou usando a versão de teste mas pretendo compra-lo essa semana ainda. - Comercializado no site do fabricante em http://www.obdev.at/products/littlesnitch ;

- BackBlaze: O meu sistema de Backup (CRIPTOGRAFADO) on cloud favorito! Faz backup contínuo e indolor por um preço que julgo bem bacana. Obs.: A criptografia é ligada opcionalmente nas preferencias do painel BackBlaze. – Comercializado no site www.backblaze.com ;

- Time Machine: Todos já conhecem =) é nativo do OS X.

- Norton AntiVirus 12 for Mac: Vixeeee..... eu sei, eu sei. Mas é o seguinte. Na minha faculdade não tem AntiVírus e é você colocar o pendrive e ganhar uma coleção de vírus. :( E nem todos aqui em casa usam Macintosh. Eu tive minhas fotos de viagem a São Paulo todas perdidas porque meu irmão pegou meu PenDrive com vírus e abriu em um PC e formatou ele!!! Sim eu sei que poderia tentar recuperar mas quando soube já foi tarde porque houveram dados gravado por cima! :(
Além do mais o meu pai usa um computador com Windows e não queremos infectar a rede de casa com vírus né? É melhor prevenir! E outra coisa que não sabia e descobri recentemente foi que O Norton Antivirus 12 for Mac tem um sistema de proteção contra vulnerabilidades da internet bastante interessante.
Ex.: Se você tiver num site torrent, ou qualquer outro duvidoso que seja, e algum malware tentar infectar seu Mac disfarçado de um cokie ou outro jeito qualquer, o Norton imediatamente barra ele. Você nem percebe nada! É Transparente ao usuário. Quando você por ventura abrir o Norton ele discretamente mostra quando sofreu a tentativa de “instalação” do malware e qual foi o endereço. Achei legalzinho. E acredito ou não mas essa nova versão não tem pesado em nada o desempenho do meu Mac mini (meados de 2012 Quad-core com 4GB de RAM). Eu comprei esse Norton AntiVirus 12 for Mac no site da Fnac - http://www.fnac.com.br/norton-antivirus-mac-12-0-br-1-user-mm/p/633301 ;


Finalizando eu gostaria de deixar um comentário sobre o Aplicativo Zweifish que encontrei na Mac App Store:
Vocês podem me perguntar... Tiago se você já tem o Hider 2 porque diabos você comprou outro App de criptografia????

Simples! O Hider 2 é lindo e ótimo! Ele encripta e esconde usando AES 256 do qual não se tem o que argumentar. Mas, mas.... e se eu quiser criptografar um arquivo e enviar ele por CloudApp por exemplo? O Hider 2 não faz isso! Então o Hider 2 é ótimo para eu Encriptar na minha máquina mas não quando eu estou com um arquivo “sensível” que eu queira colocar numa Cloud a exemplo: Dropbox, CloudApp, Droplr e etc. Eu realmente recomendo o aplicativo Zweifish (e não estou ganhando nada com isso)! Além do mais ele usa Twofish 256-bits.

Detalhe: A galara só quer usar AES 256-bits e nada contra Rijndael! Eu mesmo uso AES mas...... por ele ser o padrão de criptografia dos USA eu li que os maiores estudos para quebra de criptografia são direcionados ao Rijndael (AES) ;) E segundo os artigos sobre a competição AES, dos 5 finalistas AES o Twofish tem nível de segurança compatível com o Rijndael (vencedor AES). O Twofish não é nem mais e nem menos seguro que o Rijndael. No entanto o Rijndael (AES) é mais rápido em criptografar e descriptografar do que o Twofish. Mas nada que seja como dizer... impactante, ou apreciável. Eu tenho usado o Twofish 256-bits (Zweifish) aqui rápido como uma bala.

E para os paranoicos (lembre-se): o Twofish tem menos pesquisas tentando quebra-lo atualmente ;)

Gente com isso eu deixo só o que eu tenho usado e que recomendo. Gostaria muitoooooo de ouvir de vocês o que vocês tem usado, o que acham da questão, e o que recomendam!

Há sim.... Eu não achei nenhum Aplicativo para Mac que suporte o algoritmo criptográfico Serpent. Eu sei que ele é o mais lento dos três (Rijndael, Twofish, Serpent), mas é também o mais seguro! Embora eu acho que não precisamos dessa segurança. É que eu queria só usar ele pra vê como é. ^^ O Twofish 256-bits em minha máquina tem desempenho similar ao AES 256-bits, então quero vê o poderoso Serpent em ação.

Se vocês souberem de algum app que suporte Serpent por favor avisem! E se você é um programador para sistemas OS X e tem nível técnico para tal (porque parece que são complicadíssimas essas implementações criptográficas de forma correta), esta ai uma ótima oportunidade de criar um App bacana que implemente Serpent.

Quer Uma dica? Sugeriria a criação de um app que funcione em segundo plano (transparente ao usuário) e que criptografe com Serpent 256-bits a pasta Dropbox. Se você criar esse App esteja certo que eu compratei ele! =) e acho que fará bastante sucesso!

Galera abraços e aguardo seus comentários ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao ler essa resenha, não pude deixar de pensar: por que tanta proteção? Além do habitual, estás preparado para uma invasão da NSA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu que pensava nem usar antivírus no meu MacBook...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao ler essa resenha, não pude deixar de pensar: por que tanta proteção? Além do habitual, estás preparado para uma invasão da NSA.

Observe, se você me perguntar se habitualmente eu lido com dados "sensíveis" a resposta HONESTA é um NÃO, eu não lido com dados sensíveis.

Então doido porque essa paranoia? Não sei... mas não quero correr o risco de alguém invadir meu Mac (por mais remoto que seja a possibilidade) ou que leiam meus e-mails. Mesmo que não tenha nada demais, acho isso uma invasão de privacidade e o que eu puder fazer pra dificultar essas investidas eu vou fazer. Só isso.

 

É noia minha mesmo! Mas o que andamos vendo pela imprensa (internacional principalmente) as agências de segurança tão fogo..... Sim eu sei que a probabilidade é muito remota (ou não???) de virem vascular nossos emails e tal e mesmo eu não tendo NADA que eles se importariam ainda assim não quero facilitar uma possível vigia cibernética. Acho estranho essa sensação de insegurança digital que se tomou ultimamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está certo! Um homem prevenido vale por dois.

 

Sou novo no mundo dos Macs, tanto que o meu primeiro está para chegar. O teu post foi de grande utilidade. Mesmo que eu não vá utilizar a metade do que colocaste, serviu de conhecimento.

 

Quanto ao antivírus, recomendas? Pensei que, ao utilizar o OS X, eu não teria tanto problema com isso. Sei que agora há mais vírus por causa da popularização dos MacBook, mas, mesmo assim, pensei que, se cuidasse os sites que eu visitasse, estaria seguro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está certo! Um homem prevenido vale por dois.

 

Sou novo no mundo dos Macs, tanto que o meu primeiro está para chegar. O teu post foi de grande utilidade. Mesmo que eu não vá utilizar a metade do que colocaste, serviu de conhecimento.

 

Quanto ao antivírus, recomendas? Pensei que, ao utilizar o OS X, eu não teria tanto problema com isso. Sei que agora há mais vírus por causa da popularização dos MacBook, mas, mesmo assim, pensei que, se cuidasse os sites que eu visitasse, estaria seguro.

Observe... essa questão de Antivírus é super polemica! Mesmo...

Quase todos dirão que não, não precisa! E de fato eles não estarão errados visto que até onde eu saiba Vírus mesmo no sentido literal da palavra não existe para Mac. Posso estar errado mas até onde eu sei, creio que não exista para OS X. Contudo, malwares existem (em pequeno número) e a Apple fornece uma ótima proteção contra eles. A dica padrão é: Não instale aplicativos piratas em seu Mac e não navegue por sites duvidosos. Se você seguir essas recomendações a possibilidade de se infectar por malwares direcionados ao OS X será muito baixa.

Entretanto, se você como eu viver em um ecosistema híbrido com maquinas que rodem Ruindow$ (brincadeirinha kkk) e você não tiver um Mac com Antivírus ai sim você correr o risco de espalhar os vírus para maquinas com o SO da Microsoft.

Então no fim das contas o Antivírus para Mac acaba servindo mesmo para garantir que seu Mac não vai "pegar" vírus de Windows! Note porém que os vírus de Windows não produzem qualquer dano no OS X.

Agora essa proteção contra vulnerabilidades da internet que esta inclusa no Norton AntiVirus 12 for Mac eu achei bacana mesmo =)

Qualquer coisa pode falar! Eu sabendo eu ajudo e certamente tem uma galera aqui no fórum que sabe muito mais do que eu! Abraços e bem vindo ao mundo OS X ^^ 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado, achei muito bom tua abordagem sobre o tema.

Eu tenho 30 anos de DOS e Windows, todas as versões que imaginar. Agora realizei meu sonho e comprei um MacBook Pro Retina, dia 27 faz 30 dias com ela. Nem preciso falar que OS X é muito melhor que Windows e estou fascinado com as facilidades/performance.

Acontece que tb sou paranoico com questão de vírus, invasões, malware e outros, dado que no Windows isto ocorre mesmo em menos de piscar de olhos. No meu Windows depois de testar diversos produtos escolhi a família Norton e posso dizer que é muito eficaz.

 

Mas não to aqui pra falar de Windows e sim de MAC. Vejo que no mundo MAC anti-virus é polemico e muita gente não usa.

Eu instalei o Parallels e o Windows 7, que por sinal roda muito bem e a interface com OS X é sensacional. Este Windows não parte junto quando do ao iniciar o MAC.

Minha dúvida está no acesso a internet pelo Window. Mesmo sendo uma máquina virtual não é necessário a instalação de um anti-virus no Windows?

Entendo que usar o Windows mesmo que em máquina virtual sem anti-virus fragiliza dos arquivos e até da máquina.

Gostaria muito de suas considerações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado, achei muito bom tua abordagem sobre o tema.

Eu tenho 30 anos de DOS e Windows, todas as versões que imaginar. Agora realizei meu sonho e comprei um MacBook Pro Retina, dia 27 faz 30 dias com ela. Nem preciso falar que OS X é muito melhor que Windows e estou fascinado com as facilidades/performance.

Acontece que tb sou paranoico com questão de vírus, invasões, malware e outros, dado que no Windows isto ocorre mesmo em menos de piscar de olhos. No meu Windows depois de testar diversos produtos escolhi a família Norton e posso dizer que é muito eficaz.

 

Mas não to aqui pra falar de Windows e sim de MAC. Vejo que no mundo MAC anti-virus é polemico e muita gente não usa.

Eu instalei o Parallels e o Windows 7, que por sinal roda muito bem e a interface com OS X é sensacional. Este Windows não parte junto quando do ao iniciar o MAC.

Minha dúvida está no acesso a internet pelo Window. Mesmo sendo uma máquina virtual não é necessário a instalação de um anti-virus no Windows?

Entendo que usar o Windows mesmo que em máquina virtual sem anti-virus fragiliza dos arquivos e até da máquina.

Gostaria muito de suas considerações.

 

 

Olá Jcadona! Bem vindo ao mundo Mac eu também recentemente troquei meu MBP antigo por um Retina e realmente ele é fantástico, a rapidez e a tela são coisas de cair o queixo e fazem diferença mesmo em tarefas simples, mas vamos ao que interessa.

 

A algum tempo atrás meu irmão teve que utilizar o Parallels também pois precisa de alguns programas de engenharia que só rodam em Windows e ao pesquisar descobri uma página que eles indicam o uso de alguma proteção, não por que possa infectar o Mac, mas sim pelo próprio Windows na VM. Segue o link da página:

 

http://kb.parallels.com/en/115757

Editado por Think Different

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado, achei muito bom tua abordagem sobre o tema.

Eu tenho 30 anos de DOS e Windows, todas as versões que imaginar. Agora realizei meu sonho e comprei um MacBook Pro Retina, dia 27 faz 30 dias com ela. Nem preciso falar que OS X é muito melhor que Windows e estou fascinado com as facilidades/performance.

Acontece que tb sou paranoico com questão de vírus, invasões, malware e outros, dado que no Windows isto ocorre mesmo em menos de piscar de olhos. No meu Windows depois de testar diversos produtos escolhi a família Norton e posso dizer que é muito eficaz.

 

Mas não to aqui pra falar de Windows e sim de MAC. Vejo que no mundo MAC anti-virus é polemico e muita gente não usa.

Eu instalei o Parallels e o Windows 7, que por sinal roda muito bem e a interface com OS X é sensacional. Este Windows não parte junto quando do ao iniciar o MAC.

Minha dúvida está no acesso a internet pelo Window. Mesmo sendo uma máquina virtual não é necessário a instalação de um anti-virus no Windows?

Entendo que usar o Windows mesmo que em máquina virtual sem anti-virus fragiliza dos arquivos e até da máquina.

Gostaria muito de suas considerações.

 

É recomendável que você tenha alguma proteção contra malwares rodando na sua maquina virtual com Windows SIM!!! Sobre a possibilidade deles "infectarem" o Mac eu não sei com certeza pra falar. Contudo, eu creio que eles não migrem automaticamente para o seu Mac mas é obvio que é possível que você acidentalmente "contamine" o Mac ao mover pastas com arquivos infectados do Window$ para o OS X. Mesmo assim, esses malwares de Window$ não causarão nenhum mal ao OS X apenas sua máquina poderá atuar como repositório de malwares de Window$ e estará passível de contaminar outras maquinas com Window$. Por isso, e para que sua maquina virtual funcione as mil maravilhas é recomendado que você use algum Anti-Vírus. Para sistemas Windows eu recomendo as opções pagas da fabricante alemã Avira. Em especifico recomendo O Novo Avira Antivirus Pro 2015.

 

Caso queira dar uma olhada o site da Avira é:   https://www.avira.com/pt-br/avira-antivirus-pro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ia comprar o Little Snitch, mas depois eu vi que os caras cobram 29,95 EUROS o que pode dá quase 100,00! Caro pra caramba! Se fosse pelo menos 29,95 Obamas fica até um pouco mais em conta, mas com Euros acho que não vai rolar!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ia comprar o Little Snitch, mas depois eu vi que os caras cobram 29,95 EUROS o que pode dá quase 100,00! Caro pra caramba! Se fosse pelo menos 29,95 Obamas fica até um pouco mais em conta, mas com Euros acho que não vai rolar!!!

Entendo... mas veja que essa é a faixa de preços para essa categoria de Aplicativos. Eles não são aplicativos bestas e sim aplicativos de segurança e por tanto requerem um nível de atenção aos detalhes durante a programação maior que aplicativos "comuns". Eu os considero aplicativos mais complexos que os demais e portanto entendo o "valor a mais".

 

Veja também que há um ótimo concorrente do Little Snitch 3.5 que se chama Hands Off! 2.3.2 e é comercializado por USD $49,99

 

Você também pode pegar o muito bom e gratuito TCPBlock 4.2. Mas no final é como sempre sabemos... você leva pelo que você paga! E dentre todos, eu considero o Little Snitch o "mais maduro". Uso ele a um bom tempo e ADORO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo... mas veja que essa é a faixa de preços para essa categoria de Aplicativos. Eles não são aplicativos bestas e sim aplicativos de segurança e por tanto requerem um nível de atenção aos detalhes durante a programação maior que aplicativos "comuns". Eu os considero aplicativos mais complexos que os demais e portanto entendo o "valor a mais".

 

Veja também que há um ótimo concorrente do Little Snitch 3.5 que se chama Hands Off! 2.3.2 e é comercializado por USD $49,99

 

Você também pode pegar o muito bom e gratuito TCPBlock 4.2. Mas no final é como sempre sabemos... você leva pelo que você paga! E dentre todos, eu considero o Little Snitch o "mais maduro". Uso ele a um bom tempo e ADORO!

 

Amigo,

 

Realmente a sua citação "você leva pelo que você paga" é certinha, certinha. Se você quer uma coisa boa, tem que pagar por ela. Olhando o Hands Off! 2.3.2 vi que ele tem um pouco mais de recursos do que o Liitle Snitch! Fiquei em dúvida entre os dois! Você já usou o Hand?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Realmente a sua citação "você leva pelo que você paga" é certinha, certinha. Se você quer uma coisa boa, tem que pagar por ela. Olhando o Hands Off! 2.3.2 vi que ele tem um pouco mais de recursos do que o Liitle Snitch! Fiquei em dúvida entre os dois! Você já usou o Hand?

Então, o recurso que eu sei que o Hands Off! 2.3.2 tem a mais do que o Little Snitch é sobre o controle na permissão de gravação no disco.

 

Sim eu já usei o Hands Off! na época em que estava fazendo um comparativo para saber qual comprar, e te digo que não foi fácil decidir (inclusive aconselho você a instalar o Hands Off! 2.3.2 e usar a versão de testes)! Se você comprar o Hands Off! 2.3.2 terá adquirido um ótimo aplicativo!

Na época em que usei o aplicativo, ele se mostrou impecável e funcionou a contento em todas as ocasiões e o que me fez decidir a compra a favor do Little Snitch foram duas coisas:

 

1.   Modo nativo em 64-bit.  -  Eu não entendo porque o desenvolvedor do Hands Off! ainda não portou seu aplicativo para 64-bit   :/

2.   Venda de licença familiar para utilização em 5 Macs.  -  O Hands Off! Ainda não tem venda de licença familiar!   :/

Editado por Calhau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o recurso que eu sei que o Hands Off! 2.3.2 tem a mais do que o Little Snitch é sobre o controle na permissão de gravação no disco.

 

Sim eu já usei o Hands Off! na época em que estava fazendo um comparativo para saber qual comprar, e te digo que não foi fácil decidir (inclusive aconselho você a instalar o Hands Off! 2.3.2 e usar a versão de testes)! Se você comprar o Hands Off! 2.3.2 terá adquirido um ótimo aplicativo!

Na época em que usei o aplicativo, ele se mostrou impecável e funcionou a contento em todas as ocasiões e o que me fez decidir a compra a favor do Little Snitch foram duas coisas:

 

1.   Modo nativo em 64-bit.  -  Eu não entendo porque o desenvolvedor do Hands Off! ainda não portou seu aplicativo para 64-bit   :/

2.   Venda de licença familiar para utilização em 5 Macs.  -  O Hands Off! Ainda não tem venda de licença familiar!   :/

 

Então, acabei comprando o Little Snitch mesmo! É interessante o tanto de coisa que "entra" e "sai" do seu computador, mesmo com quase nenhum app rodando. Só o Yosemite faz "trocentas" conexões com tudo quanto é lugar! Algumas tranquilas, mas tem outras que são sinistras! hehehehe!

 

Acho que valeu as quase 100,00 Dilmas!

 

Agora estou olhando para um desktop da Dell aqui na minha mesa rodando o Windows 8.1? Tenho até medo de instalar alguma coisa parecida para verificar ele... Um dia tomo coragem! hehehehe

 

Obrigado aí Calhau, pelas informações e dicas!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, acabei comprando o Little Snitch mesmo! É interessante o tanto de coisa que "entra" e "sai" do seu computador, mesmo com quase nenhum app rodando. Só o Yosemite faz "trocentas" conexões com tudo quanto é lugar! Algumas tranquilas, mas tem outras que são sinistras! hehehehe!

 

Acho que valeu as quase 100,00 Dilmas!

 

Agora estou olhando para um desktop da Dell aqui na minha mesa rodando o Windows 8.1? Tenho até medo de instalar alguma coisa parecida para verificar ele... Um dia tomo coragem! hehehehe

 

Obrigado aí Calhau, pelas informações e dicas!!!

Sem dúvida nenhuma você fez uma bela aquisição! Parabéns pela compra! O Little Snitch é sensacional!!!   :)

 

Sim, aplicativos "similares" para o Windows eu posso falar de dois produtos que já usei e gostei (certamente devem existir outros...).

 

1. ZoneAlarm (mas a única versão em especifico que eu recomendo é a: ZoneAlarm® 2015 PRO Firewall) => http://www.zonealarm.com/security/en-us/zonealarm-pro-firewall-anti-spyware.htm

 

2. Jetico Personal Firewall => http://www.jetico.com/products/personal-privacy/personal-firewall

 

Mas como sempre, é altamente recomendável a utilização das versões de testes antes de qualquer possível compra.

 

E no mais estamos a disposição!

 

Abraços Grande Dellas_Capua ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom esta discussão e este tópico,

 

Dúvidas:

Se o FileVault já cifra o disco por que usar o Hider2? só se empresta o macbook/mac mini e não quer que outras pessoas que vão usar o mac tenham acesso a alguns arquivos específicos, é isso?

 

Contribuição

Não uso o 1Password que pelo que vejo é bem comum no mundo Mac, como vim do Windows (e ainda uso no serviço) já usava o LastPass e apenas continuei, me atende muito bem e posso acessar minhas senhas de qualquer computador - Pra melhorar a segurança de acesso uso dois fatores de autenticação.

 

Não uso antivirus no macbook, somente na VM que roda sob Parallels, mas se vier a mudar de idéia vou usar ou o Sophos Antivirus for Mac Home Edition - https://www.sophos.com/en-us/products/free-tools.aspx ou o Forticlient que é mais completo em recursos - www.forticlient.com.

Ambos são gratuitos e de empresas renomadas que trabalham focadas no setor corporativo.

 

Como o forticlient diz que tem um firewall/ips baseado em aplicação, talvez instale para testar se faria o serviço proposto pelo Little Snitch (monitorar tráfego de saída)

 

Solução de becape uso um HD externo conectado 100% do tempo no meu roteador e Time Machine via rede,  mas se pegar fogo na casa perco tudo que não estiver nos discos virtuais. Alguém conhece alguma solução que cifre alguns arquivos e envia para o Onedrive? claro, que permita baixar numa maquina windows e decifrar também, melhor ainda se tiver app para iOS.

Editado por jtucano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom esta discussão e este tópico,

 

Dúvidas:

Se o FileVault já cifra o disco por que usar o Hider2? só se empresta o macbook/mac mini e não quer que outras pessoas que vão usar o mac tenham acesso a alguns arquivos específicos, é isso?

 

Contribuição

Não uso o 1Password que pelo que vejo é bem comum no mundo Mac, como vim do Windows (e ainda uso no serviço) já usava o LastPass e apenas continuei, me atende muito bem e posso acessar minhas senhas de qualquer computador - Pra melhorar a segurança de acesso uso dois fatores de autenticação.

 

Não uso antivirus no macbook, somente na VM que roda sob Parallels, mas se vier a mudar de idéia vou usar ou o Sophos Antivirus for Mac Home Edition - http://www.ensafer.com )faz exatamente isso para o serviço Dropbox mas o aplicativo para iOS esta atualmente em versão de desenvolvimento. Além disso tem o BoxCryptor ( https://www.boxcryptor.com/en/onedrive ) que PARECE atender a sua demanda. Mas eu não sei porque nunca usei o BoxCryptor para encriptar o OneDrive.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa contribuição!

 

Só por curiosidade, você salvou algum desses links e/ou materiais para estudo ou tem alguma forma de compartilhá-los? 

Pergunto pois também tenho curiosidade sobre o funcionamento mais profundo dessas áreas como criptografia e acho que seria de grande valia para meus estudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o texto, uso o FileVault por ser nativo da Apple e ele encriptar a partição do OSX, vi que foi citado que encripta apenas a pasta do usuário, mas sim a partição inteira (não o hd/ssd) onde está o OSX, uso bootcamp em meu mac, e o windows reconhece como partição quebrada/danificada deixando sem acesso.

 

Para arquivos sensíveis, eu uso uma "caixa" segura com o TrueCrypt(OSX) configurado com a encriptação Serpent-Twofish-AES em XTS e chave primária de 768bits, lembro que na época que pesquisei que era a melhor configuração para alta segurança, e como uso serviços na nuvem para movimentar essa "caixa" imagino que seja bem difícil alguém quebrar isso (combinado com uma senha embaralhada).

 

E para navegar na internet de modo seguro e tranquilo no dia-a-dia, uso uma conexão vpn com encriptação de dados em AES 256, autenticação SHA256 e HandShake RSA-2048.

 

Pode parecer loucura tudo isso, mas não é, a privacidade hoje em dia é um direito de todos, provedores de internet e até outros países, registram tudo que fazemos na internet e usam esses dados para vender os usuários, isso é crime e todos deviam considerar um pouco mais de preocupação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por gian
      Oi gente, sou usuário antigo (de mac e fórum) porem sempre fiquei mais na leitura mesmo por aqui. Porem estou com uma questão que pode ser de interesse de todos e vale compartilhar. 
      Adquiri um mac novo, com sierra ja instalado, e o Filevault vem selecionado como default pra uso. 
      Gostaria de opinões, se o pessoal aqui usa, recomenda, tem perda de desempenho, vale o "custo x beneficio"... 
      Abraços!
    • Por JoaoRafael
      Bom dia pessoal, olhe que problema idiota que eu mesmo causei.
       
      Troquei o HD do meu macbookpro por um WD Black 2 Duo.
       
      Este fantastico HD em um SSD de 120GB e um HDD de 1TB no mesmo dispositivo.
      COnfigurei este como 2 HD`s distintos, com o OSX no SSD e a pasta de usuário no HDD.
       
      Enfim, ficou ótimo, mas ontem decidi proteger minhas informações.... ativei o FileVault para o SSD e mandei Criptografar as informações do HDD (cliquei na unidade na janela do finder e mandei criptografar).
       
      Acontece que, como minnha pasta de usuário esta criptografada em outra unidade de disco, o OSX não consegue fazer o log in, não acha meu usuário e não abre a opção para que eu descriptografe o HDD pela senha. Sendo assim estou travado. Consegui acesso aos arquivos via outro mac....mas só isso.
       
      Alguma ideia de como retiro a criptografia do HDD sem formatar? Isso resolveria meu problema.
       
      ABs
    • Por Calhau
      Olá pessoal do Fórum  \o/  Estou querendo saber da galera qual serviço de VPN que vocês usam tendo em vista a SEGURANÇA.  Vira e mexe eu tenho lido um pouco sobre o tema e tenho testado ao longo de uns meses alguns serviços de VPN. Mas quero saber qual vocês usam e quais julgam os melhores.
    • Por henriquelg
      Pessoal,
       
      Já uso mac a 2 anos, vim do linux, e sinto falta do FireStater, um firewall pra linux, onde eu tinha um controle das portas que estavam abertas na minha máquina, o firewall do mac é bom mas peca em uma coisa que pra mim é importante, ele não mostra as tentativas de conexões.
       
      Exemplo, eu usava lista branca, bloqueava tudo e na lista colocava o que queria que funcionasse.
      Se por acaso uma aplicação não funcionasse direito ele me mostrava que havia tentativas de conexão na porta X, e ai eu desbloqueava e o programa funcionava perfeitamente.
       
      Alguém tem alguma alternativa, algum firewall que faça isso, ou até mesmo algum comando ou log do Mac OS X, que me mostre isso?
       
      Desde já agradeço.
    • Por Gustavo Jaccottet
      O MM http://macmagazine.com.br/2013/04/04/governo-americano-afirma-que-e-impossivel-quebrar-a-criptografia-do-imessage/ fez uma excelente matéria sobre a criptografia das informações do iMessage, o qual, segundo a Agência Americana Antidrogas, tem um nível de segurança tão alto que impede a interceptação de informações, ou seja, o DEA está preocupado com o uso ilícito do dispositivo, não fosse isso não teria emitido um documento ao público contendo essas informações.
       
      Primeiro quero esclarecer que nos EUA há uma diversidade de Agências Reguladoras, todas elas autônomas e que respondem sempre a uma pasta específica do Secretariado vinculado à Presidência dos EUA. O DEA, assim como a CIA, NSA, FBI, NASA, FED... tem total autonomia gerencial e podem emitir comunicados ao público de temas afetos ao seu interesse.
       
      No caso em tela, a notícia pode ser vista como um problema, já que atividades ilícitas estão sendo "tramadas" pelo dispositivo de mensagens da Apple, o que desagrada ao DEA, já que a repressão ao crime organizado e ao tráfico de drogas fica alguns degraus abaixo dos planos dos chefes das redes de tráfico. Isso ainda tem uma repercussão mais grave. O Tráfico Internacional de Drogas e Entorpecentes Ilícitos são parte de tratados internacionais, dos quais o Brasil, EUA, Canadá, França, etc, são signatários.
       
      O Documento ainda diz que o DEA não conseguiu interceptar nada, mas isso não significa que o FBI, a CIA, a NSA, o Serviço Secreto e o Departamento de Estado, não o estejam fazendo. 
    • Por Pedro Nery
      Galera da MM
      Boa tarde
      Venho pedir mais uma consultoria especializada de vocês. Recebi um novo MBP Final 2012 em troca ao outro equipamento com defeito de fábrica. Depois de quase 12 horas restaurando o último backup pelo time machine, a máquina voltou "igual" à anterior (com alguns problemas, como necessidade de reinstalar alguns programas). Mas antes de concluir a migração, o sistema avisou que o Filevault foi desabilitado (nem lembrava que eu havia habilitado isso anteriormente).
      Procurei no MacMagazine e encontrei dois posts que me deixaram em dúvida:
      FileVault: tudo sobre a experiência de quem está usando o sistema de criptografia de arquivos do Mac OS X
      http://macmagazine.com.br/2009/06/29/filevault-tudo-sobre-a-experiencia-de-quem-esta-usando-o-sistema-de-criptografia-de-arquivos-do-mac-os-x/
      Desabilitei o FileVault no meu MacBook Pro. Motivo? Time Machine.
      http://macmagazine.com.br/2009/07/15/desabilitei-o-filevault-no-meu-macbook-pro-motivo-time-machine/
      No primeiro, o editor confirma que ficou satisfeito com o desempenho e no segundo ele diz que teve que cancelar o serviço, pois ele está impedindo a utilização completa do Time Machine. Ocorre que ambos os artigos são de 2009 e eles têm como base a versão 10.6 (Leopard). É possível que esse problema tenha sido corrigido em uma das três versões subsequentes, mas não encontrei nenhum artigo confirmando essa informação.
      Sendo assim, gostaria de saber de vocês se devo ativar o FileVault e se isso vai prejudicar o desempenho da máquina ou o seu backup pelo Time Machine (tenho uma Time Capsule para isso).
      Agradeço pelo apoio.
      Abraço a todos.
    • Por b4mb4m
      galera sou novo aqui no forum, entao moderadores se nao for o local exato para esa pergunta me informe onde posso faze-la.
      tenho um iphone 3gs 32gb.
      assistindo ontem ao ep 12 de Elementary, um dos personagens ao utilizar o iphone para trocar mensagens o fez de modo ecriptado. um ecriptacao muito maneira quem puder assistir vale a pena a serie e boa eles usam iphones 4 o tempo todo e o Sherlok usa aquele gadgets que serve como lupa de aumento para a camera do iphone .
      minha pergunta eh. eu pesquisei na net e achei o Black SMS (acho que e isso) que ecripta as conversas, gostaria de saber se tem outros quais sao e se tem algum que faca o mesmo como o da serie.
      desde ja agradeco.
      abracos
      feliz 2013
    • Por Flavio Ruas
      O iPhone 5 não funciona na rede wifi do meu trabalho, é estranho, justamente porque na minha casa e em outros locais com wifi ele conecta normalmente. O problema no trabalho só acontece com o meu aparelho, meus demais companheiros utilizam a rede normalmente com seus notebooks e smartphones (iPhone 4S e androids).
      Eu encontro a rede, tento conectar colocando a senha, ele conecta, mas rapidamente cai. Existe a questão do firewall, no entanto eu sequer consigo tentar colocar o usuário e senha, pois fica uma tela branca, sem a possibilidade de colocar as minhas credenciais. Alguém tem ideia de qual pode ser o problema?
    • Por RSchneider
      Estou me sentindo meio idiota (desculpe o termo)...
      Acredito que estou fazendo algo errado, não é possível!
      Vamos lá... Criei um arquivo de texto (TXT) no windows, salvei, fui na propriedades e criptografei o arquivo. O nome do arquivo ficou de cor verde (padrão em arquivos criptografado no windows). Depois coloquei esse TXT no dropbox.
      No meu iPhone fui lá no App do Dropbox, esperei sincronizar os novos arquivos e fui abrir esse arquivo TXT que criptografei. Resultado: o dropbox abriu normalmente.
      Depois voltei ao PC, enviei esse arquivo criptografado por email para mim mesmo. Fui no App Mail do iPhone e consegui visualizar o conteúdo normalmente!
      Me perguntei: Será que é normal acontecer isso com arquivo TXT? Vou testar com um arquivo JPG. Resultado: abriu normalmente a foto também!
      Me expliquem isso, por favor... Com certeza errei em algum passo, não é possível!!!
    • Por Alexandre RJ
      Pessoal,
      Tenho um Airport Extreme há 2 anos funcionando perfeitamente. Sem queixas.
      No entanto, quando jogo FIFA 12 no meu PS3 através do WiFi, noto que há uma legenda no jogo,
      dizendo que o FIREWALL está em MODERATE. Eu até consigo jogar online, mas noto que
      a conexão poderia ser melhor e tenho a impressão que esse firewall moderado pode
      estar me atrapalhando. Sou assinante VIrtua 10 mega.
      Alguém pode me ajudar a sanar esse problema?
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      47.530
    • Total de Posts
      407.680
×
×
  • Criar Novo...