Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Defesa do Consumidor] Espaço no MM


Gustavo Jaccottet

Posts Recomendados

Prezados,

 

O MM tem artigos excelentes no que diz respeito a assuntos que envolvem a Apple e questões judiciais. Acontece que questões como "Apple ganha outro processo da Samsung"; "Apple e Google firmam acordo para encerrar processo judicial", além de ser algo saturado, perdeu a sua natureza informativa. Estamos vivendo uma fase em que a Apple trata os seus usuários, e por sua vez principais clientes do MM, como "Consumidores de Segunda Classe". Estas expressão não é minha e sim de um Magistrado aqui do Rio Grande do Sul. Não estou sugerindo que o MM incentive os seus leitores (clientes) a ingressarem judicialmente contra a empresa, mas sugiro que seja aberto um espaço para que notícias que dizem respeito ao Direito do Consumidor, como esta http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=238157, passem a ter um espaço de destaque no blog.

 

Passo os olhos pelo blog por pelo menos 4x dia. Vi a remoção dos comentários como algo positivo, mas também encaro isso como a colocação dos leitores na condição de clientes de uma Empresa que se chama MacMagazine, devidamente organizada, com hierarquia interna e uma política editorial consolidada, afinal de contas é assim que se edifica um meio de formação de opinião. Dentro disto, os assuntos que dizem respeito aos consumidores são fundamentais. Poder-se-ia, até mesmo, abrir um espaço no Fórum, quase que como um "Reclame Aqui", e a partir disto fazer-se uma seleção dos casos mais relevantes a cada mês, quinzena ou semana, donde seriam redigidos artigos de natureza informativa.

 

Por ora é isso,

 

Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por comentários profundos como esse que removeram os comentários do site.

 

Bem lembrado. O que ao mesmo tempo enriquece, pode apodrecer a discussão de assuntos muito relevantes. Se existia uma justificativa contra a exclusão dos comentários, esse cidadão aí justificou o porquê do MM ter agido de tal maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o MacMagazine é um site sobre a Apple e quem escreve é quem entende e gosta da Apple.

Embora muitos textos sejam informativos, as opiniões e posicionamentos são pessoais.

É um blog colaborativo e opinativo, e são o mais parciais possível.

Talvez colocar em prática sua sugestão seria arranhar a imagem da marca diante dos leitores ou algo do tipo que pareça atacar a Apple.

Não sei se a direção do site se sentiria a vontade com isso ou se pra eles não teria problema algum. Acabaria sendo um centro onde se expões e se reúne os erros e problemas da Apple. Coisas muito úteis para marcas concorrentes.

Mas é algo pra se pensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o MacMagazine é um site sobre a Apple e quem escreve é quem entende e gosta da Apple.

Embora muitos textos sejam informativos, as opiniões e posicionamentos são pessoais.

É um blog colaborativo e opinativo, e são o mais parciais possível.

Talvez colocar em prática sua sugestão seria arranhar a imagem da marca diante dos leitores ou algo do tipo que pareça atacar a Apple.

Não sei se a direção do site se sentiria a vontade com isso ou se pra eles não teria problema algum. Acabaria sendo um centro onde se expões e se reúne os erros e problemas da Apple. Coisas muito úteis para marcas concorrentes.

Mas é algo pra se pensar.

 

Podes ver que eu pus uma ressalva: que seja aberto no Fórum um espaço específico para assuntos que digam respeito ao consumidor.

 

Se o Blog não fosse parcial, posso te garantir que eu não seria um dos seus clientes, pelo contrário, eu ficaria restrito ao Fórum, ou nem isso, pois compreendo o fórum como uma extensão do MM. Fiz diversas amizades por aqui e inclusive alguns movimentos para tentar fazer um barulho contra a Apple. Não para denegrir a empresa, mas para melhorá-la para os seus consumidores, pois haverás de concordar comigo: quem lê o MM, em 99.9% dos seus clientes, são usuários da Apple, não são funcionários da Apple ou da Foxconn.

 

Há diversos posts do MM que não só refletem a opinião dos Administradores, como ainda, em alguns casos, batem de frente com a Política da Apple. Minha sugestão está de acordo com a tua última frase: "é algo para se pensar". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No podcast eles comentaram esse caso, porem com uma opinião falando que acham um absurdo a mulher em questão buscar o seu direito. As alegações foram que o iphone era de 2008 ou 2009 e já não devia receber atualização mesmo. E falaram que se fosse assim as empresas com android deveriam ser processadas. Porem não devem conhecer android. Tenho um milestone funcionando até hoje e pode ser usado whatsapp nele e facebook. Coisa que no iphone 3g não pode, e a reclamação da consumidora, não foi sobre o IOS, mas sobre os apps. Uma vez que a google obriga retrocompatibilidade e a apple só da suporte ao ios atual. 

Editado por gabrieltenan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No podcast eles comentaram esse caso, porem com uma opinião falando que acham um absurdo a mulher em questão buscar o seu direito. As alegações foram que o iphone era de 2008 ou 2009 e já não devia receber atualização mesmo. E falaram que se fosse assim as empresas com android deveriam ser processadas. Porem não devem conhecer android. Tenho um milestone funcionando até hoje e pode ser usado whatsapp nele e facebook. Coisa que no iphone 3g não pode, e a reclamação da consumidora, não foi sobre o IOS, mas sobre os apps. Uma vez que a google obriga retrocompatibilidade e a apple só da suporte ao ios atual. 

 

Na matéria do MM eles discordaram da idéia, mas quero lembrar que o iPhone 3G foi vendido até o lançamento do iPhone 3GS de 8GB, poucos meses antes do lançamento do iPhone 4. Pois bem, eu entendo que o consumidor sempre deve ser protegido, pois como o Juiz daqui do RS disse na sentença do caso da consumidora, "a Apple trata os consumidores brasileiros como consumidores de segunda categoria". O que não deixa de ser verdade, pois dentro do princípio da obsolência programada vem a idéia de reciclagem anual dos produtos. Acontece que aqui a obsolência programada apenas não atinge quem tem condições financeiras suficientes de arcar com um novo iPhone por ano.

 

Curiosamente, a política com relação ao OSX é o oposto, pois o suporte a uma mesma máquina chega a perdurar por até 5, 6 anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...