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Thiago Oliveira

Uma saga chamada iPad Air

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Como alguns amigos sabem, troquei meu iPad 4th por um iPad Air. Pretendia me beneficiar com o tamanho e peso menor do novo modelo, algo que sempre me incomodou nas versões anteriores.

 

Pois bem. Levei algumas semanas para me decidir sobre a compra. Depois, levei mais alguns dias para escolher o modelo. Finalmente, vendi meu iPad antigo e comprei o Air. Hoje, quase um mês depois, não tenho mais nenhum. 

 

Eis o que houve.

 

A compra foi feita na Apple Store online do Brasil.

 

O primeiro iPad Air veio surpreendentemente todo coberto de uma poeira branca, por baixo do plástico que o protege. Logo percebi que o botão home estava soltando uma substância estranha, meio grudenda, como se fosse uma cola. Em seguida, em questão de horas, o botão home começou a falhar. Entrei em contato com a loja e o atendimento não foi bom; impessoal, confuso, nem parecia a Apple. A solução dada: retirar o aparelho em 3 dias úteis e encaminhar uma nova substituição em até 10 dias úteis. Nisso chegou uma pesquisa de satisfação, a qual não respondi positivamente em vários tópicos. Foi aí que a Apple americana entrou em contato comigo e passou a cuidar do caso, agilizando a substituição do meu iPad.

 

A segunda unidade, nova, lacrada na caixa branca com os acessórios, também veio com a mesma poeira branca, mas em menor quantidade. A princípio, tudo estava ok. Mas, com o uso, notei algumas coisas estranhas: a mesma substância que, no primeiro iPad, saía do botão home, passou a sair das laterais do aparelho, na fenda que fica entre o vidro é o chanfro do alumínio; o conector dock soltou uma película plástica; e, o mais chato, vieram dois pontos de poeira embaixo da tela. Entrei em contato com a atendente da Apple americana que havia me ajudado e uma nova troca foi agendada. Dessa vez, como o caso era inusitado, ela me garantiu que antes iria entrar em contato com a fábrica para que fosse inspecionado e selecionado um iPad em perfeitas condições. Caso eu não gostasse do aparelho, ficou combinado que eu poderia solicitar um reembolso.

 

Passaram os feriados e, finalmente, recebi o terceiro iPad. Sujo, de novo! Agora, havia até uns "montinhos" com uma poeira amarelada por debaixo do plástico que protege o aparelho. Limpei o iPad e liguei. Nenhum dead pixel, nenhum adesivo saindo de lugar nenhum, nenhuma poeira por debaixo da tela. Mas o display era horrível. Metade da tela possuía cores frias, metade quentes. Metade do display tinha um branco fresco, metade um amarelado parecendo jornal velho. Para arrematar, na borda esquerda do iPad, havia uma faixa com uma mancha escura, como se fosse uma sombra. Achei que pudesse estar "procurando chifre em cabeça de cavalo", até mostrar o aparelho para uma amiga (que sequer tem iPad) e que logo notou o "defeito". Entrei em contato de novo com a Apple; relatei tudo e pedi o reembolso. O iPad será retirado amanhã pela transportadora e o dinheiro será creditado no prazo de 10 dias.

 

Todo esse processo levou quase um mês. E se, no total, usei o iPad por cinco dias foi muito!

 

Todos os iPads vieram da loja oficial, na caixa branca com todos os acessórios. Foi garantido que não eram unidades refurbished. Todos foram fabricados no Brasil. E, não sei se isso é importante, nenhum veio com aquele cheiro característico de um produto Apple novo.

 

Segundo a atendente, o último iPad deveria ser um chinês, haja vista a suspeita de que esses problemas pudessem ser causados pela produção local. Mas veio um brasileiro.

 

Em pesquisa nos tópicos das comunidades da Apple, li casos de pessoas que chegaram a fazer 18 substituições. Isso mesmo: 18!

 

No meu caso, não foi me oferecido uma nova substituição, mas sim o reembolso. Em princípio, isso me pareceu ser o mais certo; afinal, não há garantia de que receberei uma unidade adequada. Ademais, por melhor que seja o atendimento, o processo de substituição é bastante desgastante. Você fica sem o aparelho e ainda espera um novo sem a certeza de que receberá um em perfeitas condições. Porém, comprar um novo iPad em outra loja pode ser até pior; imagine a dor de cabeça se eu tiver um problema com um iPad comprado, por exemplo, nas Casas Bahia. Se na Apple, com o seu ótimo atendimento, já foi difícil, não quero nem pensar como seria o relacionamento com os varejistas nacionais e suas conhecidas políticas de pós-venda. É espantosa a ideia de que, ao comprar um iPad, você tem que contar com a sorte para receber um produto em perfeitas condições. 

 

Por outro lado, não quero ficar sem o tablet. Ele sempre foi muito útil para as minha necessidades. Já comprei muitos apps que, sem um, não poderei usar. A frustração é imensa. Sou usuário do iPad há anos (que uso para estudo e trabalho) e, agora, me vi sem nenhum. E definitivamente não sei qual passo tomar. Fiquei meio que perdido.

 

Talvez os amigos do fórum, sempre tão solícitos, tenham alguma sugestão.

 

Forte abraço!

Editado por Thiago Oliveira

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Complicada sua situação eim amigo, eu comprei um no PY e também tive o cuidado de abrir e verificar na hora de retirar do pacote.

Por sorte estava perfeito.

Se eu fosse você tentaria com os vendedores do fórum. Não sei de onde você é, mas talvez no Py como eu, ou então na própria loja da apple no RJ.

Boa sorte pra ti.

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Acho melhor você ir numa loja física. Procura uma revendedora da Apple tipo iPlace, iTown ou até mesmo a Apple Retail Store se você for residente do RJ. Na hora você poderá ver as condições do iPad e poderá trocar caso houver algum defeito.

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Parece até que foi o típico problema de lote "contaminado". Triste imaginar isso vindo da Apple.

 

Sobre o pós venda dos varejistas nacionais eu discordo. Nunca comprei na Casas Bahia, mas Walmart, Saraiva e Submarino me atenderam muito bem quando precisei desse tipo de atendimento.

Nesses casos há que se observar duas situações.

 

√ Prazo de 7 dias. Direito de arrependimento.

√ Prazo de 30 dias. Troca direta com o vendedor.

√ Acima de 30 dias. Suporte passa diretamente ao fabricante.

 

Dentro do prazo de 7 dias, que creio foi o seu caso, seu poder é imenso. Se não quiserem trocar você pode cancelar, e se ainda assim criarem caso você pode recorrer ao JED e ainda receber uma indenização. Geralmente dentro dos 7 dias (a contar do recebimento) nenhum varejista se arrisca a criar caso.

 

De 7 a 30 dias é onde o bicho pega. Você ainda tem direito a troca em caso de defeito de fabricação, mas está sujeito à analise do varejista e já não tem mais o poder de ameaçar cancelar o pedido a qualquer momento. Você só poderá recorrer ao JED caso o prazo de 30 dias (a contar a partir do inicio do processo de troca) seja estourado.

 

Depois dos 30 dias o suporte passa ao fabricante e tudo passa a ser como se tivesse comprado na loja oficial da Apple.

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Já vi alguns post seu cara vc precisa tomar um banho de sal grosso (brincadeira) mais sério o atendimento da Apple caiu muito dentro do call center e revendas do Brasil a loja do Rio de Janeiro nunca fui e nem pretendo ir naquela cidade que odeio, porém um dia quem sabe em SP testo e vejo se tem o mesmo atendimento premium que tenho quando estou em Paris semana passada falei da falha do touch do meu iPhone 5s ao carregar o genius pegou o aparelho e na hora trocou igual aqui

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Esse é o problema dos primeiros lotes dos produtos Apple, sempre é assim. Devido a demanda altíssima as fabricas precisam se virar nos 30 para entregar a tempo e ai sempre dá isso, seja com iPads ou iPhones. Por isso eu mesmo espero passar 3 ou 4 meses, porque esses lotes já são fabricados com mais "calma" e cautela. 

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Estou horrorizado e com medo. Estou pensando em trocar o meu iPad 4 por um mini retina display.

Meu 4 funciona redondinho. Trocaria apenas por causa do tamanho e peso, mas não quero ter dor de cabeça. Vamos criar coragem!!!

Editado por magno fh

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Oi Thiago,

 

Puxa vida! Que azar você levou!! Claramente seu caso foi um problema de um ou mais lotes de produção brasileira.

 

Então quem sabe, um item vindo de fora, seja mais seguro nessa situação?

Eu sugeriria, primeiramente, comprar seu tablet numa loja física - se você tiver alguma perto de onde mora - já que você poderia inspecionar a integridade do produto no ato da compra, e sair já com o tablet na mão.

 

Mas se você não tem uma loja física idônea perto; aqui no forum, tem o Monaco e o Gilberto, e ambos são muito bem conceituados, e conseguem o produto de fora para você. Geralmente dos Estados Unidos.

 

Outra coisa, li reviews boas do ipad mini retina, em relação as especificações e desempenho em comparação com iPad Air. O desempenho é muito parecido mesmo. Se você acha que se acostuma com um tablet menor, e procura peso menor, talvez seja a solução para você?

 

Eu sou usuária Apple há uns 8 anos... Tenho vários aparelhos da empresa. E embora raramente, já tive sim problemas com a Apple, meu macbook air 13 veio sem a unidade flash dentro. A apple me mandou na assistência, e tive problemas com a autorizada que queria cobrar de mim a colocação do armazenamento flash embora eu tenha entrado em contato assim que recebi o produto. (e cobrar muito! Mil e poucos reais!!) Acionei a Apple, que exigiu da autorizada que fizesse a instalação sem custo.  Sorte a minha, deu tudo certo no meu caso.  ^_^

 

 

Por favor, se não for pedir muito, nos mantenha informados do que você decidir!!  :)

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o jeito é fazer como disseram, vai numa loja fisica e compra

 

Nao precisa ser a Apple Store do Rio

Compra numa FNAC, Fast Shop da vida...

eh soh abrir e conferir tudo antes de levar embora, qualquer problema ja troca ali na hora

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Bah, que situação. 

 
Mas pelo menos tudo está sendo bem resolvido.
 
Eu também sugiro que, caso venhas adquirir outro iPad Air, se for possível, o faça numa loja física (iPlace, iTown, Saraiva, Fnac, Fast Shop) pois no ato a compra e dentro da loja… tu terás a possibilidade de abrir a caixa e testar o aparelho, checar a integridade, o funcionamento, ver se tem alguma poeira, enfim… como a galera tá falando e ver se está tudo certo antes de sair da loja.
 
Ou, como sugerido pela menina letslucy, comprar um importado. Certamente o risco de receber uma peça danificada é bem menor.

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Nossa, mas isso é muito azar. Em dezembro comprei dois iPads Air e dois iPhones 5s na loja online da Apple e todos vieram perfeitos, com cheiro de novo, sendo usados todos os dias e funcionando perfeitamente até hoje. Também conheço várias outras pessoas que compraram e não tiveram problema algum. Isso provavelmente foi algum erro de produção em algum lote da fabricação nacional.

 

Meu conselho é que você não desista do iPad Air, pois acho o aparelho maravilhoso e não sei viver sem ele. Antes eu tinha um iPad 3 que vendi para comprar o Air e foi a melhor coisa que eu fiz.

 

Faça como já disseram aqui, vá a uma loja física e compre pessoalmente. Assim você não corre o risco de passar por essa experiência traumática de novo.

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Obrigado a todos pelas manifestações e sugestões.

 

Quanto a comprar o iPad em uma loja física, eu gostaria de ter o mesmo otimismo que vocês com relação ao varejo nacional. Com exceção de algumas lojas, a maioria não permite a troca uma vez feita a compra; a responsabilidade passa, então, a ser do fabricante. Já frequentei uma Mystore e uma iPlace e não gostei do atendimento, além de achar os preços praticados proibitivos; pelo menos nas unidades que fui, eles vendem à vista o que a Apple Store pratica como preço parcelado. A Fastshop, por sua vez, permite a troca no prazo de 7 dias; creio que a Saraiva Megastore também; o problema, muitas vezes, consiste em convencer o atendente que você está tendo um problema; nem sempre você pode contar com a boa vontade deles. Por fim, ir ao RJ, no momento, mostra-se inviável (sou de SP). 

 

Alguns falaram em azar. Concordo! Tive muito azar. Apesar da natureza, da fama e do preço cobrado, o iPad aparentemente é um aparelho que você compra e tem que contar exclusivamente com a sorte para receber uma unidade adequada. E a Apple, por sua vez, é incapaz de garantir um aparelho aceitável. Ao menos a minha experiência me autoriza a pensar dessa forma.

 

No momento, ainda não posso tomar uma decisão definitiva sobre o que fazer. O último iPad foi recolhido na quarta-feira e estou aguardando o reembolso do valor pago. Depois é que pensarei no próximo passo, baseado nas suas sugestões. Mas já trabalho com a ideia de não mais comprar um iPad, apesar das facilidades que ele me proporcionava, dos vários dólares gastos em apps e da utilidade para o meu cotidiano. O aparelho e a compra desastrosa, seguramente a pior que já fiz, infelizmente não me dão mais confiança e ânimo para uma nova aquisição. 

 

Estou horrorizado e com medo. Estou pensando em trocar o meu iPad 4 por um mini retina display.
Meu 4 funciona redondinho. Trocaria apenas por causa do tamanho e peso, mas não quero ter dor de cabeça. Vamos criar coragem!!!

 

Eu aconselho fortemente a manter o seu iPad e não cometer o mesmo erro que cometi.

 

Por favor, se não for pedir muito, nos mantenha informados do que você decidir!!  :)

 

Manterei o tópico atualizado. Porém, como já mencionei anteriormente, a tendência é que eu desista do iPad.

 

Nossa, mas isso é muito azar. Em dezembro comprei dois iPads Air e dois iPhones 5s na loja online da Apple e todos vieram perfeitos, com cheiro de novo, sendo usados todos os dias e funcionando perfeitamente até hoje. Também conheço várias outras pessoas que compraram e não tiveram problema algum. Isso provavelmente foi algum erro de produção em algum lote da fabricação nacional.

 

Meu conselho é que você não desista do iPad Air, pois acho o aparelho maravilhoso e não sei viver sem ele. Antes eu tinha um iPad 3 que vendi para comprar o Air e foi a melhor coisa que eu fiz.

 

Faça como já disseram aqui, vá a uma loja física e compre pessoalmente. Assim você não corre o risco de passar por essa experiência traumática de novo.

 

Suas unidades foram fabricadas no Brasil ou na China?

Editado por Thiago Oliveira

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O meu Air foi comprado pela internet, na loja da Saraiva, assim que começou a ser comercializado no Brasil.

Consegui três descontos e o preço saiu muito em conta.

O produto, pela época de compra, é importado.

Procure uma maneira de adquirir em uma loja física (tipo FNAC) e verifique se o aparelho é brasileiro ou não.

Caso não seja, aconselho a comprar sem medo.

Estou muito satisfeito com o aparelho.

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Po que chato isso velho!

 

O meu comprei na fnac aqui em Curitiba mas o modelo é Chines e esta funcionando perfeitamente até agora! Comprei em Dezembro e uso todos os dias direto!

 

Uma pena mesmo!

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Como prometido, vim relatar o desfecho do caso e o que resolvi fazer.

 

Na data de hoje, a Apple providenciou o reembolso do valor pago pelo iPad. Foi gerado um crédito no meu cartão. Apesar da minha enorme frustração, tenho que admitir que a Apple prontamente reconheceu o problema e agiu corretamente na devolução do meu dinheiro.

 

No final das contas, pelas razões que já expus, decidi não mais comprar um iPad e seguirei sem o tablet. Infelizmente não tenho mais confiança, segurança e ânimo para uma nova compra. Estou cansado e muito chateado, ainda mais por lembrar o quanto, há um mês, eu estava ansioso pela aquisição.

 

Também já cancelei minha assinatura do iTunes Match. O serviço, que para mim servia principalmente para manter sincronizada a minha biblioteca entre o Mac, iPhone e iPad, perdeu o sentido e deixou de ser realmente vantajoso.

 

É isso. Agradeço a todos pelas opiniões, dicas e sugestões, as quais li atentamente. Obrigado mesmo, pessoal!

 

Até!

Editado por Thiago Oliveira

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Como prometido, vim relatar o desfecho do caso e o que resolvi fazer.

 

Na data de hoje, a Apple providenciou o reembolso do valor pago pelo iPad. Foi gerado um crédito no meu cartão. Apesar da minha enorme frustração, tenho que admitir que a Apple prontamente reconheceu o problema e agiu corretamente na devolução do meu dinheiro.

 

No final das contas, pelas razões que já expus, decidi não mais comprar um iPad e seguirei sem o tablet. Infelizmente não tenho mais confiança, segurança e ânimo para uma nova compra. Estou cansado e muito chateado, ainda mais por lembrar o quanto, há um mês, eu estava ansioso pela aquisição.

 

Também já cancelei minha assinatura do iTunes Match. O serviço, que para mim servia principalmente para manter sincronizada a minha biblioteca entre o Mac, iPhone e iPad, perdeu o sentido e deixou de ser realmente vantajoso.

 

É isso. Agradeço a todos pelas opiniões, dicas e sugestões, as quais li atentamente. Obrigado mesmo, pessoal!

 

Até!

Sinto muito! Fique sempre por aqui, quem sabe, num futuro próximo, você repense sua decisão.

Abraço e boa sorte,

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quem sabe, num futuro próximo, você repense sua decisão.

Abraço e boa sorte,

Ou quem sabe a Apple resolva mandar para ele um iPad em boas condições e sem defeitos.. Que é a obrigação da mesma.

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