Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Migrar OS X de HD para SSD.


Maurício R. Gouvea

Posts Recomendados

olá pessoal,

 

Tenho um iMac 8,1 que em setembro de 2014 vai completar 6 anos de uso. A máquina ainda me atende muito bem, mas sinto que preciso dar um fôlego extra. Inicialmente havia pensado em colocar 6gb de RAM (Ela veio com 2gb e eu já coloquei 4gb faz uns 3 anos), mas resolvi optar pelo upgrade do SSD desta vez. Minha dúvida é: Existe alguma maneira me migrar ou espelhar o conteúdo do hd atual para o SSD? O Hd tem 320gb e o SSD que vou colocar tem 120gb. Obviamente que a ideia é deixar apenas o OS, programas e a pasta de trabalhos, e deixar o restante no HD, que irá rodar externamente. Já possuo um outro HD externo de 1TB rodando o Time Machine. A máquina roda o Mavericks atualmente.

 

Apesar de estar há 6 anos com mac me considero totalmente newbie pois nunca precisei fazer absolutamente nada na máquina em termos de manutenção, reinstalação do OSX ou qq coisa do gênero. Qualquer dica seria muito bem-vinda.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Carbon Copy Cloner funciona muito bem e é muito fácil de utilizar, mas particularmente prefiro fazer uma instalação limpa quando troco SSD/HD.

 

Acho que seja um ótimo momento pra fazer uma limpeza geral no Mac.

Concordo plenamente. Nada como uma instalação limpa. Fora que o HDD pode ficar com todos os dados disponíveis, caso precisar de algum arquivo pode pegar usando um case SSD.

 

Quanto à forma de se fazer, pode duplicar usando o utilitário de disco ou usar CCC e Super Duper da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente. Nada como uma instalação limpa. Fora que o HDD pode ficar com todos os dados disponíveis, caso precisar de algum arquivo pode pegar usando um case SSD.

 

Quanto à forma de se fazer, pode duplicar usando o utilitário de disco ou usar CCC e Super Duper da vida.

Pessoal, isso é válido sim. Por exemplo, no meu caso eu havia feito a instalação limpa do Mavericks no HD fazia pouquíssimo tempo. Daí comprei um SSD, foi só clonar, não tinha lixo no HD e me poupou muito tempo pois não tive que reinstalar todos os APPs e refazer todas as configurações que tinha na máquina.

 

Só para registrar, está tudo rodando muito bem e super rápido.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas! Concordo que o ideal é a instalação limpa. Só preciso tomar coragem pra fazer isso. ;)

Nesse caso qual seria o procedimento mais recomendado? Penso em instalar o Mavericks com o SSD ligado através de um docking station e só depois trocar o HD pelo SSD.

Aqui tem várias formas de fazer a instalação limpa. http://macmagazine.com.br/2013/10/22/dicas-e-opcoes-para-fazer-uma-instalacao-limpa-do-os-x-no-seu-mac/

 

Eu prefiro a última opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz hoje o procedimento de troca de HD híbrido que tinha instalado por SSD e a coisa é ignorante de rápida, diferença absurda, só quero ver ter que usar um computador sem SSD como vai ser! 

 

Sobre a instalação fiz ela limpa, ja fiz via CCC mas dessa vez preferi não manter nada de desnecessário, super simples, não fiz por pendrive que acho muito lerda fiz em um HD que fica bem mais rápida (tanto a criação do disco de instalação quanto a instalação em si). Via terminal é a maneira mais simples de criar o disco de instalação, HD (FW) demora menos de 5 minutos em pendrive (USB2) em torno de 1h!

 

Antes de fazer a instalação a melhor coisa a fazer é uma limpeza no HD no meu caso ficou fácil que tenho muitos HDs externos então não foi nada complicado, aprendi isso a duras penas, melhor gastar um tempo uma vez do que perder tudo caso haja um problema (como aconteceu comigo que um HD morreu do nada e perdi quase 500Gb de dados! também não fazia backup programado), após essa limpeza faça o backup com o Time Machine, na configuração da instalação se você tiver feito esse backup será restaurado e seu SSD ficará igual a antes sem toda a lixarada que guardamos com o tempo!

 

Antes de ter o SSD já adotava a pratica de deixar tudo fora principalmente arquivos de A/V para ganhar espaço e também por segurança.

 

Hoje configuro todos downloads fora do HD interno, não guardo quase nada na máquina (apenas arquivos que estou trabalhando), antes tinha um de 500Gb hoje um SSD de 250Gb, que pretendo fazer um fusion drive em breve assim que chegar o conector do segundo HD, só esta difícil de achar HD de 1,5Tb para esquecer um pouco os HDs externos rs...

 

 

Tenho uma duvida, em pcs os fabricantes de SSDs dizem para não utilizar mais de 80% da capacidade para não deixar ele lento, no OSX isso tambóem é válido? Alguém já ultrapassou esse valor para dizer se isso realmente acontece, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma duvida, em pcs os fabricantes de SSDs dizem para não utilizar mais de 80% da capacidade para não deixar ele lento, no OSX isso tambóem é válido? Alguém já ultrapassou esse valor para dizer se isso realmente acontece, obrigado!

Isso é coisa da controladora do SSD, independe de SO.

 

Recomendo que busque informações sobre o seu SSD em sites como o anandtech, em vários casos essa "margem" informada pelos fabricantes estava errada, tanto para menos quanto para mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao vai conseguir por causa dos GB exorbitantes de diferença. melhor instalação limpa e transfira os que voce quer. a partir de agora tera q tomar muito cuidado com tudo o que guarda. va pelo jeito mais "dificil" que é melhor do que so copia cola o HD, vai ser melhor depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao vai conseguir por causa dos GB exorbitantes de diferença. melhor instalação limpa e transfira os que voce quer. a partir de agora tera q tomar muito cuidado com tudo o que guarda. va pelo jeito mais "dificil" que é melhor do que so copia cola o HD, vai ser melhor depois

 

Não existe isso de "nao vai conseguir por causa dos GB exorbitantes de diferença".

 

Conseguir, consegue, pode-se selecionar as pastas que voce nao quer na hora do Clone, obvio que nao se vai clonar um disco de 500GB em um SSD de 128...

Editado por Malagoli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao vai conseguir por causa dos GB exorbitantes de diferença. melhor instalação limpa e transfira os que voce quer. a partir de agora tera q tomar muito cuidado com tudo o que guarda. va pelo jeito mais "dificil" que é melhor do que so copia cola o HD, vai ser melhor depois

Os processos de colagem aqui citados não levam em conta o tamanho da unidade mas sim a quantidade de dados armazenados.

 

Um HDD de 500gb com apenas 50gb em uso pode ser clonado para um SSD de 128gb sem qualquer problema. Eu mesmo já fiz isso usando o utilitário de disco. O importante é que os dados caibam dentro da nova unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem várias formas de fazer a instalação limpa. http://macmagazine.com.br/2013/10/22/dicas-e-opcoes-para-fazer-uma-instalacao-limpa-do-os-x-no-seu-mac/

 

Eu prefiro a última opção.

 

Chegou o SSD. Liguei ele via USB. O HD original ainda está dentro da iMac. Pra eu ter certeza que não estou fazendo besteira, se eu seguir a última opção do link "Criando um instalador do OS X em disco externo a partir da Mac App Store", quando eu rodar a linha de comando no terminal ele não vai apagar nada que está no HD, certo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o SSD. Liguei ele via USB. O HD original ainda está dentro da iMac. Pra eu ter certeza que não estou fazendo besteira, se eu seguir a última opção do link http://macmagazine.com.br/2013/10/22/dicas-e-opcoes-para-fazer-uma-instalacao-limpa-do-os-x-no-seu-mac/ "Criando um instalador do OS X em disco externo a partir da Mac App Store", quando eu rodar a linha de comando no terminal ele não vai apagar nada que está no HD, certo?

 

Alguém sabe confirmar esta informação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pretendo fazer a mesma coisa em junho. Vou comprar um SSD de 500 GB e trocar a HD do meu iMac 2012.

Algumas perguntas:

 

• O formato do sistema de arquivos. Ouvi dizer que o ExFAT foi criado pensando nos SSD. Será que é melhor instalar o sistema nesse formato? Aliás, será que dá pra fazer isso?

 

• O OS X separa muito bem o que é arquivo de sistema, o que é configuração e o que é documento pessoal. Não vejo por quê seria tão melhor fazer uma instalação limpa, a não ser pra aproveitar a oportunidade e organizar melhor os arquivos.

 

• Já tenho a instalção do Mavericks salva num pen drive inicializável. quando eu formatar o SSD e fizer a instalação, ele vai criar a partição de Recovery automaticamente?

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...