Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Deixei de lado o iTunes em favor do Spotify - uma opinião e uma sugestão


Chrono

Posts Recomendados

O título do tópico é auto explicativo. A opinião lançada aqui é feito com uma base subjetiva muito grande. A intenção do tópico é fomentar o debate com base nestes pontos e outros mais que eventualmente possam surgir. Não é um review, portanto.

 

Rapidez

 

O Spotify é rápido. O iTunes é lento. Enquanto no primeiro para ouvir uma música qualquer leva milisegundos, para ouvir algo que não está na sua biblioteca no segundo é impossível. Para fazer isso é preciso comprar na iTS, o que toma mais tempo ainda.  Sem falar que mais do que ser rápido e leve, o Spotify parece ser realmente ligeiro.

 

Jeito de ser

 

Convenhamos, o iTunes é intimidante. Sua aparência neoclássica é dura, bonita, mas como muitas vezes acontece com prédios assim, por dentro é deficiente. É datado. Polir e polir uma pedra não vai faze-la deixar de ser pedra. Novamente anos e anos de coisas entupidas no iTunes tornara-se um desfavor. O iTunes é muitos: player de música, vídeos (separados em filmes e TV), podcasts, gerenciador de itrecos. Por mais que tenha implementado uma busca global, ela se limita ao seu quarto, a biblioteca. Por qual razão esconder os resultados da iTS no gigantesco “ buscar na iTunes Store”? Mas o principal não são os defeitos do iTunes, mas as qualidades do Spotify. Ir direto ao ponto, ser muito fácil para descobrir as coisas, ser um canal que te liga a tudo a partir de tudo. Um é móvel, outro imóvel.

 

Ilha e continente

 

O iTunes é uma ilha, o Spotify é um continente inteiro. Integração a serviços e miniapps que expandem o Spotify, sociabilidade feito certo (não apenas um link pra compra), música ilimitada, um Ping (alguém lembra?) feito certo para acompanhar lançamentos. O iTunes isola a pessoa no mundo composto pela sua própria biblioteca e pela iTS. Existem, claro, coisas se integram ao iTunes. Mas só pelo fato de que são apps a serem instalados no sistema operacional e não como extensões mostra o como a Apple ignora qualquer coisa que não seja ela mesma. E pensar que a extensibilidade foi algo que a própria Apple inventou muito tempo atrás com AppleScripts no iTunes. Pena que não evoluiu desde então.

 

Modelo de negócio

 

Música talvez seja a forma mais banal de arte. Arte é abstrata, e em um mundo de bits e bytes a música adquiriu este contorno. Não faz sentido cobrar pela forma física o mesmo que pela digital, muito menos o contrário. A cobrança do digital como pelo físico é o que torna o iTunes fadado a morrer ou mudar. Por mais que a qualidade seja maior e que a música esteja no seu aparelho, no fim são apenas 0 e 1. Sendo objetivo, não para competir com o barato da assinatura e com o gratuito dos anúncios não intrusivos.

 

Conclusão

 

O Winamp era o típico player de primeira geração com seu jeitão caipira e brega, com base no conceito ultrapassado de pastas e pastas e um design que lembra um rádio de carro antigo. O iTunes é um player de segunda geração, até trouxe a idéia de biblioteca, de ter músicas legais, playlists auto-geradas (smart playlists e genius). Não é ruim, mas o Spotify é algo de terceira geração. Como já disse, o modelo de negócios e a maneira continental de integração com o mundo fora dele são fantásticos. Existem alguns defeitos, notadamente a maneira como a biblioteca pessoal é tratada, a falta de controle remoto bom e nativo (se alguém tiver sugestões fale aqui) mas os pontos positivos são tantos em comparação com o iTunes. Eu consigo viver sem as playlists inteligentes no momento. Eu me sinto mesmo numa próxima geração.

 

Sugestão para a Apple

 

O iTunes atual é da época do iOS 6, a ultima interação de um tipo de design que a Apple está deixando de lado. E também de uma filosofia mais fechada. Está é minha esperança para o iTunes: maior abertura. Adoraria ter o iTunes recheado de extensões de fácil instalação (mesmo que a experiência atual do Safari perto do Firefox e do Chrome seja ridícula). E o modelo de negócio, então? Eu penso que oferecer streamings na qualidade atual e vender músicas a 24 bits e mais o iTunes LP seja uma solução de compromisso, como chamam os gringos. Inevitavelmente essa dupla mudança leva ao questionamento da interface. E já que o OS X vai sofrer uma reformulação, é a chance também do iTunes.

 

 

PS: Pessoalmente me considero um usuário avançado do iTunes, que uso desde 2006. E ainda pretendo usa-lo para gerenciar podcasts e meus itrecos, além da obvia vantagem da minha biblioteca não estar sujeita a eventuais problemas de conexão.

Editado por Chrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal seu review. Pra ser bem honesta, eu baixava música sem comprar e colocava no iTunes, o Spotify considero uma boa opção pra ter música de qualidade e de forma legal, mas também tem seu preço. Só procurar no google "the bad side of spotify" e verão diversos links sobre como os artistas não recebem quase nada de dinheiro, principalmente se for um artista "pequeno", todos artistas com certeza ganham mais através do iTunes, com a pessoa comprando cada música ou um álbum inteiro, do que por streaming de música no Spotify.

 

Alguns links:

http://musically.com/2013/07/14/atoms-for-peace-quit-spotify-its-bad-for-new-music/

http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/jul/21/spotify-bad-for-music-debate

http://www.csmonitor.com/Innovation/Horizons/2011/0720/Spotify-Good-for-music-lovers-bad-for-musicians

http://flavorwire.com/405511/how-spotify-became-the-mcdonalds-of-the-music-industry

 

 

Mas claro que também gera a discussão se esses são argumentos realmente válidos ou apenas artistas que ainda não se atualizaram com a nova forma de ouvir música, assim como aconteceu com a chegada do mp3.

Editado por camila447
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca havia usado o Spotify, embora já soubesse da sua existência há alguns anos, mas como nunca tive paciência pra usar proxies, preferi serviços mais dinâmicos por já terem sido lançados no Brasil - como o Deezer - que venho usando desde o ano passado no Premium+.  

 

Recebi o convite do Spotify há menos de um mês e me adaptei completamente, tanto no iMac/MBP como no iPhone/iPad. Achei uma experiência bem mais fluida, além da melhor qualidade de stream no plano Premium. Nunca usei muito o iTunes, justamente por não ser muito amigável (na minha opinião) e talvez por sempre gostar de serviços específicos para cada coisa (música, vídeo, fotos, apps, etc.).

 

Existe um bom debate em relação à forma de pagamento aos artistas, principalmente aos menos populares. Levando-se em conta que artistas menos populares vendem menos do que os mais populares, acho a forma atual de remuneração justa, embora não queira dizer que não possa ser aperfeiçoada:

 

Spotify-Royalty-Formula.png

 

O quadro acima explica em partes a forma como são calculados os payouts, caso alguém tenha interesse em saber mais sobre o assunto, recomendo Esse Link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal seu review. Pra ser bem honesta, eu baixava música sem comprar e colocava no iTunes, o Spotify considero uma boa opção pra ter música de qualidade e de forma legal, mas também tem seu preço. Só procurar no google "the bad side of spotify" e verão diversos links sobre como os artistas não recebem quase nada de dinheiro, principalmente se for um artista "pequeno", todos artistas com certeza ganham mais através do iTunes, com a pessoa comprando cada música ou um álbum inteiro, do que por streaming de música no Spotify.

 

Alguns links:

http://musically.com/2013/07/14/atoms-for-peace-quit-spotify-its-bad-for-new-music/

http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/jul/21/spotify-bad-for-music-debate

http://www.csmonitor.com/Innovation/Horizons/2011/0720/Spotify-Good-for-music-lovers-bad-for-musicians

http://flavorwire.com/405511/how-spotify-became-the-mcdonalds-of-the-music-industry

 

 

Mas claro que também gera a discussão se esses são argumentos realmente válidos ou apenas artistas que ainda não se atualizaram com a nova forma de ouvir música, assim como aconteceu com a chegada do mp3.

 

Sim. Mas existem várias coisas a serem analisadas. Historicamente os artistas que não tinham algum mecenas sempre viveram mal, salvo quando eram funcionários públicos ou eram herdeiros. Só se tornou possível aos artistas só passaram a conseguir viver de arte a partir do século XIX. E os artistas milionários é algo ainda mais recente. E o sistema que permitia surgir Beatles, Michael Jackson, Madonna e outros entrou em colapso faz um tempo. Dificilmente vai haver alguém tão grande.

 

O segundo ponto é o óbvio de intermediários se apropriarem das receitas dos artistas, especialmente em relação a albuns e singles. Infelizmente falta coragem aos artistas se imporem mais. Falta também lembrarem que uma gravação também pode ser tão artisticamente relevante quanto a performance ao vivo.

 

Terceiro, muito mais que o iTunes, os serviços que se apóiem em streaming seguem a Teoria da Cauda Longa. E a base do streaming no Spotify e similares não é suficientemente grande. Quantos anos e quantos milhões de usuários o Youtube demorou a ter para que surgissem toda uma mercado auto-sustentável de ponta a ponta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeeeeeeeeee recebi hoje o convite e já tô ouvindo no PC, muito bom, muitooooooooo fácil achar musicas novas, acompanhar o seu artista favorito, etc. Eu tô usando o serviço gratuito, as propagandas que tem entre uma musica e outra não me incomoda nem um pouco. Perfeito. 

Chupa Pirataria Musical.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem quiser convites mais rápidos, recomendo que acompanhar o Spotify BR no Twitter (devem ter um perfil na outra rede oscilam também).

 

https://twitter.com/SpotifyBR

 

aeeeeeeeeee recebi hoje o convite e já tô ouvindo no PC, muito bom, muitooooooooo fácil achar musicas novas, acompanhar o seu artista favorito, etc. Eu tô usando o serviço gratuito, as propagandas que tem entre uma musica e outra não me incomoda nem um pouco. Perfeito. 

Chupa Pirataria Musical.

 

Recomendo que quem começou agora de uma olhadinha no link abaixo para ter umas disca para melhorar ainda mais a experiência.

 

http://www.buzzfeed.com/azafar/13-things-you-didnt-know-you-could-do-on-spotify

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem quiser convites mais rápidos, recomendo que acompanhar o Spotify BR no Twitter (devem ter um perfil na outra rede oscilam também).

 

https://twitter.com/SpotifyBR

 

 

Recomendo que quem começou agora de uma olhadinha no link abaixo para ter umas disca para melhorar ainda mais a experiência.

 

http://www.buzzfeed.com/azafar/13-things-you-didnt-know-you-could-do-on-spotify

valeu, mas a unica que dica que tava procurando era a primeira, tava procurando que nem louco as letras das musicas dentro do aplicativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu medo do Spotify é assinar o premium. Li em muitos fóruns gringos que é sufoco cancelar a assinatura premium e voltar para a free. Mesmo cancelando, muitas vezes continuam debitando no débito automático do cartão e não cancelam. Seria mais ou menos como tentar cancelar uma Sky da vida, dá muita dor de cabeça. Será que procede mesmo? Alguém por aqui já cancelou uma premium e teve problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chrono, parabéns pelo seu review, eu estou para escrever um do mesmo tipo no meu blog. Sou totalmente a favor de serviços streaming ao invés da compra de musicas por crer ser um processo muito custoso  tenho em vista que uma musica custa em torno de 0,99 e se eu fosse multiplicar isso a minha biblioteca de muscas que "baixei free" na internet com certeza eu gastaria alguns milhares de reais. A proposta de sites como o Spotify é um belo caminho para sairmos da ilegalidade e pagar um preço justo por musicas de qualidade onde todos ganha (o cantor e gravadoras com royalties, o site com comissões e o usuário com um acervo gigantescos e musicas de qualidade). Eu já usava a algum tempo o Rdio que segue a mesma linha e já estava disponível no Brasil, já uso o Spotify a um mês e pretendo me manter cliente cancelando minha assinatura com o Rdio, ambos tem um acervo enorme (cerca de 20 milhões de musicas) mas a vantagem do Spotify é ter um acordo com grandes gravadoras como Sony e Warner o que significa que dificilmente um artista dessas gravadores irá retirar a musica do site.

 

Para quem não experimentou o Spotify, sugiro que o faça já e também que não deixem de experimentar outros serviços concorrentes como o Rdio, Beats, Deezer , Slacker e Google Play.

 

Itunes agora só uso pra atualizar meus apps quando eles estão conectados ao PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em cancelar o iTunes Match e assinar o Spotify, além de ser barato, não preciso me preocupar em baixar músicas, porém não deve ver todas as músicas que eu já tenho...

 

 

São serviços distintos. O iTunes Match é um baú para suas próprias músicas. Do meu gosto pessoal apenas coisas bem especificas (Ave Sangria) ou sujeitas a acordos especiais (Beatles) não estão no Spotify. E por conta disso e mais o lado do backup pretendo renovar o iTunes Match novamente, até porque a assinatura dele é muito barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...