Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

A Samsung copia a Apple em muitas coisas, propagandas com mesmo layout, mesma fonte de letra, produtos com curvas parecidas, cores parecidas (até dourado) eventos de lançamento "espetáculo" e paródias de propagandas de iPhone e iPad. A Microsoft, Sony, Nokia e Google são todos concorrentes da Apple e em um nivel ou em outro, acabam se comparando, mas raramente copiam descaradamente como a Samsung faz.
 
Entao porque a Samsung faz isso? Por que nao segue o exemplo da Microsoft, que compete com a Apple oferecendo o que ela nao oferece, e nao tentando bater de frente em design, hardware e até metodo de vendas?
 
Recentemente, nesse video (link para o tempo exato) sobre o Gameboy da Nintendo, vi que durante a Segunda Guerra, a Koreia (onde fica a sede da Samsung) baniu qualquer importação do Japão (que estava no time do Hitler). Para suprir o mercado de games (e outros hardwares japoneses já dominando o mundo com suas toshibas, nintendos e sonys) Empresas como a Samsung, Hyundai e LG criaram clones dos principais consoles da época, por curiosidade, pesquisei o assunto, nesse link segue uma lista de consoles koreanos, muitos deles, clones.
 

Comboy, da Hyundai (Gameboy)

console-minicomboy.jpg

 

 

Super Gam*Boy, da Samsung (Megadrive)

console-supergamboya.jpg

 

Então, antes de criticar a Samsung por copiar os outros, entenda que ela estava suprindo uma necessidade do mercado, por isso ela copia, e por isso ela é tao boa em copiar.

 

Agora, sinta-se livre para criticar a Samsung por se prender a um modelo que era válido em outra época, mas hoje é mau visto e até ruim para o mercado!

 

ps.: Espero que gostem da postagem, achei curioso e queria compartilhar. É legal saber o que acontece pelo mundo,mas é mais legal ainda entender por que acontece!

 

ps2.: Esse é apenas um dos motivos, outro é o bom e velho siga o lider, há outros motivos também (provavelmente)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Rodrigo,

 

Muito interessante e válida a sua pesquisa. Valeu por compartilhar.

 

Tentando ser imparcial, acredito que a Samsung copiar naquela época foi totalmente justificado e até "humano" da parte deles, pois tiveram a preocupação com o seu povo, principalmente com as crianças.

 

Porém, hoje não temos mais essa situação, o que deixa de justificar tal ação. A Samsung tem poder, tem dinheiro, tem mercado, não tem porque "copiar".

 

Por outro lado, entendo que a partir do momento que chega algo novo ao mercado, as pessoas querem aquilo ou algo similar, com melhorias ou com outros opções, o que justifica aparelhos parecidos, porém, fala sério, copiar o Touch ID e a cor gold foi DEMAIS!

 

Então, concordo com a sua visão de que 'temos que conhecer a história', porém, discordo que isso justifica os atos de hoje em dia.

 

Enfim, muito bom o seu post, pena que a galera não está opinando. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Muito interessante e válida a sua pesquisa. Valeu por compartilhar.

 

Tentando ser imparcial, acredito que a Samsung copiar naquela época foi totalmente justificado e até "humano" da parte deles, pois tiveram a preocupação com o seu povo, principalmente com as crianças.

 

Porém, hoje não temos mais essa situação, o que deixa de justificar tal ação. A Samsung tem poder, tem dinheiro, tem mercado, não tem porque "copiar".

 

Por outro lado, entendo que a partir do momento que chega algo novo ao mercado, as pessoas querem aquilo ou algo similar, com melhorias ou com outros opções, o que justifica aparelhos parecidos, porém, fala sério, copiar o Touch ID e a cor gold foi DEMAIS!

 

Então, concordo com a sua visão de que 'temos que conhecer a história', porém, discordo que isso justifica os atos de hoje em dia.

 

Enfim, muito bom o seu post, pena que a galera não está opinando. 

Justamente isso, Hugo. Não é somente o fato de copiar, pois todos querem copiar o que é líder, o que há de melhor no mercado. Mas é quando copiar.

 

A Motorola lançou o Atrix com sensor biométrico, não colou, ficou esquecido e por um bom tempo ninguém nem ligava mais pra isso. A Apple foi lá, lançou o Touch ID no iPhone 5S e, magicamente, se tornou algo "fundamental" para as concorrentes. Resultado: Samsung Galaxy S5, HTC One (M8) e outros agora contam com um leitor de digitais.

 

A Motorola lançou uma variante dourada do Razr v3, Dolce & Gabbana, alguns acharam o máximo mas a moda não pegou e a cor dourada ficou esquecida no tempo. Saiu o 5S na cor dourada e, mais uma vez, como mágica, virou a cor da moda. Resultado: Samsung Galaxy S5 (o Band-Aid), HTC One (M8), LG G3 e outros concorrentes agora têm, também, opção de cor dourada.

 

Eu poderia citar design, a eterna guerra "iPhone vs Galaxy S", mas acho que só esses exemplos já são o suficiente pra se ter uma ideia de quem dita as regras no mercado. A Samsung inova? Sim, mas ela ama se "inspirar" no seu maior concorrente, e é incrível a cara de pau (não somente da Samsung, mas dos seus fanboys também) em querer justificar as coisas dizendo que o v3 já era dourado, o Atrix já tinha sensor biométrico e que é idiotice patentear algo como o slide to unlock.

 

Se isso tudo é tão simples, tão óbvio de fazer, então porque não vão lá e fazem em vez de esperar pela Apple? Eu entendendo perfeitamente que copiar, no passado, era algo completamente justificável, mas hoje em dia não faz mais o menor sentido. E pra não dizer que só critico a Samsung, eu admiro o lançamento dos seus relógios/pulseiras inteligentes, por exemplo, sem esperar por uma solução da Apple. Acho que a Samsung tem capacidade, mas tem muito medo de errar e por isso espera para fazer algo que já é sucesso no mercado. A Apple não parece ter esse medo, lembro do evento com Jobs e outros membros da Apple que, indiretamente, reconheceram o antennagate do iPhone 4 em público por terem mudado completamente o design do 3GS pro seu sucessor, além de outros exemplos.

 

São essas coisas que me fazem gostar mais da Apple, ela não fica esperando por ninguém e também não sai lançando produto atrás de produto pra ver o que dá certo. E sim, a Apple copia também, todas copiam. Mas a Samsung faz isso descaradamente e muitos ainda acham o máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente isso, Hugo. Não é somente o fato de copiar, pois todos querem copiar o que é líder, o que há de melhor no mercado. Mas é quando copiar.

 

A Motorola lançou o Atrix com sensor biométrico, não colou, ficou esquecido e por um bom tempo ninguém nem ligava mais pra isso. A Apple foi lá, lançou o Touch ID no iPhone 5S e, magicamente, se tornou algo "fundamental" para as concorrentes. Resultado: Samsung Galaxy S5, HTC One (M8) e outros agora contam com um leitor de digitais.

 

A Motorola lançou uma variante dourada do Razr v3, Dolce & Gabbana, alguns acharam o máximo mas a moda não pegou e a cor dourada ficou esquecida no tempo. Saiu o 5S na cor dourada e, mais uma vez, como mágica, virou a cor da moda. Resultado: Samsung Galaxy S5 (o Band-Aid), HTC One (M8), LG G3 e outros concorrentes agora têm, também, opção de cor dourada.

 

Eu poderia citar design, a eterna guerra "iPhone vs Galaxy S", mas acho que só esses exemplos já são o suficiente pra se ter uma ideia de quem dita as regras no mercado. A Samsung inova? Sim, mas ela ama se "inspirar" no seu maior concorrente, e é incrível a cara de pau (não somente da Samsung, mas dos seus fanboys também) em querer justificar as coisas dizendo que o v3 já era dourado, o Atrix já tinha sensor biométrico e que é idiotice patentear algo como o slide to unlock.

 

Se isso tudo é tão simples, tão óbvio de fazer, então porque não vão lá e fazem em vez de esperar pela Apple? Eu entendendo perfeitamente que copiar, no passado, era algo completamente justificável, mas hoje em dia não faz mais o menor sentido. E pra não dizer que só critico a Samsung, eu admiro o lançamento dos seus relógios/pulseiras inteligentes, por exemplo, sem esperar por uma solução da Apple. Acho que a Samsung tem capacidade, mas tem muito medo de errar e por isso espera para fazer algo que já é sucesso no mercado. A Apple não parece ter esse medo, lembro do evento com Jobs e outros membros da Apple que, indiretamente, reconheceram o antennagate do iPhone 4 em público por terem mudado completamente o design do 3GS pro seu sucessor, além de outros exemplos.

 

São essas coisas que me fazem gostar mais da Apple, ela não fica esperando por ninguém e também não sai lançando produto atrás de produto pra ver o que dá certo. E sim, a Apple copia também, todas copiam. Mas a Samsung faz isso descaradamente e muitos ainda acham o máximo.

 

Perfeito! Muito bem lembrado os exemplos citados.

 

Eu acho que a Apple acerta quase sempre, porque ela pesquisa e estuda muito antes de dar um passo, tanto que alguns até reclamam que ela " fica para trás", como é o exemplo da tela.

 

O que talvez me incomoda mais, não é o fato de copiar, mas sim o de copiar e ainda querer dizer que é superior.

 

 

É interessante separar o que é cópia do que é tendencia.

 

Concordo. O problema é como definir o que é cópia e o que é tendência.

 

Touch ID: 'Era digital, agora vai ser tudo assim. Até geladeira.'

 

Dourado: 'Está a moda, dourado é a cor do ano.'

 

Processador 64 bits: 'Tecnologia, está tudo evoluindo.'

 

Para tudo vai se ter uma "desculpa".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Justamente isso, Hugo. Não é somente o fato de copiar, pois todos querem copiar o que é líder, o que há de melhor no mercado. Mas é quando copiar.

 

É interessante separar o que é cópia do que é tendencia.

 

 

Pois é, isso é algo que eu tenho que lidar quase todo dia. Estudo arquitetura e trabalho com isso, além de fazer freelance de logotipos desenhos e gosto de arte em geral. Copiar é essencial para o aprendizado, nós aprendemos copiando, bons artistas, músicos, arquitetos, programadores, designers aprenderam copiando outros, aprendendo com o passado e aplicando seu conhecimento em suas novas obras. E os observadores só entendem uma obra se também tiverem um conhecimento prévio. Uma pessoa da roma antiga não entenderia o cubismo, assim como não entenderia a click weel do ipod, ou a música tocada nele.

 

Quando o iPhone chegou sem teclado, touch sem stylus, bateria que dura apenas 1 dia e custava 1000 dólares, a crítica acostumada com smartphones-nao-tao-smart-assim cairam em cima desses pontos. Mas como todo mundo sabe, Steve Jobs não criava novas tecnologias, ele dava usos inteligentes para tecnologias já existentes. As idéias já existiam, ele só juntou tudo num produto só. As pessoas já conheciam os conceitos, só não tinham pensado nisso ainda.

 

Por outro lado, quando o iphone lançou, sua tela de 3.2 polegadas era gigante. hoje, seria a menor tela do mercado. Como o iOS usa o botão de voltar em cima, uma tela grande demais fica inviável, e a própria tela de 4 polegadas está no limite do aceitável. No android e windows phone, o botão de voltar fica em baixo, você pode acessar os comandos principais só na metade de baixo da tela e isso permite uso e melhor aproveitamento de telas maiores, que se tornou a nova tendência e que a apple nao acompanha tanto assim.

 

Acho que cópia e tendência são, na prática, a mesma coisa. A diferença é que a cópia se apoia em sucessos do passado para não deixar o padrão de qualidade do presente cair. A tendência se apóia em boas idéias do presente ainda mal utilizadas, para melhorar o padrão de qualidade do futuro.

 

 

Concordo. O problema é como definir o que é cópia e o que é tendência.

 

Touch ID: 'Era digital, agora vai ser tudo assim. Até geladeira.'

 

Dourado: 'Está a moda, dourado é a cor do ano.'

 

Processador 64 bits: 'Tecnologia, está tudo evoluindo.'

 

Para tudo vai se ter uma "desculpa".

 

Tem razão, mas nao é mais legal quando a "desculpa" é tão a frente do seu tempo a ponto de a desculpa demorar uns anos pra "colar"? Não que o Brasil seja padrão de qualquer coisa, mas o iphone 1, apesar de genial, nem veio pra cá! O uso do touch só começou a pegar entre os outros smartphones lá pra epoca do 3GS.

 

Só acho que essa disputa entre empresas de quem copiou quem pouco saudável, a concorrência é boa pro mercado e tanto as empresas quanto os usuários deveriam se preocupar mais com quem implementou melhor tal ideia, do que quem teve a ideia primeiro... Tipo o avião, não importa quem inventou primeiro, o que importa é que o do Santos Dummond usava motor, e um avião movido a bicicleta não promete ir muito longe hehehe

 

Gostei das respostas, fã de apple não tem a obrigação de apedrejar microsoft e samsung!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Esta rolando um vídeo de uma inauguração de uma loja da Samsung que meu Deus... mico total a Samsung tenta, tenta, tenta mas tenta entender o fenômeno Apple, a fidelização dos clientes, a paixão dos colaboradores, pq ela fatura tanto com um mix de produtos infinitamente menor (Samsung faz até tanque de guerra e helicóptero para quem não sabe) enfim... copiar nem sempre da os mesmos resultados... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta rolando um vídeo de uma inauguração de uma loja da Samsung que meu Deus... mico total a Samsung tenta, tenta, tenta mas tenta entender o fenômeno Apple, a fidelização dos clientes, a paixão dos colaboradores, pq ela fatura tanto com um mix de produtos infinitamente menor (Samsung faz até tanque de guerra e helicóptero para quem não sabe) enfim... copiar nem sempre da os mesmos resultados... 

Eu assisti essa abertura..

Meu .. que vergonha realmente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...