Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[MacBook Pro] transmitir vídeos para a Apple TV via AirPlay


Thiago Oliveira

Posts Recomendados

Eu acho a melhor solução botar tudo no itunes e abrir via Apple TV mesmo.

 

Pelo menos parece ser a solução que menos causa transtorno.

 

A melhor solução é sem dúvidas essa.

Aplicativos como o Beamer fazem conversão do vídeo em tempo real, que acaba usando um bom poder de processamento e consequentemente aquecendo demais o macbook, portanto usar o Beamer com a tampa do Mac fechada é uma péssima idéia.

 

O ideal é converter o vídeo e adicionar no iTunes. O iTunes permite AirPlay de conteúdo da biblioteca diretamente dele, sem falar que é possível acessar todo esse conteúdo através do Aplicativo "Computadores" da Apple TV.

 

Converter também é muito simples. A Apple TV aceita nativamente os formatos padrão que rodam no Quicktime, como o MP4, mas para filmes o formato necessário é o M4V, principalmente devido ao suporte a legendas, muito útil para brasileiros. Em termos de áudio, a Apple TV trabalha bem com o AAC e o AC3 (Ela infelizmente não suporta DTS).

Como 99% dos releases de filmes que saem hoje em dia tem video em H264 (geralmente um MKV), converter um video para a Apple TV leva apenas uns 2 ou 3 minutos, pois é necessário apenas "pegar" o conteúdo do vídeo original e encapsular em um container M4V. A maioria dos áudios dublados estão em AC3, mas ainda é comum encontrar o áudio original em DTS, portanto adicionem mais 1 ou dois minutinhos caso seja necessário converter o áudio.

 

Existem dois aplicativos interessantes para a conversão. O primeiro é o MP4tools, que é o aplicativo que eu mais uso. Ele é um pouco mais complexo (se é que dá pra chamar assim), mas é muito mais completo. Nele, após adicionar um video, temos de selecionar as faixas que queremos (geralmente deixo apenas o áudio original e as legendas, sem falar do vídeo, é claro), dizer o formato do video (em 99% dos casos o vídeo original está em H264, portanto deixamos em Pass Thru, que é o padrão), do áudio que, quando é AAC ou AC3 nós deixamos em Pass Thru, mas quando temos um DTS o Pass Thru fica marcado em vermelho, mostrando que temos de escolher outra opção, ou nosso vídeo não funcionará na Apple TV, podemos adicionar uma legenda SRT através do Add Track e em Subtitles, devemos marcar a opção Mux (soft), isso porque assim a legenda será inserida como texto que pode ser ativada e desativada, assim como ter cor e tamanho alterados nas opções da Apple TV, na opção Burn, a legenda é "queimada" no video e acaba fazendo parte dele, o que é uma péssima idéia. Pra finalizar, basta escolher Apple TV (3 and later) na opção device e clicar com Convert.

 

etvkKZQ.png

 

 

Outra opção bem mais simples para conversão é o Subler, com ele, basta arrastar o arquivo que você quer converter pro ícone do programa; arrastar a legenda e salvar. Ele vai criar uma versão pronta pra uso com a Apple TV. O problema do Subler, é que atualmente ele não está fazendo conversão de áudio, o que é um problema sério. Antes, ele usava o Perian pra fazer essa conversão, mas como o Perian foi descontinuado e não funciona mais desde o Mavericks, ele tem apenas convertido o video. O Subler também serve para encontrar informação sobre o filme ou série que vocês estão convertendo, o que é interessante já que o iTunes classifica toda a mídia através dessas tags. Sem elas, os filmes de vocês vão sempre parar em "Vídeos Caseiros" em vez de ir para "Filmes".

 

gybzhrO.png

 

Pelo conjunto da obra, eu acabo usando os dois. Uso o MP4tools para converter o vídeo, e com o video já convertido, uso o Subler para adicionar a legenda e as tags de mídia. Todo processo geralmente não dura mais do que cinco minutos.

Sei que com esse wall of text pode parecer complicado, mas na realidade não é. Baixem e vejam por si mesmos. 

 

70GU4i5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo converter os vídeos conforme este tutorial:

 

Como adicionar legenda em vídeo do iTunes no OS X 

 

Seu filme vai pra biblioteca do iTunes e daí é só procurá-lo em "computadores" na Apple TV.

Nesse caso ele usa o Smart Converter, que apesar de ser bem simples de usar, converte o áudio 5.1 pra stereo. O que é simplesmente ridículo e estraga a experiência de qualquer um que tenha um setup de áudio bacana.

 

A menos que você use a versão paga, que não tem essa limitação, e é claro, configure o aplicativo pra não fazer mais isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso ele usa o Smart Converter, que apesar de ser bem simples de usar, converte o áudio 5.1 pra stereo. O que é simplesmente ridículo e estraga a experiência de qualquer um que tenha um setup de áudio bacana.

 

A menos que você use a versão paga, que não tem essa limitação, e é claro, configure o aplicativo pra não fazer mais isso.

Bacana Dalton.

 

Já utilizei os softwares que você sugere e também a versão paga do Smart Converte Pro 2. Confesso que possuo também as respectivas licenças do iFlicks 2 e Road Movie. Nunca achei um que realizasse todo o processo de conversão, meta-dados, legenda (disparado o item mais complexo) e armazenamento de forma totalmente automatizada.

Pessoalmente não necessito das legendas, mas minha esposa só me acompanha se eu deixar elas disponíveis e, portanto, acabo ficando refém de tutorar os aplicativos quando tem algo que não existe em nossa televisão nacional.

 

Mas estamos de acordo. Colocar na biblioteca do iTunes é a melhor solução, por enquanto. Pelo menos enquanto o Plex não funcionar nativamente no Apple TV. Lembrando que a gambiarra de enganar o aplicativo de trailer funciona "mais ou menos bem", mas não é uma solução definitiva.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago/All,

  O ícone do AirPlay (retângulo representando a TV e uma seta apontando para cima) aparece em dois lugares (assumindo que as versões do OS e da ATV permitem a comunicação):

  - No menu do OS, usado para duplicar ou expandir a tela ou área de trabalho

  - No menu do iTunes, usado para transmitir o conteúdo do iTunes para a ATV.

 

  Usando o segundo método, a tela do computador vai ficar escura com um símbolo de AirPlay (para não incomodar com o brilho, se alguém quiser apagar a luz do ambiente enquanto assiste um video). O símbolo indica que o conteúdo esta sendo transmitido.

 

Atenciosamente,

Angelo Klin

Melbourne, Austrália

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei como transmitir vídeos do meu MacBook Pro (mid 2012, sem retina, OS X Mavericks) para a minha Apple TV de 3a. Geração (via AirPlay).

Pelo iphone é fácil. Basta clicar no ícone do AirPlay. Mas no Mac, os players não dão essa opção. Só consigo transmitir por meio do espelhamento de tela, mas dai o vídeo não ocupa toda a área da TV.

Tenho muitos filmes aqui que gostaria de assistir pela Apple TV.

Alguém tem uma dica?

Abraço a todos.

Oi Thiago,

 

Uso há algum tempo um programa otimo para assistir filmes/series no Apple TV e ele é incrivel, o Beamer (http://beamer-app.com/). Além de enviar o video, vai junto a legenda (.srt contanto que tenha o mesmo nome de arquivo do video). Vale dar uma conferida.

 

Felipe

 

ps: não li todas as respostas, então não sei se ja te recomendaram...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Thiago,

Uso há algum tempo um programa otimo para assistir filmes/series no Apple TV e ele é incrivel, o Beamer (http://beamer-app.com/). Além de enviar o video, vai junto a legenda (.srt contanto que tenha o mesmo nome de arquivo do video). Vale dar uma conferida.

Felipe

ps: não li todas as respostas, então não sei se ja te recomendaram...

Valeu amigo. Recomendaram sim e, inclusive, em um dos posts acima, eu disse que o beamer resolveu meu problema.

De qualquer forma, obrigado pela ajuda. :)

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Dalton.

 

Já utilizei os softwares que você sugere e também a versão paga do Smart Converte Pro 2. Confesso que possuo também as respectivas licenças do iFlicks 2 e Road Movie. Nunca achei um que realizasse todo o processo de conversão, meta-dados, legenda (disparado o item mais complexo) e armazenamento de forma totalmente automatizada.

Pessoalmente não necessito das legendas, mas minha esposa só me acompanha se eu deixar elas disponíveis e, portanto, acabo ficando refém de tutorar os aplicativos quando tem algo que não existe em nossa televisão nacional.

 

Mas estamos de acordo. Colocar na biblioteca do iTunes é a melhor solução, por enquanto. Pelo menos enquanto o Plex não funcionar nativamente no Apple TV. Lembrando que a gambiarra de enganar o aplicativo de trailer funciona "mais ou menos bem", mas não é uma solução definitiva.

 

Essa gambiarra do Plex funcionou muito mal pra mim, adicionando apenas uma pequena parte da minha biblioteca, portanto nunca mais tentei usar.

Se você procura uma solução completa, a versão paga do Smart Converter parece suprir a demanda, incluindo a questão de legendas e e metadados, mas sinceramente nunca me interessei em adquirir, pois os aplicativos que uso suprem bem a demanda. O MP4tools faz tudo, menos a questão dos metadados, portanto é uma boa pedida.

 

De qualquer maneira, apenas queria te alertar sobre a questão da conversão do áudio na versão grátis do Smart Converter, pois isso não fica claro pra quem está usando e a maioria nem desconfia que o áudio foi "piorado".

 

Aproveitando o tópico, gostaria de perguntar:

 

 

Quantos de vocês conseguem usar o Apple TV pra exibição de filmes Full HD que estão no computador, de forma satisfatória, sem nenhum problema?

 

 

Abraços,

A um ano atrás funcionava liso pra mim, mas com as atualizações de software foi ficando cada vez mais lento a ponto de a um mês atrás, a Apple TV literalmente travar duas vezes durante a exibição de um filme em 1080p. Teve atualização a umas duas ou três semanas atrás, mas não testei nenhum video longo em 1080p depois disso. Pra evitar esses problemas acabo preferindo sempre 720p.

Editado por Dalton Fernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei como transmitir vídeos do meu MacBook Pro (mid 2012, sem retina, OS X Mavericks) para a minha Apple TV de 3a. Geração (via AirPlay).

Pelo iphone é fácil. Basta clicar no ícone do AirPlay. Mas no Mac, os players não dão essa opção. Só consigo transmitir por meio do espelhamento de tela, mas dai o vídeo não ocupa toda a área da TV.

Tenho muitos filmes aqui que gostaria de assistir pela Apple TV.

Alguém tem uma dica?

Abraço a todos.

 

Cara, o melhor, na minha opinião, que você pode fazer é converter seus vídeos e colocá-los no iTunes. Assim já assiste direto pelo Apple TV sem problemas. Instale o Handbrake e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa gambiarra do Plex funcionou muito mal pra mim, adicionando apenas uma pequena parte da minha biblioteca, portanto nunca mais tentei usar.

Se você procura uma solução completa, a versão paga do Smart Converter parece suprir a demanda, incluindo a questão de legendas e e metadados, mas sinceramente nunca me interessei em adquirir, pois os aplicativos que uso suprem bem a demanda. O MP4tools faz tudo, menos a questão dos metadados, portanto é uma boa pedida.

 

De qualquer maneira, apenas queria te alertar sobre a questão da conversão do áudio na versão grátis do Smart Converter, pois isso não fica claro pra quem está usando e a maioria nem desconfia que o áudio foi "piorado".

 

A um ano atrás funcionava liso pra mim, mas com as atualizações de software foi ficando cada vez mais lento a ponto de a um mês atrás, a Apple TV literalmente travar duas vezes durante a exibição de um filme em 1080p. Teve atualização a umas duas ou três semanas atrás, mas não testei nenhum video longo em 1080p depois disso. Pra evitar esses problemas acabo preferindo sempre 720p.

 

Quando você diz rodar liso significa, apertar o Play e o filme já inicia sem travar nem uma única vez até o final? Ou significa pausar o ínicio do filme para esperar carregar um pouco do video, e então apertar o Play para carregar sem nenhuma trava até o final?

 

Aproveitando o tópico, gostaria de perguntar:

 

 

Quantos de vocês conseguem usar o Apple TV pra exibição de filmes Full HD que estão no computador, de forma satisfatória, sem nenhum problema?

 

 

Abraços,

 

Aqui em casa, com uma internet de 8Mb, 1080p fica sem chances.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Posso não ser o destinatário final da pergunta mas respondo minha experiência pessoal. Eu tenho um Mac Mini em rede cabeada conectado com meu Apple TV.

Geralmente não existe nem uma pausa entre o apertar do botão play e o início da reprodução. A velocidade de transferência é bastante alta e, portanto, o Mac mini transfere a mídia pro Apple TV mais rápido do que este consegue reproduzir.

Dito isso, não é como se houvesse problemas de reprodução. Geralmente essa reprodução é sem nenhuma intercorrencia, mas alguns filmes passam a apresentar um frame rate reduzido depois uma meia hora de reprodução. Não sei se isso é um bug do Apple TV ou algum problema na codificação do arquivo de vídeo. Não é freqüente e, ultimamente, to são sem tempo que não consegui investir esse assunto a fundo, mas acontece.

Mas concordo com o Dalton, nas últimas atualizações parece que o Apple TV anda menos responsivo e dando intercorrencias com mais freqüência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o melhor, na minha opinião, que você pode fazer é converter seus vídeos e colocá-los no iTunes. Assim já assiste direto pelo Apple TV sem problemas. Instale o Handbrake e pronto.

Handbrake sempre faz conversão hard dos vídeos, sendo que na maioria da vezes isso não é necessário (geralmente é necessário apenas em videos mais antigos) e acaba diminuindo a qualidade do vídeo (sem falar na demora). Dê uma olhada nos posts anteriores que existem soluções mais interessantes.

 

Quando você diz rodar liso significa, apertar o Play e o filme já inicia sem travar nem uma única vez até o final? Ou significa pausar o ínicio do filme para esperar carregar um pouco do video, e então apertar o Play para carregar sem nenhuma trava até o final?

 

 

Aqui em casa, com uma internet de 8Mb, 1080p fica sem chances.

Quando eu falei em rolar liso, estava me referindo a performance de hardware e software, ou seja, reproduzir um filme em 1080p inteiro sem engasgos, travadas ou quedas de framerate. Isso era possível até alguns meses atrás, mas as ultimas atualizações deixaram a Apple TV bem mais lenta tornando isso mais complicado.

 

Você está falando sobre a taxa de transferência entre Mac e Apple TV. Nesse quesito, sempre funcionou perfeitamente aqui, mesmo em filmes mais pesados em 1080p, e lembrando que eu uso tanto o Mac quanto a Apple TV conectados via wifi com um Airport Extreme de 2009 que desde a compra está ligado 24/7. Se você está precisando pausar pra gerar buffer, acredito que seu roteador wifi funcione em modo g, o que limita bastante a velocidade.

Se isso realmente está comprometendo sua experiência de uso, recomendo comprar um novo roteador que tenha suporte à rede n, que é suportada pelos Macs e pela Apple TV.

Editado por Dalton Fernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Handbrake sempre faz conversão hard dos vídeos, sendo que na maioria da vezes isso não é necessário (geralmente é necessário apenas em videos mais antigos) e acaba diminuindo a qualidade do vídeo (sem falar na demora). Dê uma olhada nos posts anteriores que existem soluções mais interessantes.

 

Quando eu falei em rolar liso, estava me referindo a performance de hardware e software, ou seja, reproduzir um filme em 1080p inteiro sem engasgos, travadas ou quedas de framerate. Isso era possível até alguns meses atrás, mas as ultimas atualizações deixaram a Apple TV bem mais lenta tornando isso mais complicado.

 

Você está falando sobre a taxa de transferência entre Mac e Apple TV. Nesse quesito, sempre funcionou perfeitamente aqui, mesmo em filmes mais pesados em 1080p, e lembrando que eu uso tanto o Mac quanto a Apple TV conectados via wifi com um Airport Extreme de 2009 que desde a compra está ligado 24/7. Se você está precisando pausar pra gerar buffer, acredito que seu roteador wifi funcione em modo g, o que limita bastante a velocidade.

Se isso realmente está comprometendo sua experiência de uso, recomendo comprar um novo roteador que tenha suporte à rede n, que é suportada pelos Macs e pela Apple TV.

 

Dalton, primeiramente agradeço pela explicação.

Mas de qualquer forma, o meu roteador aparentemente já é "Rede N". 

 

O meu em 1080p é praticamente impossível de se usar, mas as únicas vezes que testei foi com o aplicativo Beamer na versão de testes.

Não sei se esta versão pode ter alguma limitação não taxa de transferência (acho impossível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalton, primeiramente agradeço pela explicação.

Mas de qualquer forma, o meu roteador aparentemente já é "Rede N". 

 

O meu em 1080p é praticamente impossível de se usar, mas as únicas vezes que testei foi com o aplicativo Beamer na versão de testes.

Não sei se esta versão pode ter alguma limitação não taxa de transferência (acho impossível).

Existem roteadores que oferecem uma rede n "meio capenga", como o powerbox da GVT, e algumas vezes, a performance de sua rede pode estar sendo comprometida por algumas paredes ou por interferência. A verdade é que redes wifi são pura magia negra que muitas vezes não funcionam bem em certos locais sem explicação plausível.

 

Aplicativos como o Beamer fazem conversão em tempo real então sem dúvida alguma fica mais lento. pois além do tempo da conversão, há o tempo da transferência e do buffer. Em vídeos em h264 com áudio aac ou ac3 deve ser relativamente rápido e com baixo processamento, mas qualquer coisa diferente disso vai exigir muito em tempo e processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalton, primeiramente agradeço pela explicação.

Mas de qualquer forma, o meu roteador aparentemente já é "Rede N".

O meu em 1080p é praticamente impossível de se usar, mas as únicas vezes que testei foi com o aplicativo Beamer na versão de testes.

Não sei se esta versão pode ter alguma limitação não taxa de transferência (acho impossível).

Qual é a taxa de transferência que o seu roteador está negociando com teu Mac?

Segure o botão option e aperte no ícone do WIFI e diz ai!!!

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o meu Mac aqui em casa quando negocia link a essa velocidade a transmissão de vídeos também não funciona.
Até aparentemente está negociado a 52 Mbits ... mas, aqui em casa, quando está assim, nem a navegação ocorre direito.

 

Tenta fazer um teste em que essa conexão está num número melhor e testa de novo a reprodução do vídeo.

 

Veja que meu link negocia numa taxa bem maior!

 

https://www.dropbox.com/s/dwzg7g6peybsn4w/Screenshot%202014-07-27%2018.15.16.png

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...